Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jordel Ferreira

È verdade que se formatar um HD mais de 5 vezes ele pode ser danificado

Recommended Posts

:D Se é verdade , o meu HD ja era pra ter danificado já faz mnjuito tempo ...

N sei disso não amigo ... Deve ser Mito ...:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu nunca ouvi falar isso :o , mas se for verdade ja quebrei muito HD :lol:

Nao eu nao acredito que formatar um HD mais de 5 vezes vai danificar ele (na verdade "do ponto de vista do HD" o ato de gravar e formatar sao bem parecidos), mas como todo equipamento eletrônico/mecanico tem uma vida util que vai de acordo com o uso dele e o quanto ele sofre de stress (ambiente quente e mal ventilado, uso em programas pesados, ataque por virus, manuseio errado).

O HD do ponto de vista do usuario 'e um equipamente extremamente simples, ele grava e apaga informações " um livro onde o computador escreve as informações que ele precisa lembrar" vamos dizer.

Do ponto de vista "tecnico" ele 'e extremamente complicado, de uma pesquisada 'e muito interessante ;)

Espero ter ajudado, valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que isso é mentira, tenho um amigo que praticamente formata o hd quase toda semana.......não sei o que ele faz no pc pra formatar tanto assim...:wacko:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como todo equipamento eletrônico o HD tem prazo de vida útil.

Assim, formatar em demasia pode abreviar esse período.

Tire como exemplo o CD-RW, que geralmente após umas 20 limpezas e regravações ele começa corromper os arquivos gravados.

Digo isso por experiência própria, pois uso muito os CD-RW para transporte de arquivo de um PC para outro.

Dessa forma, o hábito de formatar repetidamente vai encurtar esse período de vida útil do HD, com certeza.

Agora, 5 vezes não dá para danificar nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A historia de formatar 5 vezes é definitivamente mentira! Agora, como o amigo acima citou, formatar contantemente desgasta sim o HD, mas, do mesmo jeito que gravar e excluir arquivos desgastará! O simples fato de usar o HD já o desgasta, não só o HD, mas todo componente para PC desgasta-se apenas com o uso, mas, não vai ser por usar "X" vezes que ele vai parar de funcionar! Isso geralmente demora alguns anos para acontecer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os HD's são feitos de um disco metálico com uma superficie de um material magnetico, que podeficar num estado magnetizado ou não (1 ou 0) dependendo do campo que a cabeça de leitura produz.

As substâncias magnéticas podem suportar milhares devezes esse ciclo de magnetização/desmagnetização. Para poder dizer quanto tempo levaria para que esse material perdesse sua capacidade de magnetização/desmagnetização teria que ver artigos especializados.

Mas tenho HD's quetem maisde 10 anos funcionando normalmente, e outros tantos que foram formatados não sei quantas vezes.

Te garanto que isso é um dos fatores que menos vai influir na vida util do HD, é mais fácil ele estragarpor uma pane na placa lógica, por bad blocks devido à falat de luz ou tensão inapropriada, por quedas, motor travado, inversão do plug de força (tem genet que consegue não sei como).

Então sequer ter um HD que dure bastante saem dar problema basta cuidar bem dele, e nem se preocupe se o disco magnetico vai perder a capacidade de gravar em 1 milhão de ciclos ou 1 bilhão, o fato é quequando isso acontecer o teu HD já vai estar obsoleto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×