Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Marcelo M Neves

Tem Como Destravar O Multiplicador Do Piii ?

Recommended Posts

Olá pessoal, tem como destravar o multiplicador do PIII por meio de soft ou hard , topo qualquer loucura :D , minha placa-mãe é uma Asus P3B-F bios 1008 beta 4.

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual da sua placa mãe, percebi que ela pode estar com o jumperfree ligado ou não. Para ele estar ligado, todos os "jumpers", na verdade, um retangulo azul claro com umas chavinhas (DIP Switches ou DSW) devem estar todos em off. É fácil de encontra-los, logo abaixo do slot AGP da placa, abaixo dos pentes de memória. Se o jumperfree estiver ligado, você não terá como modificar o multiplicador do processador pelo setup da placa mãe se ele for travado, mas se o caso for para fazer overclock, você pode aumentar a freqüência do processador, no menu advanced do setup, em CPU Bus/PCI freq. (Mhz). Se você conseguir, por esse metodo, não se esqueça de deixar a frequnecia do barramento PCI em 33,4 Mhz ou o mais proximo disso.

Se o jumperfree mode estiver desativado, ou seja, aquelas "chavinhas" em ordem aleatória, sera mais fácil, pois você poderá, em tese, alterar tanto o multiplicador do processador quanto a frequência externa.

freqüência: Com o jumperfree desligado, as chavinhas 6,7,8,9,10 devem estar respectivamente em off, off, off, off, on. Para alterar a frequncia, tente colocar em off, off, off, off, off, o que vai te dar 133 Mhz externamente e 33,3 Mhz no slot PCI. Seu processador passaria a trabalhar a 731,5 Mhz.

Multiplicador: Para mexer apenas no multiplicador do clock, as chavinhas 1, 2, 3, 4 devem estar no seu caso em off, off, off, on, para multiplicar o clock em 5.5x, que é o fatro do seu processador atual. Para alterar o multiplicador, você pode coloca-las em on, on, on, off (6.0x); off, on, on, off (6,5x); on, off, on, off (7,0x); off, off, on, off (7,5x) ou em on, on, off, off (8,0x).

Se você entender um pouco de computadores, você pode desabilitar o Jumperfree mode e configurar manualmente.

Em caso de você fazer o overclock, há algumas ressalvas: pode não dá certo, pode queimar o seu processador ou superaquecer. Se você for mudar o freqüência da placa mãe, de 100 MHz para 133, cuidado com a sua memória RAM, pois ela pode não suportar 133 MHz, travando assim o computador (dê uma olhada no que está escrito nela, PC 66 = 66 MHz, PC 100 = 100 MHz ou PC 133 = 133 MHz, mas cuidado com as falsificações), alem de poder gerar instabilidade no seu pc durante o uso por questoes de estar acima dos 100 MHz que é o que o chip da Intel Onboard (North Bridge) recomenda.

Em todo caso, recomendo que você de uma lida no maual da sua placa- mãe, se você não tiver mais, baixe o manual aqui e de uma olhada nas pág 17 a 20 e na 54.

Caso o link não funcione, o endereço é esse: http://www.asus.com/support/download/item....B-F&Type=Latest

A respeito das memória, você pode ter certeza de que memória esta utilizando pelo programa PC-Config e ai ver se você consegue alterar a freqüência externa do processador (a da placa mãe). Não sei como utilizar esse programa, vi numas FAQ esse programa ser mensionado pra esse tipo de coisa, outro programa é o Sandra.

Fazer overclock, se for sua intenção, é por sua conta e risco.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o seu multiplicador é travado, não adianta você mandar multiplicar por nenhum valor diferente do default dele, simplesmente não vai assumir...

Seu único over possível, é atraves do FSB...se tiver uma boa memo, vá setando para ver onde chega, como seu FSB é de 100 Mhz, você pode alterar para 133, e assim por diante, e ver até onde a máquina fica estável..será a maneira de fazer over em seu processador...

Até mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×