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    • Gabriel Torres

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nelsonxp

"Crackers atacaram Speedy, diz Telefônica"

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SÃO PAULO - O Procon de São Paulo enviou um ofício à Telefônica exigindo explicações sobre as falhas no serviço Speedy que prejudicaram usuários ao longo da terça-feira (7).

De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, o pedido de explicações foi enviado à empresa na tarde desta quarta-feira (8). Pelas regras do Procon, a Telefônica tem 24 horas para explicar o que aconteceu exatamente com seu serviço de banda larga.

O órgão explica que o pedido não significa que a telecom será necessariamente punida, embora multas não sejam descartadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Procon, os diretores do órgão decidiram pedir explicações oficiais após verem uma avalanche de notícias e queixas circularem na web dizendo que o serviço falhou no dia de ontem.

Na noite de terça-feira, a Telefônica negou problemas graves com sua banda larga. Ao longo desta quarta (8), porém, a empresa admitiu falhas pontuais, que teriam sido solucionadas ainda na noite de ontem.

O Procon-SP lembra que, caso o serviço tenha ficado de fato indisponível, os consumidores vítimas da falha devem receber um desconto em suas mensalidades do Speedy.

O expediente já foi usado pela Telefônica em 2008, quando uma falha grave deixou usuários de quase todas as cidades paulistas sem acesso à internet por até três dias. Na ocasião, os assinantes afetados pelo problema tiveram um desconto em suas mensalidades proporcional ao tempo que ficaram sem o serviço.

Além da pane de junho de 2008, a companhia foi alvo de fortes críticas em fevereiro deste ano, quando um de seus data centers na Grande São Paulo pegou fogo deixando clientes corporativos sem acesso à web e sites de empresas como Pão de Açúcar e Kalunga.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/procon-sp-pede-explicacoes-a-telefonica-08042009-38.shl

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De: Felipe Zmoginski, de INFO Online Quinta-feira, 09 de abril de 2009 - 15h03

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/crackers-atacaram-speedy-diz-telefonica-09042009-31.shl

sss20090409154213.jpg

´Se eu puxar esse fio, acho que resolvo o problema...´

SÃO PAULO – A Telefônica responsabilizou “ações de origem externa” pelas dificuldades que usuários do Speedy encontraram para navegar na web ao longo dos últimos três dias.

Desde terça-feira, milhares de usuários do serviço se queixam de dificuldades para obter a conexão e extrema lentidão para navegar na web. A Telefônica inicialmente negou que problemas estruturais a afetassem para, na quarta (8), admitir que falhas em sua rede de banda larga.

Uma investigação interna apontou que crackers organizados dispararam milhões de pedidos de acesso simultâneos a seus servidores DNS.

A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes.

Um servidor do tipo é o equipamento responsável por fazer a conversão dos nomes dos websites pelos números IP correspondentes a eles. Assim, quando uma pessoa digita www.info.abril.com.br, um servidor DNS o redireciona para o endereço IP deste dista.

Na versão da Telefônica, crackers enviaram um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS com a intenção deliberada de esgotar a capacidade destes equipamentos, gerando dificuldades de navegação em páginas de internet.

Uma característica deste tipo de ataque faz ficar quase impossível navegar na web, mas não prejudica a troca de mensagens por aplicativos como o MSN (Windows Live) ou mesmo baixar arquivos em redes P2P.

Em nota a Telefônica afirma que “ações desta natureza ocorrem com frequência em todo o mundo”. “A Telefônica, assim como todas as grandes empresas de telecomunicações, adota todos os procedimentos conhecidos para detecção e proteção contra esse tipo de ação e minimização e correção dos seus efeitos”, diz a telecom.

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E mais uma vez a telefônica faz os outros de trouxa e não dá satisfações a ninguém(não estou falando isso porque ela demorou 4 mesês para ligar o telefone em casa e 3 mesês para ligar o speedy e mesmo assim não ligou nem é por isso imagine?)

