Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso Dum Servidor Estavel


GuilhermeLima

Posts recomendados

Fala moçada....

Resolvi postar esse tópico aqui porque ninguém mais q os "overclockeiros" pra sacar de estabilidade né??

Tenho que montar um micro prum servidor de Banco de Dados SQL pra mais de 50 máquinas acessar. Ou seja... tem que ser violento.

Fiz um orçamento dum micro Dell mas o preço deles num é dos melhores né?

Eu estava pensando em gastar por volta de 8 mil ou talvez um pouco mais.

O mais importante é o micro ser estável, o servidor num pode cair nunca. Tem que ficar 24h funcionando por muitos meses sem reiniciar.

Então eu pensei num Minimo de 2 gigas de Memoria DDR, HD SCSI (sem duvida) de uns 40 gigas ta bom.

O negocio é??

P4? Athlon? Xeon?

Dêem dicas de marcas que trabalhando juntas ficaria um negócio bem estável pra mim... pois se não vou ter que apelar prum Dell mesmo, pois eu num posso arriscar né??

Valeu moçada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisa muito exagero.. Aí vai a minha sugestão:

Processador: XP3000+ BARTON

Placa mãe: ABIT NF7-S REV. 2.0

Memórias: 3x 1GB CORSAIR DDR550/PC4400

Monitor: SAMSUNG 753 DFX

Fonte: ATX ANTEC TRUE 480W (acho que esta vai aguentar tudo na boa...)

Coolers: Para a ponte sul e chipset: 2x Extreme Spirit North & South Bridge Cooler.

Para o processador: Aquarius III Thermaltake Water cooler.

Gabinete: Compre aqueles SUPER-ATX de 8 baias.. Vai ajudar a diminuir a temp, e você ainda poderá colocar seu Water cooler dentro do gabinete!

HD: 2x Wester digital 74 GB WD740GD (AT Raid 0)

Placa de vídeo: ATI RADEON 9600 SAPPHIRE

Faltou alguma coisa? Acho que tá tudo aí.. Só fico com uma dúvida: não sei ao certo se esta fonte segura a onda do WC que eu disse... Mas como tem muita gente neste fórum, talvez eles possam te indicar um PC melhor... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem disse que não? E servidor não precisa ter dois processadores não amigão! Isso aí é pra server muito mais exigentes que este aí que o cara quer... O pc que eu estou recomendando custa uma fortuna sim, mas muito menos que os 8 mil que ele disse que pode gastar, e muito menos ainda que o DELL que ele tá de olho...

2 processadores, ajudaria sim, mas aí vai ser uma trabalheira ele achar uma placa-mãe pra serv, e depois importar e tal.. Acho que o pc de cima tá bom...

E ele vai poder usar SATA, RAID, DUAL CHANEL, FAZER OVERCLOCK SE QUISER, VAI PODER COLOCAR O PC PRA NADAR, VAI PODER LEVAR O PC PRO PARQUE...

Computador extremamente arrebenta o que eu recomendei.. é claro que tem melhores, por isso escrevi no final:

Mas como tem muita gente neste fórum, talvez eles possam te indicar um PC melhor... Valeu!

E não foi o quê vocÇe fez né ;) .... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GLABRO@15 dez 2003, 12:43

Processador:                       XP3000+ BARTON

Placa mãe:                 ABIT NF7-S REV. 2.0

Memórias:                  3x 1GB CORSAIR DDR550/PC4400

Monitor:                     SAMSUNG 753 DFX

Fonte:                        ATX ANTEC TRUE 480W (acho que esta vai aguentar tudo na boa...)

Coolers:                     Para a ponte sul e chipset: 2x Extreme Spirit North & South Bridge Cooler.

Para o processador:    Aquarius III Thermaltake Water cooler.

Gabinete:                   Compre aqueles SUPER-ATX de 8 baias.. Vai ajudar a diminuir a temp, e você ainda poderá colocar seu Water cooler dentro do gabinete!

HD:                      2x Wester digital 74 GB WD740GD (AT Raid 0)

Placa de vídeo:         ATI RADEON 9600 SAPPHIRE

cara não fala besteira.

o cara quer um servidor de SQL e não um "video game". pra que um monitor e uma placa de video dessas se na maioria do tempo o monitor vai ficar desligado?

se voce quer um server que não pode parar e tem quer ter estabilidade não tem escolha melhor quer servidores DELL, IBM e alguns outros de MARCA.

já vi servidores IBM com fonte, processador* e HD retundandes, ou seja, voce pode trocar esses itens com o pc ligado, no quente.

*2 processadores logico.

o melhor mesmo seria voce ter um sistema de cluster.

mas aí a escolha fica com voce.

falou

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas moçada...

Andei vendo uns micros da HP... tem uns legais...

o único problema é o processador Xeon que tá uma fortuna...

Aí num sei se dou um jeito de arrumar mais grana ou se um Pentium 4 2.4 com 512 de cache serviria...

Vou dar uma estudada nisso...

Brigadão aí por quem respondeu!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

servidor pra 50 pcs?

po, com um xp 1,7 numa m810 já dá...

256 de ram (foi mau glabro..viajei)

os cara eskecero q é pc pra servidor, e falaro RADEON 9600!!! 753 DFX? pra q? pra você enxergar melhor o servidor? aheuaheuaheuaheu

tão loco? por acaso você vai querer jogar Counter Strike no servidor? hehehe

eu montei um servidor uma veiz...

pra 30 pcs

era um athlon 1200 thunderbird, M810 com 512 dimm, hd Ultra-SCSI de 120 gb...

rodava q era uma beleza....usando linux red hat 8.1

guentava fácil fácil....

Edit: ah, esqueci de falar...se você quer estabilidade, compra um IBM E-SERVER...

um XEON 1.2 ghz com 512 de ram e hd scsi já dá conta fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AnOnImIzEr@16 dez 2003, 02:35

athlon 1200 firebird

Athlon FIREBIRD??? Onde consigo um destes? É uma mistura de DURON SPITFIRE com ATHLON TUNDERBIRD? Deve ser bom pacas mesmo! Hau hua hua hua hua hua hua!!!! Brincadeira...

O correto seria TunderBird.

E recomendei este monitor e esta placa de vídeo, pois monitor mesmo que seja pouco usado um dia ele vai precisar dele. E a placa de vídeo é pra casos de emergência.. Vai que o cara precisa de rodar alguma aplicação 3D lá no serv e não tem Placa de vídeo que suporte? Os tempos passam gente!...

Agora; foi só uma sugestão! Guardem as pedras ok :P ?!?

po, com um xp 1,7 numa m810 já dá...

256 ddr

Tá vendo como é ruim criticar os outros? Olha só.. 2 erros em um post só... M-810 com memoria DDR? Aff... M-810 só SDR memo cara... PC-100 ou PC-133...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão...

AMD

Pegue um AXP Barton 2500+ (não precisa ser o 3000 ou o 3200, eles vão esquentar mais... entretanto, um cache grande é bom num servidor)

Placa mãe com chipset NForce 2 (aproveite o vídeo on-board, não precisa de Radeon coisa nenhuma... Use o Dual Channel)

Intel

Bote um P4 2.4 com barramento de 800MHz (pode por mais rápido, mas não é necessário... fora que Intel é o dobro do preço)

Obs, se a grana tiver curta, prefira um P4 mais lento do que um Celeron com o mesmo clock... (i.e. mais vale um P4 2.0 do que um Celeron 2.6)

Chipset i865 ou i875 (se não me engano tem vídeo on-board e dual channel também)

OU

Use um PIII 1.4 e chipset i815 (com vídeo on-board também)

Um PIII dá e sobra pro que você quer, aguenta tranquilo...

Dicas Gerais.

Use memórias de boa qualidade (Kingston, Corsair e companhia)

Se não usar vídeo on-board pode ser uma placa chulé mesmo (TNT2, GeForce 2)

Use uma fonte boa (Zalman, Thermaltake, todas aquelas que custam $$$)

Não economize em coolers (coloque vários no gabinete, e preste atenção nos discos rígidos, devem ser bem ventilados)

Use um gabinete grande...

