Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
alyssonr

O Q Quer Dizer Tamanho Do Buffer Em Hd's?

Recommended Posts

onde poderia encontrar um link falando sobre tamanho do buffer de HD?? sempre vejo isso nos site de fabricantes ... ate acho q quanto maior melhor ... mas qual a relação disso com o desempenho do HD?? desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que eu sei, como a velocidade da transferência de dados de um HD é mais lenta que da Memória RAM por exemplo, o Buffer funciona como uma espécie de "Memória RAM para HDs", sendo que os dados utilizados mais frequentemente são armazenados ali.

Portanto, quanto maior o buffer melhor o desempenho do HD.

B)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • como assim?? a memoria ram vamos supor se for uma pc100, ela trabalha a 100mhz não é? logo sua taxa de transferencia é de 100mhz não é isso??!! então se entendi o lance da memoria ela teria em teoria uma taxa de transferencia de 800MB/s (megabytes por segundo) ou 800Mb/s (megabits por segundo)??

........ e o hd, por exemplo, um ata100, teria a taxa de 100MB/s (megabytes por segundo) ou 100Mb/s (megabits por segundo)?? .... entendi direito?? ..... afinal é megabits ou megabytes?? nunca consigo me livrar desta duvida!! entendi isso!! seria assim mesmo ou estou engando???!!!

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por alyssonr@15 dez 2003, 12:56

como assim?? a memoria ram vamos supor se for uma pc100, ela trabalha a 100mhz não é? logo sua taxa de transferencia é de 100mhz não é isso??!! então se entendi o lance da memoria ela teria em teoria uma taxa de transferencia de 800MB/s (megabytes por segundo) ou 800Mb/s (megabits por segundo)??

........     e o hd, por exemplo, um ata100, teria a taxa de 100MB/s (megabytes por segundo) ou 100Mb/s (megabits por segundo)??   ....   entendi direito??   ..... afinal é megabits ou megabytes?? nunca consigo me livrar desta duvida!! entendi isso!! seria assim mesmo ou estou engando???!!!

Não, você misturou tudo...

Péraí, vamos igual o Jack Estripador (pedacinho por pedacinho) :P

O que eu expliquei foi apenas a função do buffer do HD, eu não disse que ele é um pente de memória RAM que você coloca no HD, mas sim que funciona como se fosse uma memória RAM exclusiva para o HD.

Agora quanto à taxa de transferência ATA, esta diz a taxa máxima de transferência de dados (em MB/segundo) que o HD poderá desempenhar, mas isso é bem difícil de ser alcançado, é apenas uma estimativa.

O Buffer é uma memória e não influi nesta taxa de transf. do ATA, isso é outra coisa. O Buffer apenas evita acessos repetidos ao disco armazenando temporariamente os dados mais utilizados.

É isso! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo......

As cabeças de leitura e gravação do hd pegam as informações no disco e passam para uma memória temporaria na placa do hd e estas são encaminhadas para a controladora ide na placa mãe para serem processados.... e quando vai gravar algo no hd a controladora na placa mãe envia as informações a memória temporaria do hd e este é encaminhado as cabeças de leitura e gravação...

Esta memória temporaria na placa do hd é chamada de buffer..

Anderson hoffmann

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

As taxas de transferência estão em MB/s (Megabytes por segundo).

Como uma memória PC100 tem uma taxa de 800 MB/s, ela é 8 vezes mais rápida do que uma interface ATA-100.

Mas note que as taxas das interfaces IDE são máximas teóricas que a interface (porta) suporta, e não é a taxa do HD. Com um HD ATA-100 você será um sortudo se conseguir uma transferência acima de 60 MB/s.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais