Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel 2007 - Somar com condição


dphannibal

Posts recomendados

Olá pessoal,

Não estou conseguindo fazer um somatorio seguindo uma condição...

planilhaz.jpg

Gostaria de somar todos os itens da coluna H com resultado em C19, se o mínimo de C2 até G2 for igual C2, sucessivamente até a linha 18.

Fala ai fera beleza?

Eu sugiro que você crie uma coluna auxiliar na coluna I com a formula =MÍNIMO(C2:G2), que ai você consegue separar todos os valores minimos da sequencia, caso não queira que a coluna apareça, clica nela e dar um ocultar.

Abraços

Max

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Max, mas eu acho que não seria o suficiente, pois se você reparar no arquivo, a coluna H já me de o mínimo daquela referida linha, só que ainda a condição está difícil de fazer para variar automaticamente da primeira linha desejada até a última.

Eu conseguiria fazer esta condição linha por linha, mas quando for necessário eu fazer para mais de 100 linhas, fica inviável.

Apresentei este mesmo problema na minha primeira aula de Introdução a Informatica para a Administração mas até este momento (dia 18, passados 5 dias q o professor está com o problema), ele não me deu uma possivel solução...

Endereço para baixar a planilha:

http://www.4shared.com/file/92753609/632b5c47/Formula.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, dphannibal!

Eu estava reparando, acho que o mais simples seria você colocar na Cel I2

=SE(H2/B2=C2;H2;0)

depois é só arrastar até a última linha...

E depois na Cel C19

=SOMA(I2:I...)

Poderia criar uma função original no VBA também, mas acho que seria muito mais trabalhoso!

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um erro no seu arquivo na linha 6: o menor valor não é R$ 21,00 e sim R$ 20,00

Fiz o download de sua planilha e usando a fonção SOMARPRODUTO dá para fazer a soma de cada coluna conforme as suas condições.

Só tem um porém: onde há texto tive que deixar a célula vazia.

Há fórmulas adjacentes somente para comprovar que a função deu certo da maneira que fiz.

Espero que te atenda. Faça o download nesse link:

http://www.sendspace.com/file/457ih4

Seu problema foi resolvido da seguinte forma, independente de algumas células estiverem com dados em forma de texto, ou seja, da maneira que sua planilha está.

Na célula C19 digite a seguinte fórmula:

=SOMARPRODUTO(SE(ÉNÚM(C2:C18);(C2:C18*$B$2:$B$18=$H$2:$H$18))*($H$2:$H$18))

É preciso inserir como fórmula matricial. Para isso, permaneça com a célula A19 selecionada. Na Barra de Fórmulas, dê um clique em qualquer parte da fórmula e tecle CTRL + ALT + ENTER

Pronto! Foi inserido o símbolo { no início da fórmula e o símbolo } no final, tornando-a uma fórmula matricial.

Caso deseje fazer o mesmo com as células D19, E19, F19 e G19, copie e cole, ou arraste, não se esquecendo de deixá-las como fórmula matricial.

A propósito, o problema foi resolvido, agora dessa maneira, por Adilson Soledade, participante do fórum INFOFÓRUM EXCEL e do fórum JÚLIOBATTISTI EXCEL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...