Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
jacypr

Aos moderadores: sugestão de regra geral.

Recommended Posts

Olá a todos.

Tendo em vista a recente discussão que tem se espalhado na sessão de sugestão de celulares do fórum, vim sugerir uma coisa simples tanto para a sessão em questão, quanto para outras que tratam de sugestões de produtos.

O código de defesa do consumidor diz o seguinte:

Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal. Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Art. 38. O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.

Pois bem, é por conta destes dispositivos (além do fato do setor de publicidade ser auto-regulamentado) que, por exemplo, não acontece no Brasil o que acontece muito lá fora: uma marca metendo o pau na outra em propaganda abertamente.

Isso caracterizaria uma situação de alguém dizer "o produto da minha marca é melhor que o teu" e passaria para a empresa que fez essa propaganda o ônus de provar, a quem quer que requisitasse, que isso é verdade, coisa que seria impossível muitas vezes. Tem gente que prefere Pepsi a Coca-Cola. Como a Coca-Cola provaria a essa pessoa que é melhor, se é uma questão de gosto? Ficaria impossível.

Feita esta observação, minha ideia é a seguinte:

A partir de agora, ficaria vedado neste fórum qualquer comentário que diminua uma marca frente à outra sem que haja prova concreta (um link para review, no mínimo) de que o que se fala é verdade.

Ninguém fica impedido de dar sua sugestão, apenas impede que se acrescente o famoso "não pegue tal marca, é um lixo" ou "pegue esta marca que é melhor que aquela". Nada disso é necessário em uma sugestão, não é preciso malhar marca alguma para se sugerir um produto bom e nem diminuir outra, a não ser que se prove.

Se você não gosta da marca, apenas diga "não recomendo" e se for pra dizer o porquê, que seja embasado por links externos que comprovem o que você dirá em seguida ou então que se limite a "não tive boas experiências com essa marca" e ponto final. Nada de criar polêmica ou discussões inúteis com meia dúzia de cada lado defendendo uma marca.

Outra coisa, no setor de celulares teve usuário acusando o outro de ser dono de tal marca e estar apenas vendendo seu peixe. Isso aqui é um fórum aberto e fica impossível controlar esse tipo de coisa, mas se é verdade, então é publicidade. E os artigos acerca de publicidade do CDC são bem claros quanto aos requisitos para se fazer esse tipo de coisa. Como não podemos comprovar nada de ambos os lados, que submetamos todos a uma mesma e rigorosa regra, e nisso eu concordo com o usuário que também sugeriu isso ao outro que passou posts e mais posts falando que a outra marca era inferior: prove com dados técnicos.

Não adianta citar uma marca e dizer que ela não presta: cite os dados técnicos que levam você a dizer isso. Se foi apenas uma meia dúzia de experiências frustradas com a marca, voltamos para o ponto em que se deve dizer apenas "não aprovo essa marca por experiência própria" e só. Ninguém saberá se a experiência aconteceu de fato ou não, então não importa qual foi ela. Apenas apresente a alternativa que julga melhor, apresente os pontos positivos dela e deixe que o usuário decida sem citar que o resto não presta. Se houver links para artigos externos de fontes respeitáveis, cite-os.

Creio que limitando os comentários ruins acerca de marcas dessa forma, iremos ter um fórum mais civilizado e democrático, sem uma turma duelando com outra pra ganhar a atenção do dono do tópico.

Acho que chegou a hora de pôr este tipo de ordem nessas sessões, pelo bem dos usuários que chegam pedindo sugestões e pra que todos se acostumem a buscar a informação correta e embasada, e não apenas em achismos e mais achismos sem fim que vem tomando conta do fórum de uma maneira agressiva e desleal, sem dar chance para que a verdade dos fatos surja do monte de insultos velados e disfarçados de cortesia que me lembram os discursos do Senado Federal ("Vossa Excelência é um ladrão corrupto".)

Sei que não há, em tese, publicidade no fórum. Citei a lei apenas como referência para adotarmos um padrão de bom comportamento que me parece adequado também para as sessões do fórum em que fazemos, de certa forma, propaganda de produtos, ainda que não estejamos ativamente interessados em vendê-los por não nos haver ganho algum.

Digo isso pela gratidão que tenho por este "lugar" e estas pessoas que tanto me ensinaram desde que os descobri, anos atrás.

Grande abraço a todos.

Editado por Evandro
trocando a fonte pra ajudar os ceguetas como eu ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Obrigado pela sugestão, vou citar algumas partes dela abaixo.

A partir de agora, ficaria vedado neste fórum qualquer comentário que diminua uma marca frente à outra sem que haja prova concreta (um link para review, no mínimo) de que o que se fala é verdade.

