Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latencia ....


Tiago STI

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tiago STI@15 dez 2003, 09:45

Bem eu estava testando o cpu-z no pc e algumas memorias em suas propriedades aparecem Latency... 3.0Clocks e tal variando... e eu queria saber o que significa essa latencia na memoria... alguem ai manja disso?

:muro:  :muro:  :blink:

Latências dizem respeito ao tempo de atraso da memória receber um comando e esse comando ser realizado. Então, quanto mais baixo for o tempo selecionado, melhor será o desempenho, pois a velocidade será maior.

Mas não são todas as memórias que aceitam trabalhar em latências mais baixas, como 2.5 e 2... Se você não souber, vá testando... Se ocorrer instabilidade, volte para as configurações originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ccs1201+15 dez 2003, 14:26-->
pedro.pr@15 dez 2003, 14:21

porque quando eu uso uma memória com a frequência maior que a do FSB dizem que podemos diminuir as latências???

Pelo contrario quando colocamos as memorias em over mantemos as latencias originais ou aumentamos.

Num tô falando em over.....por ex.:

uma memória pc-3200 (400mhz)

num proc. com FSB 333

entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por alyssonr@15 dez 2003, 13:12

ta .... mas e se a instrucao não chegar neste tempo de latencia o q acontece então?? ..... da pau de sistema, trava, mensagem de erro?? .... qual a funcao desse tempo na real??? esperar uma instrucao?? mas e se o tempo for expirado o q acontece???

Trava, dá tela azul, o pc não liga e por aí vai...

Se o tempo expirar ela não responde e o sistema estagna...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por pedro.pr@15 dez 2003, 14:21

porque quando eu uso uma memória com a frequência maior que a do FSB dizem que podemos diminuir as latências???

Certíssimo Pedro!!!

freqüências maiores em fsb menor não força os chips e você pode compensar essa assincronia abaixando as latências, que ele deverá responder numa boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera aí, deixa eu ve se entendi, para colocar o timming menor ou abaixar o CL da memoria, ela tem que ter velocidade(freqüência) maior que a do FSB do proc, podendo assim reduzir o clock dela também, ou melhor, a memoria deverá ter clock maior que o FSB do proc assim o clock dela poderá ser abaixado para um valor igual ao do FSB e com isso pode reduzir o CL(latencia) dela ? Ou isso não tem nada a ver, em outras palavras, não é necessario que a memoria tenha clock,freqüência ou velocidade maior que o FSB do proc para pode diminuir o CL dela ? Enfim, quais as condiçoes se é q existam e como é feita essa diminuição do timming das memorias ?

Flow, abraço

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gu574vo@16 dez 2003, 04:10

Espera aí, deixa eu ve se entendi, para colocar o timming menor ou abaixar o CL da memoria, ela tem que ter velocidade(freqüência) maior que a do FSB do proc, podendo assim reduzir o clock dela também, ou melhor, a memoria deverá ter clock maior que o FSB do proc assim o clock dela poderá ser abaixado para um valor igual ao do FSB e com isso pode reduzir o CL(latencia) dela ? Ou isso não tem nada a ver, em outras palavras, não é necessario que a memoria tenha clock,freqüência ou velocidade maior que o FSB do proc para pode diminuir o CL dela ? Enfim, quais as condiçoes se é q existam e como é feita essa diminuição do timming das memorias ?

                                                                 Flow, abraço

                                                                                      até +

você não precissa de memorias com a freqüência maior que a do processador para poder baixar as latencias, ocorre que quando você baixa a freqüência das memorias para a mesma do processador elas trabalham mais folgadas almentando as chances de exito no procedimento de baixar as latencias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Estou p/ comprar memorias 333 enquanto que meu proc tem FSB 266, sendo que a minha placa-mãe(motherboard) roda a 333 e 266. Nesse caso então, o que é mais viavel, reduzir o clock dela para diminuir a lantencia também, ou apenas diminuir a latencia para 2 se é q isso seja possivel ?! Na verdade, eu não queria estar reduzindo o clock dela mas sim diminuindo o CL(latencia) da mesma ! Pois futuramente, pretendo comprar também um proc c/ FSB 333, ou seja, estar rodando toda minha maquina a 333.

Vlew, abraços

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tiago STI@15 dez 2003, 18:19

E  como eu baixo essas Latencias ROSTED....

:muro:  :muro:  :wacko:

É através do setup, mais especificamente no menu "Advanced Chpset config"...

Postado Originalmente por gu574vo

Certo. Estou p/ comprar memorias 333 enquanto que meu proc tem FSB 266, sendo que a minha placa-mãe(motherboard) roda a 333 e 266. Nesse caso então, o que é mais viavel, reduzir o clock dela para diminuir a lantencia também, ou apenas diminuir a latencia para 2 se é q isso seja possivel ?! Na verdade, eu não queria estar reduzindo o clock dela mas sim diminuindo o CL(latencia) da mesma ! Pois futuramente, pretendo comprar também um proc c/ FSB 333, ou seja, estar rodando toda minha maquina a 333.

Hoje em dia não é mais viável comprar módulos de memória abaixo das DDR400, visto que a diferença de preço é muito pequena para as DDR333/266 e em um futuro upgrade você já terá um pente mais atual.

Pode pegar uma com fsb de 400Mhz que vai funcionar numa boa na sua máquina.

