Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
aceleron

[Resolvido] Charset - acentuação !¿?!

Recommended Posts

Em minha homepage coloquei o seguinte código

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

e minha dúvida é a seguinte:

Com este código será necessário que eu coloque todas as palavras que tiverem acento com o código do acento correspondente (vírgulas = vírgula)? ou basta isso para que o navegador do usuário acentue as palavras corretamente:confused:, ou devo utilizar charset tipo ISO?

Editado por aceleron

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso o intype como editor de textos e uso o padão:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

lembrando de alterar no rodapé do editor ao lado da opção de linguagem para utf-8,

e a acentuação é imprimida normalmente sem a necessidade de escapar o acento com códigos

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Po, eu li que o charset=iso-8859-1 era pra caracteres latinos, alguma coisa do tipo, é isso mesmo?

Se eu não preciso colocar o código de acentução nas palavras utilizando o utf8 , tem problema se algumas delas ja tiverem com o código?

Compartilhar este post

Link para o post

Em UTF-8 você precisa obrigatoriamente da palavra traduzida pro html: á = á

Em ISO-8859-1 é facultativo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ai fica um pouco difícil, um site falava que o utf-8 é o mais abrangente e mais recomendado e não precisa digitar as chamadas entidades(o codigo dos acentos) e que o iso era em casos especificos.

po e agora¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿

Compartilhar este post

Link para o post

Se você visse cada coisa que eu vejo com PHP... e não to falando de nada muito avançado não... Mas enfim:

Faz um teste: cria uma página e digita 'água'. Coloca o charset ISO-8859-1 e veja como sai, depois troca o charset pelo UTF-8 e recarregue a página.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Seguinte havia testado a algum tempo com o charset=iso-8859-1 e tive alguns problemas mas com utf-8 ficou sem problemas. Até hoje e após varias visualizações da página não encontrei problemas com a acentuação usando o utf-8. Mas de qualquer forma valeu a ajuda pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Você tembém deve verificar de que forma este arquivo foi criado, uma forma fácil de verificar é abrir o arquivo com bloco de notas e salvar como , abaixo você verá em qual padrão de codificação está, utf-8 ou ANSI.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Esse detalhe eu não estava lembrando se bem que os dois editores que eu uso para editar as páginas da web e o Bloco de Notas como agutoli mencionou que avisa se characters especiais podem ser perdidos dependendo do formato de salvamento e o Dreamweaver que automaticamente coloca na página o utf-8 (ao menos aqui!).

--------------------------------------------------------------------------------

O problema que aconteceu comigo foi devido ao B.O.M no utf-8 que conforme explicado no primeiro link abaixo, se você salvar o documento no caso (X)HTML com o UTF-8 como no caso do bloco de notas, ele insere automaticamente o B.O.M, mas pode-se verificar no Dreamweaver e no Notepad++ que quando se vai salvar o arquivo existe a opção de remover o BOM.

Pode-se verificar o que é o BOM nos links abaixo e os problemas que ele causa em arquivos salvos no formato UTF-8.

Pude verificar que ao editar um arquivo no servidor onde hospedo minha home, ele apresentava exatamente a assinatura BOM que são os seguintes caracters no começo do arquivo: .

Com as explicação mais completas nos links, todos que tiverem problemas semelhantes provavelmente poderão resolver.

links uteis:

http://www.igorescobar.com/blog/2009/10/26/problemas-com-utf-8-with-bom/

http://www.w3.org/International/questions/qa-changing-encoding

http://www.w3.org/International/questions/qa-utf8-bom

Editado por aceleron

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais