Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

@Faller 

 

Eu tenho um módulo isolador estabilizado da microsol, aquele pretinho, estou querendo trocar por um filtro de linha como você disse, porque estou montando uma máquina nova também, a tensão lá de casa é 220V , a fonte que irei comprar é uma corsair CX600 , qual filtro de linha você recomenda ? que faça o papel do módulo da melhor maneira possível ? 

@Higo Marco Tulio existe um tópico somente para discussão sobre filtros de linha: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/

 

Mas já adiantando, eu uso o Clamper Multiproteção e estou mais que satisfeito, faz 5 anos e até agora não troquei minha fonte. Mas tem tambem o UPSAI 1200.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mesmo Phoda...  Conhecimento e das poucas coisas que se divide e ele aumenta...  Mas citar os créditos e sempre um bom procedimento que o copista dai não fez..

Mas tomou pelo lombo um mundaréu de cacetadas e v\criticas as quais certamente responderia e consideraria, esclareceria. Ele, que não domina o assunto, ficou no aééé!!!!

 

Esses piratas de araque tem vida literária curta, muito curta..

\

Eu cheguei no site dele através desse video

gente olha a porcaria do filtro de linha que ele mostra no video muito tosco o cara ainda recomenda aquele filtro de linha ridiculo parece de brinquedo todo colorido, uma comédia, agora falando sério. ( AMANHÃ EU DELETO ESSE ENDEREÇO DE VIDEO para não dar ibope ao canal do cara, mas seria bom alguém entendido  dar uma alfinetada lá no canal do youtube o cara fica respondendo para os caras como se fosse um entendido.

 

Bem montei um pc e só aguardando as peças chegarem:

configuração do meu pc

proc. i5 4440  

Placa Mãe: asus H81M-A BR,

Placa de video: radeon R7 260x;

gabinete PCYES Rhino 3 fans + 2x Fan 120MM Cooler Master SickleFlowX Blue Led

ssd PNY 120gb

HD 500gb

2x 4gb de mem 1333hz

1 monitor de 17 polegadas lcd

Fonte corsair CX430

 

ok comprei um filtro de linha da clamper http://www.clamperlojavirtual.com.br/todos/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

ok agora as dúvidas

 

1 - minha fonte aguenta essa configuração?

 

2 - bem o monitor eu ligava no módulo isolador, bem como o pc(no caso a fonte), mas como queimou 1 memoria, placa de video e a fonte da pixxo 500w então resolvi comprar uma fonte boa e filtro de linha bom, mas não sei onde ligar o monitor, seria no filtro de linha?  aqui é 220v.

 

3 - a fonte corsair é bivolt, ou vou precisar mudar alguma coisa, um dia desse estourei uma fonte porque liguei o pc no filtro de linha da clamper mas não alterei de 110 para 220, por isso não quero cometer o mesmo erro;

 

4 - moro em condominio as tomadas são dos padrões antigos vou precisar fazer aterramento na tomada do pc?

 

5 - sei q essa não vai ser fácil, mas esse meu pc vai aumentar em qt o meu consumo em energia caso eu o deixe ligado 24h ( sei q é loucura mas é em game online);

 

6 - vou precisar de mais alguma proteção?

esse video aqui o cara fala algumas coisas e dá mais enfase em proteção para o DPS esse DPS é melhor do o filtro de linha da clamper

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

configuração do meu pc

proc. i5 4440  

Placa Mãe: asus H81M-A BR,

Placa de video: radeon R7 260x;

gabinete PCYES Rhino 3 fans + 2x Fan 120MM Cooler Master SickleFlowX Blue Led

ssd PNY 120gb

HD 500gb

2x 4gb de mem 1333hz

1 monitor de 17 polegadas lcd

Fonte corsair CX430

 

ok comprei um filtro de linha da clamper http://www.clamperlojavirtual.com.br/todos/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

ok agora as dúvidas

 

1 - minha fonte aguenta essa configuração?

 

2 - bem o monitor eu ligava no módulo isolador, bem como o pc(no caso a fonte), mas como queimou 1 memoria, placa de video e a fonte da pixxo 500w então resolvi comprar uma fonte boa e filtro de linha bom, mas não sei onde ligar o monitor, seria no filtro de linha?  aqui é 220v.

 

3 - a fonte corsair é bivolt, ou vou precisar mudar alguma coisa, um dia desse estourei uma fonte porque liguei o pc no filtro de linha da clamper mas não alterei de 110 para 220, por isso não quero cometer o mesmo erro;

 

4 - moro em condominio as tomadas são dos padrões antigos vou precisar fazer aterramento na tomada do pc?

