Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação entre GF 7050 e uma placa off


Nadson Df

Posts recomendados

Ola sou novo no conhecimento de hardware, e queria saber a opinião comparativa de vocês:

A placa on NVIDIA GeForce 7050 / NVIDIA nForce 610i seria igual a que placa off?

Sendo que essa tem : Vertex Shader 3.0 e Pixel Shader 3.0.:eek:

E essa placa on parece não ter muita potencia!

Muito obrigado

Desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola sou novo no conhecimento de hardware, e queria saber a opinião comparativa de vocês:

A placa on NVIDIA GeForce 7050 / NVIDIA nForce 610i seria igual a que placa off?

Sendo que essa tem : Vertex Shader 3.0 e Pixel Shader 3.0.:eek:

E essa placa on parece não ter muita potencia!

Muito obrigado

Desde ja.

Na verdade ela é uma "placa" bem fraquinha. porém melhor que certas "placas" onboard. A Geforce 7050 tem 4 pixel shaders, 1 vertex shader, 2 unidades de texturas e 2 ROPs, isso é cerca de 45% de uma 7300 GT, porém como a Onboard usa a memoria do sistema, a sua Geforce 7050 teria um desempenho 70% a 80% menor do que a de uma Geforce 7300 GT. Ou seja bem Fraco.

Se quiser rodar jogos recentes com boa qualidade, compre uma placa "De verdade". Ja que soluções onboard servem apenas para "quebrar um galho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, este onboard é praticamente o mesmo que eu tinha aqui, a 6150 do chip 430! e era fraco mesmo, para jogos antigos era uma beleza! mas para os de 2006 para cima uma tristeza! agora eu to com uma placa mãe que tem o onboard HD3200, este sim ta segurando muita coisa aqui, tenho uma placa de verdade mas como não estava mais jogando para valer eu deixei ela de lado por enquanto! e o onboard esta se virando bem, consegui até emular o Gamecube e jogar aceitavelmente o Resident Evil Zero, é um grande feito para um onboard! pena que aqui no Brasil as placas de verdade ainda são muito caras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ela é uma "placa" bem fraquinha. porém melhor que certas "placas" onboard. A Geforce 7050 tem 4 pixel shaders, 1 vertex shader, 2 unidades de texturas e 2 ROPs, isso é cerca de 45% de uma 7300 GT, porém como a Onboard usa a memoria do sistema, a sua Geforce 7050 teria um desempenho 70% a 80% menor do que a de uma Geforce 7300 GT. Ou seja bem Fraco.

Se quiser rodar jogos recentes com boa qualidade, compre uma placa "De verdade". Ja que soluções onboard servem apenas para "quebrar um galho".

Então a minha tem um desempenho parecido com uma 7200GT:wub:

Uma 7200 custa cerca de R$130 aqui no DF +130 na minha carteira:lol:

Agora ta mais faciu de eu comprar uma placa "de verdade".

é, este onboard é praticamente o mesmo que eu tinha aqui, a 6150 do chip 430! e era fraco mesmo, para jogos antigos era uma beleza! mas para os de 2006 para cima uma tristeza! agora eu to com uma placa mãe que tem o onboard HD3200, este sim ta segurando muita coisa aqui, tenho uma placa de verdade mas como não estava mais jogando para valer eu deixei ela de lado por enquanto! e o onboard esta se virando bem, consegui até emular o Gamecube e jogar aceitavelmente o Resident Evil Zero, é um grande feito para um onboard! pena que aqui no Brasil as placas de verdade ainda são muito caras!

Isso e verdade, uma placa que aqui custa R$500 reais la no EUA custa cerca de 30-70 U$$.

Eu to penssado em comprar uma off...... aqui to rodando Call Off Duty 1 em 640x480!:eek::angry:

Da ate raiva!

Ant5es eu tinha uma mobo com video 945gc

Ela em partes e melhor que a 945gc, porque a minha tem ht&l e a 945 não, mais na parte de desempenho a 945 ta melhor;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a minha tem um desempenho parecido com uma 7200GT:wub:

Uma 7200 custa cerca de R$130 aqui no DF +130 na minha carteira:lol:

Agora ta mais faciu de eu comprar uma placa "de verdade".

Isso e verdade, uma placa que aqui custa R$500 reais la no EUA custa cerca de 30-70 U$$.

Eu to penssado em comprar uma off...... aqui to rodando Call Off Duty 1 em 640x480!:eek::angry:

Da ate raiva!

Ant5es eu tinha uma mobo com video 945gc

Ela em partes e melhor que a 945gc, porque a minha tem ht&l e a 945 não, mais na parte de desempenho a 945 ta melhor;

Olha amigo, existem soluções off-board para todos os tipos de bolsos :). Soluções ATI e Nvidia. A questão é querer ou não comprar ^_^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, existem soluções off-board para todos os tipos de bolsos :). Soluções ATI e Nvidia. A questão é querer ou não comprar ^_^.

Mais tipo sobre soluções para todos os tipos de bolsos,

você disse que minha placa tem desempenho parecido com uma 7200, agora pra mim a solução e uma 8600GT pra cima.....

E são placas caras e eu não sei se vale a pena colocar pois minha makina ainda ta lacrada.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem intel, ai acho que as melhores soluções onboard hoje em dia caso resolva mudar de placa mãe, é as que vem com o as nvidia 9300 devem ser boazinhas, creio eu que agora devem estar parelho com a HD3200 pois a GF8200 leva um coro da ATI HD3200 isto falando dentro dos videos onboard! o interessante destas placas mães mais novas é você poder comprar uma placa baratinha de video (HD3450, HD4350 ati, ou GF8400GS,8500GT) e fazer um Hybrid Crossfire ou Hybrid SLI eu particularmente estou pretendendo fazer aqui, pegar uma HD4350 e somar com o onboard, a placa vai me custar uns 97 reais, da para jogar alguma coisa legal, e se apertar eu espeto a minha 8800GS e foi, estou tentando fazer esta jogada pela questão de economia pois aqui o pc ta sempre ligado o dia todo quase, e ficar com uma 8800GS XXX overclocada de fábrica gastando o tempo todo não dá!

Abraço ai tchê!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola sou novo no conhecimento de hardware, e queria saber a opinião comparativa de vocês:

A placa on NVIDIA GeForce 7050 / NVIDIA nForce 610i seria igual a que placa off?

Sendo que essa tem : Vertex Shader 3.0 e Pixel Shader 3.0.:eek:

E essa placa on parece não ter muita potencia!

Muito obrigado

Desde ja.

Tem desempenho bem próximo ao de uma GF6200 64Bits. Dá pra jogor um futebolzinho beleza nela, até pró evo 2009 vai na qualidade minima com resolução média.

Pra jogos antigos ela é boa opção, CoD IV no mínimo dá umas agarradinhas mas dá pra jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais tipo sobre soluções para todos os tipos de bolsos,

você disse que minha placa tem desempenho parecido com uma 7200, agora pra mim a solução e uma 8600GT pra cima.....

E são placas caras e eu não sei se vale a pena colocar pois minha makina ainda ta lacrada.:(

Para jogos uma boa placa Off-Board vai fazer uma BRUTA diferença.... pode acreditar. Se Grana for um problema, procure placas como a HD 4670 (R$ 250 pelo MercadoLivre) que tem uma boa performance. Lembrando que a Fonte é outro detalhe a ser verificado.

