Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Processadores Intel Core 2 Duo


Mr. Exploit

Posts recomendados

Gostaria de saber se há muita diferença de desempenho entre os processadores com a tecnologia 45 nm e 65 nm, pois pretendo comprar um notebook com o processador Core 2 Duo T6400 (65 nm, 2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH1587; embora eu tenha a opção de trocá-lo por um Core 2 Duo T8100 (45 nm, 2.10 GHz, 3 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH1588, mas com o acréscimo de R$ 350.

Estarei grato a quem puder me orientar quanto ao custo-benefício.

P.S.: A prioridade deste notebook não são aplicativos gráficos, e sim programas baseados em grandes bancos de dados e processamento robusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem grana pegaria o processador T8100. Seria + ideal para você.

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=233689

http://www.intel.com/technology/architecture-silicon/65nm-technology/index.htm

Alguma referência sobre as tecnologias. Procure processador baseado com a tecnologia 45nm são superiores, outra coisa qual máquina você quer comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falamos sobre processadores Core 2 Duo, tenho uma pergunta: caso eu deseje mudar o processador no futuro, o que devo observar para que possa fazer a troca sem problemas? Queria fazer isso mas não agora... :D

Dados como tensão, barramento, essas coisas influenciam e, se erradas podem danificar a placa-mãe? Ou há alguma limitação na placa para essas coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.cpu-world.com/CPUs/Core_2/TYPE-Core%202%20Quad%20Mobile.html

http://www.cpu-world.com/CPUs/Core_2/Intel-Core%202%20Extreme%20Mobile%20QX9300%20AW80581ZH061003.html

Deixa eu aproveitar que este tópico é sobre processadores.

Existem core2quad MOBILE ?? Ouvi dizer que os notebooks core2quad são adaptações do processador de desk, que não são bem MOBILE.

É verdade isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano Hirton, já tem uma fabricante de notebooks que tem um modelo com Core 2 Quad, é algo tipo, Megaware, Megatron, sei lá :P

só sei que uma vez fuçando em sites de fabricantes, eu vi esse modelo, e se não me engano ainda vinha com uma GeForce 8600Gt!

vou tentar achar o link e posto aqui depois

Abraço;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, em idle está em 65ºC, jogando Fallout 3 que é o mais pesado que tenho chegou a 88ºC já. A base Notepal baixa esses valores em ~5ºC. Já passei Arctic Silver na GPU e nos chips, não mudou nada. Acho que é erro de projeto mesmo, o sistema de refrigeração é claramente subdimensionado.

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.

p_morac, aproveitando o embalo desculpa o [off-topic], seu L93 a 8600GT está aquecendo além do normal como do pessoal??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processador não é mobile, esse notebook nada mais é que um desktop achatado sem suporte a DDR3 por 10 contos...

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=6010485&categoryPath=CatInformatica&codCategoria=CatInformaticaNotebooks&fid=1|5&abzClause=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falamos sobre processadores Core 2 Duo, tenho uma pergunta: caso eu deseje mudar o processador no futuro, o que devo observar para que possa fazer a troca sem problemas? Queria fazer isso mas não agora... :D

Dados como tensão, barramento, essas coisas influenciam e, se erradas podem danificar a placa-mãe? Ou há alguma limitação na placa para essas coisas?

Outra coisa a se olhar além do que o Alexandre disse, é o seu chipset, ou seja, até que processador ele suporta.

Mr. Exploit tenho ótimas recomendações do Vostro, pelo menos até agora. Ele é muito discreto, a abertura para se colocar DVD dele é tipo a de som automotivo (sem gaveta) muito interessante, tudo nele é visado para diminuir o peso e aumentar a durabilidade, pessoalmente gostei mais dele do que do Inspiron, porém ele é bem "quadradão" parecido com os notebooks da Lenovo, mais compensa pela possibilidade de se colocar uma GeForce 8400GS o que aumenta muito no desempenho, e sem fugir do assunto, o T8100 vale os R$350,00 a mais sim, tecnologia muito superior a 65nm o que garante um consumo muito maior de bateria além de uma performance muito superior também.

Ah, e os Core2Quad são realmente os mesmos usados nos Desktops, consumos elevadissímos de tensão pra um notebook, seria difícil manter um mais que 1 hora longe da tomada, 3 vezes o consumo de um Core2Duo Mobile, totalmente inviável. Porém já existem modelos Mobile como o Q9100 e o QX9300 Extreme que possuem tensão de 45W.

Mais alguns notebooks com os Core2Quad.

Novatech (Modelo de desktop)

Puget (Modelo Mobile)

Alienware M17 (Modelo Mobile)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico sobre processadores de notebooks, existe alguma maneira de identificar se um modelo de processador possui a tecnologia Centrino? E também, para um notebook que não será usado para jogos pesados, apenas tarefas "normais" como internet, edição de texto, vale a pena procurar por processadores que possuam essa tecnologia Centrino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a se olhar além do que o Alexandre disse, é o seu chipset, ou seja, até que processador ele suporta.