 

5 - sei q essa não vai ser fácil, mas esse meu pc vai aumentar em qt o meu consumo em energia caso eu o deixe ligado 24h ( sei q é loucura mas é em game online);

 

6 - vou precisar de mais alguma proteção?

esse video aqui o cara fala algumas coisas e dá mais enfase em proteção para o DPS esse DPS é melhor do o filtro de linha da clamper

 

- 1) Sua config, no pico do pico, pela calculadora de demanda do site da Outervision pedirá em torno de 285 Watts

Desse modo sua fonte de 430 Watts estará, no pior dos casos, comprometendo somente 285/430 = 66% de sua capacidade final de entrega de potência..

 

- 2) Tanto a fonte quanto o monitor e demais dispositivos que ai tenhas devem ser ligados ao filtro de linha. Certifique-se de que eles possam operar em 220 Volts. a maioria dos equipamentos modernos são Full Range, o que é identificado em sua etiqueta por: INPUT 100-240 VAC que na verdade tolera +-10% e desse modo podendo operar desde 90 Volts até 265 Volts AC..

 

- 3) Esse tipo de erro você só comete em fontes do tipo FF (fontes furúnculo), aquelas podre de ruins.. Fontes modernas, como já citei, operam com QUALQUER tensão entre 90 e 265 Volts AC

 

- 4) Lhe aconselho pelo menos trocar a tomada por uma tripolar da nova norma, pois assim garantes que seus equipamentos sempre estarão recebendo o fio fase no lugar correto que ele tem de estar.. Mesmo que não aportes aterramento a tomada é alta vantagem instalar uma tomada nova, de 3 pinos, pois garante a não inversão do fio fase (pois o plug só pode entrar de um modo na tomada, não tolera inversão)

Claro, certifique-se de que o instalador coloque o fio fase no lugar certo que deve estar, na nova tomada..

 

- 5) Imaginemos que ele demande, na média, coisa de 180 Watts e que o deixes ligado 24 horas por dia. Somemos 30 Watts do monitor = 210 Watts. Gasto por dia = 210 x 24 = 5kWh

Gasto por mês = 5kWh x 30 = 150 kWh que custarão algo em torno de 150 x 0,4 = R$ 60.. (Cada estado tem um diferente preço para o kilo Watt hora, calcule o seu dai dividindo o custo da fatura pelo gasto em kWh, em um mês qualquer)

Mas note, para esse extremo teria de alguém ficar usando o PC 24 h dia,o que acho difícil.. Um PC desses pode ter sua demanda reduzida para menos de 90 Watts se ficar em, repouso ou usando a internet...  Dai o gasto cai..

 

- 6) DPS são protetores de surto de tensão que se coloca no quadro de disjuntores de uma casa, um a cada fase que chega nela, até o terra. São basicamente compostos de varistores, os mesmos dispositivos usados em bons filtro de linha como o seu, porém b\em mais fortes, mais resistentes. Uma ótima proteção seria colocar DPS no quadro de disjuntores e ainda usar filtro de linha, pelo que esse elemento além de proteger auxilia na possibilidade de se ligar vários equipamentos

Veja ai o que são DPS:  https://www.google.com.br/search?q=DPS+-+prote%C3%A7oes&client=firefox-a&hs=SwM&rls=org.mozilla:pt-BR:official&source=lnms&também=isch&sa=X&ei=0SiBU-nAAtXOsAS_4YFg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1400&bih=759

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tenho um estabilizador pequeno e antigo que sempre usei para alimentar um velho PC e que nunca queimou qualquer peça.

 

Esse estabilizador só usa um indutor ou transformador dentro dele.

 

Será que esse transformador seria capaz de dissipar surtos da rede e até ruídos ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tenho um estabilizador pequeno e antigo que sempre usei para alimentar um velho PC e que nunca queimou qualquer peça.

 

Esse estabilizador só usa um indutor ou transformador dentro dele.

 

Será que esse transformador seria capaz de dissipar surtos da rede e até ruídos ?

 

 

tem como tirar uma foto do interior dele?

Não deu para entender 100% como ele é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Será que esse transformador seria capaz de dissipar surtos da rede e até ruídos ?

 

 

Se esse estabilizador de tensão, tiver dentro de si, em seu gabinete, todos os componentes para ofertar proteção e filtragem, então sim, ele vai ofertar proteção e filtragem!

 

Procure ai, nesse seu estabilizador de 20 anos, pelos sabidos componentes de proteção e/ou filtragem. São eles:

 

Varistores (pelo menos três dispostos entre F-N, F-T e N-T) Corretamente dimensionados para suas aplicações e que tenham boa capacidade de absorvição de energia de exceção, fusíveis térmico, centelhador a gás, capacitores X/Y, bobinas.

 

Olha todos esses componentes reunidos ai, em uma proteção feita pelo usuário Faller.

 

Filtro_Proteo2011Visointernafiltroprotee

 

Ah! Só lembram que estabilizadores de tensão fabricados antes de 2008 dificilmente tinham qualquer componente de proteção. Apos essa data, e por força de nova norma técnica, os estabilizadores agora possuem alguns componentes de proteção e filtragem. E assim, eles seguem com a sua inútil função (para fontes chaveadas) de amenizar sub/sobretensão, enquanto ofertam uma proteção insatisfatória  e de quebra, agredindo as fontes de alimentação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um transformador ou auto transformador não tem, nenhum deles, a capacidade de dissipar, absorver ou atenuar surtos de tensão. Muito de leve eles tem um certo comportamento como filtros passa baixa, mas que sequer se comparam com um efetivo filtro, feito com capacitores e indutores.

Não pense que esse seu, por ter 20 anos de trabalho, é melhor ou pior que seus irmãos em geral..

Efetivamente o que pode mudar o cenário de um estabilizador é o comportamento da tensão da rede ai..

Um estabilizador só é ruim se a tensão que o alimenta oscilar muito e muito frequentemente. Se a tensão nem oscilar ele jamais terá de comutar seus taps que é a origem de seus malefícios..  A comutação de seus malditos relés é o que bagunça a vida de qualquer equipamento nele ligado..

Agora, por outro lado, se a tensão não varia em nada, não faz o estabilizador operar, por que diabos colocar um deles ai??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

 

Teve uma ocasião que deixei por algumas horas um PC sem esse estabilizador e foi o suficiente para queimar uma memória.

 

Daí veio a minha suspeita de que este estabilizador teria a capacidade de atenuar surtos da rede.

 

Ao abrir ele é que vi que possui dois capacitores do lado dos relés que devem estar filtrando a corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller

 

Teve uma ocasião que deixei por algumas horas um PC sem esse estabilizador e foi o suficiente para queimar uma memória.

 

Daí veio a minha suspeita de que este estabilizador teria a capacidade de atenuar surtos da rede.

 

Ao abrir ele é que vi que possui dois capacitores do lado dos relés que devem estar filtrando a corrente.

Esse seu relato e de uma significância estatística que beira a significância do chato que dá na coxa da mosca do cocô do cavalo do bandido, ou seja, nenhuma..

Capacitores são usados, na eletrônica, em um cem numero de funções dependendo do arranjo, da topologia em que os mesmos estejam inseridos. Deduzir que é num filtro que esse que viste ai inserido chega a ser de uma positivismo equivalente ao daquele cara que ganhou, de presente, um saco de fezes de cavalo e vibrou perguntando.. Aonde está meu cavalo???

 

Eu, como engenheiro eletrônico que sou, prefiro analisar dentro de uma lógica bastante clara.. A memória de seu PC queimou de ruim mesmo, como já citado pelo Jorno, por estares adotando uma fonte ruim, com alimentação de péssima qualidade..  Estabilizadores em nada ajudam e em muito atrapalham, como e porque já relatei no referido no início do tópico em que estamos.. Isso foi há cinco anos atrás e de lá para cá em absolutamente nada meu pensamento alterou..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller

 

Teve uma ocasião que deixei por algumas horas um PC sem esse estabilizador e foi o suficiente para queimar uma memória.

 

Daí veio a minha suspeita de que este estabilizador teria a capacidade de atenuar surtos da rede.

 

Ao abrir ele é que vi que possui dois capacitores do lado dos relés que devem estar filtrando a corrente.

Fazendo uma pequena analogia:

"Eu era fumante e não tinha problemas de saúde quando parei de fumar, fiquei doente. Esse cigarro é que me protege."

 

A escolha é sua, só estamos abordando a inutilidade de tal equipamento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis o tópico que procura:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha

 

Recomendados atualmente:

Clamper Multienergia/Multiproteção (http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-energia-preto-box.html);

UPSAI FHT-1200 (http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05);

 

Se sua rede for somente 110V:

APC Performance SurgeArrest 11 Outlet - 120V - P11VNT3 (http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/protetor-contra-surto-apc-11-outlet-3020j-surge-protector-127-220v-p11vnt3-box.html) NÃO ATENDE A NORMA ABNT 14.136, novo padrão de tomada brasileiro.