você tem intel, ai acho que as melhores soluções onboard hoje em dia caso resolva mudar de placa mãe, é as que vem com o as nvidia 9300 devem ser boazinhas, creio eu que agora devem estar parelho com a HD3200 pois a GF8200 leva um coro da ATI HD3200 isto falando dentro dos videos onboard! o interessante destas placas mães mais novas é você poder comprar uma placa baratinha de video (HD3450, HD4350 ati, ou GF8400GS,8500GT) e fazer um Hybrid Crossfire ou Hybrid SLI eu particularmente estou pretendendo fazer aqui, pegar uma HD4350 e somar com o onboard, a placa vai me custar uns 97 reais, da para jogar alguma coisa legal, e se apertar eu espeto a minha 8800GS e foi, estou tentando fazer esta jogada pela questão de economia pois aqui o pc ta sempre ligado o dia todo quase, e ficar com uma 8800GS XXX overclocada de fábrica gastando o tempo todo não dá!

Abraço ai tchê!

Olha por experiencia propria não espere muito do Hybrid SLI e Hybrid Crossfire, o aumento de desempenho é pouco, alem de você tem que sacrificar a uma parte da RAM do sistema para a onboard.

Ja na questão de economia de energia, fica bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem desempenho bem próximo ao de uma GF6200 64Bits. Dá pra jogor um futebolzinho beleza nela, até pró evo 2009 vai na qualidade minima com resolução média.

Pra jogos antigos ela é boa opção, CoD IV no mínimo dá umas agarradinhas mas dá pra jogar.

Não sei por que mais eu to jogando PES 2009 no maximo, so da umas travadinha quando aparece o rosto dos jogadores depois de um lance.:eek:

E zerei COD I no graficos minimos!:angry::confused:

Mais brigadão pela força a TODOS!

Ja dei o tipoco com encerrado.

Vou optar por uma off depois que eu comprar a fonte.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bem, eu dei uma pesquisada no fórum pra saber se tinha algo referente a essa VGA onboard, pois eu tenho ela, e achei esse tópico. O problema é que ele é antigo e já vi um aviso de advertência. Mas, penso que o que eu irei postar será útil, além de ter a ver com o assunto do tópico.

Pois bem, eu rodo Resident Evil 4 no máximo, além de Devil May Cry 3; rodo F1 Challenge 99 02 no médio, em corridas contra o PC, e full em treinos solitários ou online; e rodo FIFA 09 no mínimo, tranquilamente. Eu penso que essa VGA é um bom quebra galho, pois roda alguns jogos antigos de forma satisfatória ou perfeita. Pra mim que, por enquanto, não está exigindo muita coisa, está bom. Agora, quero acrescentar algumas coisas e tirar dúvidas:

Um amigo falou sobre emular o Gamecube, rodando Resident Evil Zero. Eu também joguei esse jogo na minha configuração e terminei o jogo, e o jogo flui bem, não 100%, mas roda muito bem. Mas, nesse caso, não é a VGA que influi diretamente na performance, mas o próprio processador, principalmente se for de 2 núcleos e tiver SSE 4.1 pra cima. Ai, a placa (embora seja importante ter uma mid-end, pelo menos), não influi muito. E, gostaria que o Espada da Justiça me esclarecesse uma coisa: eu vi uma página falando a respeito de algumas VGAs, e é falado a respeito do Turbocache, mas eu fiquei confuso quanto à diferença de performance, por conta da largura de banda que difere da RAM principal com que essas placas onboard ou TC demandam, pois a página fala a respeito de perda de performance, mas eu não entendi direito como isso funciona. E, outra coisa que essa página também fala é quanto ao número de processadores gráficos das VGAs, mas ela engloba Pixel Pipelines e processadores gráficos como sendo exatamente a mesma coisa. Tipo: que uma placa tem 8 Pixel Pipelines, como se esses Pixel Pipelines fossem todos os processadores gráficos da VGA. Porém, num teste de uma placa com video onboard GF 9300, no próprio CDH, é feito um comparativo dessa placa com outras VGAs onboard, e lá eles explicam como processadores gráficos apenas os sombreadores de pixel e vértices. E, a minha dúvida é que, como você disse que essa 7050 tem 4 Pixel Shaders e 1 Vertex Shaders, eu lembrei que a 7100 (deste mesmo teste do CDH) tem a mesma configuração, mas eu liguei o Everest aqui pra conferir a placa, e mostra que ela tem só 2 Pixel Shaders e 1 Vertex Shaders, mas 2 Pixel Pipelines. Afinal, existe diferença entre Pixel Pipeline e Pixel Shader? Eu posso considerar ambos processadores gráficos? E, minha VGA teria mesmo 5 processadores gráficos, ou só 3, desconsiderando o Pipeline Shader?

Espero não ter burlado alguma regra com esse post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, gostaria que o Espada da Justiça me esclarecesse uma coisa: eu vi uma página falando a respeito de algumas VGAs, e é falado a respeito do Turbocache, mas eu fiquei confuso quanto à diferença de performance, por conta da largura de banda que difere da RAM principal com que essas placas onboard ou TC demandam, pois a página fala a respeito de perda de performance, mas eu não entendi direito como isso funciona. E, outra coisa que essa página também fala é quanto ao número de processadores gráficos das VGAs, mas ela engloba Pixel Pipelines e processadores gráficos como sendo exatamente a mesma coisa. Tipo: que uma placa tem 8 Pixel Pipelines, como se esses Pixel Pipelines fossem todos os processadores gráficos da VGA. Porém, num teste de uma placa com video onboard GF 9300, no próprio CDH, é feito um comparativo dessa placa com outras VGAs onboard, e lá eles explicam como processadores gráficos apenas os sombreadores de pixel e vértices. E, a minha dúvida é que, como você disse que essa 7050 tem 4 Pixel Shaders e 1 Vertex Shaders, eu lembrei que a 7100 (deste mesmo teste do CDH) tem a mesma configuração, mas eu liguei o Everest aqui pra conferir a placa, e mostra que ela tem só 2 Pixel Shaders e 1 Vertex Shaders, mas 2 Pixel Pipelines. Afinal, existe diferença entre Pixel Pipeline e Pixel Shader? Eu posso considerar ambos processadores gráficos? E, minha VGA teria mesmo 5 processadores gráficos, ou só 3, desconsiderando o Pipeline Shader?

Espero não ter burlado alguma regra com esse post.

Opa, bom agora responder suas duvidas. No caso do Turbo Cache, ele funciona alocando uma certa quantidade da memoria do sistema e mapeando ela para a placa de video poder usa-la. O Turbo Cache na minha opnião é uma total perca de recursos. Afinal ele é usado em placas de video fracas, onde mesmo uma alocação de memoria adicional DDR2 não aumentara a performance, ja que o gargalo aqui é de fato a propria GPU. E mesmo se no caso voce tiver uma GPU forte, a banda de memoria do sistema é muito lenta para a placa, o que acaba atrapalhando ao invés de ajudar ^_^.

Ja no Hybrid SLI ou Hybrid Crossfire, você usa tanto a placa onboard (pode ser com Turbo Cache) quanto uma placa offboard (desde que compativel com a tecnologia Hybrid SLI ou Hybrid Crossfire). A vantagem aqui, é que você pode ter um certo ganho de performance, ja que você tem 2 placas trabalhando. porém o ganho é muito pequeno na maioria dos casos. Nos casos onde você tem pouca memoria RAM disponivel, você poderá até ter perca. porém o bacana aqui, é que enquanto você esta em aplicações leves (navegador Internet, Ambiente SO, etc..) A placa offboard é desligada, ficando ligada apenas a onboard, e com isso se tem econômia de energia(como a onboard vem de "brinde" na mobo, o pessoal que tem placas de video que gastam muita energia, ganham essa opção de conforto).

Bom, ja a questão dos "Shader Processors" é o seguinte. Antigamente (gerações anteriores das series Geforce 8000) as placas de video, possuiam unidades de processamento pixel e Vertex(vertice) separadas. Ambas as funções são diferentes, porém parecidas em termos de calculos. Essas unidades são Pixel Pipelines, e Vertex Pipelines.

Os Vertex Pipelines, cuidam da parte geometrica onde você tem muitos pontos de vetores(que formam os triangulos). Ele cria todos os pontos em 3D da parte geometrica. Eles tambem cuidam da transformação dos pontos dos vetores em 3D para o plano em 2D(por causa do monitor), e em seguida manda para o Pixel Pipeline.

Ja no pixel pipeline é realizado varios processos envolvendo os pixels junto com as texturas geradas pelas TMUs e os dados de geometria enviados pelo Vertex pipeline.

Estou simplificando bastante suas definições, ja que é so pra te dar uma ideia basica sobre eles, ok.

porém com a chegada da arquitetura de Pixel/Vertex unificadas, acabou as unidades dedicadas de pixel e Vertex Pipelines, e com isso veio os "Shaders Processors", na qual podem realizar operações tanto de Pixel pipeline, quanto Vertex pipeline.

Claro que uma unidades genericas são menos eficiente que unidades dedicadas, por isso nas novas arquiteturas unificadas, você tem uma grande quantidade de "Shader processors". Ai você pergunta, porque criaram unidades unificadas genericas, se as dedicadas são melhores?

A resposta é que a proporção de Pixel/Vertex pipeline era de ter sempre muito mais pixel pipeline do que Vertex pipeline, porque na maioria das aplicações o pixel pipeline era muito mais exigido, e por isso se tinha mais necessidade dele. porém caso aparecesse uma aplicação exigindo mais Vertex Pipeline, você tinha um problema, e como eram dedicadas não tinha como alocar um pixel pipeline para ajudar. E com isso você tinha situações, onde precisava desesperadamente de Vertex pipeline, mas tinha varios Pixel pipeline ociosos.

Para resolver essa distruibuição de carga, foi criada a arquitetura unificada, que foi adotada tanto pela nvidia, ATI e Intel. O principio de arquitetura unificada foi obrigatorio principalmente pelo DX10. Por isso a definição pixel e Vertex Pipeline sumiram nas placas novas, e apareceu a definição "Shader Processors".

Vale lembrar que não existem apenas Pixel/Vertex pipeline/ Shader processors, Outras unidades tambem são muito importantes, como: ROPS, TMU´s, Controladores de Memoria, Raster Engines, etc..

Não confunda Pixel Shader, como Pixel pipeline. Os Pixel pipelines são os "motores" que trabalham os Pixel Shaders, alem de outras coisas. Ja o Pixel Shader nada mais é que um PROGRAMA ou seja Software que é usado para trabalhar com efeitos de pixel complexos, como Bump mapping, Sombras, Iluminações de pixels e outros efeitos. E com isso existem Versões: Que são Pixel Shader 1.0, 1.1, 2.0, 3.0 , 4.0, 5.0. Dessa forma, quando o DirectX adiciona novos recursos, é preciso atualizar o Pixel/Vertex Shader (sim antes da arquitetura unificada existiam dois programas, pixel Shader e Vertex Shader) para uma nova versão.

Se sua VGA for a Geforce 7050 onboard, ela tem 4 pixel pipeline, 1 vertex pipeline, 2 unidades de texturas e 2 ROPs. Ja a Geforce 7100 possui 4 pixel pipelines, 3 Vertex Pipelines, 3 Unidades de Textura e 2 ROPS, e mesmo tendo um Core clock menor ela é mais rapida justamente por ter mais unidades, alem do fato de ter sua propria memoria, diferente da Geforce 7050 que é oboard. Portanto são diferentes. O GPU-Z é otima pra detectar as unidades dela.

