Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Olá amigos,

Esse é meu primeiro post e já estou precisando de ajuda.

Estou tentando montar um carregador de baterias, e preciso de esclarecimentos sobre alguns componentes:

a) Diodo P600 (diodo 50V/5A ou superior): alguém poderia indicar um substituto que seja mais facilmente encontrado?

B) Tiristor SCR MCR 100-8 ou MCR 100-6: pode ser substituido pelo BT169 ou podem indicar outro substituto mais facilmente encontrado?

c) qual o código do diodo zener 5,6 V? O circuito não especifica quantos watts. Para um carregador você acham que 1w é suficiente?

Agradeço desde já a ajuda.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega fauzisp, Bem-vindo ao fórum do CDH, se você indicar um link ou postar o esquema deste carregador, ficaria mais fácil de se auxiliado!...

Diodo P600 (diodo 50V/5A ou superior)
Você pode usar o SK6/08
Tiristor SCR MCR 100-8 ou MCR 100-6: pode ser substituido pelo BT169
Sim, pode!, o SCR TIC106 é muito comum, mas tem a disposição dos terminais diferentes!...
qual o código do diodo zener 5,6 V? O circuito não especifica quantos watts. Para um carregador você acham que 1w é suficiente?
Sem ver onde esse diodo está sendo aplicado é difícil indicar!...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Fauzisp, como este diodo está no Gate de um SCR, pode usar um diodo zener de 1/2W com folga, embora neste circuito, não precise mais do que 1/8W para este diodo!...

A corrente de gatilho do SCR é bem baixa, por isso eles não especificam a potência do zener...oik?

Resumindo!, é o que você encontrar mais facilmente....

Ele não é um componente critico!....

Ps: Tenho interesse em montar este circuito!, achei muito interessante! só estou "meio" sem tempo!...:(, post para nós seus resultados após a montagem ok?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo BC,

Mais uma vez agradeço sua pronta resposta e a sua objetividade e segurança.

Nos próximos dias estarei montando e testando o carregador, ai, postarei as fotos e comentarei sobre o desempenho.

Estarei usando um trafo existente naqueles antigos "reguladores" de tensão que as TVs preto e branco exigiam, pois eles permitem obter uma saída de 12volts.

Muitas pessoas ainda guardam esses reguladores em suas casas ... é só garimpar.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo BCPetronzio

Eu terminei de montar o circuito e está funcionando (parece que bem).

Entretanto, não estou entendendo como fazer a regulagem do potenciômetro, uma vez que o texto não conseguiu me esclarecer, com certeza pela minha falta de conhecimento.

O amigo poderia dar algumas dicas de como fazer para regular adequadamente esse potenciomentro, valendo-se da orientação que se encontra abaixo do circuito constante no link que passei?

Agradeço novamente sua atenção.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Para ajustar o Carregador, coloque o potenciometro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltimetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar

Colega, vou passar o que entendi!, "coloque o potenciometro a meio", parece que para o carregador já sair carregando a bateria..., "verifique a tensão com um voltimetro até o valor normal para a bateria", Fique monitorando o tempo todo, até a bateria chegar a tensão máxima que você escolheu para a carga dela ex: 14,5V ou 13,8V...., quando chegar a este valor de tensão que você escolheu, ajuste então (potenciometro) até o LED apagar, destaquei a palavra apagar, porque creio que deve ser ao contrário, "até ele acender"... Veja esta parte da descrição:

a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a caarga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.
...

Bom "acho" que deve ser assim!, faça um teste ai e nos dê retorno...

Se não consegui "passar" legal para você!, aguarde que colegas podem te auxiliar melhor...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você tem razão:

Veja o mesmo carregador, agora num site em inglês:

http://www.elecfree.com/electronic/automatic-12v-lead-acid-battery-charger/

Ai realmente fala que para regular o potenciometro, o LED deve acender ...

Entretanto, uma dúvida ainda me resta: pelo que entendi, o LED deve acender quanto a carga estive completa, ok? Inclusive esse teste eu já fiz e deu certo, isto é, quando a bateria está com a carga completa o LED se acente.

Como então regular o potenciômetro para que o LED acenda "continuadamente", uma vez que a bateria está entrando em carregamento, isto é, ainda não está com a carga completa?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
uma dúvida ainda me resta: pelo que entendi, o LED deve acender quanto a carga estive completa, ok?
Sim
Como então regular o potenciômetro para que o LED acenda "continuadamente", uma vez que a bateria está entrando em carregamento, isto é, ainda não está com a carga completa?
Deixa eu entender sua dúvida!, o led ficará aceso emquanto a bateria estiver com carga..., o limite da tensão é você que vai estipular, fica medindo com o multimetro até a tensão sobre a bateria estiver com 14V (por exemplo), quando ela atingir esta tensão o led acende e só apagará quando a bateria entrar em carga novamente!, se o circuito esta entrando em carga toda hora significa que você (talvez), escolheu uma tensão muito alta para ela...

Creio que deve ser essa sua dúvida né?, se não for, pergunte de novo até sanar todas as suas dúvidas!...Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa amigo, pela minha ignorância rsrs ...

Na verdade, estamos tratando da regulagem do potenciometro. Suponhamos que eu queira uma tensão de 13,8v, certo?

Ai, ligo o carregador, conecto na bateria e deixo o potenciometro no meio. Ai fico monitorando com o multimetro até chegar os 13,8v. Quando chegar nessa tensão o led deverá acender, sem que eu tenha mexido no potenciometro??!! O Led acende mesmo que a bateria não esteja completamente carregada??!!

Pelo que entendi em princípio o led deveria acender apenas quando a bateria estivesse completamente carregada, o que leva horas.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Ai fico monitorando com o multimetro até chegar os 13,8v. Quando chegar nessa tensão o led deverá acender, sem que eu tenha mexido no potenciometro??
Não, o potenciômetro pela metade vai fazer com que o carregador "tende" a carregar a bateria, (vamos dizer com 16V), mas quando chegar nos 13,8V que você quer, você atua no potenciômetro até o led acender..., com isso você fez a "calibração" do carregador, ai toda vez que você for carregar a bateria, ela será carregada até atigir os 13,8V que você estipulou, e ficará em manutenção...ok?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro BCPretonzio,

Anteontem coloquei a bateria pra recarregar. É uma bateria de 100A e por experiência, estimo que estava com meia carga.

Depois de ligado, comecei a monitorar com o voltimetro digital, sendo que a tensão inicial foi de 12,38v, subindo gradativamente até chegar aos 12,9v e dai não se elevou mais.

A única forma de fazer a tensão chegar aos 13,8v (considerada a tensão ideal) foi mexer no potenciometro, o que fiz gradativamente. A tensão de 13,8v só foi obtida com o potenciometro quase no fim do curso.

Ai continuei monitorando e após algumas horas, estabilizou-se em 13,8v.

Isso foi das 17:00 as 22:00 horas. Ai, fui dormir e deixei ligado.

No outro dia, ainda com o carregador ligado, a tensão ainda estava em 13,8v, porém o LED estava apagado (achei estranho). Acho que a bateria estava completamente carregada, porque depois de um descanso fora do carregador por 10 horas, a bateria acusava uma tensão de 12,8v, equivalente a bateria completamente carregada.

Então, o LED deveria estar aceso, o que não ocorreu.

Durante o monitoramente, também não consegui "calibrar" o carregador com o acendimento do LED, que também não ocorreu. Será que o LED queimou??

Após o procedimento e o descanso da bateria, levei a mesma numa oficina de bateria e o proprietário confirmou que ela estava completamente carregada.

Acho que vou trocar o LED para ver no próximo carregamento.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Durante o monitoramente, também não consegui "calibrar" o carregador com o acendimento do LED, que também não ocorreu. Será que o LED queimou??
Teste-o com o multimetro, não creio que tenha queimado o led, o que deve ter ocorrido é que a corrente fornecida pelo carregador não tenha diminuido o suficiente para o carregador dasarmar e a carga ficar somente na flutuação...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigos,

O carregador está funcionando perfeitamente bem, não fosse por um detalhe.

O tempo de carregamento é excessivamente grande, em função da corrente do transformador. Não sei de quantos amperes é o transformador, mas pelo tempo que está demorando para carregador, estimo que menos de 4 amperes.

Assim, estou procurando um transformador que forneça 10 amperes e não estou encontrando.

Os amigos podem indicar onde posso encontrar esse transformador, de preferência num local "barateiro", tipo direto de industria, etc.

As caracteristicas são 127V X 12V X 10 amperes.

Agradeço desde já.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, uso esse carregador em pescarias. A bateria que usamos é uma bateria de 100A. Alguns artigos na net falam para se usar carregador que forneçam 10% da corrente da bateria. Porisso tava pensando em aumentar a corrente desse carregador.

Seria possível trocar os diodos ou outros componentes para evitar queimar o circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, neste caso sim!, você precisa fornecer maior corrente mesmo!, por isso que sua bateria esta demorando para chegar na carga completa!...

Bom!, você terá que redimencionar o circuito!, os principais componentes que teriam que ser auterados seria D1 e Q1, para o diodo D1, você pode colocar dois SK6/08 em paralelo, que suportará até 12A, o problema é o Triac (Q1), teria que fazer uma pesquisa, pois o que lembro agora é o TIC226 que suporta 8A, este componente eu não sei se podem ser ligados em paralelo!..., só fazendo um teste para ter certeza!, coloque os triac's em um dissipador de calor!...ok?, os outros componentes não mudaria em nada!, pois estariam em ação somente em flutuação, onde a corrente é baixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola amigos estou a aum tempo também tentando fazer esse carregador ja fiz a placa substituindo o BRX149 pelo TIC106 e o BT136 pelo TIC206, o sistema esta funcionando com uma fonte de 1A, gostaria de comprar uma fonte mais forte, no entanto tenho uma duvida, no caso teria diferença entre fonte e transformador? Tipo se eu comprar uma fonte com saida de 12V 5A seria o mesmo que um transformador de 12V 5A? As substituições dos componentes podem dar algum problema?

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega poseidonata, no caso deste circuito de carregador, faz diferença sim!, ele trabalha com a tensão pulsante, então você deveria comprar um transformador 12V/5A...

Quanto a substituição do SCR e do TRIAC, creio que não tem problemas... ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...