Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ja tentei de tudo. só restam 2 possibilidades


Yodavid

Posts recomendados

bom... meu problema é simples: quando eu jogo jogos pesados, o pc DESLIGA depois de um tempinho. (uns 15 min)

a temperatura do cpu vinha nos ultimos meses ficando na faixa dos 65-75ºC. jogando chegava a 85º. até que fiz uma mega gambiarra pra resfriar TUDO dentro do pc, e consegui jogar de boa, por uma meia hora.

aí cheguei a conclusao de que devia ser o cooler, e hoje eu ia levar na sta ifigenia pra trocar o cooler, e ia levar o gabinete, e resolvi dar uma olhada em como estava o meu cooler... e nao estava nada legal... eu devo ter tirado uns 15gramas de poeira dele.. umas partes tava VEDADO mesmo.. bom, a temperatura caiu BEM... e jogando, nao passou dos 61ºC nunca, eu fiquei monitorando com o CoreTemp... mas depois de uma meia hora de jogo, o pc desligou (detalhe: sempre que isso acontece, ele fica um tempo sem ligar... )

depois de um tempo, liguei de novo e agora to em duvida se é superaquecimento da fonte, ou da placa de video, porque a fonte tem ficado bem quente.

baixei o hardware monitor, e tenho alguns dados

temperatura da minha geforce 8800 GTS: 70ºC (só rodando o windows... PORÉM, o fan dela não está no 100%.) nao cheguei a testar a temperatura dela quando jogo...

tem tb uma temperatura que eu nao sei o que é: ACPI. tá 40ºC.

o meu HD master (que é IDE) tá nos 50ºC.

o outro, slave, sata, tá em 30ºC.

tem umas informações que eu acredito que sejam sobre a fonte.

Fans:

FANIN0 2454 RPM

o que acham?

mais tarde eu vou ver se dou uma limpada nos fans da placa de video e da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tente com uma fonte de maior potencia.

pode ter também comprometido o processador.

verifique se sua mobo tem algum capacitador estufado.

Trabalhe com o everest ultimate aberto e verifique as temperaturas da cpu da mobo e do HD.

Não esqueça de trocar a pasta termica do processador e da placa de video também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tente com uma fonte de maior potencia.

pode ter também comprometido o processador.

verifique se sua mobo tem algum capacitador estufado.

Trabalhe com o everest ultimate aberto e verifique as temperaturas da cpu da mobo e do HD.

Não esqueça de trocar a pasta termica do processador e da placa de video também.

eu joguei o jogo que eu to jogando (team fortress 2) sem problemas durante meses, em 2008, e final de 2007... com essa mesma maquina... só mudei o gabinete.. então, a potencia da fonte nao me parece ter nada a ver com o problema.

o que é um capacitador estufado?

tem certeza de que esse problema que eu to tendo (pc desligando quando eu jogo jogo pesado) pode ser um sintoma de processador comprometido?

quanto a temperatura do hd.. ela pode dar esse problema que eu to tendo, tb? 50graus é muito alto pra um hd?

sera que um daqueles coolers de gabinete resolvem o meu problema?

pasta termica do processador eu troquei ha uns 3 meses... se fosse o caso de ser ela a causa do problema, a temperatura estaria alta, mas nao é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comentei que limpei meu cooler hoje.

e repassei pasta termica ha 3 meses.

eu nao lembro se escrevi isso, mas depois de limpar o cooler hoje, a temperatura do meu cpu, idle está em 50 graus.

por isso que eu disse que considero 2 possibilidades agora: ou superaquecimento da placa de video, ou da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria como colocar sua configuração completa ?

Tipo, Processador, Placa Mãe, Fonte, Memória.... Assim fica mais fácil o pessoal te ajudar.

Mas vou dar meu palpite. Se você disse que o micro desliga e demora um pouco p/ poder ligar novamente, provavelmente é aquecimento do processador. Acho que você concorda comigo que 51ºC em um processador idle é muita coisa né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez 51 seja considerado muito, mas nao vejo isso como a causa do problema, nao... chegou a chegar em 75-80 e nao reiniciava, isso nao foi uma vez... foi ao longo de umas semanas

amd 64 x2 6000+

GeForce 8800 gts

4gb de ram

asus M2A-VM

fonte 450W reais, huntkey

gente, seguinte: eu tenho 2 hipoteses.. ou é superaquecimento na placa de video, ou na fonte.... alguém tem alguma ideia de como eu posso saber qual dos 2?

o everest (baixei ele aqui) nao mostra a temperatura da placa-mãe, mostra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, ontem eu fiz um teste bizarro. coloquei um saco de gelo encostado na fonte. (deixei um monte de bugiganga do lado da torre pra apoiar o saco lá e deixei bem encostado)

resultado: joguei Team fortress 2 (o jogo que dá pau, geralmente) de boa por uma hora

me parece que é a fonte, mesmo... enfim, eu devo repetir algum teste parecido esses dias

se for a fonte que tá superaquecendo, o que seria solução pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Yodavid, parece que o problema do seu PC está relacionado à temperatura. Você fez esse resfriamento "bizarro" e o PC permaneceu mais tempo ligado. Não quer dizer que o problema seja a fonte. Mas como ela também gera calor (óbvio), está ajudando a superaquecer o gabinete. Ainda mais que você disse que trocou o gabinete. Creio que a ventilação do novo gabinete não é suficiente para dissipar o calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, a sua fonte só está superaquecendo pelo motivo que eu disse no meu ultimo post: sua fonte está "superfaturada" para o seu pc, ou seja, você tem fonte de mais pra pc de menos e com isso muito dos 450W de potencia que ela possui está sendo desperdiçada em forma de calor. Como o moderador disse, seu gabinete pode ter uma refrigeração precária. Por esse motivo, é melhor colocar alguns fans no seu gabinete para resfriá-lo melhor. Enquanto não possui as fans, abra a tampa do gabinete e coloque um ventilador doméstico soprando para dentro dele enquanto estiver jogando (não é muito recomendado mas é uma solução à curto prazo para seu problema).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a fonte não usa os 450W e por esse motivo ela dissipa mais calor do que estivesse usando todo o seu potencial. E como consequencia, o ar do lado de dentro do seu gabinete acaba ficando quente demais e isso afeta as outras peças, como o processador e a placa de vídeo. Se você colocar fans no seu gabinete (na frente e na parte traseira do gabinete) acho que o problema pode ser amenizado.

Abraços

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso como isso já acontecia antes os componentes podem ter sido danificados pelo calor.

O computador possui uma arquitetura desenhada e vários artifícios para reduzir o aquecimento, que podem ter sido prejudicados pelo tempo que ele trabalhou em altas temperaturas. Um dos motivos pelos quais sua fonte ou placa de video estão aquecendo demais agora, é que os componentes não estão mais aguentando trabalhar nas temperaturas normais.

Sujiro que além de você fazer como os colegas disseram, você também pegue uma lupa e faça um exame visual na placa mãe, de video e na fonte em busca de capacitores estufados ou rachados e qualquer componente onde o verniz de proteção possa ter derretido.

Eu tive um problema parecido devido a grande quantidade de poeira, consegui diminuir e quase resolver com limpeza e fans adicionais mas uns 4 meses depois a fonte queimou, devido a um capacitor que estourou e levou a placa mãe junto.

Sugiro que comece pelos capacitores próximos ao processador.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, só por curiosidade, faça o teste de montar o pc fora do gabinete, deixe a fonte longe, só para ver em quanto tempo ele vai travar, se travar, procure deixar o cooler da vga a 100%, jogue, faça tudo normal, e observe a temperatura, se a temp da vga subir muito é bom pensar em trocar o cooler dela, Falou

P.S: a do saco de gelo foi boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...