Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

O circuito pode ser visualizado nesse link,

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Quando a bateria estiver completamente carregada o circuito desliga?Eu posso deixar o carregador ligado direto sem correr o risco de uma sobrecarga na bateria? , pois estou querendo montar um circuito com uma lampada de emergencia e tenho que estar com a bateria sempre carregada .

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Alguém montou o carregador simples do nosso colega Rafael? Montei ele mas não funcionou... Utilizei um trafo de 24v e 7A. Primeiro liguei sem carga e não consegui ajuste acima de 11,5v. Ao ligar uma carga (resistência de 82 ohms), na hora queimou o bc547 e o lm317 . Gostei muito desse projeto por ser barato e pela possibilidade de controlar a corrente na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chokibrown, se a tensão de saída não passou dos 11V é porque tem algo errado na montagem. O projeto é na verdade uma simples fonte de alimentação com limitador de corrente. O transistor (booster) TIP147 serve para o conjunto ter uma corrente maior do que a do LM317 sozinho (1,5A). Se substituir o LM317 pelo LM338, o TIP147 pode ser eliminado. Tire ele ja jogada por um instante e veja se o mesmo LM317 regula. Se ainda não, desligue o coletor do BC547 e faça um jumper no resistor "RX". Feito isso, o circuito passa a ser uma simples fonte de alimentação ajustável e terá de ser regulável normalmente.

A minha funciona normalmente, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores dos resistores são frutos dos cálculos. Naturalmente podem não ser achados comercialmente. Procure pelo valor mais próximo. Também não é necessário colocar esse leque de resistores, é melhor colocar dois ou três nos valores que o montador acha que vai usar mais... ou mesmo um resistor limitando em 4A (por exemplo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, dei uma revisada na minha montagem, estava errado mesmo. Acabei invertendo o BC547, por isso queimei ele e o LM... Mas agora já está funcionando. Nos meus testes, consegui ajustar a saída de 3 até 22V. Deixei nos 13,8V. Testei em uma bateria de 65A automotiva que já estava carregada. Medi 2,8 A de corrente quando liguei, depois foi baixando conforme subia a tensão na bateria. Montei com 3 niveis de ajuste de corrente, para 0,7A, 4A e 6A, mas tenho alguma dúvidas: Quando seleciono para 0,7A, ele deveria manter limitada essa corrente? No meu teste, a corrente foi 0, não carregou. Foi assim também quando testei só com resistores de 82ohms, a tensão caía a 0 também. Na medição em aberto ou com resistores altos, estava ok. Outro detalhe, montei o LM e o TIP no mesmo dissipador, mas esquentou demais e rápido! Seria o caso de colocar um dissipador maior? Ou em dissipadores separados? Aí vai como ficou o carregador pronto:

A maior parte das peças vieram de sucata mesmo :cool:

post-39863-13884966429787_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela montagem As vezes é assim mesmo, a gente vai acertando um detalhe por dia até o projeto funcionar bem. Ao selecionar 0,7A, sua corrente foi a zero não por sua culpa, culpa do esquemático onde o valor esta marcado errado :eek:: 0,6 volts (tensão de base do transistor) dividido por 0,7A (corrente máxima desejada) é igual a 0,82Ω (0,85Ω mais precisamente) e não 82Ω. FALHA NOSSA! :D

Mas também nunca espere valores exatos la no multímetro por causa das tolerâncias para mais ou para menos dos componentes.

Eu suponho que 0,7A é para uma bateria de moto ou alarme. Recomenda-se carregar a 10% do valor normal... AS vezes também é recomendado carregar a 3A como carga rápida, claro, monitorando a temperatura. Sendo assim, carregar a 700mA ou 1A não é prejudicial para a bateria não.

Quanto ao dissipador, quanto mais, melhor .

Vou corrigir o esquema acima e edito o post.

Att.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais alguns testes com o carregador montado, ainda sem o resistor correto pra testar o limite da corrente em torno dos 700mA. Instalei o Tip em um dissipador exclusivo. Deixei ligado apenas 5 min carregando a bateria com a corrente em torno de 2,5A (pouco em relação a capacidade do tip que é 10A e do trafo de 7A). O resistor de 1R ligado ao v in (pin3) do LM queimou. Ali deve ser usado um resistor de potência, talvez 1W ou mais. O aquecimento do TIP foi excessivo mesmo com um dissipador grande (10x5cm com aletas) e uma ventoinha em cima. Não pude medir a temperatura, mas pra ter uma ideia não dava pra encostar a mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse esquema foi postado em meio à muita informação sobre fontes e carregadores. Na época, pouca informação ja ilustrava bem o esquema...

O resistor de 1R é de 5W ou mais. O aquecimento do transistor pode-se dar pelo fato da tensão de entrada do circuito ser muito alta, tipo acima dos 16V ou de ter um curto na saida. Como está a bateria, está boa? Quanto mais descarregada ela estiver, mais ela será uma carga para o circuito.

Um circuito semelhante é encontrado aqui:

http://www.electronicecircuits.com/electronic-circuits/lm317-regulated-battery-charger-circuit

O resistor de 1R é de 5W assim como RX. Também é uma boa ideia adicionar um resistor de 0,10R (até 0,22R) no emissor do TIP147 para que ele não se danifique facilmente, ficará mais protegido.

O circuito que eu uso (com as correções) são esses:

b3eb.jpg

ou, mais simples ainda:

7lig.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O circuito pode ser visualizado nesse link,

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Quando a bateria estiver completamente carregada o circuito desliga?Eu posso deixar o carregador ligado direto sem correr o risco de uma sobrecarga na bateria? , pois estou querendo montar um circuito com uma lampada de emergencia e tenho que estar com a bateria sempre carregada .

Obrigado

faz um com fonte atx ou tx que quando a bateria carrega totalmente a fonte para de enviar carga dae nao da sobrecarga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Ola.  Eu li seus posts desta seção do forum e preciso de uma ajuda.

 

Eu montei dois carregadores de bateria com fonte ATX, um de para 12 volts e outro para 6 volts. 

 

Estão funcionando corretamente, entram em flutuação quando a carga é atingida , eu observei isso com um multímetro.

 

O que preciso deve ser simples pra vocês , mas não estou conseguindo.

 

Desejo colocar um led avisando "carga cmpleta" mas não descobri como fazer. Podem me ajudar ? 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • 3 anos depois...
Em 05/04/2011 às 01:49, chacalgbi disse:

Pessoal, montei meu carregador, funciona. Só que o meu tá carregando "bem de leve" não passa de 400mA a corrente, e olha que a bateria tava bem baixa! Ai demora demais! Até ai tudo bem, é só ter paciência e deixar a carga lenta fazer seu trabalho. Só que tô montando esse carregador pra ligar em baterias que vão está ligadas em MicroTiks, eles funcionam de 10 a 24V. Cada um em tráfego consome 600mA. Eu iria ligar 2 ou 3. Como o trafo é de 4A, teria que dar essa carga né? Ou não? Como eu faço pra ele dar mais corrente?

estou usando o Triac BT137-600E o SCR é o MCR100-6 o capacitor é de 220uF/16V. O esquema original é 220uF/25V. As resistências são de 82ohms mesmo, porém são de 5W (não achei de 1w).

Quando eu ligo uma carga na bateria com o carregador ligado nela, uma carga de 800mA, a bateria vai caindo a tensão bem lentamente. O Carregador não teria que suprir isso?

O dissipador do triac só fica morno, e mesmo com o potenciômetro todo para o lado de R3, só dá 12,46V

Olha as fotos em minha bancada:

post-801738-1388495911883_thumb.jpg

post-801738-13884959120561_thumb.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...