Basta você reduzir o fsb para a velocidade desejada tanto do pente como do chipset para trabalhar em modo síncrono com o processador (266).

Se quiser, poderá também fazer um overclock no processador para os 333Mhz aceitos pelo chipset e com isso ainda ter uma folga maior para poder diminuir as latências da memória de forma que ela receberia um downgrade sem perder tanto a performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão aqui é que minha placa-mãe, acho que já comentei, não suporta FSB, DDR tudo até 333, não suporta mais do que isso. Portanto DDR 400 não roda aqui, mesmo que eu comprasse-a para diminuir o clock dela, seria para 333 e não 266, continuando meu proc c/ FSB 266 por enquanto. É que meu proc não consegui chegar a 333, pelo - eu acho q não, na verdade eu tentei over nele mas foi d velocidade, e não d FSB, tentei overclocka-lo para 1.8G, sendo que ele é d 1.53G, isso porque ele travo não conseguindo chegar nem a isso. O que pode ser feito, então ?! Complico geral. Dá uma luz !

Vlew, abraços

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fato da sua placa não suportar o barramento de 400Mhz não quer dizer que você não possa colocar uma memória que opere nessa velocidade. Pode comprar uma DDR400 que vai funcionar numa boa na sua máquina, só que não nessa velocidade, mas sim na velocidade que restrige o barramento total, que é a do processador de 266Mhz.

O seu over não deve ter dado certo por outros motivos, como estar usando um pente de 266Mhz aí com certeza ele restringirá qualquer aumento na velocidade do barramento. Tenha em mente que o principal fator que breca o overclock é a memória e em segundo lugar o chipset... O processador é o que mais aguenta.

Por isso eu recomendo que você pegue um pente de 400Mhz, pois além de ter uma folga grande no fsb e na diferença do preço ser pequena para as de menor velocidade, você poderá colocar posteriormente seu sistema operando a 333Mhz, fazendo um overclock para esse barramento...

Sacou agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, fera. Saquei d+. Tipo, quer dizer então q a velocidade ou FSB do proc é que restringe o barramento total mesmo minha placa-mãe chegar ou suportar até 333 ? Lembrando que o proc q estou usando aqui no momento, tem FSB 266. Outra coisa, como eu posso fazer e/ou é feito esse over d FSB do proc ? Eu só sei um pouco d over d velocidade do proc mas FSB não, são overs diferentes, certo ? Quanto ao resto, deixa eu ver se entendi, só pra confirmar, devo então estar comprando DDR 400 para estar posteriormente diminuindo seu clock pra 333 e aumentando o FSB do proc para 333, ou seja, rodando tudo a 333 que no caso aqui, é o maximo da maquina ?! Mas e a lantencia, visto que ela tem CL 2,5 e eu queria abaixa-lo para 2, fazendo assim elas trabalhem numa latencia menor, isso pode ser feito sem problemas ? A chance d dar certo, ou seja, ter exito são maiores ?

Vlew, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "overclock de velocidade" que você citou nada mais é do que um over de FSB ou do multiplicador, já que o FSB é um "componente" da velocidade do processador.

A velocidade do processador é definida por:

FSB x MULTIPLICADOR = CLOCK

Então se você aumentar o FSB do seu processador, consequentemente você estará aumentando a velocidade (clock) do mesmo. Você pode realizar o over de duas maneiras:

- Aumentando o FSB

- Aumentando o MULTIPLICADOR

No seu caso você iria aumentar o FSB de 266 para 333 e diminuir a freqüência da memória de 400 para 333.

Isso é feito através da BIOS.

OK? ^_^

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gu574vo@16 dez 2003, 12:04

Ok, fera. Saquei d+. Tipo, quer dizer então q a velocidade ou FSB do proc é que restringe o barramento total mesmo minha placa-mãe chegar ou suportar até 333 ? Lembrando que o proc q estou usando aqui no momento, tem FSB 266.

Não.... O que restringe o over é a velocidade que as memórias podem operar... O processador, se bem refrigerado e sendo de uma boa série, aguenta fsbs maiores, numa boa... Por isso opte por memórias com alta velocidade, como as DDR400 pra cima...

  Outra coisa, como eu posso fazer e/ou é feito esse over d FSB do proc ? Eu só sei um pouco d over d velocidade do proc mas FSB não, são overs diferentes, certo ?

O pedro.pr já explicou isso muito bem (fsb x multi como componentes do clock)

Quanto ao resto, deixa eu ver se entendi, só pra confirmar, devo então estar comprando DDR 400 para estar posteriormente diminuindo seu clock pra 333 e aumentando o FSB do proc para 333, ou seja, rodando tudo a 333 que no caso aqui, é o maximo da maquina ?! Mas e a lantencia, visto que ela tem CL 2,5 e eu queria abaixa-lo para 2, fazendo assim elas trabalhem numa latencia menor, isso pode ser feito sem problemas ? A chance d dar certo, ou seja, ter exito são maiores ?

Depende... Só testando mesmo...

O meu pente é kingston CAS 3.0 e eu consigo colocá-lo numa boa como 2.5, mas isso não á via de regra... Podem existir tipos de memórias da mesma série que não conseguem o mesmo desempenho, pois depende de vários fatores externos, como auxílio prestado pelo chipset, qualidade da placa-mãe e principalmente do próprio pente... No geral, acredito que dê sim, pois ela não irá operar a 200Mhz e sim a 166, o que dará um ganho muito bom nas latências...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...