Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Você pode usar o BRY55-100, creio que seja mais fácil de encontrar, como ele não é um componente crítico, você pode usar qualquer SCR comum tipo o TIC106, neste caso tem que prestar atenção na disposição dor terminais, pois são difierentes...

Bcpetronzio valeu pela informação....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega hvhelio, eu não estou bem certo!, mas creio que este carregador só "Libera" a tensão de carga, quando ele "percebe" que há um consumo de corrente!, no estado em que o seu se encontra, (sem carga), ele deve estar em "stand-by"!...

PS: Não esqueça que você tem que calibrar ele para o tipo de bateria a ser carregada!, os procedimentos de calibração estão no site!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio terminei cara o fonte não coloquei ainda pra carregar pois acabei de fazer mais quando vou medir com um multimetro está dando só 7v.... porque será?

esse circuito fornece a carga uma tensão que nao e Ca nem CC mas sim

impulsos sinusoidais meia onda da saida do diodo rectificadir

os multimetros nao estão preparados para medir ondas dess tipo logo o valor lido vai ser menor dado o valor medio ser inferior, seja o valor medio ou o valor eficaz

teste com a bateria e a resistencia em serie como indiquei atras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse circuito fornece a carga uma tensão que nao e Ca nem CC mas sim

impulsos sinusoidais meia onda da saida do diodo rectificadir

os multimetros nao estão preparados para medir ondas dess tipo logo o valor lido vai ser menor dado o valor medio ser inferior, seja o valor medio ou o valor eficaz

teste com a bateria e a resistencia em serie como indiquei atras

valeu amigos muito obrigado mesmo.... vou fazer os testes como indicado e posto o resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,eu estava procurando na net sobre carregadores de baterias,achei interessante este tópico.

Tenho um trafo com saída de 50A com tensão de 16V,gostaria de saber de vocês o que acham de ultiliza-lo para essa finalidade,usar com esse circuito,mas alterando alguns componetes:

Q1=50RIA60

D1=70HFR100

Eu estou prescisando de um carregador para 1 bateria de 400 ah.

Se eu for montar esse carregador irei postar fotos para que possamos discutir sobre o circuito.

Imaginem se havesse um curto na saída.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde pessoal!

Antes de mais devo me apresentar.

Meu nome é Danilo e moro em São Paulo, sou um freqüentador anônimo do CDH a um bom tempo, e só agora resolvi fazer o cadastro =D

Eu estava procurando um circuito carregador para bateria automotiva e me deparei com este site: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38 , que também é citado aqui, mas antes de começar a monta-lo eu gostaria de sanar uma dúvida:

Eu gostaria de usar este carregador para poder utilizar o som do meu carro durante um período mais prolongado sem ter que ligar o motor para carregar a bateria, ou seja, se eu for ficar um bom tempo ouvindo o som do carro, eu ligo o carregador de bateria e ele vai carregando e o som consumindo, tenho ciência que o consumo é muuuito superior ao que é fornecido pelo carregador, mas o que necessito é dar menos partidas no motor por período de utilização.

vamos realmente a dúvida...

O meu som possui aproximadamente 1KW de potencia (mono + stereo), isso funcionando no máximo, coisa que nao faço... acredito que se fazendo uma média de utilização devo consumir algo entre 400 e 500W, sendo assim fazendo uma conta de "padaria" temos P=U.i, 500=12.i, portanto, i=42A.

Se eu ligar esta fonte que fornece 4A e drenar 42A, a rede vai me fornecer os 42A, até mais se eu quiser, mas e os componentes da fonte? eles irão suportar? Ou quem vai tomar a pancada sozinha vai ser somente a bateria e a fonte por ser um circuito, terá uma impedãncia maior e não sofrerá esse tranco de corrente?

Vocês poderiam me ajudar com esse questionamento?

Desde já grato!

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Danilo, Bem-vindo ao fórum do CDH.

Este circuito só fornecerá 4 amperes pois esta limitado pelo trafo do circuito, a corrente será fornecida aos módulos, através da bateria mesmo!

Você terá que fazer testes, pois acredito que este carregador não conseguira carregar a bateria com o som consumindo uma corrente superior a que ele fornece...

Aguarde mais opiniões!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, Bem-vindo ao fórum do CDH.

Este circuito só fornecerá 4 amperes pois esta limitado pelo trafo do circuito, a corrente será fornecida aos módulos, através da bateria mesmo!

Você terá que fazer testes, pois acredito que este carregador não conseguira carregar a bateria com o som consumindo uma corrente superior a que ele fornece...

