Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

Felipe da motta, se o único jeito de você ser feliz e não ficar inseguro é ter um estabilizador ligando o seu equipamento, vá em frente e seja muito feliz com ele. Ah e atenção nada de usar uma fonte boa de uns R$250, no máximo uma de R$60 e olha la, já que os vendedores de lojas informática, amigos que se dizem entendedores e "técnicos' falam que não precisa disso, qualquer fonte resolve o problema, pagar isso tudo em uma é exagero. Ou sera que você nunca ouviu falar que felizes são os ignorantes? Ligue de preferência seu PC num estabilizador bem caro daqueles de 5Kva (esse sim deve ser o seu sonho de consumo) nele seu PC estará 100% seguro, totalmente seguro e mais que seguro. se você ainda tiver alguma duvida quanto a equipamentos de proteção para PC's pergunte aos vendedores das casas Bahia ou qualquer outra loja de departamento, eles saberão te informar muito bem ao contrario do povo aqui do fórum.

--oras, que tolice dizer para não usar estabilizador, eles devem estar com inveja do meu PC.

[ironic mod Faller on /lol]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

desculpe não resisti

brincadeira; leia os tópicos pinados que estão nessa área antes de postar outra duvida, pois todas elas estão mais do que bem explicadas nesses tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta mas o fato de n ter pfc ativo não derruba a tese do "sem estabilizador"?

Não. Qualquer SMPS - Switched Mode Power Suppy - Fonte de energia de modo chaveado - possui uma tolerância de no mínimo, as mais vagabundas, de -20% e + 20% no valor da tensão nominal de entrada. Por exemplo, em 220V, uma fonte opera normalmente de 180 - 264V sem apresentar qualquer falha. Dentro dessa faixa de oscilação de 180 até 264V, estabilizadores recentes mantém a tensão na saída entre 206 e 232V quando apresentam a saída em 220V ou quando 115V, apresentam uma variação de 108,1 até 121,8V. Alguém poderia perguntar, mas isso não é bom? Sim, até seria, o maior problema é o estabilizador ficar chaveando eletro-mecanicamente valores o mais próximo possível de 115 ou 220V quando isso não se configura necessário. Fontes chaveadas não requerem uma entrada 100% reguladinha.

Claro que há nobreaks ou estabilizadores em que os fabricantes tentam ao máximo criar faixas de trocas dos taps de regulação de forma tal que não fique comutando pra lá e pra cá o tempo inteiro, sabendo-se de antemão que as fontes trabalham bem com uma faixa larga de oscilação na sua entrada. Alguns fabricantes sabendo disso, programam seus produtos para comutar taps mais pra perto do limite superiore e inferior. Mas claro, o fabricante não tem como prever o que será ligado nesses dispositivos e por isso não alargam a faixa de comutação de taps mais ainda, como poderiam fazer em fontes de qualidade e/ou que operam de 100-240V automaticamente.

Em subestações ou em alguns pontos estratégicos da rede de distribuição elétrica da cidade, há estabilizadores de tensão que podem ser configurados para operar de maneira automática ou manual, mas como deve ser a forma mais próxima da ideal, esses estabilizadores não comutam seus taps a todo instante como ocorre em muitos estabilizadores domésticos, eles são configurados para entrar em ação quando a rede está com valores perto do limite tolerável. Muitas vezes vemos uma piscada rápida na energia que pode ser um estabilizador na rede comutando seus taps. Aqui no DF conheço três pontos onde há reguladores de tensão nos postes... Geralmente eles são instalados em grupos de três, possuem uma caixa quadrada ao lado do seu corpo, onde fica o painel de controle dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a tensão fornecida para fonte maior a sua eficiencia, consequentemente quanto menor a tensão fornecida para a fonte menor a sua eficiencia.

as fonte nao trabalham nem com 110v nem com 220v e sim com 220v*Raiz de 3 ou 2(não lembro agora), no caso se você fornecer a ela 110 (nas sem PFC ativo), você tera que selecionar a chave seletora de tensão para 110v, e internamente ela dobrara a tensão fornecida para 220v...

isso ta bem discutido nos topicos da area com informações bem mais precisas que as que eu estou colocando aqui, por favor pesquise um pouco.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu a resposta, eu comprei um fonte 3rsystem (avaliada positivamente pel CdH) e fiquei bem inseguro em ligar sem o dito cujo, porque ela veio sem pfc ativo, mas vou fazer isso, só uma questão o que acontece quando a fonte trabalha abaixo de 180V?

Ela desliga.

Só isso.....

O estabilizador desliga com 190v (ou 185v, não lembro).

Pode jogar o estabilizador fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a fonte não desliga, segue drenando mais corrente pra manter suas saídas estabilizadas. Algumas fontes ruins podem queimar por sobreaquecimento se ficarem muitas horas operando assim e tiver com muita carga nas suas saídas. Nenhuma fonte que eu conheço desliga, o PC pode resetar, mas a fontes desligar só em valores muito abaixo disso. Veja o vídeo do faller com fonte com PFC Ativo que não desliga mesmo operando com valores muito baixo de tensão, mas provavelmente drenando uma corrente acima da nominal máxima na sua entrada. Da mesma forma com uma sobretensão muito alta, ela não vai desligar, vai esquentar até queimar. Alguém aqui já ligou um PC com 115V com a chave seletora em 220V vai ver que a fonte liga, os coolers giram, mas o PC simplesmente não inicializa.

O estabilizador desliga em valores mais abaixo. Ele desliga quando a saida está 6% abaixo do valor de 115V ou 220V, quando se esgotou todas possibilidades de regulação, geralmente abaixo de 175V.

Atualização: Informação que colhi a pouco, os estabilizadores atuais (NBR14373:2006) só desligam quando a tensão foge 10% do valor nominal de saída o que reflete uma tensão em torno de 175V ou 265V se a entrada for 220V. Na saída estaria refletindo algo em torno de 105V no caso mais baixo ou 125V no caso mais alto. (nominal 115V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja, a fonte trabalharia "dobrado" esquentando até queimar... minha preocupação existe por morar numa casa com rede tri-fásica, acontece que as vezes uma das fases fica fraca, as luzes ligam pela metade etc. Mas essa semana eu vou me livrar do estabilizador, inclusive eu me lembrei duma feita que deu essa queda de tensão e o estabilizador ligava, ligava a luz da mobo, mas o pc n arrancava, mínimo que eu esperava de proteção seria não ligar...

só uma coisa, alguém pode me indicar uma loja que venda um bom filtro de linha com filtro pra telefone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender da carga imposta à fonte, por norma elas têm que operar dentro dessas faixas exigidas em qualquer condição de consumo:

115V: 90 -135V

230V: 180 - 265V

Automática 100-240: 90-265V

Muitas fontes vêm com o chamado OVP - Overvoltage Protection, que seria uma proteção contra sobretensão, mas essa proteção está nas tensões da saída da fonte e não entrada.

Fora dessas faixas é loteria. Se a fonte tiver com pouca carga ela pode muito bem seguir operando em 60V por exemplo, sem queimar, sem danos. Com muita carga a coisa pode mudar de figura. A mesma coisa pro inverso, se a tensão foge da faixa máxima superior, qualquer coisa pode acontecer.

Quem quer deixar o estabilizador nem deve se preocupar com isso ou se tá preocupado, ponha estabilizador em todas as coisas dentro de casa, porque seu PC não é diferente da TV, do DVD, do SOM... Conhece alguém que faz isso? Eu não conheço!

Essa coisa de uma Fase ficar mais fraca, tem que ver ai como tá as conexões e emendas dos fios, pra ver se tá tudo bom bom contato elétrico, se for descartado problema interno, tem que ver com a CIA Elétrica o que tá havendo.

A Videosonic vende o UPSAI FHT-1200, mas qualquer proteção telefônica depende de um bom aterramento para operar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] minha preocupação existe por morar numa casa com rede tri-fásica, acontece que as vezes uma das fases fica fraca, as luzes ligam pela metade etc [...]

Você tem tomadas trifásicas na sua casa?

Esse negócio da fase ficar mais fraca é aleatório, você tem certeza? Ou é quando alguém liga alguma coisa, microondas chuveiro.. Ou algum "vizinho" liga alguma máquina.. Veja isso ai cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomada trifásica?

Creio que você quis dizer outra coisa, mas em residência isso não existe, só se ele vai ligar um motor elétrico trifásico, e as tomadas são bem diferentes, geralmente quando usam, são chamadas de acopladores.

Fato! Por isso mesmo estou perguntando, pois residências não tem esse tipo de coisa. Tenho um amigo que tem um barracão que em tese é uma firma, porém nada impediu que ele habitasse lá por um tempo. Então pensei, com base no que o cara disse: Será que ele mora em um lugar com instalação industrial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso só ocorre por falha na rede elétrica mesmo. Mas uma fase não tem relação direta com a outra, no que tange o funcionamento dos equipamentos a não ser que o equipamento utiliza duas ou três fases, o que não é o caso aqui. Uma fase pode cair e a outra ficar bem, no caso de um fusível acima do transformador estoure por exemplo, deixando outras duas fases funcionando normalmente. Agora há outros problemas que podem gerar desequilibrio das tensões de fase...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, você precisa dizer pra gente se tem alguma coisa de peso ligada na sua instalação, ou se tem alguma firma perto da sua casa.

