Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd maxtor literalmente queimado - solução incrível ...


nelsonmr

Posts recomendados

Bom dia pessoal do Fórum, essa aconteceu comigo e vou compartilhar pois caso aconteça com um de vocês, é só seguir o caminho das pedras.

Em meados de outubro/08 resolvi gastar uma grana e comprar um outro disco (SATA) no qual o principal motivo seria guardar jogos (PSP, PS2) do meu garoto, filmes, fotos, MP3, pois meu disco do sistema estava por demais lotad.

Fui para o Boadica e depois de alguma pesquisa optei pelo HD de 500Gb (que estava por volta de R$200,00) e uma gaveta SATA pois assim eu teria a disponibilidade de levar meu HD para onde eu achasse melhor, por fim comprei os dois e tudo funcionou perfeitamente.:lol:

Numa manhã de fevereiro, ao ligar a gaveta do HD externo nada aconteceu, na hora parei um pouco de raciocinar e confesso que desliguei/liguei a mesma umas 3 vezes, por achar que talvez alguma coisa diferente pudesse acontecer naquela "*******" de ligar e desligar o botão da gaveta.:confused:

Já um pouco transtornado, pois meu lindo HD de 500Gb, meu orgulho de backup, tinha simplesmente parado de funcionar, e olha que eu tratava dele com maior carinho. Não me rendi, comecei a achar que a culpa seria do case, claro que sim, pois eu mesmo que desliguei o disco na noite anterior, ele estava novinho, se desse algum problema no disco certamente a função "SMARTDRIVE" daria alarme, então parti para a engenharia reversa e desmontei o HD do case.

Abri o gabinete e instalei o meu lindão na máquina, estava tranquilo, com a certeza que tudo iria funcionar normalmente, porém o pior aconteceu, quando liguei o micro e ele começou o boot, no mesmo momento também comecei a sentir aquele cheiro de borracha queimada e antes que eu pudesse desligar a fonte o micro "apagou".:eek:

Fiquei com a maior cara de ****** tentando imaginar o que havia acontecido, claro que pensei, fiz alguma besteira, tô lascado, o cheiro de queimado agora tinha se alastrado no quarto todo, e encagassado fui abrir o gabinete ...

O plugue de energia SATA que vem da fonte e liga o HD, derreteu a fiação, a tomada literalmente torrou a ponto de ficar soldada nos pinos do HD..

Tirei o disco do gabinete, isolei os fios queimados da fonte e por sorte (ou menos azar) meu micro voltou a funcionar.:huh:

Dei uma olhada na nota (sim comprei com nota fiscal) e ví que na mesma havia um carimbo enorme dizendo "3 meses de garantia". Fiz as contas e ela tinha acabado no mês anterior, mas assim mesmo liguei para a loja esperando solidariedade e quem sabe uma análise. Quebrei a cara o vendedor apenas me informou que nada poderia ser feito.:angry: Muito revoltado amassei a nota e joguei fora ...

Meu segundo passo seria vistoriar o HD, arrumei uma chave tork e retirei a placa lógica do disco e constatei que veio dela o curto cicuito que derreteu a fiação, havia um componente (podia ser uma resistência, um capacitor, um diodo, ou outros dos muitos componentes) completamente queimado e pior com vestígios de danos ao seu redor. Pensei, pensei e na esperança de ao menos resgatar meus backups, entrei em contato com meu sister (pois ele administra uma rede) bem mais entendido e passei a plaquinha lógica para ele dar o veredito.

Por minha sorte ele disse que estava cotando a compra de um HD para a empresa e sugeriu comprar um HD igual, onde eu trocaria a placa lógica e recuperaria meus dados, feito isso para minha surpresa a troca não funcionou, pois quando liguei meu HD antigo com a placa boa, a máquina não dava boot, ficava parada tentando achar o disco. Muito decepcionado devolvi o disco novo e me conformei em ter um peso de papel de 500Gb.

Acontece que meu sister deu uma olhada do site da Maxtor/Seagate lá fora e acionou a garantia informando o acontecido, e não é que eles pediram para enviar o disco para um endereço deles lá em SP, meio descrente dos resultados, enviamos o disco por SEDEX e aguardamos o resultado. Depois de umas duas semanas, eles devolveram o disco do mesmo jeito por correio informando que o mesmo deveria constar a nota fiscal (lembrei que eu tinha jogado fora), mas também veio junto um formulário impresso no qual eu preenchi relatando que eu tinha perdido a referida nota, que eu não era pessoa jurídica, que paguei os impostos relativos a essa compra na época, etc..., preenchi e juntei com uma cópia da minha IFP e mandei o disco de volta para SP.

Depois de pouco mais de uma semana veio um novo SEDEX e agora para a minha surpresa com um disco novinho lacrado na embalagem, melhor, quando abri quase caí para trás era um disco Seagate de 1,5 Tb ou seja um disco 3 vezes maior ao antigo que deu defeito.

Segue o meu relato e espero que caso vocês tenham o azar de ter um disco queimado ou defeituoso procurem na página do fabricante se existe a possibilidade da garantia

para reparo/troca, pois lá fora eles levam a sério o nome da sua marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!