Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clapper


Posts recomendados

e aquele de bater palmas?Montei um ontem ,que ativa com duas palmas,basicamente um amplificador com transitor polarizado por meio de um divisor amplifica o sinal do eletreto,da o clock em um flip flopD configurado como contador,apos dois pulsos ele ativa o rele.

Resumindo e deixando mais simples -> o sinal do som passa num amplificador que joga num divisor 2:1 que ativa o relé no segundo pulso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa eu ver se entendi a gente pate 2 palmas e ele aciona o rele?

esse rele fica temporizado?

ou agente pode bater outra palma e ele desliga?

Não é temporizado, os flipflops fazem a contagem, a cada 2 palmas ele muda de estado -

2 palmas = liga

2 palmas = desliga

1 palma = conta +1 para ligar

+1 palma = liga

3 palmas = desliga e fica sobrando uma para ligar

+1 palma = liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos interessados em montar o clapper ,venho comunicar q fiz algumas modificaçoes:

Aumentei a distancia de acionamento,imcorporei um 555 q gera o clock no flip flop,e o mesmo possui um led q sinaliza quando você bate a palma,o mesmo continua sendo acionado com duas palmas.A alimentaçao e de 9v,e o rele de 12v.Se alguem quiser o circuito novo e so dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
eis o novo circuito,foi colocado um transitor apos o pre amplificador,isso melhorou muito a distancia de acionamento,tbem foi colocado um 555 em modo monoestavel,o led sinaliza cada palma ,a saida e liga no flip flop.

jorgeletronico, muito bom o seu projeto! estava a muito tempo a procura deste esquema! agradeço!

sou totalmente leigo em eletrônica, e hoje fui comprar os componentes e o rapaz começou a me fazer várias perguntas sobre os capacitores, qual o tipo (cerâmico, eletrolítico, etc) e disse que além da capacitância do mesmo, tinha que saber a tensão dos mesmos... você teria esses dados? ele percebeu também que há um componente sem nome ali no projeto, que acredito que é um bc...

você poderia fazer uma lista dos componentes que você usou?

desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos o muito obrigado pelo carinho.

Bom nao usei bateria em meu esquema ,utilizei uma fonte de 12v regulada para 5v.Mais pode ser usado bateria tranquilamente.Faça uma filtragem com um capacitor de 1000uf com um capacitor de 100nf em paralelo.Eu monte ein placa padrão,ai cada um monta como lhe convier.O circuito funciona 100%.Segue abaixo a lista dos componentes do segundo circuito onde foi inserido o 555.

R1=10K

C1=10NF

R2=2.2M

R3=1M

R4=2.2K

Q1=BC548

Q2=BC548

C2=100NF

R5=10K

R6=100K

R7=560R

C3=10NF

C4=1UF

CIS=555

Usei capacitoes de ceramica e eletroliticos ,os eletroliticos com tensão de 10v e os ceramicos os q usei eram pra 100v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...