Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan 12VDC/0,15A em fonte de 12VDC/1.7A?


Visitante

Posts recomendados

Tenho aqui um cooler exaustor que trabalha com tensão de 12V e 0.15A em corrente contínua que quero usar para refrigerar meu notebook externamente (como está difícil de achar fans de 5V vai ser esse mesmo...). Encontrei aqui um adaptador de teclado musical que fornece os mesmos 12V mas fornece uma corrente de 1.7A. Posso ligar o fan diretamente à fonte? Como posso adaptar os dois fios do fan (conector Molex) ao conector da fonte?

Grato pela atenção,

Artur Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode.

Na prática, a fonte de alimentação tem que fornecer obrigatoriamente maior corrente que o consumido pela carga. Como tua fonte fornece 1,7A e o fan consome apenas 0,15A vai funcionar sem problema.

Valeu! Quanto à ligação, se inverter a conexão dos fios do fan há algum problema? Já ouvi falar que a única coisa que acontece é que ele roda no sentido contrário... Muito obrigado pela ajuda!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a inversão da polaridade, depende do fan.

Se ele for composto apenas de um motor DC, ele vai girar ao contrário. Mas se dentro dele houver um circuito eletrônico (usado para controle da velocidade e informação da rotação), pode não girar ou até mesmo queimar o fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela sua ajuda. Já fiz a ligação de dois fans aqui na fonte, e estão funcionando tranquilamente! Com 15 minutos em 100% de carga do processador com os dois fans extras já baixei a temperatura da CPU em 11° C, do núcleo 1 em 13° C, do núcleo 2 em 10° C e do HD em 3° C! ^_^ Valeu, caso encerrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...