Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

  • Membro VIP

Nenhuma falta de energia necessariamente estraga coisa nenhuma.. Desse modo a resposta a tua pergunta é inicialmente não, nada será estragado pela ato de faltar energia..

Adotar um no-break pode ser um remédio amargo demais (em preço, em manutenção, pois a cada dois anos, em média, há que se trocar as baterias, em stress para seus equipamentos).

Existem no-breaks que idealmente não trazem nenhum prejuízo aos seus equipamentos, São os no-break on-line, de dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal pura. Provavelmente custam mais que seu PC inteiro..

Existe uma série de no-breaks mais baratos, que não estão on-line, não opera o tempo todo, que somente entram na falta de energia e que geram uma forma de onda um tanto cachorra, que acabam estressando a fonte de seus equipamentos..

Eu prefiro deixar sem no-break, colocar um bom supressor de surtos (filtro de linha) eliminar estabilizadores e coisas do tipo, e não operar quando faltar energia...

Leia:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Primeiramente, obrigado pelo tópico. Estou para adquirir um PC com a seguinte configuração :

Processador CORE 2 QUAD Q8400

Placa Mãe GA-EP45UD3L LGA775

Memória DDR2 4GB (2X2GB)

ECS GTS250 1GB

Gravador de DVD SATA2 PRETO GH22NS - LG

HD 500GB 7200RPM

Cooler Master Elite 3xx

Fonte Corsair 450w Reais Cmpsu-450vx

Usaria minha TV como monitor, logo ligaria ela separada de no-breaks, estabilizadores.

Eu estava pensando em adquirir um no-break, mas você mostrou em seu tópico que nem sempre é uma boa solução. Bom, minha casa não possui aterramento e tive um problema com a fonte do PC de minha mãe e , por coincidência ou não, foi depois de 2 quedas de energia. Depois deste incidente achava ser necessário o uso de um no-break, porém a energia caiu apenas umas 4-5 vezes durante 1 ano. Seria melhor um filtro de linha no meu caso ? Um no-break, e se o fizer necessário, de quantos VA ? Estas quedas com a fonte que eu citei acima afetariam o meu PC ? Melhor liga-lo na tomada direto ?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Faller, muito bom o tópico, me ajudou a tirar várias dúvidas a respeito do assunto.

Tenho uma dúvida, não li todo o tópico para ver se já foi resolvida mais gostaria de saber se tem alguma proteção eficiente para linha telefonica/modem adsl, tudo bem que a queima desse componente aqui em casa só aconteceu uma vez em 3 anos mais é complicado né?

Estranho que quando queimou esse modem a conexão caiu, a luz do mesmo ficou um pouquinho mais fraca ai eu desliguei pensando que tinha travado, foi ai que ele nunca mais ligou...rsrsr teria como trazer ele novamente a vida?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja ai alguns dispositivos der proteção para linhas telefônicas/fax..

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=4&f3=3&f4=0

Eles dependem de um bom aterramento.. Sem esse aterramento a eficácia dos mesmos fica duvidosa...

Quanto a consertar, tudo nessa vida tem conserto. Só resta saber se vale a pena... Por exemplo, se afetou algum CI pode ser difícil de ser encontrado, e o preço do conserto sobe muito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola boatarde

1) Aproveito, para questionar o seguinte, também. Aqui quando começa a trovejar, relampear, a gente costuma tirar tudo da tomada, ou as vezes, as mantém, porém desliga a chave da energia. Numa situação como esta, seria o aconselhavel desligar tudo ou não haveria problema em deixar ligado, "confiando" no protetor??? PS: aqui é 220v.

2) Pelo que tenho visto, não é o meu caso, mas muitos amigos que conheço que vive em area rural, onde ha constantes quedas de energia. Neste caso, ou compra-se um nobreak comum (caiu a energia, teria o nobreak) e um destes protetores, clamper ou upsai; ou, compra-se o nobreak online, que faria a proteção completa??? Pode ser assim???

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola boatarde

1) Aproveito, para questionar o seguinte, também. Aqui quando começa a trovejar, relampear, a gente costuma tirar tudo da tomada, ou as vezes, as mantém, porém desliga a chave da energia. Numa situação como esta, seria o aconselhavel desligar tudo ou não haveria problema em deixar ligado, "confiando" no protetor??? PS: aqui é 220v.

2) Pelo que tenho visto, não é o meu caso, mas muitos amigos que conheço que vive em area rural, onde ha constantes quedas de energia. Neste caso, ou compra-se um nobreak comum (caiu a energia, teria o nobreak) e um destes protetores, clamper ou upsai; ou, compra-se o nobreak online, que faria a proteção completa??? Pode ser assim???

Obrigado

1) Um sistema de proteção contra raios é baseado em uma topologia bem mais complexa que simplesmente colocar uma proteção antes de seus equipamentos. Uma proteção decente contra raios envolve adoção de um ou mais para-raios e, no quadro de entrada da casa a colocação de DPS a proteger todas as fases, isso sem dizer que é necessário um bom aterramento para complementar. Pois bem, as proteções contra raiso bem feitas às vezes falham, às vezes não são suficientes para dissipar a energia nele contida, claro que dependendo do raio.. Desse modo, absolutamente não seria uma régua de proteção o substituto infalível na eliminação de raios...

Há raios e raios... Muitas vezes seu equipamento morre por receber, via alguma entrada de fiação, uma corrente induzida nessa fiação por um raio que possa ter caido a dez quarteirões ai da sua casa.. Ou na outra esquina... Esse tipo de indução secundária é que você pode esperar que uma boa proteção possa resolver..

Se um raio, dependendo da energia contida nele, resolver atingir de cheio a sua casa, mesmo que seu equipamento esteja desligado, mesmo com disjuntor desligado, mesmo que tenhas uma boa régua de proteção talvez tenhas que procurar aonde eles acabaram ficando, tanto sua régua, quanto seu equipamento, como parte de sua casa...

Mas nem por causa disso você deve deixar na tomada, ou deixar de desligar se já tens o hábito... Nem tampouco deixar de ter uma boa régua de proteção ai... Tudo ajuda na eliminação de raios indiretos ou surtos de tensão induzidos na rede elétrica pelos raios..

2) Os no-breaks on-line costumam vir equipados com melhores proteções de entrada, se comparados com os short-breaks..

Para se ter uma energia contínua por um bom tempo, é melhor que ela seja de forma de onda senoidal assim como o é a forma de onda da rede elétrica. Nesse caso os no-breaks on-line, de dupla conversão são capazes de entregar essa energia...

Os short-break geram formas de onda retangulares, stressantes para as fontes em geral e proibitivas para equipamentos que contenham transformadores no AC e/ou motores como por exemplo de ventiladores...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller desde já agradeço sua atenção e o parabenizo pelo excelente tópico, espero que possa me ajudar.

Mudei para um apartamento onde será impossível aterrar a tomada que ligarei meu PC (na casa onde morava era aterrada e nunca tive problemas) lendo esse tópico e depois de algumas pesquisas na internet achei duas opções:

Protetor elet. contra surtos Clamper e-Terra http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=E-TERRA

Protetor contra surtos DPS 4 tomadas Clamper p/ comput. http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Qual das 2 opções você sugere para o meu caso, devo combinar os 2 ou o e-terra com um filtro de linha APC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola bomdia

Sobre o protetor upsai, tão mencionado neste forum, aqui http://www.videosonic.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=1096 e tambem no proprio site http://www.upsai.com.br/fht1200.htm# consta que o mesmo é apresentado em duas versões: 110v e 220v não é??? pensei que o mesmo fosse somente 110v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller desde já agradeço sua atenção e o parabenizo pelo excelente tópico, espero que possa me ajudar.

Mudei para um apartamento onde será impossível aterrar a tomada que ligarei meu PC (na casa onde morava era aterrada e nunca tive problemas) lendo esse tópico e depois de algumas pesquisas na internet achei duas opções:

Protetor elet. contra surtos Clamper e-Terra http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=E-TERRA

Protetor contra surtos DPS 4 tomadas Clamper p/ comput. http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Qual das 2 opções você sugere para o meu caso, devo combinar os 2 ou o e-terra com um filtro de linha APC?

A Clamper faz ótimos produtos mas tenho um pé atrás sobre esse e-Terra dai. Dê uma olhada você mesmo nessa discussão sobre ele: Avaliação - Clamper E-terra

Eu sofro do mesmo problema seu, morar em apartamento sem condições de colocar aterramento na tomada do PC. Simplesmente trabalho sem o aterramento, embora tenha uma ótima proteção, por mim elaborada que consegue de modo eficaz "limpar" os surtos de energia presentes na rede elétrica, entre fase e neutro, (a enorme maioria deles ai estão) e não fico muito preocupado..

Quando lembro e tenho condições, no meio de tempestade com raios, daquelas brabas, retiro o plug da tomada, e o cabo do cable modem que nele está ligado... Só isso...

O dispositivo de proteção que uso atualmente: Como tornei útil um estabilizador!