Espero ter ajudado. até + ^_^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos, Espada! A sua explicação sobre o Turbocache foi bem esclarecedora. Mas, gostaria que você me ajudasse a interpretar o que eu vi no outro site que eu citei, pois o texto de lá acabou sendo um tanto confuso pra mim. Ai vai um trecho dele:

Módulos DIMM (os que usamos atualmente) são acessados 64bits por vez (128 se estiverem em Dual Channel, mas fisicamente são acessadas a 64bits mesmo). Então pra que raios eu vou manter a placa de video acessando a memória dela a 128bits, se ela vai comer a memória RAM do PC acessando a 64bits? O resultado é que todas as placas com turbocache usam barramento de 64bits ou MENOS. E o que isso causa? Considerando que o "normal" é que a placa acesse a pelo menos 128bits por vez, 64bits significa que a memória dela transfere dados na METADE da velocidade normal. E acreditem, metade do desempenho é muita coisa.

Voltando ao exemplo da mesa, é como se, além de você estar trabalhando pesado numa mesa junto com outro cara, viesse um babacão e amarrasse seus cadarços um no outro.

Eu entendi a parte dos módulos de memória RAM do sistema principal serem acessadas a 64 bits, mas me ficou uma confusão quanto às citações de placa de video acessar a 128, 64 ou menos bits. Pois bem, se uma placa TC tem memória que trabalha a 64 bits ou menos, não entendo por que nesse mesmo texto é dito que as placas, no minimo, acessam a memória a 128 bits. Não seria a própria memória que dita essa performance? Não me entrou na cabeça essa coisa de memória trabalhar com x banda e a placa com y. Me pareceu erro de digitação do autor do texto, ou eu que não estou entendendo mesmo.

E, quanto aos processadores gráficos, pois bem, eu baixei o GPU, e ele também acusa que minha VGA tem 2 Pixel Shaderes e 1 Vertex Shader, em vez de 4 PS, como você disse antes. E ele nem fala de Pixel Pipelines, como diz o Everest. Essa versão que eu baixei é recente, do fim do ano passado. Só pra esclarecer algo: há duas versões do chip Geforce 7050: uma com o chipset nForce 610i e 630i. A minha é a 610i. Tem diferença de número de processadores de uma pra outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos, Espada! A sua explicação sobre o Turbocache foi bem esclarecedora. Mas, gostaria que você me ajudasse a interpretar o que eu vi no outro site que eu citei, pois o texto de lá acabou sendo um tanto confuso pra mim. Ai vai um trecho dele:

Módulos DIMM (os que usamos atualmente) são acessados 64bits por vez (128 se estiverem em Dual Channel, mas fisicamente são acessadas a 64bits mesmo). Então pra que raios eu vou manter a placa de video acessando a memória dela a 128bits, se ela vai comer a memória RAM do PC acessando a 64bits? O resultado é que todas as placas com turbocache usam barramento de 64bits ou MENOS. E o que isso causa? Considerando que o "normal" é que a placa acesse a pelo menos 128bits por vez, 64bits significa que a memória dela transfere dados na METADE da velocidade normal. E acreditem, metade do desempenho é muita coisa.

Voltando ao exemplo da mesa, é como se, além de você estar trabalhando pesado numa mesa junto com outro cara, viesse um babacão e amarrasse seus cadarços um no outro.

Eu entendi a parte dos módulos de memória RAM do sistema principal serem acessadas a 64 bits, mas me ficou uma confusão quanto às citações de placa de video acessar a 128, 64 ou menos bits. Pois bem, se uma placa TC tem memória que trabalha a 64 bits ou menos, não entendo por que nesse mesmo texto é dito que as placas, no minimo, acessam a memória a 128 bits. Não seria a própria memória que dita essa performance? Não me entrou na cabeça essa coisa de memória trabalhar com x banda e a placa com y. Me pareceu erro de digitação do autor do texto, ou eu que não estou entendendo mesmo.

