Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de poder esclarecer uma coisa que acontece com meu PC em minha casa, e agora resolvi tentar descobrir a causa, vou descrever:

Quando estou no PC, ao desligar ou ligar uma lâmpada da casa dá um ruído na caixa de som (pop) e também dá o som de remover e plugar um dispositivo USB e ao mesmo tempo o led do meu teclado usb apaga e acende, tudo ao mesmo tempo.

A tomada do PC está com aterramento e estou usando um filtro de linha Clamper computer protector, este: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-14#entry5054771

Algumas observações:

Já mudei a instalação da tomada do PC que antes estava no final da linha, agora liguei no início da rede, logo após o disjuntor, mas o problema continua;

Percebi que acontece só com as teclas que ligam e desligam lâmpadas fluorescentes, sendo que uma tem reator eletrônico e a outra tem reator normal (aquele grande e pesado);

Já troquei as teclas por teclas novas e não adiantou;

Então, já fiz essas mudanças mas nada mudou, ao que tudo indica (do meu ponto de vista) tem a ver com o reator das fluorescentes. Agora eu queria poder contar com a ajuda de vocês para descobrir o problema.

Desde já agradeço pela atenção!

Se não me engano o certo é ter um circuito para as lâmpadas e outro separado para as tomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Embora seja um tópico antigo, mas como está em evidência, li-o atentamente e concordo totalmente, mesmo porque quem sou eu para discordar do exposto partindo do senhor Faller?

Apenas gostaria de acrescentar algo relativo a desarme de pc que ocorreu comigo e normalmente ninguém pensa nessas circunstâncias, logo imagina ser placa mãe, fonte ruim ou insuficiente, etc., vamos aos fatos:

1- Em defeitos elétricos o básico é checar a alimentação, mas em se tratando de pc, normalmente a gente começa pelos itens citados acima, e foi o que fiz, após verificar placa e fonte parti para a alimentação propriamente dita, verifiquei as conexões, cabo de força, a tomada estava com uma resistência adequada a introdução do plug o que demonstra não haver mal contato, mas como sou da área elétrica, abri a tomada interna e localizei o problema, uma das fases o parafuso de fixação do fio estava frouxo, foi só apertar e acabou o problema.

2- Depois de muito tempo, voltou a desarmar, pensei já em preparar um upgrade forçado, consultei o vizinho de cima do meu apto, ele disse que isso estava ocorrendo também com o dele, então já mudei o foco da pesquisa do defeito, ai comecei a testar as conexões internas do prédio e estava tudo ok.

Estava eu um dia de chuva e vento na porta do prédio, quando olhei para cima e vi um faiscamento na rede elétrica, acionei a concessionária que fez uma inspeção e constatou que o conector do cabo de uma das fases que entra dentro do prédio estava frouxo, como tem muitas arvores na rua, bastava um vento um pouco mais forte que o galho agitava o cabo ocasionando o mal contato e o desarme do computador; após isso, tanto o meu como o do vizinho parou de desarmar, a entrada no prédio é trifásica, e depois é feita a distribuição entre fases (220 VAC) e tanto eu como o vizinho cujo apto era alimentado pela fase que dava mal contato ocorria o desligamento, os demais que eram supridos pelas outras fases não ocorria isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa Noite amigos.

 

Vim relatar meu caso, por hoje ter passado por um ''susto'', que irei explicar a seguir, e querer resolver o meu problema de uma vez por todas.

 

A minha configuração é a seguinte:

 

- Core i5

- 8 GB memória

- 2 x HD de 2 teras

- Geforce 9600 gt

- Fonte Cosair 500w

 

De tempos em tempos nos últimos dois anos, tenho sofrido problemas com meu computador periodicamente(a configuração atual sofreu upgrades nesse período). Cerca de 2 anos atrás, resolvi trocar minha fonte generica e comprar uma fonte de verdade, peguei indicações por aqui e comprei uma que não me recordo, mas me custou uns 300 reais na epoca. Há cerca de 1 ano e meio atrás, veio o primeiro ''grande'' problema, um belo dia o pc resolveu não ligar mais, fato que me fez leva-lo a assistencia para detectar o problema, e para minha surpresa, Processador(i5) queimado e placa mãe! Comprei equipamentos novos(processador igual e placa-mãe levemente melhorada), prejuizo de quase mil reais. Passei cerca de 8 meses na mais perfeita sintonia, quando no final do ano passado o pc resolveu morrer novamente(fato curioso, eu estava quando aconteceu o problema, não sei o porque, se foi queda de energia ou qualquer outra coisa, a fonte começou a estralar, e posteriormente o pc reiniciou e ficou por cerca de 10 mins tentando reiniciar[reiniciava e caia] e ficava um bip semelhante ao de medido de batimentos cardiacos, só fui perceber com 10 minutos de problema que era o pc e não a tv, ai desliguei o pc e ao tentar ligar novamente não ligou mais), levei na assistencia e detectado problema na fonte, pesquisei e comprei a fonte atual.

 

Hoje, estava jogando fifa, e ouvi um barulho(me pareceu externo como se fosse uma mudança de fase na rede), e após 3 mins, os controles pararam de funcionar, e embora o jogo estivesse rolando normalmente, eu não conseguia usa-los de forma alguma, peguei o teclado para sair do jogo e nada do teclado funcionar. Reiniei o pc, que ao dar o boot, travou na tela da placa-mãe. Reinicie novamente e ai nada de imagem. Não sei se foi impressao, mas achei a luz vermelha um pouco fraca(repito, acho que foi impressao), mexi para ver se era a memoria e nada. Depois de 50 minutos, tentei ligar novamente e dessa vez funciou e está perfeito até agora.

 

Dito tudo isto, venho com a pergunta...vocês acham que é problema de energia ou é simplesmente a energia porca que temos no brasil? Em nenhum dos meus outros equipamentos eu possuou qualquer problema, seja plasma de 50', receiver denon enfim.

 

Seria necessário comprar um desses condicionadores de energia ou devo fazer algum outro tipo de mudança?

 

Agradeço a quem puder ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como esse PC está ligado na rede elétrica??

- Direto na tomada

- Via estabilizador, qual?

- Via filtro de linha, qual?

- Via no-break, qual?

- Via módulo isolador, qual?

 

Como entra sua internet ai, via rádio, via linha telefônica, via ADSL, via cabo de TV ou via fibra ótica..  Usa cabo lan ou WiFi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 anos depois...

Otimo topico!

Trabalho em empresa industrial, que possui sua propria sub estacao, pois possui demanda contratada.

Sempre no periodo das chuvas sofremos com problemas nos aparelhos eletronicos em geral, pois a energia oscilna com muita frequencia. Exemplo: e comum precisar trocar nobreak, pois a placa danificou, que por sua vez e bem oneroso!

Toda a empresa possui aterramento.

A solucao ventilada foi utilizarmos Filtro de linha, depois modulo isolador para somente depois utilizarmos o nobreak senoidal. O que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso Fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Fórum do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...