Belkin 6-Outlet Pivot-Plug Surge Protector - 120V - BP106000 (http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/protetor-contra-surto-belkin-6-outlet-surge-protector-127-220v-bp106000-box.htmlNÃO ATENDE A NORMA ABNT 14.136, novo padrão de tomada brasileiro. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigo! agora me responda uma coisa, vale a pena eu comprar esse clamper de 1 só e pôr em todos os eletrônicos de casa pra evitar a queima dos mesmos? contando o custo/benefício? obrigado :D

@Pedro Calmon, depende muito da necessidade. Vejamos:

 

Se tens um computador, monitor, caixa de som, modem, etc melhor o clamper de 8 tomadas, mas caso queira que somente o modem fique ligado 24h então o individual seria mais apropriado. O que você tem que saber é quais equipamentos seria ligados nas tomadas próximas disponíveis. Quem vai determinar o custo/benefício é seu planejamento, mas generalizando podemos fazer o seguinte: para equipamentos ligados individualmente, use o clamper individual e para alimentar diversos equipamentos em uma só tomada, respeitando o limite de carga, use o de 8 tomadas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente prezados,

Esta semana fiquei perplexo com mais uma reportagem bizarra do mundo da tecnologia...recomendando o uso de estabilizadores, shortbreaks...

Não sei se seria ético postar o link de outro portal de noticias, mas me sinto obrigado a fazê-lo.. talvez outros usuários que possuem cadastro lá

possam postar algo que os façam voltar atrás... se redimir.. uma errata talvez... (reportagem elaborada de leigos para leigos, infelizmente)...

 

http://goo.gl/Hh6ojg >> Coloquei um encurtador por questão de ética...

 

Até mais pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infeliz matéria do Olhar Digital.. 70% do cenário, ou do background do vídeo com equipamentos da TS Shara mais o depoimento do engenheiro de Produtos dessa Empresa, que fabrica filtros de linha, estabilizadores e no-breaks..

Eu ficaria perplexo mesmos de eles condenassem o uso de qualquer um desses...

Ai, traçando um paralelo ao nome do veiculador da matéria, qualquer olhar de mínima coerência vai saber se tratar de matéria paga ou encomendada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente prezados,

Esta semana fiquei perplexo com mais uma reportagem bizarra do mundo da tecnologia...recomendando o uso de estabilizadores, shortbreaks...

Não sei se seria ético postar o link de outro portal de noticias, mas me sinto obrigado a fazê-lo.. talvez outros usuários que possuem cadastro lá

possam postar algo que os façam voltar atrás... se redimir.. uma errata talvez... (reportagem elaborada de leigos para leigos, infelizmente)...

 

http://goo.gl/Hh6ojg >> Coloquei um encurtador por questão de ética...

 

Até mais pessoal.

 

O mundo é do$ e$perto$

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem ja conseguiu aproveitar o transformador desses estabilizadores?? Ví q no secundario ele tem 2 fios + 1 TC, já no primário 2 fios roxo 1,5mm² + 2 preto/branco ultra finos, tentei ligar de varias maneiras mas ou não acontece nada ou dá curto

Eu já aproveitei um autotransformador de um nobreak (1,5 kVA) para alimentar uma impressora usando um multímetro para pegar a saída de 110V. É só uma questão de paciência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguem ja conseguiu aproveitar o transformador desses estabilizadores?? Ví q no secundario ele tem 2 fios + 1 TC, já no primário 2 fios roxo 1,5mm² + 2 preto/branco ultra finos, tentei ligar de varias maneiras mas ou não acontece nada ou dá curto

Não são transformadores e sim autotransformadores. Não tem isolação primário secundário. E um grande indutor com derivações.. Com muita paciência da para usa-los como elevador ou rebaixador de tensão, 110 para 220 ou vice versa..

Cada fabricante adota o código de cores de fios que bem lhe aprouver..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são transformadores e sim autotransformadores. Não tem isolação primário secundário. E um grande indutor com derivações.. Com muita paciência da para usa-los como elevador ou rebaixador de tensão, 110 para 220 ou vice versa..

Cada fabricante adota o código de cores de fios que bem lhe aprouver..

 

preciso montar uma fonte linear pro curso e achei q dava pra aproveitar ele, mas vou acabar jogando fora então

 

 

 

valeu mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

preciso montar uma fonte linear pro curso e achei q dava pra aproveitar ele, mas vou acabar jogando fora então

Alta chance de eletrocutar alguém pela falta de isolação galvânica entre primário e secundário.. Ai ligas na fonte qualquer coisa para consertar, encostas a mão nessa cosa, de pés descalços, tomas um choque e decretas o fim da coisa a consertar..

Pra consertar desse modo melhor deixar estragado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...