Mr. Exploit tenho ótimas recomendações do Vostro, pelo menos até agora. Ele é muito discreto, a abertura para se colocar DVD dele é tipo a de som automotivo (sem gaveta) muito interessante, tudo nele é visado para diminuir o peso e aumentar a durabilidade, pessoalmente gostei mais dele do que do Inspiron, porém ele é bem "quadradão" parecido com os notebooks da Lenovo, mais compensa pela possibilidade de se colocar uma GeForce 8400GS o que aumenta muito no desempenho, e sem fugir do assunto, o T8100 vale os R$350,00 a mais sim, tecnologia muito superior a 65nm o que garante um consumo muito maior de bateria além de uma performance muito superior também.

Ah, e os Core2Quad são realmente os mesmos usados nos Desktops, consumos elevadissímos de tensão pra um notebook, seria difícil manter um mais que 1 hora longe da tomada, 3 vezes o consumo de um Core2Duo Mobile, totalmente inviável. Porém já existem modelos Mobile como o Q9100 e o QX9300 Extreme que possiem tensão de 45W.

Mais alguns notebooks com os Core2Quad.

Novatech (Modelo de desktop)

Puget (Modelo Mobile)

Mas então realmente já existem os mobile. Quanto ao consumo isso nem me preocupa, uso sempre na tomada, fora da tomada durando 1hora pra mim é suficiente. Eu me preocupava mais quanto a tecnologia deles, pois devem ter uma engenharia diferente, e não imagino ser bom usar um processador de desk em notebook hehehe. Os mobile devem ser melhor preparados com relação aquecimento e etc.

Aproveitando o tópico sobre processadores de notebooks, existe alguma maneira de identificar se um modelo de processador possui a tecnologia Centrino? E também, para um notebook que não será usado para jogos pesados, apenas tarefas "normais" como internet, edição de texto, vale a pena procurar por processadores que possuam essa tecnologia Centrino?

Não é um processador que tem tecnologia Centrino. Centrino é um conjuto de processador, chipset e wireless da Intel. Estes em conjunto formam um grupo Centrino.

Na minha opinião, você deve buscar essa tecnologia deste grupo somente se tiver interesse em economia de energia e poder de revenda. Fora isso busque sempre o melhor conjunto, independente de ser Centrino ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um processador que tem tecnologia Centrino. Centrino é um conjuto de processador, chipset e wireless da Intel. Estes em conjunto formam um grupo Centrino.

Na minha opinião, você deve buscar essa tecnologia deste grupo somente se tiver interesse em economia de energia e poder de revenda. Fora isso busque sempre o melhor conjunto, independente de ser Centrino ou não.

Obrigado pela informação Hairton!

Como não pretendo revender meu notebook, acho que vou procurar pelo melhor conjunto, independente de ele ser Centrino ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exploit

esse note e bom pro seu caso

ja que e so programaçao e banco de dados

ele e bom

não otimo

eu recomendaria outro com um desempenho pouco melhor pcausa q dependenu do q você for criar programando vai demorar mais um pouco pra compilar

e pra manipular banco de dados e ate bom mais precisaria um pouco mais porque bancos de dados sao meio pesados

mais do mais tdu bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por via das dúvidas, acho vou ficar com o Inspiron da DELL, e por isso, preciso saber de mais duas coisas:

1. Essa Placa de Vídeo Integrada Intel Graphics Media Accelerator X3100 dá suporte às exigências gráficas do Windows Vista, e a aplicativos gráficos como jogos ou estúdios (não os mais sofisticados, ex. visual studio, photoshop ou flash)?

2. Pela placa-mãe que eles utilizam na fabricação é possível fazer uma troca de placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por via das dúvidas, acho vou ficar com o Inspiron da DELL, e por isso, preciso saber de mais duas coisas:

1. Essa Placa de Vídeo Integrada Intel Graphics Media Accelerator X3100 dá suporte às exigências gráficas do Windows Vista, e a aplicativos gráficos como jogos ou estúdios (não os mais sofisticados, ex. visual studio, photoshop ou flash)?

2. Pela placa-mãe que eles utilizam na fabricação é possível fazer uma troca de placa de vídeo?

1 - A placa x3100 é mais voltada para escritorio. Roda bem os aplicativos do windows como o aero, jogo antigos como cs 1.6 e gta rodam bem, porém em low ou medium. Os demais programas rodam bem, desde que não sejam de renderização de videos.

2 - A placa mãe tem que observar se ela possui slot MxM. Se possuir então é possivel fazer a substituição. Caso contrario a placa de video é soldada junto a placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...