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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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Faller, muito obrigado pelos esclarecimentos e pelo tempo dispendido. Vou tirar esse estabilizador e usá-lo ou para fritar um ovo ou como peso para papéis (um pouco caro pra isso).

 

E vou comprar uma régua da Clamper direto do site deles.

http://clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

 

Obrigado.

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Faller, muito obrigado pelos esclarecimentos e pelo tempo dispendido. Vou tirar esse estabilizador e usá-lo ou para fritar um ovo ou como peso para papéis (um pouco caro pra isso).

 

E vou comprar uma régua da Clamper direto do site deles.

http://clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

 

Obrigado.

Considere comprar o modelo abaixo, caso sua internet seja ADSL e tenha TV a cabo (via cabo Coaxial):

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

Se sua internet for ADSL, não adianta nada você proteger a tomada do PC e deixar o modem desprotegido, pois os sutos de energia podem vir, também, pelo cabo do telefone.

 

Abraços e boas compras.

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Tanto a minha internet como a TV por assinatura é fibra ótica da Vivo.

A fibra chega até a ONT e dela vai para o modem por cabo de rede e desse modem sai o cabo de rede para o coomputador e sai o cabo coaxial para os decoders das TVs.

 

Na minha sala até tenho um condicionador de energia que fornece proteção na entrada do cabo coaxial da TV.

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  • Membro VIP

Tanto a minha internet como a TV por assinatura é fibra ótica da Vivo.

A fibra chega até a ONT e dela vai para o modem por cabo de rede e desse modem sai o cabo de rede para o coomputador e sai o cabo coaxial para os decoders das TVs.

 

Na minha sala até tenho um condicionador de energia que fornece proteção na entrada do cabo coaxial da TV.

Desculpa minha ignorância, mas o que e ONT e onde fica fisicamente isso dai???

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Considere comprar o modelo abaixo, caso sua internet seja ADSL e tenha TV a cabo (via cabo Coaxial):

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

Se sua internet for ADSL, não adianta nada você proteger a tomada do PC e deixar o modem desprotegido, pois os sutos de energia podem vir, também, pelo cabo do telefone.

 

Abraços e boas compras.

Olá.

 

Vou transferir da sala pro meu quarto o PS3, PS4, PC e a TV. E quero ligá-los de forma decente em um filtro de linha (Atualmente eu ligo tudo em uma régua fuleira kkkk). Também vou puxar um cabo do modem que vai continuar ligado na sala, ligo ele também nesse filtro de linha né?

 

Queria saber se ele é 220v? Aqui em Fortaleza é 220v...

 

E tenho outro problema, esse filtro de linha é com aquele padrão de tomada novo horroroso. A tomada da TV tem só os dois pinos, vai de boa. As tomadas do PS3 e PS4 são aquelas americanas achatadas, a do PC é aquela de dois pinos achatados e com terceiro pino.

 

250px-B_plug.jpg

 

Eu sei que tem adaptador pra tomada do tipo do PS3 e PS4, mas acho que nunca vi um pra tomada do PC... 

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

A única diferença desses modelos é só o contador de surtos?

 

O cabo de energia dele é grande? Acho que vou acabar tendo que usar uma extensão porque o posicionamento das tomadas do meu quarto é péssimo.

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Zappa, esse cabo para o computador é mais fácil você substituí-lo por um que tenha o novo padrão. Não custa caro.

 

Pode comprá-lo na Kabum: http://www.kabum.com.br/perifericos/cabos/energia/cabo-de-fonte

ou na Kalunga deve ter também.

 

A respeito das réguas de tomadas, a única diferença é o contador de surtos.

