Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para fazer um aeromodelo caseiro,de que ferramentas e componentes eletrônicos preciso


rafacurioso

Posts recomendados

Eu estou com a ideia de fazer meu aeromodelo caseiro, mas não sei o que vou precisar, então gostaria de saber sobre ferramentas, materiais e componentes eletrônicos de baixo custo que posso utilizar.Também como fazer. Tenho em mãos MOTORES de DVD, motores de carrinho de controle remoto, fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara. esses motores que você tem nao vão servir pra nada.os motore usados em aeromodelos sao pequenos servomotores.os mesmos usados em antenas.o motor da hélice é um motor à combustao.de componentes eletronicos você vai precisar de um radio transmissor e um receptor.bateria recarregável,...e uma placa que transforme o sinal de rf em sinais para os motores. te digo que será mais fácil voce comprer esse material eu uma loja de usados do que tentar fazrer, a nao ser que voce entenda bem de eletronica.

e sobre o transmissor de rf dá uma olhada no site rogercom

.com.br nos dispositivos rr3 e rt4 voce pode fazer algumas alteraçoes para que use no controle remoto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me desculpe amigo, eu estava imaginando outro tipo de aeromodelo. nesse acso acho que voce vai precisar de um motor dc com uma boa rotação(entre 8000 e 10000 rpm) 3 servomotores. os módulos RR3 e RT4, teras de fazer uma plaquinha de comando para cada servo, tem uma que usa o 555, e use o sinal módulo de rf para acionar os motores atrevés da plaquinha(sentido de rotaçao e posicao do motor) para direcionar os flats, e as partes do rabo do aviao que nao sei o nome, sei que a parte móvel do rabo que fica na vertical deve ser ligada junto aou trem de pouso para taxiar. no caso da rotação da helice teria de pensar em algum circuito que aumente a velocidade de acordo com a frequencia dos pulsos, assim se voce aumentar a frequencia, aumenta avelocidade do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro:

Módulos RR3 e RT4 = no pau brabo em campo livre 120mts.

Combustão exige conhecimento na área, muito cálculo e um bom rádio transmissor!

Sai mais barato e mais fácil comprar um radio antigo de quatro canais, usado mesmo, modelo pode ser os da futaba mesmo que são bons e não vai sair tão caro!

Mas vale lembrar, aeromodelismo (combustão) é briquedo de gente grande, sai caro e o primeiro tombo por falta de pratica destruirá o aero, sem falar que pode trincar o motor, aih vais ver no mínimo 300 pila indo pra "vala".

Sugiro que faça inicialmente uma asa de isopor mesmo, ou até mesmo algum modelo de avião com motor elétrico de aLta rotação, bateria de NiMH leve, esses módulos RT4 não vão servir.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com a ideia de fazer meu aeromodelo caseiro, mas não sei o que vou precisar, então gostaria de saber sobre ferramentas, materiais e componentes eletrônicos de baixo custo que posso utilizar.Também como fazer. Tenho em mãos MOTORES de DVD, motores de carrinho de controle remoto, fios.

Você vai precisar de um controle remoto de 4 canais, um receptor, 4 servo motores, bateria específica para área, motor elétrico para aeromodelos ou motor de combustão... também precisará de estiletes, madeira balsa... etc...

Não tem muito o que fazer com relação a isso... Você não tem como montar um avião com o que tem em mãos não... talvez colocando uma bateria minúscula de 3V naqueles aermodelos que são "chapinhas de madeira leve" e ligando no motor você faça um brinquedinho que voa reto... não muito mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Eu tava fazendo um carro de controle remoto...(agora tô sem tempo)

Mas pode ser que eu te ajude...

Eu iria/vô usar uns modulos trnsmissor/receptor similares ao rt4 e rr3 junto com microcontroladores, potenciometros e chaves pushbutton para fazer o controle e o receptor.

Parte mecânica com fibra de vidro e alumínio, mas no seu caso tem que ser isopor, madeira balsa, arame e outras coisas.

Se você não manjar de micro você pode dar uma olhada nos datasheets dos ci's ht12e e ht12d e uma olhada no site http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm

E como você gosta de aviões o e-voo é realmente muito bom!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Eu estou com a ideia de fazer meu aeromodelo caseiro, mas não sei o que vou precisar, então gostaria de saber sobre ferramentas, materiais e componentes eletrônicos de baixo custo que posso utilizar.Também como fazer. Tenho em mãos MOTORES de DVD, motores de carrinho de controle remoto, fios.

aqui você vai encontrar todas as orientações necessárias :

www.cineastv.com

forum de modelismo

um abraço

cineas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

é so ter dois servomotores um receptor compativel um (opicional>)>>motor que combine força e velocidade pois quando colocassi a elice ele perde muita rotação e pressiza de forssa para voar e um comtrole compativel a fuzelagem pode ser em depron ou em qualquer outro material eu recomendo deprom para iniciantes é marato rápido e o melhor quebrou 30m você ja tem outro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

Tudo que voce leu aih para cima é obviamente verdade. Esta ideia é complexa e exige muito conhecimento de eletronica, mecanica, uma boa dosse de paciencia e perceveranca.

Mas se é isto que voce procura e assim como eu deseja fazer do zero, se este é seu hobby, meu site predileto é este http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/ que tem boas dicas na medida do que voce esta querendo (a parte eletronica, pelo menos).

Se nao, compre um modelo simples destes prontos, sera bem mais barato e muito menos frustante!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá..

tenho um motor surpass OS, Um receptor dual conversion ( futaba FP-R127DF) e um motor de comando (FP-S148) também futaba, mais não sei como ligar um ao outro.

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar?? Ganhei de um amigo e está parado porque não sei como fazer funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá, pelo pouco que entendi, você não tem muita experiência, e quer construir um aeromodelo barato, então vamos lá...

O mais indicado seria um elétrico, pelo fato dos custos serem menores, e menos complicado de resolver problemas com eventuais quedas(inevitável pra quem ta aprendendo). O materia que sugiro é o depron encontrado em algumas papelarias, mas para a construção você vai prescisar de uma planta, de preferência de um aero asa alta, ja a peças como motor, servos, radio e outros, existem varios sites que vendem, o que lhe indico é o http://generalhobby.com.br/

O cara la é muito gente boa, e você conversando com ele, ele pode te dar algumas dicas assim como ele me deu, ele tem algumas plantas boas, diz que foi o junior marques que te indicou, assim fica mais fácil. Qualquer duvida estou a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Coordenador

Se possível alguém consegue arrumar uma planta com medidas de aeromodelo ou um tipo de asa de vôo obra ...

Basta usar o Google!!!...

http://permita.me/?q=aeromodelismo+planta

O segundo link te fornece tudo de grátis!...

 

Esse: http://www.aeromodelismoonline.com.br/tag/planta/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...