Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Asus P5E3 Premium!!!


mjsnmanoel

Posts recomendados

Boa tarde a todos!!!

Estou postando aqui no Clube do Hardware primeiramente pela enorme credibilidade e depois porque não encontrei solução para meu problema, mas vamos ao que interessa!!!

Depois de alguns anos de uso resolvi fazer um Upgrade geral na meu pc:

- MSI K8N Diamond Plus 939

- Athlon 4200+ X2 2.2Ghz 939

- 2x1GB DDR400 Kingston Value

- HIS ATI HD3870 ICeq3 Turbo

- seventeam 550W

- 1 x 80GB Samsung , 1 x 320GB Seagate, 1 x 750GB Samsung e Gravador de DVD LG ambos SATA.

O computador estava funcionando perfeitamente durante 3 anos, ligado 24 horas por dia e 7 dias por semana, parando apenas para manutenção do hardware.

Ontem chegou meu Kit Upgrade:

- Asus P5E3 Premium WIFI/AP@N X48

- Intel C2Q Q9550 2.83Ghz 12MB

- Memória Corsair XMS3 DDR3 1600 PC12800 4GB Kit Dual 9-9-9-24.

Apenas substitui as 3 peças e ao ligar o micro já percebi uma coisa estranha, o fato da memória ser reconhecida como 1066Mhz e não 1333Mhz igualmente com o FSB do processador. Setei a memoria para 1600Mhz e suas latencias para 9-9-9-24 e ao salvar as configurações o micro reiniciou e no POST logo após a parte que detecta o RAID (momento em que era pra ser iniciado o BOOT seja do SO ou do CD/DVD) me aparece a seguinte mensagem:

Chassis Intruded !

Fatal Error... System Halted.

Travando completamente o micro. Ao reiniciar volta a acontecer o mesmo problema, não tendo nem como entrar no Setup e nem mesmo no Express Gate, sendo somente possível entrar no Setup novamente dando um Clear CMOS.

Já fiz diversas tentativas tais como, deixar as memórias como default (1066Mhz), setá-las como 1333Mhz, usar somente um módulo de memória, ligar o micro fora do gabinete, remover o Jumper "Chassis" na placa mãe, colocar o jumper novamente remover a bateria por 1 minuto e voltar a colocar a bateria e o Clear CMOS pra default (visto no forum do site da Asus) e por fim atualizar a BIOS para a última versão 0704 de 02/02/2009 todas as tentativas sem êxito.

Gostaria que se alguém do forum já passou pelo mesmo problema ou tem uma ideia de como possa resolver esse problema que me desse uma "luz" pois minhas idéias se esgotaram.

antecipadamente agradeço a atenção de todos!!!

Manoel Nascimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal creio que matei a charada!!!

Depois de muito rodar na internet atras de alguma informação que pudesse me ajudar e de não encontrar nenhuma que realmente ajudasse, encontrei a reposta bem embaixo do meu nariz, no manual do usuário!!! :o

O Chassis Intrusion é um recurso que detecta se o gabinete foi aberto ou até mesmo se houve uma mudança de hardware. Este recurso funciona atraves de um cabo com um sensor que vem em gabinetes que possuem essa tecnologia e é ligado a interface "Chassis" encontrada na placa mãe que o suporta. Quando o gabinete é aberto ou mesmo é ligado com a tampa lateral aberta o sensor envia um sinal para o sistema de que há um "Intruso" e o micro é travado no momento anterior ao BOOT, seja ele por CD/DVD, USB, HD, Floppy etc. Se o computador for reiniciado novamente após o POST ele é travado novamente, propositadamente pelo recurso, sendo possível entrar no Setup ou iniciar o computador normalmente se for dado um Clear CMOS.

A interface é de 4 pinos sendo que o 3º pino vem faltando e, por default o recurso vem desabilitado via hardware com um Short (curto) atraves de um jumper nos pinos 1 e 2 e no caso da intenção de habilitá-lo deve-se remover o jumper e colocar o cabo sensor apropriado. Um detalhe importante é que se o sistema for ligado sem o jumper e sem o cabo o recurso entende como uma intrusão e trava o micro (relatado por um usuário em um forum que não me recordo, onde o mesmo removeu o jumper e não conseguiu utilizar o micro até recolocar o jumper nos pinos 1 e 2). De posse dessas informações tenho 3 teorias em que ambas apontam para defeito na placa mãe, são elas:

1 - Problema na solda da interface Chassis responsável evitando o "curto" e teoricamente fazendo com a interface esteja em aberto e baseando-se no fato de que se a interface estiver aberta e sem o cabo sensor o recurso entende como uma intrusão, a teoria é válida.

2 - Ruptura em um ou mais pinos da interface "Chassis" (no caso o 1 e 2 que fecham o curto) impossibilitando o Short e com o mesmo embasamento da teoria 1 essa se torna também possível.

3 - Problema com o PCB da placa mãe, que acho menos provável e por isso não irei me aprofundar nele.

Não estou dizendo que estou correto, porém foi a explicação mais sensata que encontrei depois de analisar exaustivamente o problema e como solução, como a placa é nova e está na garantia, é usar a garantia e trocá-la. :lol:

Se alguém concorda ou discorda peço que postem para discutirmos, para que pessoas com o mesmo problema tenham uma noção de que medida tomar.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal!!!

Só para constar, mandei a placa mãe para troca e realmente é tudo aquilo que eu havia detectado, problema na MOBO e para ser mais específico no recurso do "Chasis Intrusion".

Recebi outra placa e ocorreu tudo normal e, estou bastante satisfeito com a configuração que escolhi.

Vale também comentar sobre essa tecnologia, onde fiz vários testes e constatei que não serve apenas com o cabo sensor mas também para qualquer alteração de hardware e até configuração do Setup.

Primeiramente removi um dos pentes de memória e voltei a ligar o pc e logo após o Post me deparo com o mesmo erro que aparecia na placa mãe defeituosa (Chassis Intruded! Fatal Error... System Halted.) porém tenho a opção de entrar no Setup ou continuar com o Boot no S.O, vindo a provar que por algum motivo a placa mãe com defeito "travava", me impedindo assim de continuar com o Boot ou configurar o Setup. Depois fiz testes de configuração e também recebi a mensagem que algum intruso havia alterado um Hardware ou configuração, resumindo achei muito útil esse recurso especialmente para Lan Houses e claro com o cabo sensor para dar ainda mais segurança.

Como tudo não é 100% ainda tenho um problema com o Asus Express Gate que depois de atualizar a BIOS para a mais recente ele não funciona mais, mesmo depois de atualizar tambem o Express Gate para a última versão da minha placa. Mas isso postarei na área certa e claro depois de dar uma pesquisada pela net e pelo próprio forum para ver se acho alguma solução.

Obrigado e até a próxima!!!

ps. Se alguém se deparar com esse mesmo problema, não percam tempo e troquem logo a placa mãe pois com certeza é a melhor solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...