De modo que, te respondendo, daria preferência na colocação do Computer Protector Pró, somente... e isso se a alimentação dai de seu ap for de 220 Volts. Caso contrário colocaria uma proteção dessas daqui: http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1106&osCsid=gb33ougf2tip7pedbugf7goo33

Melhor até que a proteção da Clamper, só que opera somente em 120 Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clamper Computer Protector PRO G e o Clamper PC Modem Protector http://forum.clubedohardware.com.br/computer-protector-upsai/658157/3

Ola boatarde

Como expus no forum, vou comprar o clamper e o upsai.

Para uma proteção também pro telefone vou levar o upsai, (modem adsl, linha telefonica). Pois pelo que o colega Faller disse, este é melhor que o Clamper PC Modem Protector.

Bem, o primeiro tem a versão pro G, que é bivolt, foi a encontrada numa loja em Brasilia http://forum.clubedohardware.com.br/computer-protector-upsai/658157/3. Esta versão pro G, é tão boa quanto a Clamper Computer Protector?

Obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Obrigado, faller, por responder mais uma vez. Bem, ja que as duas versões do clamper são idênticas, então vou providenciar a compra da versão pro G, da loja de Brasilia, ja que na atera http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS subiu de preço. Valeu de novo ^_^!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9) Problema: Minha cidade tem alimentação em 220 Volts e as caixas de som de meu PC só conseguem operar em 110 Volts. Por isso necessito colocar ai um estabilizador que converta de 220 para 110. Desse modo posso alimentar o PC com uma tensão mais baixa e segura e também aproveito para alimentar as caixas de som.

- Solução: Isso que não chega a ser um problema e sim uma necessidade, de redução de tensão para alimentar uma caixa de som pode e deve ser resolvido com o dispositivo correto para o caso, um autotransformador 220/110 com potência adequada para tão somente atender, com folga, os equipamentos que somente podem operar na tensão de 110 Volts. Quanto às fontes do PC, saiba que a tensão nativa das mesmas é 220 Volts e que 110 é exceção da pura... Quando você coloca 110 em uma fonte para PC, dessas convencionais, a primeira tarefa dela é inserir um dobrador de tensão para resgatar a tensão nativa de trabalho da mesma. Desse modo a ideia de alimentar o PC com 110 por "ser mais seguro" ou ser "tensão mais baixa" é pura idiotice, perda de tempo e dinheiro. Digo perda de dinheiro pois a redução de 220 para 110 volts no estabilizador ou mesmo em um transformador é um trabalho que provoca perdas da ordem de 5%. Em tendo a fonte que resgatar a partir dos 110 Volts, novamente a tensão de trabalho nativa da mesma, que é os 220 Volts, mais uma vez esse trabalho tem perda de energia, ou seja, dupla perda totalmente desnecessária...

Mais de 2/3 desse mundo em que vivemos trabalha com 220 Volts. Mesmo dentro do Brasil é muito grande o parque de máquinas que tem a disposição na tomada os 220 Volts para alimentação dos PC's. Portanto alimente seu PC com 220 volts se essa for a tensão da tomada de sua casa. Não invente.

Olá... eu não sei se eu entendi direito isso, tenho medo de fazer alguma coisa errada e queimar tudo! Por isso ainda me resta algumas dúvidas.

Há um tempo atrás eu já ouvi falar realmente q a maioria das pessoas usam de forma incorreta o estabilizador, por insistência d alguns vendedores claro.. desde q ouvi falar disso, há uns 2 anos atrás, sempre fiquei pensando em abolir o estabilizador, pois o meu problema é exatamente esse, mas sempre tive medo e nunca parei pra ir atrás disso. Então deixa eu ver se eu entendi...

Tenho minhas caixas de som q são 110 e a minha impressora atrás dela está escrito "V 100 - 240" quer dizer q eu posso usar ela tanto em 110 qto 220?

A minha solução então seria ligar, ao invés de no estabilizador, ligar todos os cabos em um filtro de linha (régua) e dps ligar a régua em um transformador 110 - 220 tipo esse? https://www.rumo.com.br/lojas/00001202/prod/2000wm.jpg .

Gostaria de abolir de vez o estabilizador, se eu estiver certo vou fazer isso logo logo depois q alguém me responder... se alguém puder me ajudar é claro.

P.S: A tensão aqui na minha cidade é 220 V.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho minhas caixas de som q são 110 e a minha impressora atrás dela está escrito "V 100 - 240" quer dizer q eu posso usar ela tanto em 110 qto 220?

A minha solução então seria ligar, ao invés de no estabilizador, ligar todos os cabos em um filtro de linha (régua) e dps ligar a régua em um transformador 110 - 220 tipo esse? https://www.rumo.com.br/lojas/00001202/prod/2000wm.jpg .

