Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Joystick Suncom F-15E Talom


Visitante

Posts recomendados

Pessoal, alguém conhece um modo de trocar terminais de cabos? Possuo um excelente joystick do tipo manche Talon F-15E Suncom, réplica fiel do manche do F-15. O joystick possui um cabo com dois terminais, um dos quais era para aquela porta de jogos DB-15 e outro cabo, com um conector do tipo dim e outro mini-dim. O problema é que não possuo porta para essa conexão DB-15. O conector Mini-dim no qual encaixava o cabo de teclado (para que o joystick registrasse os muitos comandos de teclado exigidos em simuladores de vôo e combate) simplesmente quebrou, ou sumiu os pininhos que encaixavam na motherboard, tornando-se inútil.

Seria bacana se conseguisse trocar esses cabos do joystick colocando tudo em USB, sem perder a capacidade de conectar também o teclado e deixar registrado comandos. Alguém tem alguma ideia do que possa ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilsi,

Rapaz, veja que curioso, estava procurando uma foto do Suncon F-15 para ilustrar um tópico e achei sua postagem.

voce pode instalar uma ponta PS2 no lugar da DIN que quebrou, veja a ordem dos fios nos pinos em http://pinouts.ws/ps-2-keyboard-pinout.html.

Esta ponta - desmontável -voce compra avulsa em lojas de eletrônica, por uns R$ 3,00. Ou pode aproveitar o cabo PS2 de algum teclado com defeito.

Já para o cabo da porta de jogos (DB-15 gameporte) não da para fazer adaptação, embora voce possa testar com um adaptador USB>Gameporte, que custa uns R$ 50,00. Tem joystick que funciona bem com eles, outros não.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89030

Uma ideia, não testei, por isso é uma "ideia" :D - veja que os botões e HATS voce usa via teclado, programando para emular teclas - então esta parte fica como está, com o cabo que você esta arrumando.

Para os eixos X e Y use um circuito USB, compre um joystick Genius F16 USB - 3 eixos e 4 botões - custa cerca de R$ 20,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92866134-joystick-f16-usb-genius-nota-fiscal-1-ano-de-garantia-_JM

Coloque a placa do Genius dentro do Suncom F-15 - se não couber, pois a base do Suncom é bem apertada e tem muitos componentes, coloque numa caixa externa, e ligue só os fios dos potenciometros do F-15 no circuito do Genius.

No Windows voce instala o joy Genius - os 4 botões e o terceiro eixo (acelerador) ficam sem uso (por hora). Calibre e teste os dois eixos.

Os botões e HAT do F-15 voce programa emulando teclado, com aquele esquema de apertar um botão, aperta uma letra, etc.

Um gringo já testou assim e funcionou OK.

Para os simuladores voce tera ligado dois controles diferentes mas isso não é problema, em geral eles reconhecem até 4 controladores.

É só ir nas configurações do sumulador e definir qual eixo botão vai comandar o que.

Se voce for habilidoso, na caixa em que colocou o circuito do Genius, pode colocar um potenciometro para o terceiro eixo do circuito do Genius e os 4 botões (não usados por hora) fazendo um throttle (acelerador a parte). Pode usar a própria caixa do Genius, apenas modificando a alavanca para ficar na horizontal, em T, assim ele vira o acelerador, já com os botões instalados, o potenciometro do eixo Y, que sera usado para acelerar, no lugar.

Outra opção:

Ligar todos os botões HATs e eixos do F-15 num circuito USB, neste caso compre um joy ChingLing com 4 eixos, HAT e 12 botões - custam de 50 a 70 R$ desmonte e use seu circuito USB no lugar do original do Suncom. Possíveis "doadores" Clone Cobra, Thrust 2500...

No www.gavca.com eu e mais dois colegas estamos discutindo a modificação destes joysticks Sumcom F-15 que alem do desenho exclusivo (semi-replica do manche do F-15 real) tem o melhor sistema de mola já colocado em joystick.

No nosso caso vamos usar o circuito USB BU0836 - comprado na Inglaterra - e sensores de efeito HALL no lugar dos potenciometros.

Vide:

http://www.gavca.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=15052

http://www.gavca.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=16494

Eu tenho 3 destes F-15, um comprado, um recebido em pagamento pela modificação de outro joy (Um CH F-16+BU0836) e outro ganhado. ;)

Estes joys fazem parte de uma linha dos anos 90, baseada em modelos reais, tais como o Thrustmaster F16/F22, CH F-16, Suncom F-15 que não são mais fabricados, hoje em dia joy é tipo de nave do Star Wars.

O Saitek Cybogr X é inspirado em Transformers... :unsure:

Por isso o pessoal moderniza os antigos, semi-replica, feitos com mais qualidade que os Ching Ling de hoje.

Achou isso tudo muito complicado, não tem habilidade com soldas?