Espero que o procon consiga com que eles tenham o minímo de respeito pelos clientes que bancam a boa vida deles

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  • Autor do tópico
  • E mais uma vez a telefônica faz os outros de trouxa e não dá satisfações a ninguém(não estou falando isso porque ela demorou 4 mesês para ligar o telefone em casa e 3 mesês para ligar o speedy e mesmo assim não ligou nem é por isso imagine?)

    Espero que o procon consiga com que eles tenham o minímo de respeito pelos clientes que bancam a boa vida deles

    É verdade Marti, eles nem se quer avisam o que está acontecendo ou não dão aviso prévio se vai haver uma manutenção, mas para dizer que não fomos avisados, mandam o comunicado junto com a fatura, na verdade preverem ver os usuários passarem raiva e perderem nosso tempo ligando para aquilo que chamam "central de relacionamento" :angry:.

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  • Autor do tópico
  • Depois de ter negado a existência de um problema no serviço de landa larga do Speedy, a Telefonica voltou atrás e admitiu o problema em seus servidores DNS, que teriam sido alvo de ataques de crackers - ainda que a empresa não tenha admitido expressamente.

    Segundo nota oficial da empresa, a origem do problema são "ações externas" que atacaram deliberadamente os servidores. Estes ataques seriam a causa do problema no DNS, que impede que usuários naveguem, pois é responsável pela conversão dos nomes dos websites em endereços de IP.

    Os ataques simulariam milhares de requisições falsas ao servidor de DNS, concorrendo com as verdadeiras e impedindo o seu funcionamento normal.

    Ontem a empresa negou que havia algum problema e que a situação já estava normalizada às 21h30. Porém, diversos usuários relataram estar com problemas durarante todo o dia.

    Ainda segundo a nota, esse problema não impede o uso de mensagens instantâneas, como MSN e Skype, nem de redes peer-to-peer, como torrents.

    A empresa ainda não resolveu o problema. Segundo a nota, a Telefonica está "empreendendo todos os esforços para normalizar o serviço o mais rapidadamente possível". Diz ainda que irá comunicar o ataque às autoridades para que medidas sejam tomadas.

    Indenização

    Muitos usuários continuam sem o serviço. O Procon-SP orienta que todas as pessoas afetadas pelo problema entrem com pedido de ressarcimento no próprio órgão com valor proporcional aos dias que ficaram sem o serviço.

    A empresa tem até o final do dia de hoje para responder à notificação do Procon sobre o problema. O órgão admite, porém, que a empresa deve pedir adiamento do prazo até segunda-feira.

    http://msn.techguru.com.br/telefonica+reconhece+problema+no+speedy.htm

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    aff... é verdade que propria telefonica tem a obrigação de procurar meios de evitar esse tipo de problema, mas também é de conhecimento geral que esse tipo de ataque, que se enquadraria na categoria DDoS, é difícil de combater e de encontrar a origem...

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    pode até ser...

    e se for comprovado que foi uma falha deles e que mentiram ao dar a explicação, o Procon tem que cair matando

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    pode até ser...

    e se for comprovado que foi uma falha deles e que mentiram ao dar a explicação, o Procon tem que cair matando

    Mais um processo contra a telefônica..

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    Eu acho que eles tão com tantos clientes que não estão conseguindo dar conta do recado, não é possivel, agora sempre da problema na rede da telefonica e varios clientes ficam sem acesso.

    Quero ver se eles vão descontar da minha fatura.....(_(

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    Péssimo e revoltante... mas sinceramente, todos merecem. Se eu tivesse no comando da empresa, eu faria o mesmo, pois como exemplo temos o presidente do país e seus subalternos agindo exatamente assim: a culpa nunca é deles, sempre dos outros.

    Se fazem no setor público e funciona... porque não fazer no setor privado?

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    A telefônica já ultrapassou e muito o número de clientes que ela consegue dar conta tanto é que últimamente o serviço que eles prestam estão um lixo não que um dia tenha sido bom mais ultimamente está bem pior

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