Gostaria de abolir de vez o estabilizador, se eu estiver certo vou fazer isso logo logo depois q alguém me responder... se alguém puder me ajudar é claro.

P.S: A tensão aqui na minha cidade é 220 V.

Agradeço desde já!

Eu ligaria a régua de tomadas/filtro de linha em 220 volts direto e nessa régua ligaria todos os elementos que pudesses ser alimentados por 220 volts, inclusive esse em cuja fonte está escrito INPUT 100~240 VAC, o que configura uma entrada do tipo "Full Range" e que no pé da letra significa que se pode alí colocar qualquer tensão cujo valor esteja entre 100 e 240 VAC +-10% ou seja desde 90VAC até 265VAC..

Colocaria também ligado a régua um transformador que converta de 220 para 110, somente para que na saída desse transformador pudesse ligar as caixas de som..

Tudo o que pudesse trabalharia em 220 Volts pois é melhor... somente as caixas, por não tolerarem 220 volts, seriam alimentadas através de um transformador 220 para 110... Desse modo esse transformador poderia ser pequeno, de baixa potência, somente o necessário para as caixas de som...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocaria também ligado a régua um transformador que converta de 220 para 110, somente para que na saída desse transformador pudesse ligar as caixas de som

Tudo o que pudesse trabalharia em 220 Volts pois é melhor... somente as caixas, por não tolerarem 220 volts, seriam alimentadas através de um transformador 220 para 110...

Primeiramente muito obrigado mesmo, Faller, pela ajuda!

Eu entendi qse td só fiquei meio confuso sobre o transformador das caixas de som. Tu disse q precisaria de um transformador de 220 para 110 para ligar no filtro de linha, mas se as minhas caixas de som trabalham em 110, n seria um transformador de 110 q transforma para 220? E se ligar esse mesmo transformador em 110 no filtro de linha q é 220, n ha perigo de queimar?

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado mesmo, Faller, pela ajuda!

Eu entendi qse td só fiquei meio confuso sobre o transformador das caixas de som. Tu disse q precisaria de um transformador de 220 para 110 para ligar no filtro de linha, mas se as minhas caixas de som trabalham em 110, n seria um transformador de 110 q transforma para 220? E se ligar esse mesmo transformador em 110 no filtro de linha q é 220, n ha perigo de queimar?

Grato desde já!

Não.

Você precisa de algo que transforme os 220v da tomada em 110v, que é a tensão das suas caixas de som.

Seria algo assim

Tomada --220v---> filtro de linha --220v--> em uma das saidas, coloque o Transformador --110v--> no transformador vai ter uma "tomada", coloque ai suas caixas de som

OBS: --110v ou 220v--> indica a tensão que sai do componente anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Só pra avisar q eu ja fiz o esquema, gracas a orientacao de vocês! Eu fiquei até com medo pois n sei muita coisa, mas fiz exatamente o q vocês me disseram pra fazer. Agora aboli o estabilizador da minha vida e isso até me aliviou! :D tentarei passar a mesma coisa para outras pessoas! ^^

Obrigado Faller e Jorno1994! quando eu tiver duvidas aparecerei aqui novamente enchendo vocês. ^^

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A Clamper faz ótimos produtos mas tenho um pé atrás sobre esse e-Terra dai. Dê uma olhada você mesmo nessa discussão sobre ele: Avaliação - Clamper E-terra

Eu sofro do mesmo problema seu, morar em apartamento sem condições de colocar aterramento na tomada do PC. Simplesmente trabalho sem o aterramento, embora tenha uma ótima proteção, por mim elaborada que consegue de modo eficaz "limpar" os surtos de energia presentes na rede elétrica, entre fase e neutro, (a enorme maioria deles ai estão) e não fico muito preocupado..

Quando lembro e tenho condições, no meio de tempestade com raios, daquelas brabas, retiro o plug da tomada, e o cabo do cable modem que nele está ligado... Só isso...

O dispositivo de proteção que uso atualmente: Como tornei útil um estabilizador!

De modo que, te respondendo, daria preferência na colocação do Computer Protector Pró, somente... e isso se a alimentação dai de seu ap for de 220 Volts. Caso contrário colocaria uma proteção dessas daqui: http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1106&osCsid=gb33ougf2tip7pedbugf7goo33

Melhor até que a proteção da Clamper, só que opera somente em 120 Volts...

Obrigado Faller, consegui uma tomada 220v aqui em casa e comprei um Computer Protector Pró da clamper. E estou fazendo igual voce, quando desligo o computador arranco tudo da tomada e inclusive o cabo da linha de telefone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...