Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

descarga elétrica em porta USB


negocianti

Posts recomendados

Olá amigos!

Já fiz uma pesquisa considerável na Internet e mesmo aqui e não consegui achar muita coisa.

Meu laptop sofreu uma descarga elétrica em uma porta USB, deu praticamente perda total.

Explico. Estava instalando as máquinas em um novo escritório, com novo fornecedor de acesso a Internet, NetVirtua. Não tinha ligado nada ainda no escritório. Para ver se a Internet estava conectando, liguei o Modem(Motorola) da Netvirtua ao Laptop pela porta RJ45 e funcionou bem. Quando ia configurar o roteador, desconectei o cabo RJ45 do Laptop, permanecendo conectado ao modem e fui conectar o cabo de USB do modem ao Laptop. Primeiro conectei o cabo USB no modem e quando fui conectar o cabo no laptop, mal encostei a parte metálica da porta USB e veio a descarga elétrica. O laptop desligou na hora, e o Modem continuo funcionando normalmente. Aquela "marca" de descarga elétrica deu tão somente nas pontas do cabo USB que conectam ao laptop. O cabo USB veio junto com o modem e é muito parecido com cabos USB de impressoras. O Laptop estava na garantia, levei e o técnico, obviamente, atestou mau uso. O pessoal da Net garante que a descarga não partiu do modem deles. A questão que fica é: da onde saiu esta descarga? será que foi do Modem? Do Laptop? Já vi casos de descarga em outros equipamento, como TVs por exemplo, que houve ressarcimento ao consumidor. Será que esse seria o caso?

Por toda ajuda desde já agradeço.

Jacson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa descarga, foi um raio durante um temporal ? Se não foi isso só pode ter algum problema no cabo ou em uma porta usb, mesmo porque a tensão delas é de 5 Volts e a corrente bem baixa, não tem potencial pra tanto dano comparado a um raio ou pico de tensão na rede...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa descarga, foi um raio durante um temporal ? Se não foi isso só pode ter algum problema no cabo ou em uma porta usb, mesmo porque a tensão delas é de 5 Volts e a corrente bem baixa, não tem potencial pra tanto dano comparado a um raio ou pico de tensão na rede...

Não foi durante um temporal. Foi como expliquei: conectei a porta USB do modem e depois fui conectar a porta USB do laptop(sempre usada por mim para o mouse). No momento que encostei o cabo USB na porta deu a descarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...