Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre formatação


Íkaros

Posts recomendados

Estou com um problema e acho que vou precisar mandar formatar o PC. Estava lendo alguns tutoriais que encontrei na net sobre como formatar o windows xp, a minha dúvida é que se por algum motivo em não conseguir formatar o computador seguindo os tutoriais, e apagar totalmente o hd, gostaria de saber se o técnico irá conseguir formatar o hd assim mesmo, se irá saber quais os drivers instalar, e se cobrará mais caro pelo serviço. Resumindo, se eu fizer alguma cagada ao formatar o PC, o técnico irá conseguir reverter a situação? Sei que é uma pergunta meio ***** mas preciso fazê-la.

Obrigado. Íkaros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ikaro, veja bem

Reverter a situação é impossível, pois, uma vez iniciada a formatação, blau, blau... seus dados foram totalmente excluidos.

O que o técnico vai fazer é instalar tudo de novo.

Mas não precisa ter medo.

Se você tiver um cd com o Windows XP Oficial, pode fazer sem medo.

O Windows XP formata e se reinstala sem problema algum.. Tudo automaticamente.

A maioria dos drivers já estão no próprio cd.

Mas o ideal é você ter o cd da placa mãe também, ou outros que vieram junto com a máquina.

Qualquer dúvida, poste novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatar o HD é uma tarefa simples, caso realmete seja necessário, desde que você tenha o disco do windows.

Mais um detalhe, no set up o boot deve estar para o cd-rom primeiro.

Eu tentaria reinstalar ou reparar o windows primeiro, assim você não perderia a pasta meus documentos (ela ficaria duplicada).

Outra dica, assim que estiver tudo ok, faça uma imagem do seu HD, o Nero pode fazê-lo.

Tendo a imagem, você instalaria mais facilmente do jeitinho que estava antes da formatação.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos mas tenho muitas duvidas quantos aos drivers que vou precisar instalar, minha placa-mãe é uma ASUS P5GPL-X, não sei se junto com ela vem de fábrica alguma outra placa junto, como a de som por exemplo, e se irei precisar desses drivers também, ou se já está tudo junto no cd de instalação da placa-mãe. Também tenho dúvida se vou precisar do driver de instalação do leitor de cd e tembém do modem. Gostaria de saber se o cd do windows que encontro por aí se consegui dar o boot por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos mas tenho muitas duvidas quantos aos drivers que vou precisar instalar, minha placa-mãe é uma ASUS P5GPL-X, não sei se junto com ela vem de fábrica alguma outra placa junto, como a de som por exemplo, e se irei precisar desses drivers também, ou se já está tudo junto no cd de instalação da placa-mãe. Também tenho dúvida se vou precisar do driver de instalação do leitor de cd e tembém do modem. Gostaria de saber se o cd do windows que encontro por aí se consegui dar o boot por ele.

Amigo, se você ja fez um backup dos seus dados (arquivos que você não quer perder com a formatação), vai fundo e tenta formatar, no cd de instalação do windows xp tem todos os drivers basicos para que seu pc funcione corretamente, depois que o xp estiver instalado "peladinho", você pega o cd com os drivers da sua placa mãe e atualiza, pois eles são mais corretos, melhores e mais compativeis para que seu pc rode mais lisinho. Um dos probleminhas, ao quel eu também estou infrentando, é que não tenho o cd da placa mãe, ai tenho que achar os drivers na web, principalmente o de som, o qual não funciona na maioria das instalações do windows xp.

Obs: Não sou técnico, se eu estiver errado por favor me corrija.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos mas tenho muitas duvidas quantos aos drivers que vou precisar instalar, minha placa-mãe é uma ASUS P5GPL-X, não sei se junto com ela vem de fábrica alguma outra placa junto, como a de som por exemplo, e se irei precisar desses drivers também, ou se já está tudo junto no cd de instalação da placa-mãe.

Também tenho dúvida se vou precisar do driver de instalação do leitor de cd e tembém do modem. Gostaria de saber se o cd do windows que encontro por aí se consegui dar o boot por ele.

Tendo o cd da placa mãe você estará seguro, nele vem os drivers que ela precisa, depois de instalar o windows, basta rodar o cd que ele atualiza.

O drive da placa de audio também está no cd. Além dos drives, vem também alguns programas (eu não instalei nenhum, apenas o drive de controle de wan, som e raid, porque usb o xp reconhece).

Se você não tiver o drive do modem, pode pesquisar no site do fabricante usando outro pc.

A princípio, o disco do windows faz o boot. Se já tiver um windows instalado, ele pergunta se você quer restaurar, ou instalar noutra partição ou instalar na mesma partição.

As mobos já sabem que você tem um drive cd rom ou dvd rom. você precisaria deste drive se fosse instalar o win 98, sendo que o próprio cd de boot dá a opção com suporte ou não ou cd rom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se você ja fez um backup dos seus dados (arquivos que você não quer perder com a formatação), vai fundo e tenta formatar, no cd de instalação do windows xp tem todos os drivers basicos para que seu pc funcione corretamente, depois que o xp estiver instalado "peladinho", você pega o cd com os drivers da sua placa mãe e atualiza, pois eles são mais corretos, melhores e mais compativeis para que seu pc rode mais lisinho. Um dos probleminhas, ao quel eu também estou infrentando, é que não tenho o cd da placa mãe, ai tenho que achar os drivers na web, principalmente o de som, o qual não funciona na maioria das instalações do windows xp.

Obs: Não sou técnico, se eu estiver errado por favor me corrija.

você foi mais rápido no tc do que eu.

A biblioteca do windows é grande, mas as vezes falta aquele drive que você precisa.

Depois de achar na net fica fácil.

Como disse antes, depois que tudo estiver instalado direitinho, sugiro fazer uma imagem do HD. Assim, este disco imagem deixará o pc redondinho de uma só vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, este é meu 1 post aqui, nem sei qual é a versao de meu windows creio q é XP service pac 2,o que ocorre é, tudo que eu abro da erro,as vezes estou navegando na net e de repente ele fecha tudo e fica no desktop(área de trabalho) e as vezes ele reinicia sózinho.

alguém pode me ajudar,sera q é virus, pois ja passei o AVG e não deu nada !!!

obs o computador mandei montar com umas peças q eu ja tinha, uma placa-mãe daqueles positivo que era um celeron d ai coloquei um proc. pentium 4 2,22 ghz(algo assim) e tinha apenas uma memoria ddr 256 mb 2,100,ai eu coloquei mais uma de 256 mb 2,700

sera que é essa diferença na memoria q está fazendo isso ??? pois logo que coloquei ela veio os problemas (depois de uns 20 dias)

ah, o meu pc ta com 2 hd de 40 gb é preciso formatar os dois, ou só aquele q ta o windows que é o c:/ ???

me ajude ai galera !!

e como eu inicio o processo de formataçao, ja tenho o cd do windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas memórias diferentes estão dando conflito. A memória que for comprar deve ser pelo menos a mesma velocidade da que já está instalada.

Já a formatação, você pode instalar o Windows no HD onde estava instalado o Windows anterior (C:\).

Vou te mandar um link de um tutorial para fazer a instalação: http://www.meustutoriais.com.br/2007/07/26/formatando-um-pc-e-instalando-windows-xp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas memórias diferentes estão dando conflito. A memória que for comprar deve ser pelo menos a mesma velocidade da que já está instalada.

Já a formatação, você pode instalar o Windows no HD onde estava instalado o Windows anterior (C:\).

Vou te mandar um link de um tutorial para fazer a instalação: http://www.meustutoriais.com.br/2007/07/26/formatando-um-pc-e-instalando-windows-xp/

então ontem eu tirei as duas memorias de 256 e coloquei só 1 de 512 400 mhz e o problema ficou a mesma coisa.ai voltei as minhas memorias de volta pois a outra peguei emprestado de outro pc só p testar!!

as minhas sao 256 mb ddr 2100 e a outra 256 mb ddr 2700

e a q emprestei é 512 ddr 400 mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo existem várias soluções para o seu problema, mas talvez seriam um pouco complicadas para voce, como não explicou sobre o seu hd, se só tem um, capacidade, etc, estou supondo que só tem um de modo que seu sistema operacional está junto com os arquivos que voce salvou, criou, copiou, etc, desde que começou a usar o pc, a formatação apaga (pode ser recuperada) tudo, então o ideal seria fazer o seguinte:

-Criar outra partição em seu hd através de programas tipo Partition Magic, transferir os arquivos para essa partição;

-Depois com o uso de programas específico tipo My Driver, caso não saiba detalhes do seu hardware ou não tenha cd dos drivers, levantar e copiar todos os drivers existentes no seu pc em uma pasta;

-Depois disso poderia formatar e reinstalar o windows sem problema algum e este sistema operacional possue embutido nele muitos drivers depois para conferir os que faltaria bastava acessar o painel de controle, sistema, gerenciador de dispositivos e verificar os que estão faltando.

Quanto a instalação, ela é simples, basta seguir o procedimento abaixo e ir seguindo as instruções e ir escolhendo as opções que irão surgir.

Instalação com o CD bootável (A convencional)

Com o cd bootável, configure na bios o cd-rom como primeiro dispositivo de boot, coloque o cd no drive e de o boot, o sistema irá pedir para acionar qualquer tecla para iniciar do cd- rom, e quando ele der o primeiro reinicio, não aperte nenhuma tecla, deixe rolar que a instalação seguirá normalmente.

Instalando com cd sem boot (A mais complicada)

Sem o cd bootável, de o boot com o disquete do w98 conténdo nele o arquivo smartdrv.exe para facilitar, nesse caso a bios tem que estar configurada para o primeiro boot pelo disquete, escolha a opção com apoio a cd rom. Copie o arquivo srmartdrv.exe para o disco rígido assim: A:>\Copy srmartdrv.exe C:\ ; à seguir execute o arquivo smartdrv.exe instalado no drive C ; feito isso, coloque o CD do Windows no drive de cd rom e digite X:\I386\WINNNT.EXE ( onde X corresponde ao drive que contém o cd-rom ) e nesse momento a instalação irá iniciar.

Agradeço a ajuda de todos mas tenho muitas duvidas quantos aos drivers que vou precisar instalar, minha placa-mãe é uma ASUS P5GPL-X, não sei se junto com ela vem de fábrica alguma outra placa junto, como a de som por exemplo, e se irei precisar desses drivers também, ou se já está tudo junto no cd de instalação da placa-mãe. Também tenho dúvida se vou precisar do driver de instalação do leitor de cd e tembém do modem. Gostaria de saber se o cd do windows que encontro por aí se consegui dar o boot por ele.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...