Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Yodavid

ja tentei de tudo. só restam 2 possibilidades

Recommended Posts

bom... meu problema é simples: quando eu jogo jogos pesados, o pc DESLIGA depois de um tempinho. (uns 15 min)

a temperatura do cpu vinha nos ultimos meses ficando na faixa dos 65-75ºC. jogando chegava a 85º. até que fiz uma mega gambiarra pra resfriar TUDO dentro do pc, e consegui jogar de boa, por uma meia hora.

aí cheguei a conclusao de que devia ser o cooler, e hoje eu ia levar na sta ifigenia pra trocar o cooler, e ia levar o gabinete, e resolvi dar uma olhada em como estava o meu cooler... e nao estava nada legal... eu devo ter tirado uns 15gramas de poeira dele.. umas partes tava VEDADO mesmo.. bom, a temperatura caiu BEM... e jogando, nao passou dos 61ºC nunca, eu fiquei monitorando com o CoreTemp... mas depois de uma meia hora de jogo, o pc desligou (detalhe: sempre que isso acontece, ele fica um tempo sem ligar... )

depois de um tempo, liguei de novo e agora to em duvida se é superaquecimento da fonte, ou da placa de video, porque a fonte tem ficado bem quente.

baixei o hardware monitor, e tenho alguns dados

temperatura da minha geforce 8800 GTS: 70ºC (só rodando o windows... PORÉM, o fan dela não está no 100%.) nao cheguei a testar a temperatura dela quando jogo...

tem tb uma temperatura que eu nao sei o que é: ACPI. tá 40ºC.

o meu HD master (que é IDE) tá nos 50ºC.

o outro, slave, sata, tá em 30ºC.

tem umas informações que eu acredito que sejam sobre a fonte.

Fans:

FANIN0 2454 RPM

o que acham?

mais tarde eu vou ver se dou uma limpada nos fans da placa de video e da fonte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tente com uma fonte de maior potencia.

pode ter também comprometido o processador.

verifique se sua mobo tem algum capacitador estufado.

Trabalhe com o everest ultimate aberto e verifique as temperaturas da cpu da mobo e do HD.

Não esqueça de trocar a pasta termica do processador e da placa de video também.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Cara, tente com uma fonte de maior potencia.

pode ter também comprometido o processador.

verifique se sua mobo tem algum capacitador estufado.

Trabalhe com o everest ultimate aberto e verifique as temperaturas da cpu da mobo e do HD.

Não esqueça de trocar a pasta termica do processador e da placa de video também.

eu joguei o jogo que eu to jogando (team fortress 2) sem problemas durante meses, em 2008, e final de 2007... com essa mesma maquina... só mudei o gabinete.. então, a potencia da fonte nao me parece ter nada a ver com o problema.

o que é um capacitador estufado?

tem certeza de que esse problema que eu to tendo (pc desligando quando eu jogo jogo pesado) pode ser um sintoma de processador comprometido?

quanto a temperatura do hd.. ela pode dar esse problema que eu to tendo, tb? 50graus é muito alto pra um hd?

sera que um daqueles coolers de gabinete resolvem o meu problema?

pasta termica do processador eu troquei ha uns 3 meses... se fosse o caso de ser ela a causa do problema, a temperatura estaria alta, mas nao é o caso.

Editado por CEG

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo!

você está trabalhando no máximo "85º" graus,

trabalhe com a máquina aberta, faça uma limpeza no seu cooler, repasse pasta térmica ...

cuidado, nesta temperatura você pode queimar o processador...

boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eu comentei que limpei meu cooler hoje.

e repassei pasta termica ha 3 meses.

eu nao lembro se escrevi isso, mas depois de limpar o cooler hoje, a temperatura do meu cpu, idle está em 50 graus.

por isso que eu disse que considero 2 possibilidades agora: ou superaquecimento da placa de video, ou da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Teria como colocar sua configuração completa ?

Tipo, Processador, Placa Mãe, Fonte, Memória.... Assim fica mais fácil o pessoal te ajudar.