E, quanto aos processadores gráficos, pois bem, eu baixei o GPU, e ele também acusa que minha VGA tem 2 Pixel Shaderes e 1 Vertex Shader, em vez de 4 PS, como você disse antes. E ele nem fala de Pixel Pipelines, como diz o Everest. Essa versão que eu baixei é recente, do fim do ano passado. Só pra esclarecer algo: há duas versões do chip Geforce 7050: uma com o chipset nForce 610i e 630i. A minha é a 610i. Tem diferença de número de processadores de uma pra outra?

Bom você ja entendeu que os modulos que usamos nos pcs tem um barramento de 64 Bits. De fato existe algumas coisas que o autor do artigo não esclareceu. Não existe um tamanho padrão de barramento de memoria, ele obviamente varia muito de acordo com o placa. Acontece que nas placas onboard que usam EXCLUSIVAMENTE a memoria do sistema (sem contar aquelas que ja vem com uma certa memoria dedicada) elas ficam limitadas por esse barramento, que no caso é de no maximo 64 bits.

Pelo texto parece que as placas acessam no minimo a 128 bits né? :D. Na verdade não tem nada a ver, é que HOJE o tamanho minimo do barramento em placas off-board é de 128 bits. O que dita o tamanho do barramento é a placa de video, mas no caso das onboards fica sempre limitado ao maximo do barramento do sistema.

As GPUs de hoje são bem flexiveis na questão de barramento de memoria. Uma GTX 275 por exemplo possui 6 barramentos de 64 bits (isso mesmo as placas de hoje Possuem Multiplos barramentos Internos de 64 bits, no caso da GTX 275 que tem 7 barramentos ( 7*64=448 Bits) ) Esses 7 barramentos são Independentes, somados eles se tornam 448 Bits. porém a nvidia poderia desativar 6 barramentos de 64 bits, e com isso teria uma GTX 275 com apenas 1 barramento de 64 bits, e mesmo assim ela iria funcionar, claro que com uma performance ridicula :D.

Acontece que nas placas com TC, sempre tem uma certa quantidade de memoria GDDR dedicada, e o tamanho do barramento dessa memoria dedicada pode variar, ja que essa não tem ligação com a do sistema. Dessa forma enquanto a placa usar somente o endereçamento de memoria que compreende apenas a memoria dedicada, ela vai ter a melhor performance possivel. MAS quando ela usar a parte adicional, fornecida pelo Turbo Cache, EXCLUSIVAMENTE nessa parte, a placa vai estar trabalhando com a banda do sistema, e vai ter que aturar as velocidades e latências dessas memorias.

Dessa forma a placa vai trabalhar com 2 barramentos de memoria independentes, que são o barramento da memoria dedicada, e o barramento da memoria do sistema. Cada um com seus tamanhos e velocidades proprios. Geralmente para não ter tanta diferença entre os dois, o barramento da memoria dedicada é criado com no maximo 64 bits, para ficar "pareado" com a do sistema e com isso reduzir custos.

O que o autor não disse, é que essas GPUs onboard ja são feitas para trabalhar com pequenos barramentos, e por isso possuem poucas unidades, de ROPS, TMUs, "Stream processors", etc. Dessa forma mesmo com um barramento maior, você não teria ganho significativo. Ja que o gargalo nesse caso é a prorpia GPU.

Agora se eu colocasse uma GTX 285 por exemplo, soldado na placa mãe, usando o barramento do sistema, ai sim você teria uma gargalo absurdo, devido ao barramento de memoria do sistema.

Sobre as unidades da Geforce 7050 são mesmo: 2 Pixel Pipelines, 1 Vertex Pipeline, 2 TMUs e 2 ROPS. O GPU-Z ta certo. E que em algum lugares diz ter 4 Pixel pipelines, mas realmente tem apenas 2 pipelines. Por incrivel que parece a mesma quantidade da Geforce 6150...

É isso, não sei se você pegou a ideia, qualquer coisa, manda um MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...