Aguarde mais opiniões!...

Muito obrigado pelas boas vindas e pela pronta resposta!

Então, como eu havia dito, o que necessita apenas é dar menos partida no motor devido a utilizar o som com o carro desligado.

Se eu ganhar mais meia hora sem ligar o motor para mim ja esta de bom tamanho.

A minha dúvida é se quando o os módulos solicitarem corrente mesmo, quem irá fornecer será a bateria ou o carregador? Se for a bateria, sem problemas, mas se for o carregador ele irá fritar na hora...

O que necessito saber é se pela diferenças de impedâncias entre a bateria e o carregador, estando os mesmos em paralelo com o circuito de carga, qual irá tomar a pancada de drenagem de corrente.

Muito obrigado!

mesmodooutro

se as potencias forem essas o efeito vai ser zero

e se calhar ainda vai danificar esse carregador pois , como nao tem qualquer protecçao ,vai ser sobrecarregado e vai danificar

Oi Oceano!

Então.. nao acredito que o efeito será zero... com citado acima apenas quero ganhar mais algum tempo sem ter que ligar o motor do carro..

O circuito vai ser sobrecarregado mesmo com a bateria estando ligada em paralelo com o mesmo? Você poderia me explicar? =D

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! explicando de forma diferente, a pancada de corrente quem vai fornecer é a bateria..., o problema vai acontecer quando ela começar a ficar fraca, a carga (Módulo), "tentará" puxar do carregador uma corrente superior a que o trafo pode fornecer e que os componentes suportam..., por isso nosso colega Oceano disse que vai danificar o carregador, pois ele não tem proteção contra sobrecorrente...

Fazendo um comparativo com uma caixa de água de 60 Litros, se você possui, no lado inferior da caixa, um cano de descarga que tem vazão de 40 Litros por hora, e na parte de cima um cano que joga 4 Litros por hora neste caixa, o tempo de duração desta água, praticamente não vai variar!, estes 4 litros por hora a mais, vai te dar só alguns minutos de água a mais (2 min ou 3 min), ou seja! não resolverá seu problema...

Este comparativo tosco, é só para exemplificar o efeito nulo deste carregador, mencionado pelo colega Oceano...

Para este intuito, (aumentar o tempo de uso), você teria que ter um carregador que fornecesse, pelo menos uns 30 a 40A....

É mais ou menos por ai!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! explicando de forma diferente, a pancada de corrente quem vai fornecer é a bateria..., o problema vai acontecer quando ela começar a ficar fraca, a carga (Módulo), "tentará" puxar do carregador uma corrente superior a que o trafo pode fornecer e que os componentes suportam..., por isso nosso colega Oceano disse que vai danificar o carregador, pois ele não tem proteção contra sobrecorrente...

Fazendo um comparativo com uma caixa de água de 60 Litros, se você possui, no lado inferior da caixa, um cano de descarga que tem vazão de 40 Litros por hora, e na parte de cima um cano que joga 4 Litros por hora neste caixa, o tempo de duração desta água, praticamente não vai variar!, estes 4 litros por hora a mais, vai te dar só alguns minutos de água a mais (2 min ou 3 min), ou seja! não resolverá seu problema...

Este comparativo tosco, é só para exemplificar o efeito nulo deste carregador, mencionado pelo colega Oceano...

Para este intuito, (aumentar o tempo de uso), você teria que ter um carregador que fornecesse, pelo menos uns 30 a 40A....

É mais ou menos por ai!...

Entendeu... sem problemas! Muito obrigado pela ajuda! =D

Carregador de 40A não rola... melhor comprar outra bateria e deixar ela carregando enquanto uso o som... =P

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Colega Fauzisp, como este diodo está no Gate de um SCR, pode usar um diodo zener de 1/2W com folga, embora neste circuito, não precise mais do que 1/8W para este diodo!...

A corrente de gatilho do SCR é bem baixa, por isso eles não especificam a potência do zener...oik?

Resumindo!, é o que você encontrar mais facilmente....

Ele não é um componente critico!....

Ps: Tenho interesse em montar este circuito!, achei muito interessante! só estou "meio" sem tempo!...:(, post para nós seus resultados após a montagem ok?

Abraços

como colocar um led nesse circuito, para que quando a chave for acionada o led acender e indincar que o circuito esta ligado?

o outro led so acende quando a bateria esta carregada, mas como saber se o circuito esta funcionando sem testar com o multimetro?

Se colocar dentro do circuito vai queimar o led devido a alta corrente, se eu colocar resistor eu modifico a corrente do circuito, então onde colocar esse led indicador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se quer saber se esta ligado use uma resistencia em serie com led

ligue entre o catodo do rectificador D1 e o outro terminal do secundario do transformador

atençao a polaridade do led

valeu amigos muito obrigado mesmo.... vou fazer os testes como indicado e posto o resultado...

ja agora e os testes caro hvhelio ?

desde

07/10/2009, 21:05 H #57

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal fiz o carregador funcionou, tive algumas dificuldades de instalação de alguns componentes (principalmente os triacs), mas parece que ta tudo "certo", ele não estava entrando em flutuação (mas carregava normal) então reconferi o sistema e troquei o Q2, agora ele esta carregando mas esta enviando uma corrente de menos de 1A, cerca de 0,6, mesmo com um trafo de 5A, qual sera o problema? sera a inversão do Q2? E o led quando acende fica piscando meio ocilando!

Obrigado amigos!

como colocar um led nesse circuito, para que quando a chave for acionada o led acender e indincar que o circuito esta ligado?

o outro led so acende quando a bateria esta carregada, mas como saber se o circuito esta funcionando sem testar com o multimetro?

Se colocar dentro do circuito vai queimar o led devido a alta corrente, se eu colocar resistor eu modifico a corrente do circuito, então onde colocar esse led indicador?

Ola amigo, para sber se esta ligado, e ja para resfriar o sistema eu liguei um coler de 12v, desses de computador no sitema, assim se o coler ligar é porque o sistema tem energia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega poseidonata, o SCR (Q2) esta diretamente relacionado com a condução do Triac (Q1), pois se ele estiver com fuga, ele impedirá que o Q1 conduza plenamente...

Verifique também a posição do Q1..., O pino do meio vai para D1, o da esquerda vai para o R1/saida para Bateria, e o da direita vai para D2..., observe a figura abaixo se tiver dúvidas...

post-359338-13884956016975_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega poseidonata, o SCR (Q2) esta diretamente relacionado com a condução do Triac (Q1), pois se ele estiver com fuga, ele impedirá que o Q1 conduza plenamente...

Verifique também a posição do Q1..., O pino do meio vai para D1, o da esquerda vai para o R1/saida para Bateria, e o da direita vai para D2..., observe a figura abaixo se tiver dúvidas...

Ola amigo Bcpetronzio, como sempre me salvando, muito obrigado, sera que você poderia fazer essa explicação para o Q2 levando em conta que estou utilizando o MCR100-8 como da imagem anexa!

Obrigado

post-558737-13884956017909_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!, O pino indicado como K (catodo), vai ligado na saida (-) para a bateria (negativo), o pino indicado como G (gate), vai ligado na junção R9 e D3 (zener), e o pino indicado como A (anodo), vai ligado nos resistores R7 e R8, uma ligação invertida dele pode provocar a queima, sugiro que já coloque um novo no lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!, O pino indicado como K (catodo), vai ligado na saida (-) para a bateria (negativo), o pino indicado como G (gate), vai ligado na junção R9 e D3 (zener), e o pino indicado como A (anodo), vai ligado nos resistores R7 e R8, uma ligação invertida dele pode provocar a queima, sugiro que já coloque um novo no lugar...

Muito obrigado Bcpetronzio, realmente eu havia ligado ele errado, agora esta certo mais esta dando este problema na corrente, vou colocar outro no lugar, você acha que com essa inversão pode ter queimado algum outro componente?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Tem que testar o diodo zener (D3) também, se ele não estiver com fuga, o resto não terá queimado..., uma coisa que deve ser levado em conta é o ajuste do R2 (trimpot), você observou lá no site como é feito?

Ola vi sim mas para conseguir ajustalo teria que esperar a bateria carregar completamente - para chegar nos 13,8 - mas não consegui esperar tava demorando demais, vou trocar essas peças esse fim de semana e ver se melhora, no caso do R2 (potenciometro) eu até girando ele acende a luz mas não chegou a 13,8 fiz só pra testar o led, o grande problema é a questão da corrente, sei que ela deveria diminuir a hora que estivesse carregada ou proximo disso, no entanto quando esta com 12,21V de carga o carregador começa a enviar 0,67A com um trafo de 5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Ola vi sim mas para conseguir ajustalo teria que esperar a bateria carregar completamente - para chegar nos 13,8 -
Sim!, Para calibrar, você terá que ficar monitorando a tensão até que atinja atensão desejada...

PS: não tem como você testar este circuito com uma bateria já carregada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...