Mas vou dar meu palpite. Se você disse que o micro desliga e demora um pouco p/ poder ligar novamente, provavelmente é aquecimento do processador. Acho que você concorda comigo que 51ºC em um processador idle é muita coisa né ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • talvez 51 seja considerado muito, mas nao vejo isso como a causa do problema, nao... chegou a chegar em 75-80 e nao reiniciava, isso nao foi uma vez... foi ao longo de umas semanas

amd 64 x2 6000+

GeForce 8800 gts

4gb de ram

asus M2A-VM

fonte 450W reais, huntkey

gente, seguinte: eu tenho 2 hipoteses.. ou é superaquecimento na placa de video, ou na fonte.... alguém tem alguma ideia de como eu posso saber qual dos 2?

o everest (baixei ele aqui) nao mostra a temperatura da placa-mãe, mostra?

Editado por Libra
    Não poste seguidamente, use o botão EDITAR

Compartilhar este post

Link para o post

Aumenta a velocidade do fan da placa de vídeo e veja se resolve (mesmo que o barulho fique insuportavel). Caso não resolva, testa outra fonte, porque mesmo essa dai segurando sua config de boa, ela é um estouro (literalmente dizendo).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • aí, ontem eu fiz um teste bizarro. coloquei um saco de gelo encostado na fonte. (deixei um monte de bugiganga do lado da torre pra apoiar o saco lá e deixei bem encostado)

resultado: joguei Team fortress 2 (o jogo que dá pau, geralmente) de boa por uma hora

me parece que é a fonte, mesmo... enfim, eu devo repetir algum teste parecido esses dias

se for a fonte que tá superaquecendo, o que seria solução pra mim?

Compartilhar este post

Link para o post

Yodavid, parece que o problema do seu PC está relacionado à temperatura. Você fez esse resfriamento "bizarro" e o PC permaneceu mais tempo ligado. Não quer dizer que o problema seja a fonte. Mas como ela também gera calor (óbvio), está ajudando a superaquecer o gabinete. Ainda mais que você disse que trocou o gabinete. Creio que a ventilação do novo gabinete não é suficiente para dissipar o calor.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, a sua fonte só está superaquecendo pelo motivo que eu disse no meu ultimo post: sua fonte está "superfaturada" para o seu pc, ou seja, você tem fonte de mais pra pc de menos e com isso muito dos 450W de potencia que ela possui está sendo desperdiçada em forma de calor. Como o moderador disse, seu gabinete pode ter uma refrigeração precária. Por esse motivo, é melhor colocar alguns fans no seu gabinete para resfriá-lo melhor. Enquanto não possui as fans, abra a tampa do gabinete e coloque um ventilador doméstico soprando para dentro dele enquanto estiver jogando (não é muito recomendado mas é uma solução à curto prazo para seu problema).

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • parece fazer bastante sentido

mas a fonte nao usa mesmo os 450W? a placa de video ta chegando a 85º durante jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a fonte não usa os 450W e por esse motivo ela dissipa mais calor do que estivesse usando todo o seu potencial. E como consequencia, o ar do lado de dentro do seu gabinete acaba ficando quente demais e isso afeta as outras peças, como o processador e a placa de vídeo. Se você colocar fans no seu gabinete (na frente e na parte traseira do gabinete) acho que o problema pode ser amenizado.

Abraços

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso como isso já acontecia antes os componentes podem ter sido danificados pelo calor.

O computador possui uma arquitetura desenhada e vários artifícios para reduzir o aquecimento, que podem ter sido prejudicados pelo tempo que ele trabalhou em altas temperaturas. Um dos motivos pelos quais sua fonte ou placa de video estão aquecendo demais agora, é que os componentes não estão mais aguentando trabalhar nas temperaturas normais.

Sujiro que além de você fazer como os colegas disseram, você também pegue uma lupa e faça um exame visual na placa mãe, de video e na fonte em busca de capacitores estufados ou rachados e qualquer componente onde o verniz de proteção possa ter derretido.

Eu tive um problema parecido devido a grande quantidade de poeira, consegui diminuir e quase resolver com limpeza e fans adicionais mas uns 4 meses depois a fonte queimou, devido a um capacitor que estourou e levou a placa mãe junto.

Sugiro que comece pelos capacitores próximos ao processador.

Boa sorte.

Editado por jaw2007

Compartilhar este post

Link para o post

Eae, só por curiosidade, faça o teste de montar o pc fora do gabinete, deixe a fonte longe, só para ver em quanto tempo ele vai travar, se travar, procure deixar o cooler da vga a 100%, jogue, faça tudo normal, e observe a temperatura, se a temp da vga subir muito é bom pensar em trocar o cooler dela, Falou

P.S: a do saco de gelo foi boa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais