Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rafael Alquati

Proposta de criação da World Wide Web completa 20 anos.

Recommended Posts

Em março de 1989, Tim Berners-Lee propôs sistema de hiperlinks.

Surgimento ia acontecer 'mais cedo ou mais tarde', diz coautor de projeto.

á exatos 20 anos, o pesquisador britânico Tim Berners-Lee tornou público o texto que, alguns meses mais tarde, seria responsável pelo surgimento da World Wide Web. Foi no dia 13 de março de 1989 que Berners-Lee, um dos criadores da web, entregou a seu supervisor um documento intitulado "Gerenciamento de informações: uma proposta" (leia na íntegra, em inglês).

O supervisor descreveu o texto como "vago, mas empolgante" e deu autorização para que Berners-Lee seguisse em frente com o projeto.

0,,19201899-FMMP,00.jpg

"Havia algo no ar, algo que ia acontecer mais cedo ou mais tarde", afirmou o ex-engenheiro de sistemas do CERN, Robert Cailliau, que fazia parte da equipe de Berners-Lee. Os dois participaram nesta sexta-feira (13) da comemoração da data no laboratório do CERN.

Berners-Lee e Cailliau criaram a linguagem global do hipertexto - o "http" dos endereços da web - e elaboraram o primeiro navegador de rede (web browser) em outubro de 1990, que era muito parecido com o que ainda usamos hoje em dia.

0,,16812788-FMMP,00.jpg

"Tudo que as pessoas fazem hoje, blogs e comunidades e essas coisas, era o que estávamos fazendo em 1990, não havia diferença. Foi assim que começamos", conta Cailliau.

A tecnologia da www foi disponibilizada para um uso mais amplo na internet a partir de 1991, depois que o CERN decidiu não prosseguir com seu desenvolvimento, tomando a decisão histórica, dois anos mais tarde, de não cobrar royalties por sua criação.

Cailliau ainda se mostra maravilhado com o desenvolvimento de um meio que permite que o conhecimento seja expandido livremente, pois nunca imaginou que os motores de busca ganhariam a importância que assumiram hoje em dia.

"Um motor de busca é muito centralizado. Já que a web é totalmente descentralizada, eu não poderia prever como as coisas aconteceriam", comenta.

Mas o desenvolvimento comercial da rede irrita, e muito, alguns de seus fundadores. "Há algumas coisas que eu não gosto, como a invasão da propaganda", explica Caillau, que prefere a ideia de um "micropagamento" direto ao fornecedores de informação.

"E ainda há o grande problema da identidade, é claro, a confiança entre a pessoa que consulta e a pessoa que proporciona a página, assim como a proteção das crianças a certos conteúdos", acrescenta.

Berners-Lee, agora pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e professor de ciência da computação na Southampton University, ainda lidera o World Wide Web Consortium que coordena o desenvolvimento da web.

Lynn St. Amour, chefe executiva da Internet Society, explica que a web (rede) ainda é erroneamente confundida com a internet. "A internet é uma vasta rede de redes, interconectadas de muitas formas físicas diferentes, e mesmo assim falando uma linguagem comum", afirma.

"A web é uma coisa - embora influente e muito conhecida - de muitas aplicações diferentes que ocorrem na internet". "A grande realização de Tim Berners-Lee foi reconhecer o poder e o potencial da internet", conclui a cientista.

Fonte: G1 , com informações da AFP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×