Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Eu tenho um fan de 120mm atrás do computador, jogando ar quente para fora da CPU, mas o problema de eu não ter um fan na frente é que, o meu gabinete é meio grande, e o local de se encaixar o fan e o lugar de ligar ele são meio distantes um do outro, daria uns 10 a 20 cm +/-, e eu não encontro um com esse comprimento do cabo , se souber aonde eu posso achar agradeço.

Poderá usar um adaptador, do qual você poderá ligar a fan diretamente no molex da fonte.

E outra coisa, a pasta térmica que eu apliquei no processador a alguns meses atrás, não é de tão boa qualidade quanto essas da akasa, artic silver, etc.

É uma da Implastec, do potinho preto com um adesivo amarelo em cima.

Essa pasta térmica é bem ruin amigo, se fosse você tentaria pegar uma Akasar AK-450 ou 455 ambas não sai mais que R$15 mais depende da embalagem pois varia a quantidade, e elas contém Prata em sua formula.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Tenho um Netbook ACER ONE D250, com um processador ATOM N270.

A questão é sua temperatura. A temperatura do diodo fica em média 85°C em bateria e 90°C em modo AC (já chegou a 94°C). Isto com trabalhos leves, como processadores de texto e internet (apenas o que preciso para o dia-dia).

Tendo em vista o baixo consumo elétrico deste processador, estou achando muito alta esta temperatura, mesmo sabendo que o diodo trabalha com temperaturas mais altas. Porém, mesmo assim estou achando esta muito alta.

De qualquer forma, não conheço muito bem deste processador, por isto venho até aqui perguntar se alguém tem a propriedade de me dizer se estas são faixas de temperaturas normais ou não para este processador.

Só peço que tenham como premissa um usuário não leigo no assunto dispensando então algumas questões como ambiente quente, obstrução da ventilação, qual o software utilizo para medir a temperatura, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Tenho um Netbook ACER ONE D250, com um processador ATOM N270.

A questão é sua temperatura. A temperatura do diodo fica em média 85°C em bateria e 90°C em modo AC (já chegou a 94°C). Isto com trabalhos leves, como processadores de texto e internet (apenas o que preciso para o dia-dia).

Tendo em vista o baixo consumo elétrico deste processador, estou achando muito alta esta temperatura, mesmo sabendo que o diodo trabalha com temperaturas mais altas. Porém, mesmo assim estou achando esta muito alta.

De qualquer forma, não conheço muito bem deste processador, por isto venho até aqui perguntar se alguém tem a propriedade de me dizer se estas são faixas de temperaturas normais ou não para este processador.

Só peço que tenham como premissa um usuário não leigo no assunto dispensando então algumas questões como ambiente quente, obstrução da ventilação, qual o software utilizo para medir a temperatura, etc...

Amigão, é praticamente impossível esse N270 chegar a essa temperatura, trata-se de um processador extremamente econômico e frio. Em tarefas simples como você citou, ele raras vezes precisa ligar o cooler para se refrigerar, de tão baixo é seu TDP.

Não tem como não fazer as perguntas que você pediu que não fosse feitas, pois essas leituras de temperaturas aí estão completamente erradas. Você realmente sente algum calor intenso subindo dele quando essas temperaturas são lidas? Já experimentou utilizar outro software para leitura? A propósito, qual você está utilizando? Se for o Everest, já lhe adianto que muito provavelmente ele está redondamente errado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, é praticamente impossível esse N270 chegar a essa temperatura, trata-se de um processador extremamente econômico e frio. Em tarefas simples como você citou, ele raras vezes precisa ligar o cooler para se refrigerar, de tão baixo é seu TDP.

Não tem como não fazer as perguntas que você pediu que não fosse feitas, pois essas leituras de temperaturas aí estão completamente erradas. Você realmente sente algum calor intenso subindo dele quando essas temperaturas são lidas? Já experimentou utilizar outro software para leitura? A propósito, qual você está utilizando? Se for o Everest, já lhe adianto que muito provavelmente ele está redondamente errado.

Abraço.

Já esperava este tipo de questionamento. SuperrooT, vamos esquecer as medições e programas. BASTA COLOCAR A MÃO!

Por favor, considere estas informações como verdade.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um Q6600, e reparei q um dos núcleos sempre fica com a temperatura abaixo da dos outros

em idle: http://img443.imageshack.us/img443/6686/tempidle.jpg

em full: http://img133.imageshack.us/img133/5533/tempfull.jpg

essa diferença geralmente fica entre 4 a 8ºC

gostaria de saber se isso é normal ou seria um defeito nos sensores, e se uma simples atualizaçao da bios resolveria

obrigado, desculpem o incomodo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

lcosenza

Bom amigo seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware!!!

Bom amigo as temperaturas em IDLE estão dentro do limite de aceitação ou seja nada de anormal, porém em FULL os núcleos ficam em média em 60°C o que é o limite de segurança ou seja se passar disso poderá ter a vida util do processador reduzida.

Poderia melhorar o sistema de ventilação do PC ou reaplicar a pasta térmica para que essas temperaturas tendessem a diminuir.

Abraços amigo e seja bem vindo mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Queria saber se essa temperatua é aceitável?

Pois, esse pc ta com um problema em que fica aparecendo CPU FAN error quando é iniciado...

Bom amigo essas temperaturas estão um pouco elevadas mais esse problema da CPU FAN error é pouco provael que esteja relacionado com a temperatura.

Pesquise aqui na área que tem varios tópicos arespeito desse problema, como esse tópico é destinado apenas a discussão de avaliação e ou analise de temperaturas logo não é o lugar para esse tipo de discussão.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idle:

tempidle.jpg w1152.png

Full:

tempfull.jpg w1152.png

Configuração:

A780GM-A

X2 7750-BE

2GB DDR2 800

HD 500GB

Zalman 360

Ventilação:

FAN traseiro e dianteiro (R4-L2R-20CK-GP) e cooler box

E ae? Obrigado.

20ºC no processador em idle?? Tem coisa errada aí, a não ser que a temperatura ambiente esteja por volta de uns 15ºC.

Se for isso mesmo, tá ótimo, em full nem passando dos 40ºC, mais ou menos o que consigo obter aqui.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai que está o problema.

Soma-se as temperaturas dos núcleos? Ou faz alguma média?

Eu moro no rio e aqui não nada frio. Hoje por exemplo, a temperatura ambiente está na casa dos 28º.

^^

O importante é a temperatura individual dos núcleos, não se faz média entre elas.

Deve ser algum bug no sensor ou, mais provavelmente, no Everest. Para verificar a temperatura em idle você pode fazer isso no Setup mesmo. Se continuar com esses valores absurdos, tente uma atualização do BIOS.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não tinha postado ainda em full, vou colocar agora.

IDLE E FULL

O certo seria não passar dos 60 graus né?!

Bom amigo não é que seja o certo, pois o certo é ver no site da fabricante do processador a temperatura máxima que ele suporta, mas por medida de segurança é bom limitar a temperatura em FULL em 60°C por medida de segurança. Quanto as temperaturas em FULL estão boas sim é só manter. Não deixe que ultra passe os 60°C.

Abraços

Atualizei a BIOS e não mudou nada. Também troquei o everest pelo HWMonitor, mas a temperatura continua a mesma.

Na BIOS, a temperatura fica em 40º.

Bom, nao sei em que acreditar. E ae? O que vocês acham? Valeu.

Bom amigo é mais recomendável confiar nas temperaturas da BIOS.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um Over aqui (2.8 para 3.1ghz) e troquei o cooler lateral que antes era de 80mm por um de 120mm, agora ficou bom né, bem melhor que antes, vejam:

IDLE:

CPU- 29º (núcleos idem)

MB- 28º

Full:

screenhunter02jul032023.gif

Antes sem over e com o cooler de 80mm na lateral ficava em:

Full:

CPU- 58º

MB- 43º

Agora ficou perfeito né ?

Uma duvida, 30 minutos de Prime é o suficiente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo não é que seja o certo, pois o certo é ver no site da fabricante do processador a temperatura máxima que ele suporta, mas por medida de segurança é bom limitar a temperatura em FULL em 60°C por medida de segurança. Quanto as temperaturas em FULL estão boas sim é só manter. Não deixe que ultra passe os 60°C.

