Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em P4.


drido

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá,

Concordo com o amigo Leo que a frequência PCI-E deve ficar fixa no padrão (100MHz) para evitar qualquer problema, mas existe uma certa margem de tolerância que pode ser usada sem nenhum problema ou risco (desde que não seja excessiva é claro). Existem algumas exceções.

Essa questão da frequência PCI-E está ligada diretamente na capacidade dos hardwares (dependentes desse "barramento") em tolerar ou não mais frequência acima do padrão.

Uma placa de vídeo PCI-E, por exemplo, que foi projetada para trabalhar em 100MHz, pode trabalhar tranquilamente acima desse valor, o mesmo serve para placas PCI-E "1"X...4X e HD's, sendo este menos tolerante.

Esse valor padrão de 100MHz é somente uma frequência mínima para esses hardwares trabalharem, afinal, nenhuma placa PCI-E sai de fábrica se não tolerar no mínimo 100MHz, portanto, acima desse valor (sem excesso é claro) é possível trabalhar sem danos, isso sem comentar por qual motivo ou razão, os fabricantes disponibilizam opções que vão de 90 a 180MHz para a frequência PCI-E.

Uma média aceitável de over para essa frequência é de 5%, ou seja, É POSSÍVEL que uma placa PCI-E trabalhe entre 100 e 110MHz quando necessário e sem erro.

No caso do amigo drido estar usando em 101MHz não vejo problema algum. Já usei por um bom tempo uma GF6200 em 145MHz de frequência PCI-E só para ver se dava algum tipo de problema e não aconteceu nada de anormal.

Para não alongar: Cada placa ou cada hardware tem sua tolerância individual... Mesmo que duas placas "idênticas" sejam confrontadas, em qualquer teste, uma terá maior ou menor tolerância que a outra.

Para verificar a estabilidade é só em teste. Jogo é o melhor teste; é um teste que a gente faz brincando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...