Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Hadouken!!!

Furar Placa de circuito impresso

Recommended Posts

Pessoal, usei alguns tutoriais da internet de como fazer a placa de circuito impresso e consegui fabrica-la sem problemas.

Agora, como faço para fazer os furos onde vou encaixar os componentes eletrônicos (CI, Resistores...)?

- Já pensei em usar a furadeira, mas as brocas são grandes demais;

- tentei usar um prego e martelo mas a placa acaba rachando;

Ficarei grato se alguém puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode utilizar um perfurador manual, igual este:

imagem.php?tam=M&img=003185

Ou comprar as brocas na medida correta (0,8mm a 1,5mm) e utilizar numa furadeira elétrica.

minifuradeiramaletaspa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso uma microretifica da DREMEL, com um suporte da dremel tambem que fica como se fosse furadeira de bancada. Sai caro, mas se vai fazer bastante placas vale a pena, se for para protoripos compra esses perfuradores de placa, so tome cuidado com fibra de vidro, porque os perfuradores não suportam e quebram fácil. aquelas furadeiras 12v não duram muito e na minha opinião é dinheiro jogado fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Junto de uma furadeira, utilize agulhas evolvidas em um pequeno pedaço de lixa fina.

A lixa ajuda a segurar a agulha no mandril da furadeira, e o processo final fica muito bom, pois a agulha não deixa restos na borda do furo (o que acontece na broca).

Sem contar que você consegue agulhas de 0,5mm à 1,3mm, muito fácil!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado a todos pelas respostas. Acabei comprando uma broca de 1mm de aço da marca Vonder. Já possuia uma furadeira com opção de multiplas velocidades, então não tive problemas para furar a placa. Utilizei um prego fino para fazer um "pré-furo" no local onde pretendia fazer os furos na placa, assim evitei que a broca se deslocasse para uma direção indesejada na hora da furação.

Deixo aqui a imagem da broca que comprei:

vonder.jpg

O site do fabricante da broca é www.vonder.com.br

Peço que algum moderador que esteja lendo o tópico o feche. Obrigado.

Editado por Hadouken!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso uma broca odontológica para obturação (eu acho que é) que ganhei do meu dentista. Fura muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais