Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
LauroNeto

Seventeam ligada em voltagem errada, tem conserto?

Recommended Posts

Olá,

Liguei minha fonte Seventeam bkv 420 em 220V (Foi Ligada em tensão errada) e já viu, né?! só o cheirinho...

Bom, esses dias mandei para um amigo técnico e ele me disse que não tem como ele avaliar se a fonte tem jeito porque ela tem componentes "smd" e ele não tem equipamento para tal investigação. E agora o que eu faço? Ele acha que não tem assistência com tal equipamento aqui em maceió. Talvez tenha em outro estado, mas será que vale a pena eu mandar a fonte pra consertar fora? Pela experiência de vocês, são boas as chances de recuperar a danada?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá,

Liguei minha fonte Seventeam bkv 420 em 220V (Foi Ligada em tensão errada) e já viu, né?! só o cheirinho...

Bom, esses dias mandei para um amigo técnico e ele me disse que não tem como ele avaliar se a fonte tem jeito porque ela tem componentes "smd" e ele não tem equipamento para tal investigação. E agora o que eu faço? Ele acha que não tem assistência com tal equipamento aqui em maceió. Talvez tenha em outro estado, mas será que vale a pena eu mandar a fonte pra consertar fora? Pela experiência de vocês, são boas as chances de recuperar a danada?

Quase sempre apenas danifica os varistores e queima o fusível. Os varistores ficam próximos aos dois grandes capacitores de 1000µF x 200V e estão envoltos em termo-retrátil. Verifique também o estado desses dois capacitores (estão estufados / vazando?). Retirando-se os dois varistores e trocando o fusível já dá para testar (com a chave na posição correta e fora do micro primeiro!!!).

Obs.: sem os varistores a fonte funciona mas fica sem proteção e não aguenta outra paulada dessas. Troque-os tão logo confirme que a fonte sobreviveu. São peças de 150Vac / 200Vdc, com disco interno de 7 mm de diâmetro (alguns códigos possíveis: V150K7, S07K150, TVR-07D241K e VF07M10241K). Peças de diâmetro maior também servem e são até melhores, desde que caibam no espaço da placa.

Se tiver danificado outras partes da fonte pode não valer a pena o conserto, mas é improvável que isso tenha acontecido.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom gente, valeu pelas respostas!

Ughadoo, vou tentar o que você disse. você teria uma ideia de quanto custa +ou- esses componentes que você citou?

Compartilhar este post

Link para o post
    Bom gente, valeu pelas respostas!

Ughadoo, vou tentar o que você disse. você teria uma ideia de quanto custa +ou- esses componentes que você citou?

No chute: Os varistores custam de R$ 1,00 a R$ 3,00 cada. O fusível cerca de R$ 1,00. Provavelmente é um fusível rápido de 10A, 250V - anote o diâmetro e comprimento dele e leve até a loja para adquirir um equivalente.

Os capacitores são mais caros, mas provavelmente não será necessário trocá-los.

Deve ser fácil encontrar esses itens em lojas de eletrônica na sua região. você. também pode pesquisar na Farnell: http://www.farnell.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Já liguei em 220V uma Seventeam 350BkV. Nao sabia o que tinha queimado dentro dela, dai tentei ligar ela de novo, so que agora tudo correto, outro pipoco, o segundo varistor tinha estourado. ja tava em curto na verdade. Tirei os varistores e a fonte voltou a operar. Uns meses depois algum espírito de porco mexeu na fonte, até hj não apareceu o culpado, dai a fonte pifou de vez. Mas peguei uma fonte que tinha aqui, de 500watts, genérica, mas melhor que a média das genéricas, tinha capacitores grandes, filtros na entrada e tudo, mas tava com vários capacitores menores estufados, ai tirei os transistores do primário e ponte retificadora. Troquei os dois e a fonte voltou à vida. A ponte nem tava danificada pra falar a verdade, mas a da fonte doadora tinha uma ponte melhor. A fonte funciona até hj assim. Atualmente ela ta emprestada pra um conhecido.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pessoal, valeu mesmo. Fiquei cheio de esperança agora. Assim que eu testar as dicas eu posto o resultado aqui.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais