Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Obrigado pela resposta faller, é sempre bom ter a opinião de um profissional no assunto. Entretanto, para esclarecer de uma vez por todas, já que não tenho aterramento na minha residência, pelo que li o ideal para mim seria um bom filtro de linha (APC ou Clamper) e fugir de estabilizadores, e no-breaks só no caso de não poder perder dados que estiver usando no momento da queda da energia (não é meu caso). Estou correto?

Para complementar, a fonte que vou usar:

Corsair 550W VX Power Supply ATX12V

Quanto ao aterramento, empatamos, também não tenho, o que não é razão para alguém não ter... É o tipo da topologia que todos nós deveríamos ter, aterramento..

Mas se fosse obrigado a ter aterramento para poder ligar um PC, milhões deles não poderiam ser ligados aqui no Brasil...

Surtos de tensão, em sua maioria absoluta, não exigem que se tenha aterramento para a sua solução... A maioria deles aparece mesmo é entre fase e neutro. Os varistores vão dar conta dos mesmos sem problema algum, mesmo que você não tenha aterramento...

Se você vai usar em Porto Alegre (110 Volts) adote uma boa régua de proteção da APC (imbatível nessa tensão). Lhe aconselho essa daqui: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

Se vais usar a fonte Corsair VX550 saiba que ela bem pode operar desde os 90 VAC até 265 VAC, como pode ser visto nas suas características:

CorsairVX550EntradaAC.jpg

Agora amigo, sério mesmo, podendo operar emn tão larga faixa de tensão por que diabos queres estabilizar isso dai. Se acontecer essa tremenda variação de tensão ai na sua casa, vai dançar um mundaréu de equipamentos e lâmpadas, menos seu PC...

Veja, essa faixa, de 90 VAC aé 265 VAC é aquela em que o fabricante garante entrega da máxima potência da fonte. Muito provavelmente sua config não demandará nem 60% desse valor.. Ai a fonte é mais generosa ainda. Veja um teste que fiz, aqui em casa mesmo, com uma fonte com PFC ativo, assim como a sua, só que de 300 Watts, da Seasonic, com 100 Watts de carga.. Ela segurou as tensões de 3,3 5 e 12 Volts do PC estáveis, sem variação alguma mesmo a rede de entrada variando de 30 VAC até 254 VAC,...

Espantoso...

Tá ai: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Outro dia a energia, naqueles vendavais de primavera, ficou naquilo que oo pessoal costuma chamar de meia fase... Em que as lâmpadas ficam benm fraquinhas, oscilando um pouco.. Meu PC ficou numa boa, ligadasso sem o menor problema. Devia ter ali unn 50 Volts na tomada, não mais do que isso.. Claro, fechei o que devia fechar e sem pressa alguma, quase à luz de velas, desliguei o PC. Tenho aqui uma fonte ZM360B-APS, também com PFC ativo...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia a energia, naqueles vendavais de primavera, ficou naquilo que oo pessoal costuma chamar de meia fase... Em que as lâmpadas ficam benm fraquinhas, oscilando um pouco.. Meu PC ficou numa boa, ligadasso sem o menor problema. Devia ter ali unn 50 Volts na tomada, não mais do que isso.. Claro, fechei o que devia fechar e sem pressa alguma, quase à luz de velas, desliguei o PC. Tenho aqui uma fonte ZM360B-APS, também com PFC ativo...

eoauhouaehouaehouaeh!

Eu ri quando lí isso :D

Tenho também uma fonte dessa :wub:, aliás, por indicação aqui do forum!

E o video dos testes do PFC ali, fez eu convencer até um amigo meu que nao queria tirar o estabilizador de jeito nenhum!

aeouhaeouh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. eu posso estar falando besteira, mas vou tentar defender aqui a dignidade dos Estabilizadores e das réguas. Nâo que vou falar que elas são necessárias, mas caso você queira uma segurança um pouco maior.

Alguns equipamentos mais antigos ainda trabalham somente em 110V. Aqui em floripa, a Cia de energia trabalha em 220V! OK OK.. existem as casas com configuração no quadro de energia trifásico (que pode oferecer tanto 110V como 220) mas bem sabemos que utilizar as coisas em 220 gera pouca economia de energia, mas gera. E para utilizar chuveiros elétricos também é melhor. Mas como ligar na tomada de 220V algo que é 110V? Ai entra a questão do estabilizador que seria um T ou benjamin de grande porte que transforma a energia para 110V. E ainda tem o tal do fusível que pode lhe dar uma segurança caso haja um pico de energia alto e ao invés de estourar o fusivel da fonte (que a maioria é soldado) estoura o do estabilizador que pde ser facilmente trocado.

Outro ponto também é o seguinte:

Quantas tomadas seriam necessárias para alguém que tem um PC normal com impressora e caixas de som? 4 tomadas? Isso é para um PC básico!

E agora aqueles que tem mais equipamentos externos? Ai creio que a utilização de um estabilizador seja um mal necessário!

Caso os meus argumentos sejam inválidos... por favor desconsiderem hehehe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

então estabilizadores sao lenda ? ou isso só é valido para fontes ? tenho equipamentos eletronicos que os uso com regularidade e em demasia ( amps , cdjs , mixers , iluminaçao etc... ) e um belo dia nao liguei 1 dos cdjs no estabilizador e por esse motivo ( ou muita coincidência ) queimaram os reguladores de tensão do mesmo... e agora ? e pra redes nao aterradas a fonte ou o aparelho levaria toda descarga se fosse ligado direto na tomada ? se fosse estão ruim assim haveriam muitos casos sustentando essa teoria... o mundo evolui as fontes e os estabilizadores tambem ... só quero saber se uso ou nao estabilizador e em quais situaçoes ele se aplica (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mundo evolui as fontes e os estabilizadores tambem

Esse é o "X" da questão. O mundo todo evoluiu e junto a eles as fontes. Já os estabilizadores sofreram certa evolução desnecessária somente no Brasil.

O problema conceitual no nosso país é crônico a ponto de os fabricantes inventarem artefatos não normativos para justificarem o injustificável: "A péssima qualidade de fornecimento de energia elétrica".

Tais afirmações são feitas sem nenhum parâmetro comparativo. Os usuários acreditam e eles agradecem.

então estabilizadores sao lenda ?

Sim. Assim como o saci pererê, mula sem cabeça, boi tatá...

Acervo do folclore brasileiro.

ou isso só é valido para fontes ?

Por que somente para fontes? Qual é o equipamento onde o fabricante condiciona a garantia ao uso do estabilizador?

tenho equipamentos eletronicos que os uso com regularidade e em demasia ( amps , cdjs , mixers , iluminaçao etc... ) e um belo dia nao liguei 1 dos cdjs no estabilizador e por esse motivo ( ou muita coincidência ) queimaram os reguladores de tensão do mesmo... e agora ?

Há a necessidade da análise de algumas variáveis. A principal delas é a existência de dispositivo de proteção contra surtos no interior do estabilizador.

A única certeza que abstraimos da situação é: "Não foi o estabilizador o salvador da pátria".

e pra redes nao aterradas a fonte ou o aparelho levaria toda descarga se fosse ligado direto na tomada ?

Qual a relação existente entre estabilização de tensão x aterramento x eventos envolvendo sobretensões?

se fosse estão ruim assim haveriam muitos casos sustentando essa teoria...

Então vou lhe mostrar somente um:

Existe um fabricante de condicionadores de energia no Estados Unidos chamado Teal. Um dos seus produtos é um estabilizador de tensão, cujo princípio de funcionamento, tempo de resposta, eficiência e demais características elétricas superam dezenas de vezes o melhor estabilizador nacional por você conhecido.

No entanto, sua recomendação de uso com fontes chaveadas não condiz com as lendas urbanas brasileiras.

só quero saber se uso ou nao estabilizador

É uma questão pessoal ou de conhecimento técnico. Fora isso sobram as crenças.

Crença nas pessoas que afirmam, com fundamentações, a não necessidade do uso ou nos fabricantes que usam o marketing sem nada conseguir justificar.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você ja respondeu a maior duvida.. o problema é a nossa energia e nao o estabilizador em sim.. se esse tal fabricante tem la suas recomendaçoes pra nao usar com fontes chaveadas.. que isso se resuma aos eua... é difícil achar estabilizadores pra comprar em qualquer loja por la mas ups tem de monte ... a tecnologia é estão diferente entre ups e estabilizadores ? la existe aterramento adequado... e outra defendem que os estabilizadores sao ruins , que sejam ou nao , nao me importo ... mas ja que defendem quem me garante que usar meus equipamentos sem ele vai ser melhor ? ta la o post bonitinho bem explicado mas e o outro lado ? se a energia que chega na minha casa difere tanto assim da sua isso tb acontece com fontes e estabilizadores certo ? elas por elas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Teal não diz que estabilizadores não são recomendados pra tipo X de fonte, mas ele diz que essas fontes não necessitam de estailização externa e que o uso de qualquer tipo de estabilizador, seja pra qual for a aplicação for, é algo que deve ser criteriosamente analisado, todos os prós e contras devem ser pesados antes de decidir no seu uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

A maioria dos vendedores de pcs já incluem o estabilizador na compra mesmo sem que você peça,a muito tempo atras resolvi questionar e escutei a seguinte resposta,-"...o computador necessita trabalhar com uma 'tensão constante',não pode 'sofrer' quedas de energia,por isso o estabilizador,que vai "estabilizar uma corrente constante para que não venha a prejudicar o pc"...

Enfim,se é uma lenda,pra que serve um estabilizador?pra aumentar minha conta de luz?..rsrsrs..

Bom,tinha tudo ligado num estabilizador da marca RCG,pc,monitor,impressora,cxs de som,modem,switch...possuo aterramento em casa e gostaria de saber se essa sugestão:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

é uma boa para ligar todos esses periféricos,com segurança,ou há uma mais que você indicaria...

Obrigado e parabéns,tópico excelente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

A maioria dos vendedores de pcs já incluem o estabilizador na compra mesmo sem que você peça,a muito tempo atras resolvi questionar e escutei a seguinte resposta,-"...o computador necessita trabalhar com uma 'tensão constante',não pode 'sofrer' quedas de energia,por isso o estabilizador,que vai "estabilizar uma corrente constante para que não venha a prejudicar o pc"...

Enfim,se é uma lenda,pra que serve um estabilizador?pra aumentar minha conta de luz?..rsrsrs..

Bom,tinha tudo ligado num estabilizador da marca RCG,pc,monitor,impressora,cxs de som,modem,switch...possuo aterramento em casa e gostaria de saber se essa sugestão:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

é uma boa para ligar todos esses periféricos,com segurança,ou há uma mais que você indicaria...

Obrigado e parabéns,tópico excelente!

A questão do vendedor incluir o estabilizador na compra do PC é um misto de cultural e de sacanagem. Alguns vendedores nem mesmo sabem que isso é uma falácia e simplesmente repetem a venda como aprenderam. De qualquer modo sua comissão aumenta e o comprador compra uma ilusão, uma cadeira no céu...

Quero ver é você me mostrar algum fabricante de PC, de impressora, de TV, de scanner, de modem, do raio que seja, indicar ou até mesmo condicionar a garantia de seu equipamento a adoção de estabilizador. Tente encontrar!! Vou esperar sentado..

Na minha opinião, se a rede dai for de 110 volts, deves adotar de modo urgente essa proteção dai citada por ti e abandonar o uso do estabilizador. É assim que eu faria e fiz há quase 20 anos atrás, tão logo apareceram as fontes chaveadas para PC...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

citação da matéria:

"No Brasil, estabilizadores são de extrema importância"

"Como você viu, um estabilizador foi feito para ajudar, e ajuda"

"Ao proteger os aparelhos de eventuais problemas envolvendo corrente elétrica com um estabilizador, diminui-se o risco de queimar equipamentos. Também são evitados problemas em casos de sobrecarga e superaquecimento, e é possível identificar eventos fora do normal em uma rede elétrica"

De quanto foi o suborno para fazerem isso?

Como sempre, o baixaki com esses "tutoriais" ridiculos, sem qualquer fundamento, tornando o usuário leigo cada vez mais sucetivel à cair em golpes.

esse site ai é uma vergonha nacional.

vou mandar um e-mail para eles com um link para este tópico e ver o que eles respondem.

Façam isso também, quems abe se muitas pesosas enviarem, eles não concertam a cagada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que eles falam coisa por coisa, mas não provam nada tecnicamente, graficamente, matematicamente...nada! Tá até parecendo um artigo comprado, pois perceberam que a divulgação pela internet de que estabilizadores não servem pra nada já atingiu os cofres de tais empresários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

****. O que adianta todo o esforço aqui do fórum em mostrar a realidade se vem uma porcaria de site "famoso" e fala um monte de lixo:

Mito ou Verdade: estabilizadores podem danificar um PC?

Imagine várias torneiras que funcionam através do mesmo encanamento de água. Ao abrir todas ao mesmo tempo, a pressão da água é distribuída igualmente. O que acontece ao fechar quase todas as torneiras, deixando somente uma aberta? Haverá uma alta pressão em um primeiro momento até que o fluxo se estabilize.

O mesmo pode ser pensado quando diferentes aparelhos estão ligados à mesma tomada. O estabilizador exerce função comparável ao encanamento, distribuindo a energia controlada para a necessidade de cada aparelho e evitando que picos elétricos causados por um deles atinja todos os outros ligados à mesma tomada. Mais tecnicamente explicando: os estabilizadores admitem diferentes tensões na entrada e transformam a "bagunça" em tensões adequadas para os aparelhos nele ligados.

Valeu Baixaki, mais uma vez falando besteira.

(já li várias por lá)

EDIT: Não vi que já tinham citado essa matéria.

Mas ok, já falei o que tinha pra falar!

EDIT 2: Mandei esse email para eles:

Equipe Baixaki,

Essa matéria está muito errada. Estabilizadores na teoria são lindos, mas na prática eles são muito mais lentos que qualquer fonte genérica.

Cada vez que faz "tlec", é um tiro que o estabilizador está dando na fonte do PC.

Se quiserem ver isso com gráficos e explicações REAIS, esse tópico do Clube do Hardware mostra a realidade:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Como eu disse em um comentário no próprio baixaki (que provavelmente não vai ser aceito), estabilizadores não existem em países de 1º mundo. Simplesmente porque são inúteis.

Podem ver, em NENHUM manual de QUALQUER aparelho eletrônico, é recomendado o uso dessas coisas.

Espero que vejam melhor o que escreveram.

Quem quiser mandar algo: [email protected]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine várias torneiras que funcionam através do mesmo encanamento de água. Ao abrir todas ao mesmo tempo, a pressão da água é distribuída igualmente. O que acontece ao fechar quase todas as torneiras, deixando somente uma aberta? Haverá uma alta pressão em um primeiro momento até que o fluxo se estabilize.

O mesmo pode ser pensado quando diferentes aparelhos estão ligados à mesma tomada. O estabilizador exerce função comparável ao encanamento, distribuindo a energia controlada para a necessidade de cada aparelho e evitando que picos elétricos causados por um deles atinja todos os outros ligados à mesma tomada. Mais tecnicamente explicando: os estabilizadores admitem diferentes tensões na entrada e transformam a "bagunça" em tensões adequadas para os aparelhos nele ligados.

Mais um abestalhado fazendo comparações entre ovo de galinha e chinelo Havaiana. :muro:

Pelo que parece, o sujeito que escreveu uma asneira dessas mal entende o básico da eletricidade. É sabido que a tensão é igual para qualquer tipo de aparelho ligado em modo paralelo, como é o caso de vários aparelhos conectados a um estabilizador ou qualquer outro tipo de extensão que permita várias conexões numa única tomada. Aí a inteligência posta uma coisa dessas num famoso site de downloads, dizendo que "o estabilizador evita que picos elétricos causados por um deles atinja todos os outros ligados à mesma tomada". E nem é preciso dizer que os aparelhos possuem proteções próprias. Isso já está extensamente discutido aqui.

Essa foi tão forte que até me deu sono. Vou dormir!:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O que se espera de um estabilizador de tensão é que ele mantenha a tensão de saída (a que vai para o seu computador, por exemplo) dentro de um nível preestabelecido, independente das variações da tensão da entrada (a que chega da tomada). Só que,

em muitos casos, mais especificamente no Line-R da APC, Evo II da Forceline, Microline

2 da BMI e Revolution II da SMS, esse objetivo não foi possível. Ou seja, esses quipamentos não fazem jus ao próprio nome."

Matéria publicada na revista Pro Teste nº 40 em set/05. Isso depois de muita luta na justiça para inpedir a publicação por parte das empresas que fabricam tais equipamentos.

"Ações judiciais vieram em seqüência

Em seguida, com intervalos de poucos dias, como se houvesse um revezamento, Force

Line Ind. e Com. Ltda. e SMS Tecnologia Eletrônica Ltda. foram à Justiça para também

impedir a publicação do teste. Estas, porém, tiveram sua pretensão negada pela Justiça.

Assim, nesses processos, a PRO TESTE foi autorizada a divulgar o nome dessas empresas

e a publicar os resultados do teste."

Conclusão:

"No final de nossas avaliações, chegamos a uma triste conclusão: todos os equipamentos não desempenham com eficácia a função a que se destinam, ou seja, não corrigem as variações de tensão. Pior é que apenas um produto não tem problemas de

segurança. Por isso, somente o APC Line-R não foi eliminado do teste. É inaceitável ver problemas de segurança em produtos já certificados e controlados. Você deve estar agora perguntando: O que eu faço, então? Como há problemas no desempenho e até na segurança dos estabilizadores, se houver alguma oscilação de energia (pode ser percebida quando as lâmpadas piscam) ou mesmo uma tempestade com raios, interrompa imediatamente as suas atividades, desligue o computador e tire o plugue da tomada. O caminho mais seguro é ser prudente ao usar esses equipamentos."

http://www.proteste.org.br/informatica/estabilizadores-s416491.htm

Agora em testes realizados pela pro teste em No-Breaks na edição nº86 de nov/09.

" Os no-Breaks aumentam as chances de estragar os equipamentos ligados a ele e muitos oferecem riscos ao consumidor e á sua residencia." "Testamos oito no-breaks e descobrimos que eles não cumprem suas funções. Eles não estabilizam as oscilações de tensão da rede e podem até piorar a tensão que o seu equipamento recebe - podendo danificá-lo. E a maioria não consegue manter um computador e uma impressora ligados em caso de falta de luz. Além disso quatro no-breaks têm problemas de segurança."

O interresante que esse ultimos muitos mais caros não tem exigencia de certificação do immetro enquanto os estabilizadores tem que vir com o selo, mas pra que selo se sabemos que eles não prestão pra nada... a não ser aumentar a conta de luz no final do mês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com relação ao texto veiculado no baixaqui, tive a infelicidade de postar por duas vezes um comentário acerca do texto, claro que criticando e não elogiando o mesmo, e tive a infeliz certeza de que críticas não são nada bem vindas, mostrando mais uma vez a manipulação injustificável das informações. Pior que isso, a minha crítica, como me é costumeiro, arrolava as razões, citava o racional das mesmas, mas nem assim passaram na pesada mão do censor. É lastimável, profundamente lastimável que esse site se dê ao trabalho desse papelão. Aos seus leitores, alguns deles verdadeiras vacas de presépio, nada resta a não ser concordar e elogiar o inelogiável. Lastimável posição essa dai em pleno século 21. Não deixei entretanto de dar meu voto negativo ao texto, que nem sei se entrou, se foi computado ou não...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O que se espera de um estabilizador de tensão é que ele mantenha a tensão de saída (a que vai para o seu computador, por exemplo) dentro de um nível preestabelecido, independente das variações da tensão da entrada (a que chega da tomada). Só que,

em muitos casos, mais especificamente no Line-R da APC, Evo II da Forceline, Microline

2 da BMI e Revolution II da SMS, esse objetivo não foi possível. Ou seja, esses quipamentos não fazem jus ao próprio nome."

Matéria publicada na revista Pro Teste nº 40 em set/05. Isso depois de muita luta na justiça para inpedir a publicação por parte das empresas que fabricam tais equipamentos.

"Ações judiciais vieram em seqüência

Em seguida, com intervalos de poucos dias, como se houvesse um revezamento, Force

Line Ind. e Com. Ltda. e SMS Tecnologia Eletrônica Ltda. foram à Justiça para também

impedir a publicação do teste. Estas, porém, tiveram sua pretensão negada pela Justiça.

Assim, nesses processos, a PRO TESTE foi autorizada a divulgar o nome dessas empresas

e a publicar os resultados do teste."

Conclusão:

"No final de nossas avaliações, chegamos a uma triste conclusão: todos os equipamentos não desempenham com eficácia a função a que se destinam, ou seja, não corrigem as variações de tensão. Pior é que apenas um produto não tem problemas de

segurança. Por isso, somente o APC Line-R não foi eliminado do teste. É inaceitável ver problemas de segurança em produtos já certificados e controlados. Você deve estar agora perguntando: O que eu faço, então? Como há problemas no desempenho e até na segurança dos estabilizadores, se houver alguma oscilação de energia (pode ser percebida quando as lâmpadas piscam) ou mesmo uma tempestade com raios, interrompa imediatamente as suas atividades, desligue o computador e tire o plugue da tomada. O caminho mais seguro é ser prudente ao usar esses equipamentos."

http://www.proteste.org.br/informatica/estabilizadores-s416491.htm

Agora em testes realizados pela pro teste em No-Breaks na edição nº86 de nov/09.

" Os no-Breaks aumentam as chances de estragar os equipamentos ligados a ele e muitos oferecem riscos ao consumidor e á sua residencia." "Testamos oito no-breaks e descobrimos que eles não cumprem suas funções. Eles não estabilizam as oscilações de tensão da rede e podem até piorar a tensão que o seu equipamento recebe - podendo danificá-lo. E a maioria não consegue manter um computador e uma impressora ligados em caso de falta de luz. Além disso quatro no-breaks têm problemas de segurança."

O interresante que esse ultimos muitos mais caros não tem exigencia de certificação do immetro enquanto os estabilizadores tem que vir com o selo, mas pra que selo se sabemos que eles não prestão pra nada... a não ser aumentar a conta de luz no final do mês.

Alguém tem como conseguir pra gente esse teste de nobreaks da edição de nov/09 da revista Proteste?

Realmente os nobreaks não possuem uma norma específica no Brasil, o que acho muito estranho, já que estabilizadores precisam estar em conformidade com normas. Na verdade creio que tem uma norma sim, mas está defasada, acho que ela é de 99 ou 2001 se não me engano. Mas normas não valem de nada se não há fiscalização constante. A penultima NBR14373 mesmo, não to falando da 2006, a 14373 antes dessa, exigia coisas que muitos fabricantes no início respeitaram e depois começaram aos poucos a capar os seus produtos, para redução de custos. Mesmo assim, com todas as normas, estabilizadores tão longe de apresentar um trabalho de fato útil. A única coisa que acho desejável num estabilizador que passou a ser obrigatório apenas na ultima edição da norma, mas que poderia facilmente ser incorporado num filtro de linha, é a proteção contra sobretensão monitorada por um circuito medidor de tensão e um relé de seccionamento automatico da entrada elétrica caso a tensão fuja muito dos patamares seguros. Esse recurso está disponível em filtros protetores contra surtos de tensão da Panamax por exemplo.

A propósito, os filtros de linha são os piores nessa história toda, 90% dos modelos vendidos no pais são verdadeiras enganações, não passam de extensões e a PO-RRA do Inmetro não fez nada até hoje quanto a isso! Porque será??? Nos EUA temos A UL1449 que passou por uma nova revisão recentemente, acho que em 2008 ou 2009, que passou a exigir mais coisas nos filtros que lá eles chamam de "Surge Protector".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem como conseguir pra gente esse teste de nobreaks da edição de nov/09 da revista Proteste? .

Caro rau, eu tenho esta edição, posso digitalizar a parte dos testes e ti enviar via email. Não postei um link para a reportagem porque a mesma ainda não está disponível on line no site da proteste. Caso se interesse mande uma MP com seu email que te retorno assim que possível.

Assim posto a parte da conclusão, para vocês darem uma olhada.

post-468389-13884953549427_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Valeu! Vi ai que tem o teste do meu BE600-BR, essa é quero ver! Oh nobreak pra me dar dor de cabeça com seu nível restrito de operação antes de passar pro modo bateria. Espero que comentem algo com relação a isso. Vou mandar uma MP com meu email...

Atualização:

Vendo o veredito aí nessa imagem que você postou, eu não entendi porque o BE600-BR recebeu um "Ruim" pra queda de energia. Meu BE6oo-BR e BE600-LM se comportam maravilhosamente bem quando a energia cai. Nunca deixaram meus PCs desligarem uma vez sequer e seguram até 20min se eu manter um consumo baixo. Num uso normal, navegando na internet, digitando uma msg num forum, passo 15min tranquilo sem o PC desligar. Quero saber qual critério usado por eles pra dizer q nesse ponto esse nobreak é ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Valeu! Vi ai que tem o teste do meu BE600-BR, essa é quero ver! Oh nobreak pra me dar dor de cabeça com seu nível restrito de operação antes de passar pro modo bateria. Espero que comentem algo com relação a isso. Vou mandar uma MP com meu email...

Sem problemas rau, é um prazer....

Atualização:

Vendo o veredito aí nessa imagem que você postou, eu não entendi porque o BE600-BR recebeu um "Ruim" pra queda de energia. Meu BE6oo-BR e BE600-LM se comportam maravilhosamente bem quando a energia cai. Nunca deixaram meus PCs desligarem uma vez sequer e seguram até 20min se eu manter um consumo baixo. Num uso normal, navegando na internet, digitando uma msg num forum, passo 15min tranquilo sem o PC desligar. Quero saber qual critério usado por eles pra dizer q nesse ponto esse nobreak é ruim.

Parece que esse no-break seu tem problemas de segurança...

"Quatro no-breaks foram eliminados nesse critério do teste de segurança: APC, Enermax, Forceline e TS-Shara. Eles apresentaram um rompimento

do isolamento e, com isso, a carcaça ficou energizada"

Posta um comentario pra gente aí acerca do relatado no teste, assim podemos verificar a confiabilidade das avaliações da pro teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o teste, agradeço, mas não gostei. Muito superficial!

Impossível haver problema de isolação nesse APC, ele é todo de plástico, oras!

Esse teste de transferência pro modo bateria, não deram detalhe algum!

Algumas coisas que eu gostaria de comentar que foram retiradas do texto:

"Fuga de corrente em caso de alta tensão"

Tá muito vago isso aí. Que teste é esse? Que condições isso pode ocorrer? O que que falha que vem causar risco á segurança e um monte de outras perguntas que vou deixar pra lá...

"Não suporta nem um PC + impressora"

Como não?? No meu APC BE600-BR tenho monitor LCD 20", PC com fonte Zalman de 460W, apesar de não drenar mais do que 200W do nobreak, impressora jato de tinta, HD Externo de 500GB, Access Point, HUB, Caixas de som... e funciona perfeitamente! Será que por um acaso eles ao menos deram a carga de 12 horas que a APC pede? Será que eles conectaram ao menos a bateria, já que os APC vêm com bateria desconectada por normas americas que exigem isso! Será que compraram um nobreak que tava parado em estoque há muito tempo com bateria já detonada? Não mencionaram nada com relação as possíveis causas desse comportamento do nobreak, nem mesmo qual foi a carga que submeteram às saídas do nobreak. RIDÍCULO!

"Nenhum tem proteção pros plugues..."

Pra que? Já não temos uma norma recente que modificou as nossas tomadas pra que os produtos novos a serem lançados não causem riscos? E quem vai ficar plugando e desplugando tomada de nobreak da tomada? Os APC por exemplo utilizam plugues padrão americano como quase que a totalidade dos nossos equipamentos informáticos e nem por isso são taxados como inseguros! Pra mim os caras da proteste tão caçando chifre em cabeça de cavalo, só pra encher linguiça em seus testes!

"Somente SMS e Microsol passaram no teste de aquecimento"

Putz, meu APC aquece normalmente, sem causar riscos, quando funcionando em bateria. Justificaram que não foi possível fazer esse teste porque o nobreak desligou... Mas quantos minutos por dia um nobreak opera em bateria e quantos operam em modo energia AC pra que o modo em bateria ofereça mais risco do que a operação normal? Outro teste sem nexo!

"...risco de curto circuito..."

Por que? Tecnicamente qual o problema que causaria isso? Nos APC eu te digo que a construção interna é muito bem feita que não apresenta esse risco e se acontecer, há um microdisjuntor, além do que o disjuntor no quadro elétrico da casa tem que funcionar durante um curto-circuito! Se não funciona é porque tá velho ou não presta mesmo.

"...ao menor sinal de alta tensão, simplesmente desligaram ao iniciar o teste"

Hein??? Que diabos de teste de alta tensão é esse pelo amor de Deus? É claro que se vier um pico em alta tensão e esse continuar por tempo indeterminado ai ja caracterizado não como pico, mas como sobretensão, o varistor dentro do nobreak entrará em operação e o seu fusivel ou microdisjuntor irá desarma-lo para segurança de todo sistema, oras! Será que os modelos que passaram nesse teste possuem algum varistor sequer?? Muito não vêm!

"Uns podem dar choque quando você encosta"

"E verificamos se em caso de alta tensão na rede elétrica, haveria uma fuga de corrente pra carcaça do produto..."

"Quatro nobreaks foram eliminados nesse critério do teste de segurança... APC, Enermax, Forceline e TS-Shara"

"Eles apresentaram um rompimento do isolamento e a carcaça ficou energizada..."

Ora, me diga como plástico pode dar choque?? O APC tem carcaça toda de plástico, até os botões! Que diabos de alta tensão eles jogaram em cima dos nobreaks, 25.000V??? Ai até sua TV, seu monitor, a carcaça do seu gabinente, do DVD, da batedeira, tudo daria choque sem precisar tocar nelas, um arco-voltaico de atingiria em cheio ao aproximar-se do equipamento! Os nobreaks APC seguem as normas da UL americana e outras normas se segurança. Pra mim esse teste é outro teste furado, mas os caras não dão detalhes da metodologia e do que realmente aconteceu, são muito superficiais! Que nível de tensão foi utilizada nesse teste, houve condução dos varistores, houve rompimento de fusiveis ou acionamento de chave microdisjuntora do produto? Os produtos estavam corretamente aterrados num sistema de aterramento equipotencializado? O plastico da carcaça chegou a derreter, quebrar, alguma parte de metal condutiva foi exposta...? Nos APC eu te digo que isso é muito remoto, a construção interna deles é muito segura!

Eu já tinha lido o teste sobre estabilizadores, de 2005, foi um teste muito mais detalhado, mas ainda assim posso apontar algumas falhas naquele teste, mas a maioria do que foi dito naquela época era e ainda é verdade, mas esse teste de nobreaks aí me perdoe, mas foi muito chinfrim, superficial e ainda com testes muito duvidosos! Qualquer publicação especializada em TI faria melhor. Menciono a PC & CIA de se não me engano, Junho ou Julho de 2005, que testou o BE600-BR e foi aprovado. Segurou normalmente os equipamentos, as informações passadas pelo seu software são coerentes, e não apresenta riscos de choques, isso posso afirmar com um bom nível de certeza!

Não posso dizer pelos outros reprovados, mas que esse APC tem seus problemas, tem! Mas nenhum dos mencionados, isso tenho certeza! houve alguma falha na metodologia de teste utilizada!

Abraço!

Atualização:

Não seria uma atitude correta da proteste acionar os fabricantes e também adiquirirem outra unidade pra realizar os mesmos testes pra que descartassem a possibilidade de defeito de fabricação? Parece que não fizeram nada disso. Nem ao menos realizaram um teste específico nas baterias recebidas pra saber o estado de conservação delas, já que baterias se desgastam só de tarem paradas em estoque se tiverem sem carga, pelo menos não mencionada nada quanto a isso.

Outra coisa, precisamos saber das metodologias dos testes, elas tão seguindo o que exige as normas internacionais? Nem digo nacionais, porque as nacionais são um tanto permissivas. A APC segue normas internacionais de segurança...

A única coisa que concordo, no caso desse APC, é a parte de estabilização, seria muito melhor que nem existisse, ela não faz trabalho útil algum com seus dois estágios de redução de tensão, não faria muito melhor tb se tivesse mais estágios de regulação, mas pelo menos alargaria a faixa de transferência pro modo bateria, que é curtissima, 190-240V e 94-140V.

Atualização 2:

O mais cômico é que na tabela com os quesitos testados, onde foi dado um "Bom", "ruim", "regular"... no quesito "Isolação", todos receberam um "Muito bom"! Já na proteção contra choques alguns receberam um "aceitável" apenas. Mas que diabos de teste com resultados mais confuso é esse? Pra mim isolação e proteção contra choques são a mesma coisa! Técnicamente é a mesma coisa!

E o que vem a ser o quesito "Operação anormal"?? Todos receberam um "muito bom"!

Que isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas nem assim passaram na pesada mão do censor.

Algo me diz que a SMS molhou a mão deles lá. Claro, não afirmei nada, não teria como comprovar. Mas o fato indiscutível é que a indústria já sentiu o efeito desse movimento moderno contra a utilização dos estabilizadores e vem estudando formas de contra-ataque.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...