Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TÓPICO OFICIAL Dicas sobre roteador D-link DIR-320


Serza

Posts recomendados

  • Membro VIP
E ai beleza galera

Adquiri o Dir-320 para usar com virtua mas não consigo. 1° desligo o modem da motorola faço as conexões com o router e religo o modem. Qualndo entro no setup do dir-320 o e vou em status diz que esta online mas não consigo acessar pagina nenhuma Uso Windows 7

Ola' amigo,

O problema pode estar nas configurações do Windows 7. Verifique na Central de Rede e Compartilhamento as opções de compartilhamento avançado, ative a opção de descoberta de rede.

Você chegou a configurar ips fixos ou está usando automatico???

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, estou na briga também para tentar fazer conectar a 3G da Claro, com modem ZTE.

O que mais chegou perto foi o Firmware russo, detectou... mediu intensidade do sinal... mas não conecta, fica apenas "Conecting ppp...". Estou procurando mais coisas na WEB, qualquer novidade poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal,

Estou escrevendo para informar que dei uma melhorada no visual do tutorial e também para avisar sobre o lançamento do novo firmware na D-Link Russa de ABril de 2010:

dir320_v1.21_a3ia.bin

Confiram na primeira página deste tópico o link, além disso coloquei uma Lista de modens 3G compatíveis com este roteador.

Primeira Página

Melhorei também a parte do DD-WRT e coloquei as novas versões Beta disponíveis no site dd-wrt.com.

Continuarei atualizando e reformulando para facilitar a vida de vocês. Além disso, inspirado no amigo Polones, autor do tópico oficial do DIR-300, em breve colocarei vídeos.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorei também a parte do DD-WRT e coloquei as novas versões Beta disponíveis no site dd-wrt.com.

Continuarei atualizando e reformulando para facilitar a vida de vocês. Além disso, inspirado no amigo Polones, autor do tópico oficial do DIR-300, em breve colocarei vídeos.

falou

Fico bem maneiro o tópico, bem organizado...tb do precisando dar uma organizada no meu.

Quando tu for fazer videos, recomendo o CamtasiaStudio 7, software muito fácil de se usar.

Se me der licença, tenho uma dica boa.

Aproveitando para avisar o pessoal do ebook do dd-wrt, quem tiver interessado visite o link.

Guia Pratico do Usuário

capa.png

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É possivel sim ligar um HUB USB e um HD externo, eu fiz justamente isso aqui.

Além do HD tenho tambem um pendrive.

Estou usando firmware openwrt 8.09.2 kernel 2.4, rodando openvpn, samba, e um cliente torrent(transmission). Funciona muito bem, apenas a taxa de transferência de arquivos do/para o roteador que ficou a desejar (2 megas/s).

É possivel ainda instalar programas e drivers no pendrive ou HD expandindo a limitação de 4 megas da ROM do roteador.

Pra quem manja de soldagem SMD, é possível aumentar a RAM do roteador para 64 megas:

http://dir320.blogspot.com/2009/09/dir-320-64-mb-ram-upgrade_18.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola a todos

no meu dir-320 instalei o dd-wrt v24 sp2 indicado no site para a instalação.

- http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database

depois actualizei com este

-dd-wrt.v24-11886_NEWD_mini_usb

depois de muito bater com a cabeça, consegui colocar um disco externo a trabalhar e a aceder-lhe de todos os pc s aqui em casa....

Olá, Sercor. Venho pensando em fazer o mesmo, mas tenho receio de danificar o router. Você se importaria em colocar um tutorial (um pequeno passo a passo) para a gente aqui no fórum? Eu e muitos outros ficaremos muito agradecidos.

Um abraço

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....

Como usar as funções do DD-WRT ?

Veja o Guia Prático:

[URL="http://www.slideshare.net/polones/dd-wrt-guia-pratico"][B]GUIA PRÁTICO DO USUÁRIO INICIANTE[/B][/URL]

.....