Anuncie o joy no www.mercadolivre.com.br que logo algum "joy MODder" irá comprá-lo. :D

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pela dedicação e pelas valiosas dicas. Infelizmente, devo assumir, meu conhecimento de informática bate, em muito, o meu conhecimento de eletrônica. Até que gosto de desparafusar coisas, encaixar, mas esse negócio de soldar coisinhas pequenas nunca foi meu forte, isso com certeza já tentei.

Mesmo assim, meu problema maior é justamente esse mini-dim que quebrou uns 3 pinos laterais direitos ou estes se enfiaram pra dentro do compartimento, os quais só vejo aponta internamente. Esses pinos são soldados internos na peça ou somente encaixados? A peça é selada, não há como abrir para trocar somente esses pinos? Não dá simplesmente para substituir a peça de qualquer maneira, pois ela tem o encaixe do plug do teclado na outra ponta.

Vender meu joystick? Rapaz, esse negócio é uma preciosidade!!! Passei muitas horas divertidas zerando meu top gun fire at will e os f-22 ligthining com ele. Não se desfaz de um fiel companheiro de batalhas assim de forma alguma. Abatemos muitos inimigos juntos! De certa forma, ele está curtindo "férias prolongadas"!

Uma outra saída para mim seria comprar dois adaptadores dim-mini dim com encaixes macho fêmea e conectar o teclado neles. Fica um tubão doidão suspenso, mas dá pra usar. Fazia isso antes, quando utilizava este joy no win98.

Não quero fazer adaptações em que peças fiquem soltas ou expostas. Estava pensando em comprar uma soundblaster music ou alguma outra que tenha porta de jogos. Já que um adaptador custa tão caro, melhor inteirar um tanto mais e matar dois coelhos com uma cajadada só. Aí terei uma placa de som de excelente qualidade e ganho uma porta de jogos DB-15 avulsa. O problema maior é aproveitar os botões de comando no teclado.

Acho que a gente deveria montar um clube do tipo "Amantes dos bons imuladores e replicas de joysticks", somente para trocarmos informações e procurarmos alternativas viáveis para essas nossas antigas, mas eficientes preciosidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se entendi, no cabo que vem do joy tem um conector tipo o do primeiro desenho?

ps2q.th.jpg

Comprando os dois dos conectores desmontáveis PS2 um macho e femea, voce ponta um cabo como o do segundo desenho, o macho encaixa na entrada de teclado do micro, e na femea voce liga o teclado.

Claro, para montar precisa de solda, leve as peças e o esquema dos pinos em algum técnico de eletrônica e pague ele para soldar os cabos nos novos conectores.

Estes conectores originais são selados, não da para mexer neles.

E se usar um teclado USB, não resolve?

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o tal conector é como o do primeiro desenho. Então, será que posso me atrever a soldar o negócio? É só cortar o fio que vai para o conector mini-dim e plugar de acordo com o desenho de baixo, seguindo o esquema de pinagem? Nao existe esse conector macho-femea para comprar? Pelo que vi no desenho, do conector femea preso ao joystick seria acoplado o teclado e deste sairia um cabo diretamente para o conector macho o qual seria conectado a motherboard correto? Só quero ver, além do trabalho de solda correta, o desafio de ter dois cabos passando pelo mesmo lado do conector fêmea.

Pena não achar esse conector macho de um lado, fême do outro para comprar. Será que isso não existe?

Bem que tenho vontade de comprar um teclado usb, mas aí, voltaríamos ao esquema da adaptação, ou seja, teria que ter no final do cabo que vem do joystick, um conector que aceitasse a plugagem do teclado de um lado e de outro, a ponta para colocar na motherboard. Acho isso ainda mais difícil de encontrar, ou estarei enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quero ver, além do trabalho de solda correta, o desafio de ter dois cabos passando pelo mesmo lado do conector fêmea.

Acredito que isso não seria difícil, aquela parte mais fina na traseira do conector por ir sendo cortada - é uma espécie de malha - de forma a aumentar o diametro, passa 2 cabos fácil.

Bem que tenho vontade de comprar um teclado usb, mas aí, voltaríamos ao esquema da adaptação, ou seja, teria que ter no final do cabo que vem do joystick,

Acho esta a opção mais prática, voce fica com teclado novo ligado na USB, aproveita o cabo PS2 do teclado velho para colocar no joy, o que é mais fácil que fazer a nova ponta com dois conectores.

Emende os fios no novo cabo com os do velho por dentro da caixa do joy, para ficar com melhor aspecto.

Use tubo termoretratil (heatsrink) para cobrir/isolar as emendas.

São 5 fios a serem soldados.

Eu diria que este tipo de conector pronto não vai encontrar. Só acha mesmo os DIN/PS2 que são um tranbolho incomodo de usar, pois fica forçando a tomada na motherboard devido ao tamanho/peso.

Sokol1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não acredito que por causa de 3 pininhos vou ter que fazer toda essa mexelança.

Acho que vou arrumar três araminhos pequenos de aço inoxidável, enfiar a coisa pra dentro do pino e ver no que dá! O negócio é só o contato que tá dando erro! Se funcionar, vai ser mais rápido e menos complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...