Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
A_D_F_

Circuito para testar os varistores do Filtro de linha

Recommended Posts

Olá não sei se esse é o local certo para postar esse tipo de assunto, mas se tiver no local errado, peço desculpas.

Eu montei um filtro de linha aqui em casa, e gostaria de saber se alguém tem um esquemático de um circuito que possa ser integrado dentro do filtro, que quando algum varistor estiver "morto" ele avise com LED que está na hora de trocar os varistores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso dai não é uma coisa fácil de detectar. Muitas vezes, e isso depende de como o varistor chegou ao seu fim de vida, só se consegue inferir através de uma inspeção visual caso ele tenha entrado em avalanche térmica que acaba fazendo com que ele exploda, se quebre se abra ou coisa do tipo..

VaristorExploso03.jpg

Seu status, no visual, imediatamente antes do mesmo entrar em condição de explosão, é exatamente igual ao do dia em que foi instalado.

Algum delicado circuito de monitoramento da corrente de fuga, bem como o exercício de variação de tensão x essa corrente de fuga, monitorando a degradação dessa relação, poderia nos dar uma ideia de aproximação do final de vida do varistor. Tudo muito complicado, na prática eu nunca ví essa aplicação.

Não confunda com a abertura de fusível térmico de proteção do varistor, ao princípio de um processo de avalanche que necessariamente haverá que acontecer para que se rompa esse térmico. Nos dispositivos DPS existe até mesmo uma indicação mecânica (a abertura do térmico libera a ação de uma mola que muda o visual de um anteparo que altera a cor de fundo em uma janela de inspeção, de verde para vermelho) que indica que houve, no varistor, um ciclo de aquecimento excessivo do varistor, uma avalanche térmica, muito provavelmente determinando seu final de vida..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • hmmm.. então, quer dizer q só dará pra saber se é necessário trocar os varistores, se ele explodir, se estiver com aquele visual "queimado" ou se o fusível térmico que pode ser colocado perto dele estiver aberto por causa do aquecimento dos varistores?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×