Faz 3 dias que estou tentando baixar esse guia e não consigo!! (não recebo o e-mail de verificação depois que crio a conta no SlideShare). Será que tem como pegar de algum outro lugar???

Abraços

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tenho interesse em adquirir o DIR-320 mas receio pelas minhas impressoras: Epson CX 6500, Epson T33 e HP 2600N (esta trabalha em rede); a lista de compatibilidade fornecida pela D-Link é antiga e não esclarece muita coisa, alguém já teve problemas com impressoras Epson?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ggentile,

Veja se o e-mail não esta sendo considerado como spam pelo seu provedor. Se mesmo assim não achar, me fale que eu entro em contato com o criador do guia.

falou

Pois é.... até mudei o endereço para o envio do e-mail de confirmação, mas simplesmente não chega... Mas acabei lendo na tela do micro, mesmo. Resolvi meu problema. Mas seria interessante colocar o guia num 4shared ou algum outro serviço desse tipo e trocar o link na primeir página do tópico... fica a sugestão...

Abraço

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal

depois de tanta cabeçada,resolvi desistir. não por cansaço ,mas porque cheguei a conclusão que não dá.

o meu D-link dir-320 só tem 4 megas de flash, e necessitava de 8 megas pelo menos,pois a versao de dd-wrt que tem a funçao 3g é a versão mega que tem cerca de 7.68 megas de tamanho,logo nao cabe.

vou continuar a ter net 3g neste router mas com firmware da D-link com a versao Russa, quanto a ligar também um disco em rede com um hub esqueçam.

agradeço a todos os que me ajudaram.

abraço

http://yfrog.com/j3vodafonezj

http://yfrog.com/4j3gumtsj

Se eu fosse você não desanimaria... Ainda não testei, mas lendo a documentação do DD-WRT achei um HowTo (http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/USB_storage) que diz ser possível usar um hub comum para conectar vários dispositivos.

"The use of standard USB hubs allows other USB devices (such as printers, serial ports, CD/DVD drives and audio) to remain connected even while the USB interface is used for flash cards or hard drive interfaces."

E se você particionar o HD externo adequadamente (sempre seguindo esse HowTo) é possível disponibilizar memória extra para instalar o que eles chamam de Optware para rodar no DIR-320... Como eu disse, ainda não testei, mas se no HowTo diz que dá....

Assim que tiver qualquer notícia eu posto aqui...

Abraço

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Comprei há pouco tempo um DIR-320 e na procura de informação sobre este, dei com este tópico no Clube do Hardware.

Gostava de contribuir dizendo que as impressoras EPSON Stylus D120 e Lexmark Optra E310 funcionam bem com o print server. A Lexmark é uma impressora postscript bem velhinha.

O mais interessante é que liguei ambas as impressoras a um hub USB, que por sua vez liguei à porta USB do router e, para meu espanto, tudo funciona quase como previsto... Quero eu dizer que, depois de instalar as impressoras manualmente, o print server reconhece as duas, mas infelizmente estão ambas na mesma fila de impressão - sim, posso ter as duas ligadas em simultâneo e o print server encontra-as, ambas na mesma fila de impressão. Contudo, porque estão ambas na mesma fila de impressão, apenas posso imprimir para a impressora que liguei em primeiro lugar (talvez seja melhor dizer, que o print server encontrou primeiro).

Convém dizer que o meu router ainda tem o firmware 1.10 que vem de origem.

Agora a primeira dúvida. O meu router é um H/W: A2 (ver a etiqueta por debaixo do router). Existe algum problema em fazer o upgrade do firmware para o 1.21? Tenho a noção de ter lido que num router A1/A2 apenas se deve fazer upgrades com firmware A1/A2. Isto é verdade?

Última pergunta. Para que serve o botão do lado direito do router?

Até à próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá!

Comprei há pouco tempo um DIR-320 e na procura de informação sobre este, dei com este tópico no Clube do Hardware.

Gostava de contribuir dizendo que as impressoras EPSON Stylus D120 e Lexmark Optra E310 funcionam bem com o print server. A Lexmark é uma impressora postscript bem velhinha.