Abraços

A informação que encontrei foi essa

Electrical/Thermal parameters

V core (V) ? 1.05 - 1.325

Max operating temperature (°C) ? 73

Thermal Design Power (W) ? 95

Assim o processador pode chegar a isso que nao sofre danos? ou ja é o limite pra ele parar de funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A informação que encontrei foi essa

Electrical/Thermal parameters

V core (V) ? 1.05 - 1.325

Max operating temperature (°C) ? 73

Thermal Design Power (W) ? 95

Assim o processador pode chegar a isso que nao sofre danos? ou ja é o limite pra ele parar de funcionar?

Essa informação é o limite máximo após isso poderá haver danos irreparáveis.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera? beleza?

Segue ai meu teste em ful... queria saber se preciso mudar algo na ventilação do meu micro! Em breve pretendo colocar mais um cooler de 12cm pra jogar mais ar friu pra dentro da maquina!

full_hd4850.jpg

To com uma HD4850.. fonte zalman 360w.. core 2 duo e7400(2.8) .. 4 gb memoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa galera? beleza?

Segue ai meu teste em ful... queria saber se preciso mudar algo na ventilação do meu micro! Em breve pretendo colocar mais um cooler de 12cm pra jogar mais ar friu pra dentro da maquina!

To com uma HD4850.. fonte zalman 360w.. core 2 duo e7400(2.8) .. 4 gb memoria!

Estão ótimas as suas temperaturas em FULL amigo, mas quanto mais ventilação melhor então pode instalar sim uma fam de 120mm que sem duvida aumentará ainda mais a vida util de seus hardwares.

Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a BIOS e não mudou nada. Também troquei o everest pelo HWMonitor, mas a temperatura continua a mesma.

Na BIOS, a temperatura fica em 40º.

Bom, nao sei em que acreditar. E ae? O que vocês acham? Valeu.

tempidle.th.jpg

isso dae tá com cara de "tjmax" configurada errada

vai no site da AMD e procura o tjmax ideal pro seu processador

e muda nas preferencias do everest

29016064.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique aqui as temperaturas to achando muito alto.

Idle: http://img21.imageshack.us/img21/3903/idlek.jpg

Full: http://img195.imageshack.us/img195/8169/fullw.jpg

Config:

Proc. Q6600 2.4Ghz

Pl Mae Fatality FP-IN9-SLI

2x1GB DDR2 800Mhz

XFX 8600GT 256MB

Cooler Master X Dream P775

Uso um gabinete básico aqui, nao tem entrada para por fan, só da para por um atras, um de 90mm. Fiz os testes com o gabinete aberto, o unico cooler é da cooler master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique aqui as temperaturas to achando muito alto.

Idle: http://img21.imageshack.us/img21/3903/idlek.jpg

Full: http://img195.imageshack.us/img195/8169/fullw.jpg

Config:

Proc. Q6600 2.4Ghz

Pl Mae Fatality FP-IN9-SLI

2x1GB DDR2 800Mhz

XFX 8600GT 256MB

Cooler Master X Dream P775

Uso um gabinete básico aqui, nao tem entrada para por fan, só da para por um atras, um de 90mm. Fiz os testes com o gabinete aberto, o unico cooler é da cooler master.

olá amigo

as temperaturas estão normais

não se preucupe

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Abra o aplicativo Orthos, na opção Blend test e inicie-o (com o Everest (na aba sensor), Hwmonitor, Coretemp ou speed fan aberto). Espera cerca de 15 minutos e tire uma Screenshot. Desse modo estará medindo a temperatura em full (computador a todo vapor).

P.S: Orthos: http://www.techpowerup.com/downloads/385/ (Recomendado para tem processador com até 2 núcleos)

Prime95: http://www.baixaki.com.br/download/prime95.htm (Recomendado para tem processador com mais de 3 núcleos)

Olá, felizmente eu não tenho problemas com temperaturas, mas eu estou em dúvida sobre qual programa de estresse nós devemos utilizar para avaliar as mesmas.

Neste tópico do fórum de overclock eu questiono isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-avaliar-se/690440

Eu coloquei essa questão, pois os programas Orthos e Prime95 aquecem muito menos minha CPU do que o OCCT ou o IntelBurn Test.

Será que não deveriamos utilizar os programas que aquecem mais, como o OCCT ou outro mais extremo?

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...