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  • Membro VIP

Caro colega ___Zappa___

 

Para você solucionar seu problema de conexão, plugue e tomadas, existem pelo menos umas três soluções a seu alcance:

1) Primeira alternativa:  Troque o cabo se ele for do tipo destacável. Qualquer loja decente de informática ou até mesmo de material elétrico tem esses cabos a venda. Veja ai fotos:

54544_1404991613_g.jpg

ou para outros equipamentos:

cabo-de-alimentaco-bipolar-original-110-

2) Segunda alternativa:  Troque você mesmo, em casa, ou peça para o zelador, o vizinho e quem sabe até o cachorro, para trocar o plugue de uma das pontas. É simples e barato. Só tem de respeitar as regras de ligação do plug, ligar os fios nos pinos corretos.. Veja ai os plugues a venda em qualquer loja de eletricidade decente..

c1d38443-ffea-4ded-b808-05ea9624f2dc.jpg

plugues-1_260x240.jpg

 

pino-tomada-ac-macho-preto-margirius-pld

 

3) Terceira alternativa: Se nada disso servir, adote um adaptador, que pode acabar custando mais caro do que qualquer outra alternativa, mas sim é uma alternativa válida se bem escolhido o adaptador:

adaptaenchuge.jpg

3-5.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

 

AdaptadordeplugBrasil2Nema.jpg

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

 

 

 

Ou seja, não faltam alternativas, escolha a sua....

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  • 3 semanas depois...

Cansei de tanto explicar essa questão e desse modo preferi fazer um tópico a respeito. Sei não é um assunto novo, mas a insistência e a desconfiança se isso é real ou não, redundaram nessa matéria ai de baixo...

Espero seja útil..

De um modo bastante simples, sem muito aprofundamento, vou tentar lhe explicar as três principais agressões feitas pelo estabilizador à fonte de alimentação do PC:

Inicialmente há que conceituar o que o estabilizador faz, como faz, como age..

Um estabilizador nada mais é do que uma chave seletora de um de alguns "taps" (tomadas de saída) de um transformador ou de um autotransformador. Veja ai abaixo uma simplificação dessa topologia.

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

Desse modo, é simples de se ver que o nome estabilizador não é a melhor definição para o mesmo, sendo que o mais correto seria seletor de tensão, cuja função é a de escolher dentre as tensões disponíveis a que se encontra mais próximo de 115 Volts AC, por exemplo. Para fazer essa seleção é natural e esperado que essa chave seletora saia de uma posição, e somente depois, passado um tempo, curto até, atraque, faça contato com outra posição de saída, pois se não der esse espaço de tempo haverá sobreposição de tensões de diferentes valores e isso significaria colocar a saída em curto circuito.. Sabido desse princípio de operação vamos ao que interessa...

1ª Agressão:

Ao ter que desligar de uma das saídas para logo após tomar a outra saída, passado um tempo, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC. Esse tempo entretanto é curto o bastante para que a tensão dos capacitores da fonte não chegue a valores tão baixos assim que desarme seu PC. Cai a tensão sim sobre esses capacitores mas não a ponto de desligar seu PC.

Veja ai uma ausência de tensão dessas numa passagem de seleção típica de um estabilizador.. O famoso Tlec. Essa dai é a visão de um ciclo da senóide da rede elétrica.

ImagemdeumTlecdoestabilizador.jpg

Se olharmos as características de uma fonte qualquer, lá nas especificações, se pode ver que seus capacitores são dimensionados para aguentar o tempo de um ciclo, 16 a 17 mili segundos aproximadamente segurando seu PC numa boa...

Veja ai e pode procurar em qualquer outra boa fonte pela mesma característica..

Holduptimedasfontes.jpg

Aquele tempo ali acima, visto no osciloscópio representa mais ou menos cerca de meio ciclo, talvez um pouco menos de distúrbio nessa alimentação da fonte, na hora do chaveamento da seletora do estabilizador, de modo que os capacitores não estarão descarregados totalmente, mas a ponto de ficar....

Até ai nada de mais, a chave seletora está trocando de posição para busca de uma "tensãozinha" melhor um pouco, enquanto isso sua fonte está sem escada e pendurada no pincel...

Agora é que vem o problema... Fontes de alimentação, quando você as liga, ao chegar em seu PC para fazê-lo trabalhar, tem uma partida estressante demais, pois seus capacitores estarão completamente descarregados. Essa corrente de carga dos capacitores eletrolíticos tem um nome, se chama "inrush current", ou corrente de partida.

As fontes tem obrigatoriamente um dispositivo destinado a limitação dessa corrente de partida para que elas, essas correntes de partida, não assumam valores catastróficos e danosos para toda a etapa de entrada da fonte. Esse dispositivo se chama termistor, e tem um funcionamento muito simples e fácil de entender. Ele é um NTC (Negative Temperature Coeficient). Ou seja, traduzindo, ele é um componente resistivo que tem um coeficiente de resistência negativo, ou seja temperatura aumenta, a resistência diminui. Os termistores normais das fontes costumam ter uma resitência de 10 a 20 ohms quando em temperatura ambiente, reduzindo para menos de 1 ohm quando se aquece...

Ora, ao ligar a fonte o termistor está na temperatura ambiente e se tem desse modo um resistor de 10 a 20 Ohms em série com a alimentação e desse modo é capaz de limitar a corrente de carga dos capacitores da fonte. Ao passar essa corrente por dentro do termistor ele se aquece e durante o funcionamento normal da fonte ele é na verdade um resistor de menos de 1 Ohm que em nada atrapalha a fonte... Acontece que ele, para esfriar toma um tempo de no mínimo 1 minuto, senão mais.

Algum de vocês já ouviram alguma vez a recomendação de que, ao desligar algum aparelho eletro-eletrônico se esperasse, se desse um tempo para somente então liga-lo novamente. Pois justo esse tempo se destina ao resfriamento do termistor, para que no novo religamento ele possa estar lá cumprindo a função do mesmo..

Veja agora a "inrush current" típica de uma fonte. (são dados técnicos possíveis de serem encontrados no site das fontes quando o fabricante é lá coloca os dados).

Inrushcurrenttpico.jpg

Veja ai... Essa fonte consultada garante uma corrente menor que 80 Amperes na hora da partida.. Eis ai a explicação daqueles "TUUUM" que acontecem ao ligar uma fonte.. Se ela estiver alimentada por um estabilizador por um no-break vocês sentirão que eles vão certamente "se peidar" para fornecer essa corrente dai.. O estabilizador, se mais fraco um pouco, vai metralhar alguns tlecs, pois não aguenta essa corrente dai..

Já vi muitos no-breaks mais simples "abrirem as pernas" ou nem sequer partir quando da "ligada da fonte"...

Isso tudo por causa da necessidade de carregar os capacitores da fonte, e mesmo com o protetor trabalhando, o termistor, que estava frio, ela, a fonte exige e exige muito na retomada da energia em função da tarefa árdua de carregar os capacitores..

Mas voltando a linha de raciocínio da explicação do porque o estabilizador atrapalha a fonte.. É fácil de concluir agora...

Se sabe que os capacitores, na comutação da chave seletora do estabilizador, não se descarregam até o fim, e isso é bom, um ponto positivo, mas em compensação tem um outro tremendamente negativo, nosso conhecido termistor, cuja função é limitar a corrente de entrada, que leva mais de minuto para se esfriar e voltar a ser operacional, estará tendo somente 8 mili segundo para tal. É isso mesmo, somente 0,008 segundos. Ou seja, o termistor estará fora dessa dai. A fonte e toda a sua etapa de entrada, seus filtros seus diodos tudo isso vai tomar uma corrente muito forte, mas muito forte mesmo, tão logo a chave seletora do estabilizador aportar no tap escolhido para fornecer tensão ao seu PC. Ou seja é uma porrada e tanto... Nem o fabricante especificou a fonte para isso, uma porrada em cada tlec do estabilizador. Ou seja, as fontes aguentam pois são muito boas... É por isso que se queima tantas fontes de PC por ai. Tem um estabilizador na frente.

As fontes de TV, do som, do game, não queimam tanto assim. Vai ver se elas tem estabilizador antes delas??? É claro que não...

Éssa é a primeira agressão do estabilizador a fonte de seu PC. Cada Tlec uma porrada fantástica... Alta corrente..

2ª Agressão:

Já se viu que a corrente que passa na hora do Tlec do estabilizador é "power", muito mais alta que a corrente normal de uso da fonte, pois se destina a recarregar os capacitores já com tensão bem mais baixa, e sem contar com o prestimoso auxílio do termistor, pois esse estará fervendo (de raiva) ..

Agora vou pedir que vocês que já estudaram isso pelo menos algum dia no colégio se recordem daquilo que lá vimos pelo nome de FCEM ou Força Contra Eletro-Motriz, que aparecia em um indutor no momento em que se cortasse a corrente elétrica que nele passava...

Quem não se lembrar visualize ai um livrinho de sacanagem no bom sentido, aqueles de dar choque... Uma pilha de 1,5 Volts , um indutor e um chispador, ou cigarra, ou campainha qualquer abrindo e fechando a corrente em cima do indutor são suficientes para gerar surtos de tensão de 60 a 100 Vezes maior que a tensão da pilha... É a FCEM.. Lembrem de como é gerada a faísca nas velas do motor do automóvel, é pela abertura de um indutor (bobina) e ai se consegue gerar surtos de tensão da ordem de 15 a 30 Mil volts, a partir dos 12 Volts da bateria do automóvel..

Ou seja: corrente, indutor, e abertura de circuito... É tudo isso que é necessário para geração de surtos de tensão..

- Mas indutor não é uma bobina de fio enrolada, assim como o transformador do estabilizador??? SIM....

- E abertura de circuito, não é aquilo que a chave seletora faz??? SIM..

Necessito dizer mais alguma coisa agora que vocês acabaram de conhecer uma excelente máquina de gerar surtos de tensão??? O estabilizador...

Não.. Pois vou lhe mostrar um desses surtos então.. Ai está, tem um valor próximo aos mil volts e se dá exatamente na abertura da chave , nunca no fechamento..

12EspriosdealtatensoReduzido-1.jpg

Se vocês repararem a tensão de saída, depois da comutação, é um pouco mais baixa, pois a decisão naquela hora, da lógica do estabilizador, foi a de reduzir uns 6 volts na saída do mesmo. Viram o pico sobreposto ao semiciclo negativo da rede elétrica. Esse foi o surto de tensão gerado pela abertura da chave seletora do estabilizador... Se essa alimentação fosse de 220 Volts o valor instantâneo daquele valor negativo da forma de onda da senóide da rede, no exato instante aonde o surto foi gerado seria de 220 x raiz de 2 = 311 Volts. Fica fácil de ver que o tamanho do pico gerado tem uma tensão de mais ou menos o tamanho da tensão pico-a-pico da rede de 220 Volts. Desse modo, o valor pico a pico ai seria de 622 Volts que somados aos 311 da tensão da rede dariam lá bem perto dos 1.000 Volts... Direto para a sua fonte de alimentação, sem coisa nenhuma na frente, nem sequer o fusível do próprio estabilizador... nada, nada, diretasso para a sua fonte segurar...

Esse, os picos de tensão, os surtos de tensão gerados pelo estabilizador, na hora da abertura de sua chave seletora, é a segunda agressão do estabilizador a fonte...

3ª Agressão:

É sabido que a ordem de grandeza de tempo necessário para que um estabilizador "corrija" a variação que ele porventura tenha sentido na rede elétrica é da ordem de 30 a 50 mili segundos. Vamos ver nas especificações???

Tempoderespostadoestabilizador.jpg

Veja ai menor ou igual a 3 ciclos de rede. O ciclo de rede de 60 Hz tem um tempo de 1/60 = 0,01666 segundos. Três desses ciclos terão um tempo total de 50 mili segundos... Esse é o tempo necessário para o estabilizador "corrigir" a tensão de saída, segundo seu processo de escolha e seleção de uma tensão melhorzinha para seu PC...

Ora, uma fonte dessas de PC não raramente trabalha na frequência de 50 Khz e conseguirá retroalimentar e corrigir as suas saídas como devem ser, independentemente de que você tenha ligado um chuveiro, que a luz tenha piscado ou por causa do aumento repentino de corrente pedido pela GPU pois chegou a hora de processar uma grande explosão na tela...

Bem, o ciclo dessa fonte tem uma duração de 1/50000 = 0,00002 segundos ou 20 micro segundos..

Pois é isso dai, em 20 micro segundos a sua fonte seja ela genérica ou super moderna de marca, recuperará e disponibilizará para seu PC as tensões de modo correto.

Então, quando o evento perturbador da energia acontecer, digamos a ligada do chuveiro, a fonte corrigirá tudo ai em seu PC em 20 micro segundos, reajustando a largura dos pulsos aplicados ao transistor de entrada de modo a compensar a queda da tensão provocada pelo ligamento do chuveiro.. Isso em 20 micro segundos..

Passados outros 2500 tempos iguais a esses mesmos 20 micro segundos, portanto chegando ao tempo de 50 mili segundos após o ligamento do chuveiro, o estabilizador "metido de pato a ganso", vai lá e retoca a tensão e coloca mais ou menos 6 volts para colaborar com a tarefa que lhe foi atribuída...

Ao fazer essa miséria, a fonte, detetando a subida desses 6 volts vai lá, e em 20 micro segundos refaz a correção e tudo fica bem..

Desse modo, e de um modo muito simplista, se a fonte estivesse sozinha, no ligamento do chuveiro ela teria que trabalhar uma vez, para corrigir..

Com o estabilizador "ajudando", ela terá que trabalhar duas vezes... E assim vai... Essa é a terceira agressão do estabilizador a fonte, ou seja, é decretada que sua fonte terá que trabalhar em dobro necessite ou não...

Poderia colocar ai uma série de outros problemas derivados da adoção do estabilizador , mas não de toda a culpa dele... Cito o maior e mais comum deles... A enorme maioria dos estabilizadores que estão por ai no parque de PC's desse Brasil são estabilizadores de 300 VA de capacidade de entrega, a alimentar máquinas com fontes comuns de baixa ou média eficiência, em PC´s com 200 a 250 watts de demanda. Além do PC colocam lá, no estabilizador o monitor e sei lá mais o que. Se fizer as contas de modo correto estarão demandando mais de 600 VA de um estabilizador que foi projetado para fornecer somente 300 VA. Pronto para atear fogo na casa...

Finalizando e para alegrar o ambiente, dizia um colega (miptzi) numa visão tão bem realista quanto humorada do estabilizador ..

"Estabilizador é igual a zagueiro gordo... Chega sempre atrasado e quando vai ajudar o goleiro levantar, após ter tomado o gol, ainda pisa no saco do mesmo..."

Espero ter dado uma visão clara do que realmente pega com relação a convivência do estabilizador com a fonte, sem "achismos" e de uma maneira simples e ao mesmo tempo sem deixar de lado a visão técnica da coisa..

Quanto a decisão de usar ou não o estabilizador, cabe a cada um, afinal a grana é vossa.

Eu, se quiserem saber, tem mais ou menos 15 a 20 anos que não os uso mais...

Quanto aquelas histórias de que o tio do primo do vizinho usa e nunca... e coisas do tipo.. me poupem. Os trato bem e em altíssimo nível a ponto de me dar o trabalho de responder de modo consistente o que foi solicitado... Ou seja, contravenenos que venham mas no mesmo nível e não sem embasamento algum..

Luiz André Faller, 29/06/2009

Abraço...

 

Muito obrigado. Melhor aula que tive até hoje. Prática e objetiva. Me fez lembrar das minhas aulas no Curso Secundário de Técnico em Eletrônica a profissão que não exerci, mas conclui o segundo grau profissionalizante nesta área. E também o velho Instituto Monitor em 1974. Muito obrigado, pois recordei o que havia aprendido.

Felicidades e gratidão por compartilhar conhecimento.

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  • mês depois...

Pois bem, eu uso um filtro de linha ligado em um estabilizador na falta de uma extensão e recentemente tive problemas com queima da placa-mãe. Esse pode ser o motivo ?

Por favor, só para analisar, envie :

Marca e modelo da fonte, marca e modelo do filtro de linha, placa mãe e os periféricos instalados nos slots , bem como CPU e memórias(quantidade). Daí eu vou calcular a Wattagem necessária. Ter um filtro de linha genérico, sem varistores, fusível e outros componentes é como ter uma extensão. Eu monto minhas máquinas. Desde a placa mãe ao gabinete e tive a decepção de danificar um slot pcie-x1 de uma ASUS P8Z77V-PRO em setembro do ano passado por conta de um Enermax 1 Kva, e este ano perdi uma Corsair 750TX (80 plus) por conta dele. Tive que rever todos os meus conceitos e revisar lições passadas no Curso Técnico de Eletrônica que durou 3 anos nos anos 70 e com ajuda do Dr. Faller, Engenheiro Eletrônico que mostrou com este osciloscópio Edisa como os Hertz ficam com o uso de estabilizadores. Não adianta você ter uma placona , preencher todos os slots e quatro bancos de memória (carga) e ter uma fonte ching ling wan e ainda ligar em filtro de linha genérico. Só mesmo sabendo o que tinha nesta placa para poder falar a respeito.

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Por favor, só para analisar, envie :

Marca e modelo da fonte, marca e modelo do filtro de linha, placa mãe e os periféricos instalados nos slots , bem como CPU e memórias(quantidade). Daí eu vou calcular a Wattagem necessária. Ter um filtro de linha genérico, sem varistores, fusível e outros componentes é como ter uma extensão. Eu monto minhas máquinas. Desde a placa mãe ao gabinete e tive a decepção de danificar um slot pcie-x1 de uma ASUS P8Z77V-PRO em setembro do ano passado por conta de um Enermax 1 Kva, e este ano perdi uma Corsair 750TX (80 plus) por conta dele. Tive que rever todos os meus conceitos e revisar lições passadas no Curso Técnico de Eletrônica que durou 3 anos nos anos 70 e com ajuda do Dr. Faller, Engenheiro Eletrônico que mostrou com este osciloscópio Edisa como os Hertz ficam com o uso de estabilizadores. Não adianta você ter uma placona , preencher todos os slots e quatro bancos de memória (carga) e ter uma fonte ching ling wan e ainda ligar em filtro de linha genérico. Só mesmo sabendo o que tinha nesta placa para poder falar a respeito.

 

 

Minha fonte é uma cougar sl 400

Filtro enermax  potencia 1500 va

placa-mãe asus m5a78L-M LX/BR a que terá de ser substituída novamente

Uso duas DDR3 de 4gb

AMD 4300 FX

Gforce GTX 650

Placa de rede wireless multilase

 

Estou achando que tenho que trocar essa fonte, por uma mais potente. O senhor concorda e tem uma sugestão ?

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Colega Joao Francisco..

O racional de cálculo da demanda dessa sua config mostra um pico da ordem de 258 Watts.

Adotar uma boa fonte capaz de entregar 350 Watts já atenderia essa sua config com um pé nas costas..

Falei boa fonte...

Veja ai o racional de cálculo com sua config mais o que imaginei que tenhas mas não declarastes:

Joao%20Francisco_443932_zpsgqzjltun.jpg

 

Essa sua Cougar SL 400, uma fonte fabricada pela Guangzhou Sanyang Electron, para carimbo da Cougar, não chega a ser uma ótima fonte, aliás, longe disso dai. Sem homologação no Programa 80 Plus de alta eficiência, com distribuição de seus 330 Watts nas linhas de 12 Volts em dois rails, topologia antiquada, nenhum review conhecido na internet..

Fora disso ainda com uma imitação barata de selo 80 plus (selo falso)..

Confira ai:

Repare bem no selo da SL400 da Cougar:

20140626151038-75325eba01fcb0298520672fe

 

É esse dai:

banner_02.jpg

 

Nada a ver com o legítmo selo 80 plus, esse ai de baixo:

Selo%2080%20plus%20legitmo_zpsl5rruflt.j

 

Ou seja, ela é meio que uma fonte "me engana que eu gosto"

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Minha fonte é uma cougar sl 400

Filtro enermax  potencia 1500 va

placa-mãe asus m5a78L-M LX/BR a que terá de ser substituída novamente

Uso duas DDR3 de 4gb

AMD 4300 FX

Gforce GTX 650

Placa de rede wireless multilase

 

Estou achando que tenho que trocar essa fonte, por uma mais potente. O senhor concorda e tem uma sugestão ?