Ninguém fica impedido de dar sua sugestão, apenas impede que se acrescente o famoso "não pegue tal marca, é um lixo" ou "pegue esta marca que é melhor que aquela". Nada disso é necessário em uma sugestão, não é preciso malhar marca alguma para se sugerir um produto bom e nem diminuir outra, a não ser que se prove.

Se você não gosta da marca, apenas diga "não recomendo" e se for pra dizer o porquê, que seja embasado por links externos que comprovem o que você dirá em seguida ou então que se limite a "não tive boas experiências com essa marca" e ponto final. Nada de criar polêmica ou discussões inúteis com meia dúzia de cada lado defendendo uma marca.

Atualmente são as regras 4.5 e 4.6 ;)

Outra coisa, no setor de celulares teve usuário acusando o outro de ser dono de tal marca e estar apenas vendendo seu peixe. Isso aqui é um fórum aberto e fica impossível controlar esse tipo de coisa, mas se é verdade, então é publicidade. E os artigos acerca de publicidade do CDC são bem claros quanto aos requisitos para se fazer esse tipo de coisa. Como não podemos comprovar nada de ambos os lados, que submetamos todos a uma mesma e rigorosa regra, e nisso eu concordo com o usuário que também sugeriu isso ao outro que passou posts e mais posts falando que a outra marca era inferior: prove com dados técnicos.

Regras 3.2 a 3.4

Não adianta citar uma marca e dizer que ela não presta: cite os dados técnicos que levam você a dizer isso. Se foi apenas uma meia dúzia de experiências frustradas com a marca, voltamos para o ponto em que se deve dizer apenas "não aprovo essa marca por experiência própria" e só. Ninguém saberá se a experiência aconteceu de fato ou não, então não importa qual foi ela. Apenas apresente a alternativa que julga melhor, apresente os pontos positivos dela e deixe que o usuário decida sem citar que o resto não presta. Se houver links para artigos externos de fontes respeitáveis, cite-os.

Concordo, em contrapartida perderemos muitas experiências pessoais dos membros já que nem todas elas poderão ser detalhadamente documentadas.

É uma faca de dos gumes eu sei.. e é um passo que estamos dando aos poucos em outros setores como por exemplo o de recomendações de serviços e lojas, onde pra validar uma qualificação de compra ou reclamação as pessoas precisam mostrar a nota ou ordem de compra.

Creio que limitando os comentários ruins acerca de marcas dessa forma, iremos ter um fórum mais civilizado e democrático, sem uma turma duelando com outra pra ganhar a atenção do dono do tópico.

Frase perfeita, não é de hoje que alguns membros mais atrapalham do que ajudam. -_-

Não é coincidência que alguns deixaram de participar do forum

Acho que chegou a hora de pôr este tipo de ordem nessas sessões, pelo bem dos usuários que chegam pedindo sugestões e pra que todos se acostumem a buscar a informação correta e embasada, e não apenas em achismos e mais achismos sem fim que vem tomando conta do fórum de uma maneira agressiva e desleal, sem dar chance para que a verdade dos fatos surja do monte de insultos velados e disfarçados de cortesia que me lembram os discursos do Senado Federal ("Vossa Excelência é um ladrão corrupto".)

Tentamos editar e coibir este tipo de prática, mas nem tudo escapa aos nossos olhor, por isso pedimos que denunciem as mensagens problemáticas.

Lembrei agora de quando entrei pra equipe.. o setor de placas de vídeo possuia uma turma razoável de fanáticos.. não foi fácil por as coisas nos eixos, mas elas entraram.

Sei que não há, em tese, publicidade no fórum. Citei a lei apenas como referência para adotarmos um padrão de bom comportamento que me parece adequado também para as sessões do fórum em que fazemos, de certa forma, propaganda de produtos, ainda que não estejamos ativamente interessados em vendê-los por não nos haver ganho algum.

Digo isso pela gratidão que tenho por este "lugar" e estas pessoas que tanto me ensinaram desde que os descobri, anos atrás.

Grande abraço a todos.

Que nós saibamos e de nossa parte (equipe) não há. Membros que são detectados realizando propaganda não autorizada são devidamente orientados e/ou advertidos. Lembrando que isso é diferente de contas criadas para esclarecer pontos como alguns cadastros de lojas e de marcas.

Toda boa sugestão é bem vinda, por isso agradecemos a sua. :)

As regras estão em fase final de reformulação e sua sugestão será avaliada por toda equipe, principalmente os moderadores que atuam nos setores sobre notebooks.

Vou bloquear aqui antes que este tópico também vire bagunça. (_(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais