Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Agora vamos a verdade, era o que eu esperava ler mesmo faller, trabalhei uns 2 anos em uma fabrica desses estabilizadores, e quando tinha que fazer manutenção era sempre a mesma coisa, dois triacs entraram juntos em condução simplesmente fritando, e não eram quaisquer tiristitores, eram tiristores bons (SKKT120 da Semikron) e mesmo assim não aguentavam o tranco. eu imaginei essa situação também, mas quando perguntava aos projetistas era sempre a mesma resposta (culpa do cliente que colocava mais do que precisava)

Até certo ponto concordava com esse ponto de vista, mas sempre ser culpa do cliente achava estranho, foi então que resolvi projetar uma placa semelhante (so que tive que fazer o algoritmo no braço por que o engenheiro não ia me passar ne?!)e realmente funcionava mas quando dava pau era fritura na certa. Pedi segundas opiniões a fabricantes de estabilzadores mas sempre a mesma resposta...

então hoje....tempos depois que sai de la, resolvi pedir a opinião de alguem de fora do ramo de estabilizadores.

Obrigado pelo esclarecimento

edit:

"fritados" por causa da lógica de disparo não ter atentado para esse momento de disparo tendo feito enquanto outro elemento conduzia..
So uma coisa a lógica de disparo usado nesses era seguinte, na hora do disparo ambos os triacs deixavam de conduzir e davam um pequeno atraso para o tap correspondente entrar em ação, mas em muitos casos acontecia uma outro fenomeno desastroso acontecia do triac nao entrar em condução no momento certo (e as vezes de nem entrar) o que acontecia o secundario do trafo inversor de fase ficava aberto fazendo a tensão tender ao infinito e torrar toda a máquina.

abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
So uma coisa a lógica de disparo usado nesses era seguinte, na hora do disparo ambos os triacs deixavam de conduzir e davam um pequeno atraso para o tap correspondente entrar em ação, mas em muitos casos acontecia uma outro fenomeno desastroso acontecia do triac nao entrar em condução no momento certo (e as vezes de nem entrar) o que acontecia o secundario do trafo inversor de fase ficava aberto fazendo a tensão tender ao infinito e torrar toda a máquina.

abs.

Se a carga tiver comportamento indutivo, mesmo sem tensão, portanto após a passagem de um zero de tensão, pode um tiristor ou triac ainda estar conduzindo, pelo comportamento indutivo do carregamento. Mesmo conservando um tempo de segurança pode um segundo elemento ser levado a condução e dai já viu, toda a tensão a somar ou subtrair, via tap, é curtocircuitada por dois tiristores. Não há tiristor que aguente..

No outro caso, se o triac ou tiristor não conduz quando deveria, o tap recém aberto, que por comportamento indutivo é uma fonte de corrente, em aberto vai virar uma fonte de tensão e essa tensão se vai lá para o espaço.. Veja ai um surto típico de uma abertura de um relé de estabilizador.. Essa dai subiu lá prá perto de 1000 Volts no pico...

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

Ou seja.. Muito melhor deixar a energia sepre fluindo para seu PC, sem ficar chaveando a mesma, com relé ou triac ou tiristor, pois de um modo ou de outro a chance desses surtos aparecerem é alta, e o benefício de agregar mais ou menos de 6 a 10 Volts na entrada de uma fonte para PC é tão insignificativo que não existe a menor razão para o uso de um estabilizador.. Principalmente com fontes modernas com PFC ativo na atualidade.

Veja ai o comportamento das tensões liberadas por uma fonte de PC, de 300 Watts, com PFC ativo, com uma carga pouco inferior a 100 Watts, quando a rede primária da mesma foi submetida a variações desde zero até 254 Volts. Note que de 30 ou 35 Volts até os 254 Volts as tensões para o PC ficaram completamente estáveis mesmo com carga..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N referente a apenas estabilizador, mais também ao nobreak, eles podem causar um zumbido eletrico na fonte? Ou esse zumbido, é referente a rede elétrica so e soment so? porque minha corsair hx520w esta com esse problema, e eu uso um nobreak RAGTECH EL ELITE 500 e ontem a noite, deu uma queda de energia quando eu estava jogando COD4, e o mesmo n segurou, na mesma hora gelei, fiquei muito aperriado... Sobre o zumbido, isso é normal? Ele n é continuo, e acontece qualquer hora do dia, e as vezes esse zumbido é alto.

Abração galera

Ninguem galera pra me tirar essa duvida?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
N referente a apenas estabilizador, mais também ao nobreak, eles podem causar um zumbido eletrico na fonte? Ou esse zumbido, é referente a rede elétrica so e soment so? porque minha corsair hx520w esta com esse problema, e eu uso um nobreak RAGTECH EL ELITE 500 e ontem a noite, deu uma queda de energia quando eu estava jogando COD4, e o mesmo n segurou, na mesma hora gelei, fiquei muito aperriado... Sobre o zumbido, isso é normal? Ele n é continuo, e acontece qualquer hora do dia, e as vezes esse zumbido é alto.

Quanto a teu no-break não ter segurado, veja o estado de suas baterias. Se elas tiverem mais de 2 anos de vida, acho que "subiram no telhado"...

Quanto ao zumbido, é muito vaga essa sua descrição. Pode ser interferência do mundo externo. Um chuveiro elétrico eletronicamente controlado, (desses da Thermo System ou de tantas outras marcas) que são muito comuns por aqui, gera sim uma barulheira no meu filtro de entrada, em função de sua operação no sistema de dimmer. Não tivesse esse filtro, certamente faria barulho na fonte.. Seria esse tipo de zumbido?? Poderia ser casado com o uso do chuveiro elétrico, seu, do vizinho, ou até mesmo do outro prédio do lado??

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguem pode me ajudar com uma duvida ?

Comprei um filtro de linha apc p8t3v (chegou ontem), e como sabem, ele usa um disjuntor..

então, esse disjuntor só é "aberto" quando é preciso ?

porque tentei tentei "desliga-lo" apertando o mesmo, mas não da, ele não sai da posição de "ligado"

não sei se deu para entender o que eu tentei explicar.. rs

Obrigado a todos! ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando que outra pessoa também está procurando filtro da Clamper, achei este:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648073?par=busca590

Vi um MOV, o que me faz pensar que ele protege contra surtos. Mas parece que ele não tem ligação para o Terra. Se eu não conseguir fazer um TN-C-S aqui, ele seria aceitável, ou melhor mesmo usar o neutro da tomada como aterramento? No caso de usar o neutro como aterramento TN-C, algém sabe de um filtro adequado na internet, por favor?

Em praticamente 99% dos casos é inaceitável usar o neutro de um circuito final como aterramento. Não faça isso! Essa escolha não tem nada a ver com filtro ser adequado ou não, simplesmente é uma escolha perigosa porque você estará incluindo a massa do equipamento, a carcaça metalica, no meio do circuito de retorno sendo que em algumas situações o neutro poderá apresentar tensão e correntes perigosas.

Ná impossibilidade de adotar um esquema TN-C-S ou de forma melhor, um TN-S, eu ainda defendo adotar um sistema TT + Dispositivo DR 30mA + DPS entre Neutro e Terra. Um Clamper VCL Slim de 275V e pelo menos 45kA entre N e T pode ser usado, quanto mais alta a corrente suportada por um protetor entre N e T, melhor! E se é pra adotar DPS, que se adote nas Fases contra neutro tb.

Algumas pessoas pode ainda criticar a adoção do TT, mesmo com essas precauções, mas é um padrão utilizado em vários países e normatizado. Desde que tomadas as precauções citadas, os riscos são minimos. O sistema TN, seja qual for deles, tb apresenta seus riscos. Cada vez que estudo mais o assunto, mais a percepção da coisa vai se alargando e na minha opinião, numa rede de distribuição subterranea, com cabos isolados, um sistema TN-S ou TN-C-S pode ser mais seguro do que o mesmo numa rede aérea não isolada, como no Brasil, mas enfim, essa é outra discussão, mas nesse assunto de aterramento e proteções sempre há um "acordo" entre as escolhas, é analisar sempre qual sistema trará menos desvantagens pra cada aplicação e fechar o "acordo"!

Alguem pode me ajudar com uma duvida ?

Comprei um filtro de linha apc p8t3v (chegou ontem), e como sabem, ele usa um disjuntor..

então, esse disjuntor só é "aberto" quando é preciso ?

porque tentei tentei "desliga-lo" apertando o mesmo, mas não da, ele não sai da posição de "ligado"

não sei se deu para entender o que eu tentei explicar.. rs

Obrigado a todos! ^_^

Esse disjuntor só funciona quando necessário, ele não permite desligar o circuito apertando. Quando ele atua, ele "pipoca" pra fora, aí só pressionar o botão pra reativa-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa tarde pessoal, tenho algumas dúvidas sobre esse assunto dos estabilizadores.

Eu entendi que não devemos usar os estabilizadores porque são lentos e afins, então eu decidi retirar o meu do meu computador. Eu tenho já há vários anos um filtro de linha "marca X" e 2 estabilizadores ligados nesse filtro (1 CPU do meu irmão, outro meu). Aqui vão as dúvidas:

1ª) A regua de proteção é igual a um filtro de linha?

2ª) Um filtro de linha aguentaria eu ligar esses 2 CPU nele?

3ª) Onde eu acho um bom filtro de linha para comprar?

4ª) Onde posso utilizar o meu estabilizador que ficará sem serventia?

Por enquanto sao essas as dúvidas.

valeu pessoal e abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OMG nem imaginava q os estabilizadores eram estão inuteis eu to besta porque quando eu comprei meu primeiro pc e até hj eu imaginava q estabilizadores eram essenciais para seu funcionamento ultimamente estava pensando sobre eles e me perguntando o que eles fazem.

mt bom o topico e continuo pesquisando sobre o assunto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoal, tenho algumas dúvidas sobre esse assunto dos estabilizadores.

Eu entendi que não devemos usar os estabilizadores porque são lentos e afins, então eu decidi retirar o meu do meu computador. Eu tenho já há vários anos um filtro de linha "marca X" e 2 estabilizadores ligados nesse filtro (1 CPU do meu irmão, outro meu). Aqui vão as dúvidas:

1ª) A regua de proteção é igual a um filtro de linha?

Sim.

2ª) Um filtro de linha aguentaria eu ligar esses 2 CPU nele?

Aguenta sem problemas.

3ª) Onde eu acho um bom filtro de linha para comprar?

Você pode encontrar na www.atera.com.br e em outras lojas, recomendo os filtros de linha da marca APC.

4ª) Onde posso utilizar o meu estabilizador que ficará sem serventia?

Não tem utilidade, acho que pode esquecer ele... Se for bivolt pode usar como transformador de 220V para 110V, mas mesmo assim não é recomendado usar.

Por enquanto sao essas as dúvidas.

valeu pessoal e abraços.

Respostas em azul.

Abraços

Leonardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de receber a minha Corsair VX450W e to com uma duvida.

tenho aqui um estabilizador de 300VA que sei que é pouco e quando eu começar a jogar vou sentir um cheiro de queimado....

e tenho um filtro de linha aqui de uma tal de DATASOUND

0729256.jpg

será que esse filtro de linha é bom?

caso não qual me indicam em uma faixa de preço de 30/40 reais?

Pode ser q já responderam antes isso, pois li o tópico meio por cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem como desabilitar ou desativar o estabilizador não??

Infelizmente não. O problema maior nem é a chatice do barulho, mas sim o fato de que em cada Tlec desses ai seu PC é desligado e antes que ele morra, religado, provocando um stress totalmente desnecessário..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ampliando ainda mais a resposta corretíssima do Leo...

Um estabilizador com 300VA poderá oferecer a uma fonte que tenha o FP de 0,6 um total de 180 Watts somente.. Esse tipo de fonte, com FP=0,6, ou seja sem PFC ativo, geralmente tem eficiência de tranformação da ordem de 70%, e ainda se tem o Monitor geralmente ligado ao estabilizador.

Tirando o monitor, digamos uns 40 Watts, seu estabilizador reservaria para a fonte alimentar seu PC somente 140 Watts, correto???