 

Minha fonte é uma cougar sl 400

Filtro enermax  potencia 1500 va

placa-mãe asus m5a78L-M LX/BR a que terá de ser substituída novamente

Uso duas DDR3 de 4gb

AMD 4300 FX

Gforce GTX 650

Placa de rede wireless multilase

 

Estou achando que tenho que trocar essa fonte, por uma mais potente. O senhor concorda e tem uma sugestão ?

O Mestre Faller já respondeu. Desculpe, mas esta fonte é bomba. Esta sua GTX 650 , se for OC edition ainda puxa mais e você sabe que ela tem que ser plugada no cabo PCIE da fonte. Com a palavra o Dr. Faller. Prezado , melhor mais que menos. Uma boa fonte e esqueça estabilizador, pois os "picos" e "vales" ficam quadrados. Boa sorte.

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Colega Joao Francisco..

O racional de cálculo da demanda dessa sua config mostra um pico da ordem de 258 Watts.

Adotar uma boa fonte capaz de entregar 350 Watts já atenderia essa sua config com um pé nas costas..

Falei boa fonte...

Veja ai o racional de cálculo com sua config mais o que imaginei que tenhas mas não declarastes:

Joao%20Francisco_443932_zpsgqzjltun.jpg

 

Essa sua Cougar SL 400, uma fonte fabricada pela Guangzhou Sanyang Electron, para carimbo da Cougar, não chega a ser uma ótima fonte, aliás, longe disso dai. Sem homologação no Programa 80 Plus de alta eficiência, com distribuição de seus 330 Watts nas linhas de 12 Volts em dois rails, topologia antiquada, nenhum review conhecido na internet..

Fora disso ainda com uma imitação barata de selo 80 plus (selo falso)..

Confira ai:

Repare bem no selo da SL400 da Cougar:

20140626151038-75325eba01fcb0298520672fe

 

É esse dai:

banner_02.jpg

 

Nada a ver com o legítmo selo 80 plus, esse ai de baixo:

Selo%2080%20plus%20legitmo_zpsl5rruflt.j

 

Ou seja, ela é meio que uma fonte "me engana que eu gosto"

 

 

O Mestre Faller já respondeu. Desculpe, mas esta fonte é bomba. Esta sua GTX 650 , se for OC edition ainda puxa mais e você sabe que ela tem que ser plugada no cabo PCIE da fonte. Com a palavra o Dr. Faller. Prezado , melhor mais que menos. Uma boa fonte e esqueça estabilizador, pois os "picos" e "vales" ficam quadrados. Boa sorte.

Agradeço aos senhores pela explicação e pela paciência. Trocarei já essa fonte. 4 meses de uso e duas placas mãe queimadas e adeus estabilizador.

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  • mês depois...

Eu queria levantar uma questão relacionado aos 'estabilizadores'...

 

Primeiramente quero deixar claro que já vi inúmeros comentários, análises, testes e afins incentivando o desuso dos estabilizadores, incluindo o vídeo do Gabriel Torres....e aceito as informações.

 

Mas o que vejo muito por aí é gente ainda defendendo com unhas e dentes os estabilizadores, não lembro qual site agora, mas estava postado todo o artigo que inicia esse tópico e tinha uma pessoa lá defendendo os estabilizadores de tensão, seu maior ponto ao defender os estabilizadores é o seguinte: houve uma 'meia-fase', ou então um relampado, ou outro surto elétrico qualquer e este queimou o estabilizador, não deixando passar para o equipamento. Ou seja, ele tem um bom motivo em sua visão para manter o danado do estabilizador ligando o equipamento dele.

 

Aí está o meu questionamento: como podemos raciocinar com uma pessoa que o estabilizador é prejudicial ao equipamento dele? ou realmente nesse ponto o estabilizador é 'bom'?

 

 

Obrigado e aguardo respostas! 

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