Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Help tabuada


sidneito

Posts recomendados

ola, pessoal sou iniciante em programaçao pascal e estou fazendo um trabalho, um programa que pergunta a tabuada e recebe a resposta verifica se esta certo ou errado coloca oresulta do na tela só que estas perguntas eu tenho colocado- tem como o sw gerar dois numeros aleatorios de 0 a 9 e me perguntar por ex quanto é 7*8, receber o resultado dizer se esta certo ou errado segue abaixo o que tenho usado varias vezes estes comandos

se possivel me ajudar obrigado

Program Pzim ;
var
resposta:integer;
Begin
write('quanto e 2*2 ');readln(resposta);
if resposta = 4 then
write('certo')
else
write('errado');
End.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola, pessoal sou iniciante em programaçao pascal e estou fazendo um trabalho, um programa que pergunta a tabuada e recebe a resposta verifica se esta certo ou errado coloca oresulta do na tela só que estas perguntas eu tenho colocado- tem como o sw gerar dois numeros aleatorios de 0 a 9 e me perguntar por ex quanto é 7*8, receber o resultado dizer se esta certo ou errado segue abaixo o que tenho usado varias vezes estes comandos

se possivel me ajudar obrigado

Program Pzim ;
var
resposta:integer;
Begin
write('quanto e 2*2 ');readln(resposta);
if resposta = 4 then
write('certo')
else
write('errado');
End.

***

Olá, de antemão, vou aproveitar para solicitar que se acostume a colocar o código (de programação) entre as tags CODE (botão #), para padronizar o ambiente, facilitar a leitura do código, etc e tentar melhorar também a pontuação no texto... Imagine, para podermos ajuda-lo, neste caso, temos além de interpretar o "problema", temos também que interpretar o texto em si. ^_^

VAMOS LÁ

----------

Respondendo a tua pergunta: Sim, tem como gerar números aleatórios no pascal, para tanto existe uma "função" (fuction) chamada Random(), que «recebe como parâmetro um inteiro x e retorna um número n no intervalo 0 <= n < x.».