Como o Rau disse, seu problema pode ser um problema da própria fornecedora de energia (onde você mora?), mas podem ser outras coisas também.

Quando alguma carga, algum equipamento puxa bastante corrente de forma muito brusca, a tensão tende a afundar mesmo, e ai você pode perceber em lâmpadas incandecentes, ou até mesmo alguns equipamentos eletrônicos podem desligar. Isso depende muito da qualidade da instalação, mas não só disso.

Também pode ocorrer o problema de você ver as lâmpadas cintilando enquanto algo é usado (geralmente acontecesse isso com chuveiro ou microondas), dai chama "flicker".

Esse seu problema é aleatório ou acontece sempre em alguma faixa de horário? Manda o máximo de informação que você puder.. Onde você mora, como é sua percepção do problema, quanto tempo dura, há quanto tempo acontece, que hora costuma acontecer, que dias da semana, etc..

Vou contar uma história pra você ver como isso é real:

Tinha uma empresa que, logicamente, usava uns computadores. Os PCs eram meio ruinzinhos, e começaram a dar problema. Eles desligavam do nada, e os funcionários perdiam o trabalho deles. Beleza, nobreaks poderiam ajudar, mas era um problema estranho e eles queriam uma solução mais barata, queriam resolver a raiz do problema. Os PCs estavam todos na mesma fase.

Chama o pessoal da elétrica, desconfiam da idade das fontes, por precaução trocam de algumas máquinas para ver se era o problema. Novamente, o problema persiste. Alguma coisa acontecia, e do nada os PCzinhos desligavam.

Conversa vai conversa vem estavam os engenheiros no corredor, e viram uma máquina de coca-cola no corredor, quase na porta da sala dos PCs. Desconfiados, esperaram alguém pegar latinhas. Perceberam o que? Que os PCs desligavam quando alguém pegava latinhas na máquina! Tiraram a máquina de lá, e de fato, o problema parou.

Por que isso acontece? Quando o cara tira a latinha da máquina, um motorzinho empurra a lata pra que ela caia na boca onde retira-se o produto. Quando o motor parte (provavelmente sem um soft-start ou medidas pra pico de corrente) a corrente sobe bastante e a tensão da fase cai por consequência, abaixo do nível aceitável e por um tempo maior do que a fonte do PC podia suportar. A máquina e os PCs estavam, então na mesma fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Casos como esse acontecem não só por haver equipamentos com alta corrente inrush na mesma fase, mas porque está compartilhando o mesmo circuito final que pode ser longo, pode ter fios finos demais... Compartilhar as fases entre equipamentos de classes diferentes é algo inevitável, sua rua inteira que compartilha o mesmo transformador pode ter uma serralheiria ao lado, pode ter uma mini industria, etc e com certeza tem alguma coisa pesada ligada na mesma fase que te atende, nesses casos o que resolve é o dimensionamento correto do cabeamento e no caso de problemas internos que ao menos se separe os circuitos finais entre equipamentos de classes diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ocorre é um efeito indutivo, fios longos tem uma indutância equivalente maior. A indutância vai sentir a variação de corrente e transformar isso em uma queda ou elevação de tensão, por isso a tensão balança.

Se a carga é muito pesada ela vai ser trifásica, exatamente pra não desbalancear as fases do sistema. Existe a indutância natural da linha de transmissão, que envolve o transformador do poste e etc.. Mas a indutância de uma rede mal dimensionada é muito maior acredito eu, e se essa rede mal dimensionada for a da casa dele, terá problemas grandes.

Pode ser várias coisas.. Em MG, mais especificamente Juiz de Fora, a cidade toda teve problemas por causa de uma indústria só. Não é também uma questão só de consumir muita corrente, mas é da forma com que essa corrente é consumida. Pode consumir mega ampéres, se for senoidal em 60Hz em uma rede de baixa indutância (fios devidamente dimensionados, sem emendas porcas), até que tranquilo. Agora se algo gera um "picote" na corrente, ai vai ter queda violeta (lembrando que a queda no indutor é proporcional a "velocidade" de variação da corrente sobre ele).

