Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lcml

[Review] Dell Latitude E4300

Recommended Posts

Review Latitude E4300

Primeiramente gostaria de informar que não estarei fazendo teste de jogos, nem de desempenho, o objetivo deste review é apenas informar sobre o equipamento em si, suas funcionalidades e etc.

O por que de escolher este note:

Eu estava a tempos pesquisando sobre um note para comprar, estava esperando que os macs-aluminio chegassem aqui, só que eles vieram com preço injustificavel ao meu ver então acabei optando por esse dell. Eu procurava um notebook com desempenho satisfatorio e que fosse leve, portatil, com grande duração de bateria e com tela de 13'', no max 14'' visando trabalho e estudos(Eng Civil + Ciência da Computação).

Configurações:

Processador Intel Core 2 Duo SP9300 (2.26 GHz, 6 MB L2 Cache, 1066 MHz FSB)

SO: Windows Vista Business SP1 Original em Português, com mídia

Memória DDR3 1066MHz de 4GB (2X2GB)

Disco Rígido de 160GB (7200RPM) com Sensor de Queda Livre

Tela 13'' Wide Screen WXGA LED Resolução 1280X800

Latitude ON

Leitor de digitais

Placa Gráfica Integrada Intel GMA 4500MHD

Gravador de DVD+/-RW 8X

Bateria de 6 Células (60WHR)

Placa Intel Wireless 5300 (802.11a/g/n) Cartão MiniPCI

Dell Wireless 365 Bluetooth Interno

Webcam Integrada - VGA

Leitor de Placa Inteligente Integrado (Leitura de impressão digital e cartão)

Teclado Interno com Retro-Iluminação, em Português

Garantia + Complete Care por 3 anos

Peso e dimensões:

Peso inicial: 1,5 kg (3,3 lb)3

Largura: 310,0 mm (12,2 pol)

Profundidade: 217,4 mm (8,6 pol)

Altura: 25,4 a 29 mm (1 a 1,1 pol)

Portas:

IEEE - 1394, conector de encaixe, USB 2.0 (x1) /w USB PowerShare, VGA, RJ-45, eSATA/USB Combo (x1), saída de fone de ouvido/alto-falante, microfone

Preço dell.com.br + frete: R$4,8K

Preço dell.com: U$2.3k

Efetuei o pagamento do equipamento no dia 23/12/08 e recebi o equipamento dia 17/03/09.

Acho que essa é a principal informação desse review. Antes de fechar a compra entrei no chat dell procurando informaçoes sobre o produto e obtive as seguintes: a camera do notebook é de 2.0mp, a bateria de 6 celulas fica perfeitamente encaixada no notebook e o prazo de entrega varia de 10 a 15 dias uteis. Certo, efetuei o pagamento e aguardei. Passaram 3 semana e eu liguei e mandei emails procurando informaçoes e obtive que a entrega seria efetuada em breve devido a um problema de peças. + 3 semanas depois, vieram me informar que o notebook estava com um problema de compatbilidade entre o processador e a placa mãe (aham, sei) e que a previsao de entrega seria para inicio de março. Perguntei o que fazer para cancelar a compra e diversos vendedores me informaram que o estorno demoraria cerca de 45 dias uteis. Sendo assim mais interessante continuar com a compra. E foi o que eu fiz, pois alem de estar de férias, da universidade, não do trabalho, eu não estava com tanta urgencia do note e alem disso não tinha nenhum outro modelo em mente que me agradasse. Após tudo, mandaram o notebook no inicio de março so que pasmem, a carga da transportadora foi roubada. E demoraram uma semana para me informar sobre isso. Para então autorizar a fabricação de outro aparelho e finalmente enviar.

Nem preciso dizer que dell nunca mais, alem dessa palhaçada. Quando recebo o note percebo que: a wcam é vga, a bateria de 6 cell sai cerca de 1cm pela traseira do note e alem disso um serviço de particionamento de disco que eu contratei foi “esquecido”.

Obviamente entrarei com uma ação por danos morais e materias contra essa empresa, e so não devolvi o notebook pois meu desk esta quebrado e agora não tenho mais como ficar sem maquina, caso contrario não pensaria 2x.

Que isto sirva de aviso para os amigos do forum, muito cuidado com essa empresa.

Voltando ao review:

Ao utilizar o note, percebi agilidade em tudo que testei ate agora, usando o vista ele hiberna muito rápido, acho que isso é devido ao hd de 7200 rpm, que apesar de silencioso poderia ter uma maior capacidade, só que a dell não oferece outras opções de hd. Para resolver esse problema comprei um hd externo com e-sata e esse tipo de comunicação se mostrou muito eficiente, muito mais rápido que utilizar usb.

Tela:

A tela é muito boa, a melhor de notes que eu já vi ate hoje, possivelmente por causa do seu backlight ser de led.

Processador + cooler:

O processador que apesar de ser um modelo focado a notebooks + portateis não decepciona e alem de tudo mantem temperaturas razoaveis no max 60ºC(possivelmente devido ao cooler funcionar quase sempre perto de sua capacidade maxima, digo isso porque mesmo quando apenas usando editor de texto para escrever esse review ele fica bastante audivel), fiz uns teste de stress codificando videos, compactando arquivos e com varios programas abertos e ele respondia prontamente aos comandos.

Memoria:

Não tenho como comparar, mais acho que a memoria ddr3 faz diferença no desempenho, ate para rodar uma distro linux do livecd o note se mostrou bastante agil.

wireless:

O wireless é muito bom, comparado com um intel (4965 acho) tambem abgn ele capturou os sinais com bem mais força inclusive achando uma rede a mais.

Teclado:

O teclado com iluminação é bastante util, quando desligo ele mesmo estando em um ambiente com certa iluminçao já se percebe uma diferença, o seu tamanho parece ok ate porque eu tenho as mãos grandes e me adptei a ele muito bem.

Etcs:

O note veio com vista 32bits, e assim não conseguia endereçar toda a quantidade de memoria instalada, alem disso o recurso latitude on, que seria como um SO para funçoes basicas ate hoje eu não consegui usar corretamente, e não foi por falta de tentativa, ele sempre trava antes mesmo de iniciar. Outra função que eu não consegui usar foi o leitor de digitais, parece que veio sem drivers e eu não tive saco de procurar.

Som:

O som serve para o basico, diria que qualidade intermediaria, dirtorcendo um pouco quando no volume maximo, mas usei ele poucas vezes, visto que tenho bons fones e onde trabalho não posso fazer barulho mesmo.

Peso:

Uma das coisas que se nota no note (o0) é seu peso, ele é muito leve. Comparando a um inspiron 1525 eu diria que tem praticamen te metade do peso.

Fonte:

A fonte que acompanhou o notebook é um modelo novo da dell, bem compacta e tem um led estiloso no encaixe com o note.

Trackpoint:

No meio do teclado há um trackpoint( não tenho certeza do nome), serve como mouse, usei algumas vezes mas não gostei muito o problema é que ele fica encostando no monitor quando o note esta fechado deixando uma marca que so sai com produto de limpeza para telas(sem coments isso).

Video:

A placa de video, eu não esperava grandes coisas dela, visto na finalidade do note + ela se mostrou bem razoável. Abri 3 videos de 720p simultaneos e eles rodaram sem engasgos com consumo de processador de cerca de 70%. Mas não preciso dizer que ele não serve pra jogos ne?!!

Bateria:

Usando Windows no modo equilibrado ouvindo musica, tela com brilho razoavel, wireless ligado, navegando na web já cheguei a usar por 3 horas e ainda restava carga. Depois faço um teste melhor em relação a isso. Com bateria de 6 cell, quem não encaixa perfeitamente no note.

PROS:

-Preço justo se for comparar com a dell.com

-Teclado iluminado

-Tela LED

-Processador robusto e economico (TDPMAX = 25 Watts)

-Memoria ddr3

-hd 7200rpm, muito silencioso.

-Muito leve, massa de +-1,5kg

-Wireless top

-Entrada e-sata

-Fonte compacta

CONTRAS:

-Cooler ruidoso

-webcam vga

-Video Intel

-Bateria de 6cell

-Ausencia de hdmi ou displayport

-Windows 32bits

-Pessimo atendimento dell

-Falta de comprometimento com os clientes dell

É isso pessoal, fico aguardando o feedback de vocês, no fds atualizo aqui colocando umas fotos, respondendo alguma duvida, etc.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo note, show de bola.

Só acho que pelo preço tão alto poderia ter umas coisinhas melhores (HD maior, placa de vídeo decente, bateria 9 cel, resolução maior, etc).

Eu teria ido no MAC mesmo, encontra-se na faixa de 4,5k.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É haiton, mas nem todo precisa alta placa de vídeo. E esse notebook é muito bom mesmo, pode ter certeza.

Falo por experiência na linha E e D da Dell.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo preço iria de mac tb.

mas cada um compra o que gosta :)

testes de jogos seria ate um despropisito para esta config.

de desempenho seria interessante.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô curioso prá saber a duração total da bateria em Economia de Energia.

Daria prá rodar aquele bench do Everest Ultimate Edition (mesmo na versão trial)?

Esse peso que você informou eu tava duvidando, mas é isso mesmo!

fotos quando puder [2] ;)mas já vão umas ai.

Paranbés ai pelo review e pelo note apesar dos percalços na compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,não querendo ser chato. MAs já que você tava afim de um Mac, desistiu, porque não foi no VAIO Z-serie, com tela de 13" e com VGA GF9300, com HD maior e tal? Na minha opinião essa máquina sua, é boa quanto a memória e processador.

MAs o gosto é seu não é mesmo? hehe:)

Na minha opnião intão, foi uma boa compra sim, mas poderia ter conseguido algo melhor!

abraços cara! espero as fotus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei um pouco caro mas é muito lindo

bota umas fotos ae

e parabéns pela máquina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além de config, o cara sempre quer algo bonito que agradou mais o gosto dele e despertou aquela vontade de ter.

Se gostou e podia pagar de boa, ótimo!

ansioso pras fotos ^^

Editado por _IamRicardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei um fuçada no site da Dell e acho que pela configuração, tamanho e peso tu pagou mais ou menos justo por esse Dell; uma coisa que notei é a garantia padrão: 3 anos em vez de 1 ano; por issso tá um pouco explicado o preço mais alto.

Mas o HD na versão mais básica de R$ 3900 poderia ser pelo 120Gb ou 160GB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola Pessoal, estou precisando de um note, vi um deste por 700,00, será que vale a pena, está com 8 gb de memoria, abraço

 

ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×