Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

De cabeça eu não lembro bem os nomes mas e + ou - assim: (Lembrando que sao valores variaveis e configuraveis. 3 - 3 - 3 - 7 tambem; etc...)

CAS Latency - Indica o quantos pulsos de clock sao usados antes do inicio da leitura de todas matrizes do modulo.

"3" - 3 - 3 - 7

"2" - 2 - 2 - 5

RAS to CAS Delay - Indica quantos pulsos de clock passam na leitura da matriz da memoria, o CAS e o RAS (se não me engano e: Vertical/Horizontal)

3 - "3" - 3 - 7

2 - "2" - 2 - 5

RAS Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria, que consiste em recarregar eletricamente a memoria para a manutençao de dados nela!

3 - 3 - "3" - 7

2 - 2 - "2" - 5

Active Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria acontecer. "RAS Precharge Delay"

3 - 3 - 3 - "7"

2 - 2 - 2 - "5"

Uma coisa e certa, quanto menores sao os valores, maior sera a peformance pois mais rápido serao executadas as funçoes.

Mas e + ou - por ai!!!

Espero ter ajudado!!! :-BEER

Se eu estiver enganado, por favor me corrijam!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

po mano renato, mandou muito agora hein!! ... mas o RAS Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria, conforme você disse, não seria interessante q fossem maiores?? porque dai a perda de tempo em ficar dando refresh não seria menor, ou seja, levaria mais pulsos de clock pra q a memoria precisasse de um novo refresh?? porque veja só: se uma memoria manter os dados por mais tempo sem precisar de refresh ela não se torna automaticamente mais rápida?? eu não entendo muito bem disso, por isso a pergunta, se você puder me responder!! ...... mas de qualquer forma o q você me passou já foi bem esclarecedor ... obrigado amigo ... inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou fino!!! :D

Editei la e me parece que ficou bem esclarecido!!

Quanto ao tempo ser maior... e o seguinte, trata se de cargas positivas e negativas, que precisam ser recarregadas periodicamente para que os dados sejam mantidos na memoria.

Se voce aumentar o tempo de recharge, as cargas ficam enfraquecidas e pode ocorrer perda de dados. Isso ai já e eletrônica mesmo!!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renatomarcelino@07 jan 2004, 16:16

Agora ficou fino!!! :D

Editei la e me parece que ficou bem esclarecido!!

Quanto ao tempo ser maior... e o seguinte, trata se de cargas positivas e negativas, que precisam ser recarregadas periodicamente para que os dados sejam mantidos na memoria.

Se voce aumentar o tempo de recharge, as cargas ficam enfraquecidas e pode ocorrer perda de dados. Isso ai já e eletrônica mesmo!!!! :bye:

Não sou perito no assunto mas senão me engano, tá corretissimo ! Pelo menos quase tudo ! Creio até que a duvida já tenha sido tirada. Foi muito bem explicado !

Flow, abraços. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:zoio: Mas atenção!!!

Ao diminuir os valores de CAS e RAS pode ocorrer travamento do micro... Quando fizer mudanças, escolha apenas um valor para mudar e teste o micro p/ saber se trava (jogos, programas...). Em caso afirmativo (travamento) retorne o valor ao anterior... Parece chato mas essas configurações irão melhorar muito o desempenho do micro.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, errei. Me desculpe. Na verdade eu me referi ao que o Renatomarcelino postou pela 1a vez. Já pela 2a vez, eu não sei. Não entendo quase nada d eletrônica.

Postado Originalmente por Renatomarcelino@28 dez 2003, 11:09

De cabeça eu não lembro bem os nomes mas e + ou - assim: (Lembrando que sao valores variaveis e configuraveis. 3 - 3 - 3 - 7 tambem)

"3" - 3 - 3 - 7

"2" - 2 - 2 - 5

CAS Latency - Indica o quantos pulsos de clock sao usados antes do inicio da leitura de todas matrizes do modulo.

3 - "3" - 3 - 7

2 - "2" - 2 - 5

         

     RAS to CAS Delay - Indica quantos pulsos de clock passam na leitura da matriz da memoria, o CAS e o RAS (se não me engano  e: Vertical/Horizontal)

3 - 3 - "3" - 7

2 - 2 - "2" - 5

         

          RAS Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria, que consiste em recarregar eletricamente a memoria para a manutençao de dados nela!

3 - 3 - 3 - "7"

2 - 2 - 2 - "5"

              

               Active Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria acontecer. "RAS Precharge Delay"

Uma coisa e certa, quanto menores sao os valores, maior sera a peformance pois mais rápido serao executadas as funçoes.

Mas e + ou - por ai!!!

Espero ter ajudado!!! :-BEER

Se eu estiver enganado, por favor me corrijam!!! :bye:

Não sou perito no assunto mas senão me engano, tá corretissimo ! Pelo menos quase tudo ! Creio até que a duvida já tenha sido tirada. Foi muito bem explicado !

Flow, abraços. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a :-BEER , e so marcar a data, inclusive vai rolar o encontro em BH, deem uma passada aqui!!! :D

Quanto a Letencias mesmo, e verdade o que o Evilalex disse, não sao todas DDR que aceitam esses valores, o ideal e testa uma de cada vez, e se não funcionar, voltar pro normal e testar outra latencia.

A minha por exemplo, trabalha em 2 - 2 - 2 - 6 mas o padrão dela e 2,5 - 3 - 3 - 7.

falou!! :bye:

Edit: Minha fonte deve chegar amanha, dai eu farei testes pra gente ver o ganho de peformance!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E so voce configurar a memoria prara trabalhar em SPD (sera a configuração padrão do fabricante). Se colocar manual, voce poderá configurar todas, dai e so diminuir uma por uma ate achar a configuração estavel! A cada alteração, faça testes com o 3DMark2001 para verificar a estabilidade!

Bom galera minha Fonte chegou e botei meu bichinho pra funcionar, notei que com latencias no mais baixo houve um ganho de 400 pontos no 3Dmark2001, e no Battlefield, o jogo rodou um pouquinho mais macio. Se vale a pena??? :o E claro que vale, voce consegue perceber que o micro esta melhor, responde muito melhor, mas e claro que não e nada do outro mundo, mas melhora consideravelmente! Depois que fiz meu overclock, coloquei minha memo pra trabalhar em 180mhz (360) e consegui no maximo diminuir minhas latencias a: 2 - 3 - 2 - 6, com isso percebi que o ponto mais importante, e que influencia mais na peformance e:

1º - Ras Latency

2º - Ras to Cas Delay

Como meu Ras to Cas ficou em 3, perdi aproximadamente 180 pts no 3DMark.

Falou!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa Renato,

andei dando uma olhada no SETUP e anotei aqui prováveis pontos onde posso mudar a latência da minha memória, pois não achei nada específico como os nomes que você mencionou.

- SDRAM CYCLE LENGHT: 3 (pode ser escolhido o valor 2)

- Memory Ultra Fast: ENABLED (não sei pra que serve, se alguém souber...)

- Memory Parity/ECC Check: Disabled (sei que é para verificar erros nas memos, é isso? :blink:)

- Typematic Rate Setting: Disabled (não sei o que significa, se álguem souber, por favor :) )

- Typematic Rate (Chars/Sec): 6 (podem ser escolhidos vários valores "6,8,10,12,15,20 até 30 se não me engano")

- Typematic Delay (MSec): 250 (támbem podem ser escolhidos outros valores)

- Bank 0/1,2/3,4/5 DRAM Timing: SDARAM 8/10 ns (podem ser escolhidos: NORMAL, MEDIUM, FAST, TURBO - será que turbo fica melhor? Alguém sabe o que muda?)

- Memory Hole: DISABLED (não sei o que significa, se alguém souber também, por favor :) )

Bom, é isso, queria que alguém que conheça um pouco a fundo do assunto me disesse o que essas opções podem me trazer de desempenho a mais e em que valor deixar ou se devo habilitá-las ou não.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SDRAM CYCLE LENGHT <=> Cas Latency <=> (quanto menor melhor)

Memory Ultra Fast: ENABLED <=> Configura a melhor peformance para a memoria

Memory Parity/ECC Check <=> Grava um bit de paridade para manter a integridade dos dados

Typematic Rate Setting<=> Disabled é a taxa em que o teclado emite dados ao sistema

Typematic Rate (Chars/Sec)<=> indica o numero de vezes que a tecla pressionada se repetira.

Typematic Delay (MSec) <=>Este ajuste controla a capacidade automática de repetição de teclado.

Bank 0/1,2/3,4/5 DRAM Timing: SDARAM 8/10 ns <=> E a latencia base da memoria, 10 para PC66, 8 para PC100, 7 para PC133, 6 para DDR... (+ ou - isso).

Memory Hole <=> E a quantidade de memoria Ram usada para aloca dados da memoria Rom de placas ISA (deixe desabilitado)

E mais ou menos isso ai, muita coisa eu pesquisei e aprendi junto!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Renatomarcelino@22 jan 2004, 23:01

Sim, ele e o Cas Latency!, e faça o mesmo com as outras, mas testa uma por uma pra ver se a memo aguenta! :bye:

Mudei, acho que ganhei uns 40 pontos no 3DMARK, mas só achei esse CAS LATENCY, os outros será que não são configurarveis nessa minha placa mãe?

PS.: Cfas: os pentium III não trabalham a 133 não? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, o padrão da memória estava em 2,5-3-3-7

rodei o sandra e tal, marquei a pontuação

diminui algumas latencias e praticamente mantive estavel no sandra, até caiu um pouquinhu

até que cheguei no 2-2-2-6, rodei o sandra de novo e estava praticamente igual ao primeiro... ganho minimo, coisa 0,05%...

o problema é o sandra? ou eu fiz alguma coisa errado???

ah, a memória é 333 infineon e estou com um duron 100 de fsb, em uma k7vta5...

alguem pode dizer se realmente melhorou o sistema e o sandra não disse, ou não melhorou nada?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...