O cara vai ter que descrever o cenário dele pra podermos estimar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá faller, adorei o seu tópico, caiu como uma luva frente à um problema aqui. Sou consultor de informática há 2 anos e confesso que nunca prestei muita atenção em toda a parte elétrica que envolve o bom uso e a boa manutenção de um parque de informática.

Deste a semana passada estou prestando serviços para uma empresa de reciclagem de plásticos em São Paulo, que utiliza diversos motores elétricos e encontra-se em uma área com bastante ocorrência de raios. O cliente me disse que já perdeu 3 PCs e 2 impressoras ao longo de 05 anos. Analisando a configuração do escritório do mesmo, percebi que todos os computadores estavam com estabilizadores com os "tec tec" a todo vapor. A secretária possuí uma impressora laser que atende mais 3 máquinas, de modo que devido ao estresse no estabilizador, ele parecia uma metralhadora, e a pobre coitada tendo que atender telefones com esse barulho!

Como o cliente disse que tinha "tudo que é proteção contra raios, desde aterramento, para-raios e até para-raio eletrônico", disse que embora não fosse engenheiro elétrico muito menos eletricista poderia dar uma olhada. Pedi para verificar os protetores contra surtos na caixa de força, para minha surpresa, elas estavam mesmo lá. No entanto, já estavam todos com as luzes vermelhas acesas, indicando que estavam "gastos". Aparentemente ninguém contou ao cliente que eles precisavam ser trocados de tempos em tempos (coisa que eu até pouco tempo também não sabia).

Assim sendo, pedi o cliente trocar os DPS (que ele comprou direto com um representante da Siemens, que irá fazer a instalação neste sábado), coloquei um filtro de linha de 4 tomadas da Clamper em cada máquina, integrando no mesmo a máquina, monitor e impressora quando estivesse presente. Além disso, coloquei 2 no-breaks (destes mais baratos de 700 VA da SMS), um para atender o servidor headless que o cliente possui junto com a conexão de banda larga e switch, e outro para o computador da faturista, junto com monitor e impressora jato de tinta. A ideia dos no-breaks é assegurar o fornecimento de energia por pelo menos 10 minutos para o caso do servidor não conseguir desligar à tempo (a próposito, ele já foi configurado para se integrar com um software de UPS), e de permitir a finalização de qualquer nota-fiscal que esteja para ser emitida, uma vez que agora com a Nf-E, uma conexão com Internet e um computador são indispensáveis.

Embora o fim dos "tecs tecs" tenha deixado o filho do dono da empresa meio encafifado, todos adoraram. Agora eu fiquei de acompanhar a situação de tudo por uma semana enquanto termino o resto do meu serviço. Depois de explicar os benefícios de usar bons filtros de linha e, acho que o ponto chave para convencer o cliente foi esse, dos benefícios que isso trará na próxima conta de luz e no fim do queima-queima de equipamentos, foram essenciais para tudo isso.

Por isso, muito obrigado, este tópico deveria ser fixado no fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AchubaNanoiaBR,

Não deixe de nos dar seu feedback enquanto acompanha o funcionamento dessas máquinas e se futuramente você for chamado pra dar alguma manutenção, poste qualquer novidade aqui mesmo.

Bem, os DPS's quanto mais picos de tensão eles receberem, menos vão durar. Não precisa ser raios, os próprios motores elétricos geram muitos picos de tensão, o que pode ter sido a causa da degradação dos DPS's tão bem como a incidência de raios. De tempos em tempos, principalmente após um raio muito forte (APÓS PASSAR A TEMPESTADE), deve ser olhado o status do DPS. Ah DPS's com sinalização remota tb, caso não saiba. Você pode instalar o sinalizador num ponto de maior visualização das pessoas...

O tópico já tá fixado tem tempo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá _raul_, realmente não tinha percebido que o tópico já estava fixado, falha minha!

Quanto ao meu cliente, tudo está funcionando extremamente bem. A única coisa que eu não entendi é que no computador da faturista, mesmo com os DPS e o fim dos estabilizadores, apenas com o no-break (que no fundo, é um estabilizador), continua metralhandos os tec-tec-tec-tec... o que pode ser? Imagino que possa ser algo mais sério com a rede elétrica, o que eu não tenho como dizer, ou simplesmente que a capacidade do no-break não é o bastante. Será que o no-break de 700 VA não está segurando um Pentium 4 Cedar Mill em uma fonte "xing-ling", monitor lcd + switch? Não me parece muita coisa, mas com o Pentium 4 tem fama de beberrão, até pode ser. Sugestões? Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...