Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

È verdade que se formatar um HD mais de 5 vezes ele pode ser danificado


Jordel Ferreira

Posts recomendados

Cara eu nunca ouvi falar isso :o , mas se for verdade ja quebrei muito HD :lol:

Nao eu nao acredito que formatar um HD mais de 5 vezes vai danificar ele (na verdade "do ponto de vista do HD" o ato de gravar e formatar sao bem parecidos), mas como todo equipamento eletrônico/mecanico tem uma vida util que vai de acordo com o uso dele e o quanto ele sofre de stress (ambiente quente e mal ventilado, uso em programas pesados, ataque por virus, manuseio errado).

O HD do ponto de vista do usuario 'e um equipamente extremamente simples, ele grava e apaga informações " um livro onde o computador escreve as informações que ele precisa lembrar" vamos dizer.

Do ponto de vista "tecnico" ele 'e extremamente complicado, de uma pesquisada 'e muito interessante ;)

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como todo equipamento eletrônico o HD tem prazo de vida útil.

Assim, formatar em demasia pode abreviar esse período.

Tire como exemplo o CD-RW, que geralmente após umas 20 limpezas e regravações ele começa corromper os arquivos gravados.

Digo isso por experiência própria, pois uso muito os CD-RW para transporte de arquivo de um PC para outro.

Dessa forma, o hábito de formatar repetidamente vai encurtar esse período de vida útil do HD, com certeza.

Agora, 5 vezes não dá para danificar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A historia de formatar 5 vezes é definitivamente mentira! Agora, como o amigo acima citou, formatar contantemente desgasta sim o HD, mas, do mesmo jeito que gravar e excluir arquivos desgastará! O simples fato de usar o HD já o desgasta, não só o HD, mas todo componente para PC desgasta-se apenas com o uso, mas, não vai ser por usar "X" vezes que ele vai parar de funcionar! Isso geralmente demora alguns anos para acontecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os HD's são feitos de um disco metálico com uma superficie de um material magnetico, que podeficar num estado magnetizado ou não (1 ou 0) dependendo do campo que a cabeça de leitura produz.

As substâncias magnéticas podem suportar milhares devezes esse ciclo de magnetização/desmagnetização. Para poder dizer quanto tempo levaria para que esse material perdesse sua capacidade de magnetização/desmagnetização teria que ver artigos especializados.

Mas tenho HD's quetem maisde 10 anos funcionando normalmente, e outros tantos que foram formatados não sei quantas vezes.

Te garanto que isso é um dos fatores que menos vai influir na vida util do HD, é mais fácil ele estragarpor uma pane na placa lógica, por bad blocks devido à falat de luz ou tensão inapropriada, por quedas, motor travado, inversão do plug de força (tem genet que consegue não sei como).

Então sequer ter um HD que dure bastante saem dar problema basta cuidar bem dele, e nem se preocupe se o disco magnetico vai perder a capacidade de gravar em 1 milhão de ciclos ou 1 bilhão, o fato é quequando isso acontecer o teu HD já vai estar obsoleto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...