O mais interessante é que liguei ambas as impressoras a um hub USB, que por sua vez liguei à porta USB do router e, para meu espanto, tudo funciona quase como previsto... Quero eu dizer que, depois de instalar as impressoras manualmente, o print server reconhece as duas, mas infelizmente estão ambas na mesma fila de impressão - sim, posso ter as duas ligadas em simultâneo e o print server encontra-as, ambas na mesma fila de impressão. Contudo, porque estão ambas na mesma fila de impressão, apenas posso imprimir para a impressora que liguei em primeiro lugar (talvez seja melhor dizer, que o print server encontrou primeiro).

Convém dizer que o meu router ainda tem o firmware 1.10 que vem de origem.

Agora a primeira dúvida. O meu router é um H/W: A2 (ver a etiqueta por debaixo do router). Existe algum problema em fazer o upgrade do firmware para o 1.21? Tenho a noção de ter lido que num router A1/A2 apenas se deve fazer upgrades com firmware A1/A2. Isto é verdade?

Última pergunta. Para que serve o botão do lado direito do router?

Até à próxima!

Olá amigo,

Primeiramente, agradeço as contribuições de informação. Em breve adicionarei estas informações no primeiro post.

Quanto ao firmware, o ideal é atualizar com os firmwares feitos para o hardware do roteador, porém não sei lhe dizer se pode dar certo ao atualizar o A2 com o firm do A1, estarei verificando.

Esse botão do lado direito é usado para o sistema de WPS( Wireless protect setup), se eu não me engano, ao pressioná-lo, o roteador procura aparelhos compatíveis com o sistema WPS e configura automaticamente. O problema é que nem todas as placas tem esse sistema.

Esse sistema é mais uma segurança, o roteador cria um número de ID.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Primeiramente, agradeço as contribuições de informação. Em breve adicionarei estas informações no primeiro post.

Quanto ao firmware, o ideal é atualizar com os firmwares feitos para o hardware do roteador, porém não sei lhe dizer se pode dar certo ao atualizar o A2 com o firm do A1, estarei verificando.

Esse botão do lado direito é usado para o sistema de WPS( Wireless protect setup), se eu não me engano, ao pressioná-lo, o roteador procura aparelhos compatíveis com o sistema WPS e configura automaticamente. O problema é que nem todas as placas tem esse sistema.

Esse sistema é mais uma segurança, o roteador cria um número de ID.

falou

Olá!

Um dia destes ganho coragem e actualizo o meu router com o firmware russo :unsure: Se algo correr mal, utilizando as informações do Klaufag, posso sempre voltar ao firmware original (se tiver uma cópia) ou ao OpenWrt 10.03 que, tanto quanto sei, suporta o DIR-320 utilizando a imagem openwrt-brcm47xx-squashfs.trx (ATENÇÃO: Eu nunca experimentei esta imagem no meu router, mas pelo que li funciona no DIR-320!).

Já agora, alguém sabe como copiar a imagem (instalada) do firmware do DIR-320 para o computador? Saber como fazer isto é obviamente útil - com uma imagem que sabemos funcionar e com as instruções do Klaufag podemos fazer as experiências sem medo de "brickar" o router, digo eu... Vou pesquisar e se encontrar alguma coisa útil logo vos informo.

Finalmente, obrigado pela explicação para que serve o botão do lado direito. Acho deplorável que essa informação não venha no manual :angry:

Até à próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Um dia destes ganho coragem e actualizo o meu router com o firmware russo :unsure:....

Vai sem medo!!! Eu atualizei há um bom tempo e parei de ter problemas (como meu E71 que não conectava sempre....). Só troquei pelo dd-wrt porque quero colocar um HD externo e compartilhar com toda a rede... Ainda estou tentando (na verdade estou mesmo é apanhando... hehehe).

Mas quando eu fiz a atualização para o firmware russo, também estava com receio de fazer alguma besteira, mas deu tudo certo e foi muito fácil.

Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Tenho uma impressora HP Deskjet 3745 e SO Win7 (Ultimate 64 bits em uma máquina e Home Basic 32 bits em outra). Quando instalo a impressora diretamente na porta USB de cada máquina ela funciona normalmente (imprime 100% da página). Agora quando coloco no roteador para compartilhar via wireless (Dlink 320), ela imprime 3/4 da página tanto de uma máquina como da outra (travando a impressora no final desses 3/4 de página impressos). No WinXP conseguia compartilhar via wireless as duas máquinas com essa impressora ligada na porta USB do roteador. Como resolvo esse problema? Será o driver do roteador, da impressora (obtido via Windows Update) ou alguma configuração errada dos computador/impressora?

Obs: o problema ocorre quando vou imprimir boletos, pdf, etc diretamente do browser (IE 8, Firefox 3.6). Quando vou imprimir um arquivo gravado no HD este imprime normalmente (via wireless)!

Dados:ícone da impressora > direito do mouse > propriedade > impressão diretamente pela impressora

Drive do roteador 1.21 que depois voltei para o 1.20

Setup da Mobo:Paralel Port Mode: EPP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possivel sim ligar um HUB USB e um HD externo, eu fiz justamente isso aqui.

Além do HD tenho também um pendrive.

Estou usando firmware openwrt 8.09.2 kernel 2.4, rodando openvpn, samba, e um cliente torrent(transmission). Funciona muito bem, apenas a taxa de transferência de arquivos do/para o roteador que ficou a desejar (2 megas/s).

É possivel ainda instalar programas e drivers no pendrive ou HD expandindo a limitação de 4 megas da ROM do roteador....

Você seguiu algum tutorial em particular? Estou tentando fazer isso, mas não consigo... O problema é que não tenho todo tempo do mundo.... Já consegui fazer o router reconhecer um pendrive e um HD externo (ao mesmo tempo usando um hub USB com fonte de alimentação), mas não sei como instalar e configurar o samba.... eu tenho um DIR-320 A1 e instalei o firmware dd-wrt conforme este tópico. Só que eu vi que você usa outro firmware...

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você seguiu algum tutorial em particular? Estou tentando fazer isso, mas não consigo... O problema é que não tenho todo tempo do mundo.... Já consegui fazer o router reconhecer um pendrive e um HD externo (ao mesmo tempo usando um hub USB com fonte de alimentação), mas não sei como instalar e configurar o samba.... eu tenho um DIR-320 A1 e instalei o firmware dd-wrt conforme este tópico. Só que eu vi que você usa outro firmware...

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Também estou interessado nisso, podendo postar um tutorial, ficaria agradecido :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como contribuição: Comprei um DIR-320, instalei uma impressora Epson T33, funciona perfeitamente exceto por uma coisa - não tenho retorno do nivel de tinta. É como se a comunicação fosse apenas unidirecional tanto no WinXP quanto no Win7.

Obrigado pela contribuição Célio, estarei adicionando à primeira página.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você seguiu algum tutorial em particular? Estou tentando fazer isso, mas não consigo... O problema é que não tenho todo tempo do mundo.... Já consegui fazer o router reconhecer um pendrive e um HD externo (ao mesmo tempo usando um hub USB com fonte de alimentação), mas não sei como instalar e configurar o samba.... eu tenho um DIR-320 A1 e instalei o firmware dd-wrt conforme este tópico. Só que eu vi que você usa outro firmware...

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Também estou interessado nisso, podendo postar um tutorial, ficaria agradecido :D

Irei elaborar um tutorial e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, onde configuro o modo cliente nesse aparelho ? Existe ? nao consegui ver essa opção lá. Tenho um aprouter wr254 no 1o andar que recebe o sinal adsl do modem (roteado), e este dlink vai ficar terreo, junto com a impressora, preciso que ele receba o sinal do wr254 e compartilhe a impressora na rede, porque nao tem como passar cabeamento entre os andares, a rede é toda sem fio, 02 pcs, 02 nbs e a impressora. Dá pra fazer isso com ele ? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...