Não vai esquecer do NO-BREAK

Use placas mãe boas (Abit, MSI, Intel, Gigabyte, ECS, Asus (ih, lá vem tomate pra cima de mim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estabilidade = XEON... cara não importa se você quer estabilidade tem que partir pros processadores XEON.

Os computadores acime servem como um server sim (e muito bem), mas os caras esqueceram que você pediu estabilidade e esses novos processadores esquentam muito (você terá que comprar um water cooler se quiser deixar esse pc ligado mais de mes sem reiniciar)...

Xeon é a sua melhor escolha... você vai gastar mais, claro, mas vai ter o que precisa!

Tabgal... vou ter que discordar de você... um PIII não da conta mesmo pro que ele quer... pode pôr memória e fontes dos cambau, mas o processador não dá conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@16 dez 2003, 15:57

Estabilidade = XEON... cara não importa se você quer estabilidade tem que partir pros processadores XEON.

Os computadores acime servem como um server sim (e muito bem), mas os caras esqueceram que você pediu estabilidade e esses novos processadores esquentam muito (você terá que comprar um water cooler se quiser deixar esse pc ligado mais de mes sem reiniciar)...

Xeon é a sua melhor escolha... você vai gastar mais, claro, mas vai ter o que precisa!

Tabgal... vou ter que discordar de você... um PIII não da conta mesmo pro que ele quer... pode pôr memória e fontes dos cambau, mas o processador não dá conta!

Concordo que o Xeon é o recomendado... Entretanto discordo ao dizer que ele é mais estável ou que esquenta menos...

O Core do Xeon é o mesmo do P4 (essencialmente). A diferença é que o Xeon aceita Multi-Processamento e consegue (uando certos truques) endereçar até 36Giga de memória (se não me engano)

Agora, que um PIII 1.4 não dá conta é de discutir... Ele falou em 50 pessoas acessando ao mesmo tempo. Acho que depende muito mais do tamanho do banco e do tipo de pesquisas que ele vai fazer (se ele tem que fazer uns selects cheios de condições num banco de dados grande realmente vai faltar) Além do mais, esse PIII tem 512k de cache...

Agora, se colocar um Xeon, porque não um Opteron??? Não sei que sistema será usado nesse computador, mas já existem versões do SUSE Linux, do Apache e acho que até do MySQL pra x86-64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Va num AMD de plataforma 64bits...

Eu iria assim...

Atlhon 64

Processador Atlhon 64 3000+

MB Abit KV8-MAX3

3 x 1GB de DDR400

2 x HD Western Digital 36,7GB Raptor SATA 10k RPM 8MB em Raid 0

Video MSI Geforce FX 5200 TD128 (só por causa do DirectX 9)

Drive de Disquete

Gravador de DVD

Cooler Silent Boost

Gabinete de 8 Baias (ajuda na ventilação)

Fonte Zalman ou Thermaltake de 500W...

e mais uns 7 ou 8 coolers...

Opteron

Processador AMD Opteron 240

MB MSI K8D Master-F

3 x 1GB de DDR400

2 x HD Western Digital 36,7GB Raptor SATA 10k RPM 8MB em Raid 0

Video MSI Geforce FX 5200 TD128 (só por causa do DirectX 9)

Drive de Disquete

Gravador de DVD

Cooler Silent Boost

Gabinete de 8 Baias (ajuda na ventilação)

Fonte Zalman ou Thermaltake de 500W...

e mais uns 7 ou 8 coolers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não precisa muito pra 50 máquinas acessando simultaneamente.

Acho que a opção mais barata é montar com base no Barton 2500+ ou 2600+.

Desempenho de memória é importante (por isso que o A64 c/ 1MB de cache e baixa latência de memória é rei aqui), então, use uma nforce2. Uma boa pedida é a Asus A7N8X-X que não é tão cara. Mas a MSI também tem um preço bom. Só que essas duas placas são feitas na china, pois são os modelos mais baratos. Modelos mais caros são mais confiáveis. Se bem que meu parâmetro é funcionar com overclock. Uma boa opção é pegar uma Abit NF7 (sem o S), que é barata.

Se for usar fonte redundante, RAID, etc, fale ai. Eu não vi nenhuma ordem de grandeza de quanto você quer gastar.

Eu nunca compraria máquinas da HP, Dell, etc. São boas? São, mas a um custo muito elevado e sem grande necessidade pois não estamos falando de um grande servidor. você não precisa mais do que um bom PC, com componentes de qualidade para garantir estabilidade e o desempenho suficiente para mais do que você citou.

Quem disse que Xeon = Estabilidade, deveria perceber o quanto mais lento eles são do que um PC. PC é em geral ajustado pra dar o máximo, se grande preocupação com a estabilidade a toda prova. Essas máquinas ai eles preferem perder 5% e ganhar em estabilidade. Esse tipo de coisa qualquer um é capaz de fazer. Apenas compre bons componentes e trabalhe standard.

Cuidado com placas de video sem suporte a processadores atuais. Prefira uma placa simples e que tenha drivers simples e estáveis (acho que pra esse tipo de coisa, até uma nVidia antiga é estável, talvez uma MX velha).

Outra coisa importante é dissipação de calor. Pra ficar dias, meses em funcionamento ininterrupto, você tem que manter a temperatura baixa. O certo é ficar em sala com AC, mas boa ventilação dentro do gabinete resolve (o processador vai trabalhar quase sempre com boa carga, memória e discos também).

Ah. Uma boa máquina começa por uma boa fonte. Não economize muito nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:huh: também acho que um P3 dá conta, no meu estágio há 42 micros ligados no servidor e é bem rápido fora que ele fica ligado em regime 24x7 e continua firme e forte, se você for comprar um Athlon 2600+ ou 3000+ compre sem medo pois se um P3 1.2 GHz agüenta 42 micros um Athlon 2600+ agüenta 50 não concordam?

Abraços, Shadowwarrior. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não so O EXPERT no asunto mas poso de indicar um Server legal...

Base AMD

ATHLON XP 3200+ 2.2GZ FSB 400 BARTON

MB EPoX 8RDA3+

3 x CORSAIR 512MB PC3200 DDR400 TWIN LL (ou outr marca boa)

2 x HD Western Digital 36,7GB Raptor SATA 10k RPM 8MB em Raid 0

Video MSI Geforce FX 5200 TD128 ou uma MX

Gravador de DVD

WC AquariusIII da TT

Gabinete de no minimo 6 baias

2x fontes de marca boa(1 para WC e outra para o sistema) De preferência fontes redundantes

sala com ac

de 6 a 10 cooles p/ gabinete

Base Intel

PENTIUM IV - 3.2GZ 2MB 478PIN 800FSB

GIGABYTE P4 GA-8KNXP ULTRA FSB800 SATA GIGABIT LAN BOX

2xCORSAIR 1GB PC4400 DDR550 TWIN(ou outr marca boa)

2 x HD Western Digital 36,7GB Raptor SATA 10k RPM 8MB em Raid 0 (OU um SCSI)

Video MSI Geforce FX 5200 TD128 ou uma MX

Gravador de DVD

WC AquariusIII da TT

Gabinete de no minimo 6 baias

2x fontes de marca boa(1 para WC e outra para o sistema) De preferência fontes redundantes

sala com ac

de 6 a 10 cooles p/ gabinete

O AMD ta num preço aceitavel mas o Intel sai um absurdo, também eu não gosto da intel... se fose escolher entre os 2 eu ficava com o amd...

Valeu...

Sitema mais barato

Duron 700

PC-Chips 810

Dimm pc 100

HD 5g ata 66

cd rom Genarico 10x

fonte Besstxpres 450W (deve da uns 100w real)

gabinete 3 baias

cooler pasivo

rede generica

ai ta beleza... por uns 200 reua você monta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...