Como sua eficiência geralmente gira em torno dos 70%, ela, essa fonte, só poderia entregar realmente ao seu PC cerca de 140 x 0,70 = 98 Watts..

Colocando para você agora somente 2 perguntas:

1) Você realmente acha que seu PC demanda somente 98 Watts??

2) Se sim, qual a razão de gastares com uma fonte capaz de entregar 450 Watts a ele??

Se ligares esse estabilizador ai, sem brincadeira nenhuma pois com isso não se brinca, deixa um extintor de incêndio por perto...

FAller desculpe a ignorância o meu pc está ligado a um nobreak tem problema???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
FAller desculpe a ignorância o meu pc está ligado a um nobreak tem problema???

Tirando o fato de que os no-breaks mais simples tem internamente um estabilizador, que fica inutilmente chaveando (Tlecs) sua fonte, desligando e religando seu PC, isso quando existir alguma variação de energia. Quando não existir energia, e seu no-break então gerar a energia para alimentar seu PC saiba que ele o fará com uma forma de onda retangular, muito diferente da forma de onda da rede elétrica, nessa hora estressando a fonte de seu PC..

Aproveite para salvar seu trabalho e desligar logo.

Se necessitares realmente operar quando faltar energia, coloque ai um bom no-break, de dupla conversão, geração senoidal pura, como é a forma de onda da rede elétrica e fique tranquilo, podendo operar desse modo anos a fio se quiseres, e a bateria aguentar...

Como você não citou seu no-break, não sei de que tipo de geração ele é, verifique você mesmo ou poste ai o modelo/marca..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi outro colega postando sobre esse componente e me surgiu umas duvidas:

qual a função que ele realmente exerce.

ele continuaria util fazendo o esquema abaixo?

tomada> ele > filtro de linha comum> PC

Produto:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648073?par=busca590

OBS: no filtro de linha, seriam ligados monitor, pc, impressora, sistema de som 2.1 da logitech e 1 luminária de mesa comum. o produto aguentaria isso tudo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi outro colega postando sobre esse componente e me surgiu umas duvidas:

qual a função que ele realmente exerce.

ele continuaria util fazendo o esquema abaixo?

tomada> ele > filtro de linha comum> PC

Produto:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648073?par=busca590

OBS: no filtro de linha, seriam ligados monitor, pc, impressora, sistema de som 2.1 da logitech e 1 luminária de mesa comum. o produto aguentaria isso tudo?

Isso aí não passa de um filtro de linha de quinta categoria com adaptador de três para dois pinos, um T faz praticamente a mesma coisa.

O filtro de linha desse adaptador é funcional para surtos pequenos, por falha de projeto ele não é capaz de fornecer proteção para grandes surtos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí não passa de um filtro de linha de quinta categoria com adaptador de três para dois pinos, um T faz praticamente a mesma coisa.

O filtro de linha desse adaptador é funcional para surtos pequenos, por falha de projeto ele não é capaz de fornecer proteção para grandes surtos.

então qual produto seria recomendado para o meu caso?

(poste link da loja(confiavel) onde pode ser comprado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então qual produto seria recomendado para o meu caso?

(poste link da loja(confiavel) onde pode ser comprado)

Recomendo um filtro de linha da APC se for 110V ou Upsai ou Clamper para 220V.

Com relação a falta de aterramento na tomada, esqueça isso. Use um adaptador para poder ligar o filtro de linha nela ou troque a tomada por uma de três pinos (não importa se o terceiro pino não for ligado a nada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caramba, muito bom o tópico! Veio de encontro a tudo que sempre me falaram sobre estabilizadores. Agora me deixou com a pulga atrás da orelha.

Veja meu caso e me dê uma opinião:

Sai do RJ e me mudei para Recife. Meu Home Theather, Modem DSL e Roteador são 110v. Chegando em Recife, para não realizar a troca de todos esses equipamentos, comprei um Estabilizador ( http://www.rcg.com.br/template.php?pagina=produtos_tela3.php&id_grupo=4&id_node=4&id_item=108 ) de 700w onde a entrada é 220v e a saída 115v e liguei tudo nele, inclusive o PC e monitor.

Neste caso, o que é aconselhado fazer, tendo em vista que o apartamento que aluguei não tem aterramento. Deixo tudo como está, ligado no estabilizador ou vou ter algum ganho no consumo de energia ligando os aparelhos Bivolts direto na tomada deixando o estabilizador somente para os 110v? Leve em consideração que meu micro fica 24hs ligado.

Minha fonte é uma Seventeam ST 500BAZ

Desde já agradeço aos esclarecimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, muito bom o tópico! Veio de encontro a tudo que sempre me falaram sobre estabilizadores. Agora me deixou com a pulga atrás da orelha.

Veja meu caso e me dê uma opinião:

Sai do RJ e me mudei para Recife. Meu Home Theather, Modem DSL e Roteador são 110v. Chegando em Recife, para não realizar a troca de todos esses equipamentos, comprei um Estabilizador ( http://www.rcg.com.br/template.php?pagina=produtos_tela3.php&id_grupo=4&id_node=4&id_item=108 ) de 700w onde a entrada é 220v e a saída 115v e liguei tudo nele, inclusive o PC e monitor.

Neste caso, o que é aconselhado fazer, tendo em vista que o apartamento que aluguei não tem aterramento. Deixo tudo como está, ligado no estabilizador ou vou ter algum ganho no consumo de energia ligando os aparelhos Bivolts direto na tomada deixando o estabilizador somente para os 110v? Leve em consideração que meu micro fica 24hs ligado.

Minha fonte é uma Seventeam ST 500BAZ

Desde já agradeço aos esclarecimentos.

Tudo que é bivolt ligue direto na tomada, não vale a pena ligar no estabilizador, você acaba perdendo uns 10% de energia na forma de calor.

Pode manter o estabilizador para esses equipamentos que só funcionam em 110V, mas o ideal seria usar um transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o que querem dizer, mas se quer proteger seu equipamento, não ligue nada direto na tomada! No máximo uma geladeira e máquina de lavar, e olhe lá!

Se o equipamento só opera em 110-127 - pelo menos filtro de linha com varistor de 150-175V e pra se ter proteção total, mesmo com menor vida util do filtro, varistor de 130V (filtros da APC vêm com varistor de 130V) - desde que nao tenha um DPS de maior valor na entrada ou quadro de disjuntor e que fique muito proximo do filtro.

Se o equipamento opera em 220V-240V - filtro com varistor de 250 à 275V.

Porque isso? Numa perda do condutor neutro principal, dependendo do ponto onde isso ocorrer, um filtro por exemplo com varistor de 275V e equipamento que opera só em 110V-127V, não vai proteger nada, teu equipamento vai queimar e um famigerado estabilizador dentro da norma NBR14373:2006, teria protegido teu equipamento. Pra não deixar passar batido, a perda do neutro em pontos específicos da rede elétrica, pode causar uma sobretensão em algumas das fases.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, muito bem explicado esse seu tópico!!!

Não sei se aqui é o lugar certo mas ai vai;

Recentemente comprei um MacPro Octa-Core, não peguei ainda mas se já estivesse com ele provavelmente estaria pendurado num estabilizador desses porcarias, mas me veio a questão em mente: Será que vale a pena arricar um equipamento caro desses somente num estabilizador?

A rede aqui de casa é toda aterrada, entram 2 fases 110v mas onde fica o PC é somente 1 fase 110v (1 fase, 1 neutro e 1 terra) ok?

Minha pergunta, vale a pena colocar um filtro desses http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07 ou deixo derretendo direto na parede?

Não faço a mínima ideia qualé a fonte do MacPro.

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale muito a pena pegar esse filtro aí ao invés de um estabilizador! Ele vai te dar proteção necessária contra picos de tensão e sobretensões. O faller te confirmará.

As fontes dos Apple são encomendas de empresas especializadas no ramo, muitas vezes vem de uma marca conhecida de fontes conceituas, mas são customizadas para as necessidades de potencia e design da Apple. Posso de confirmar que são excelentes fontes, sendo que a desse MAC e a de muitos outros modelos, possuem PFC Ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...