Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial : Introdução ao uso de PIC´s em BASIC com o PIC Simulator IDE - Parte 1/2


Posts recomendados

perfeito amigo Mulder_fox (como vai a Scally??? =]).

Eu vou achar um lugar para depositar os meus arquivos (o bcpetronzio já me deu um endereço, acho que vou mandar para lá.)

E vou querer sua ajuda sim. O 3 volume será sobre praticas com PIC, e você pode ajudar escrevendo sobre sua pesquisa do GLCD (eu mesmo apanho que nem cachorro magro para um GLCD =])

vou mandar junto dos arquivo que já escrevi, um arquivo chamado Rascunho.pdf. nele eu explico o conteudo de cada volume (4 ao todo) e gostaria tambem ajuda para definir o conteudos dos volumes, então se alguem quiser conhecer minha 'projeção' de conteúdo, pode baixar o 'rascunho' e palpitar a vontade =]...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos , então Cacio uma sugestao sao sei se sera util, vejo que em muitos livros e tutoriais, faltam exemplos (simples) de acionamento de motor de passo, utilizaçao de shift registers, e controle de fase (Dimmer) eu acho que ia ser bem legal dar exemplos desses equipamentos com PIC tambem, estou a disposiçao se precisar de ajuda para a parte escrita do tutorial.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois, realmente é difícil encontrar assuntos como esses nos livros e tutoriais por aí. Mas como eu não sei exatamente quem vai ler o meu tutorial, imagino que a gama seja bem ampla (do leigo ao expert) eu dividi o tutorial em 3 volume (que virarão 4..) e o 4 volume será só sobre montagens praticas. Eu pretendo desenvolver 10 montagens didadicas e 10 montagens 'instrumentais' (instrumentos de bancada com PIC)...

Além do volume 3 ter alguns exemplos de construção de macros e pequenos fragmentos de código do uso dos periféricos...

Eu ainda estou travado no volume 2, está quse pronto (quase), só estou aguardando o OK da moderação para publicar.

e conto sim com a ajuda de todos.

Mas voltando ao assunto principal do topico: basic para PIC. Alguém sabe se o PIC Simulator IDE roda em gnu/linux (através do wine claro :lol:)???

***********************************

:lol: que legal, eles tem um simulador de Z80......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito amigo Mulder_fox (como vai a Scally??? =]).

É Scully :D

Mas, vejo que você captou a mensagem. ^_^

E vou querer sua ajuda sim. O 3 volume será sobre praticas com PIC, e você pode ajudar escrevendo sobre sua pesquisa do GLCD (eu mesmo apanho que nem cachorro magro para um GLCD =])

Já vou começar a escrever:)

Até que não é tão difícil, pelo menos este baseado no KS0108.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cacio, pensei que quando o Z-80 tinha morrido voce ainda não tinha nascido !!!! heheheh po tenho saudades dele ....

O Felipe me lembrou que eu fiz um projetinho de dimmer usando o PIC SIMULATOR IDE, acho que foi pro Jorge_eletrônico , vou procurar ... mas era um dimmer diferente pois em vez de ele ficar cortando a potência controlando a fase, eu controlava ciclos inteiros, tipo acendia 3 ciclos e deixava 7 apagados, era prum chuveiro...... vou ver se incluo ele no tutorial também.

Pelo que eu estou vendo, acho que finalmente vou conseguir entender o Assembler do Pic ... capricha aí Cacio !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois, realmente é difícil encontrar assuntos como esses nos livros e tutoriais por aí. Mas como eu não sei exatamente quem vai ler o meu tutorial, imagino que a gama seja bem ampla (do leigo ao expert) eu dividi o tutorial em 3 volume (que virarão 4..) e o 4 volume será só sobre montagens praticas. Eu pretendo desenvolver 10 montagens didadicas e 10 montagens 'instrumentais' (instrumentos de bancada com PIC)...

Além do volume 3 ter alguns exemplos de construção de macros e pequenos fragmentos de código do uso dos periféricos...

Eu ainda estou travado no volume 2, está quse pronto (quase), só estou aguardando o OK da moderação para publicar.

e conto sim com a ajuda de todos.

Mas voltando ao assunto principal do topico: basic para PIC. Alguém sabe se o PIC Simulator IDE roda em gnu/linux (através do wine claro :lol:)???

***********************************

:lol: que legal, eles tem um simulador de Z80......

Eu vou ler seu tuto!! não importa se seja ASM, o que me interessa agora é a lógica.

Testa ele cara... è um programa simples acho que roda... O ICprog rodou e programou e o Mikro Basic não.

Matheus Ryndack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huauhauhauha. Poxa não sou tão novo assim... eu joguei Mega drive, e ele tinha um Z80 no estagio de som.

O Z80 não existem mais como CPU, mas existe como MCU, a zilog agora fabrica a CPU z80 dentro de chips com o Z80 PIO, Z80 SIO etc... Mas ainda é p bom pe velho Z80... Em 2004 eles até atualizaram o datasheet do z80 :lol:

o legal é que de qualquer maneira o Z80 tinha que ser usado com o Z80 PIO, na maioria das vezes, agora está tudo numa capsula só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como esta fazendo o amigo Mulder_Fox, tambem começarei a digitar =D

Cacio se não me engano roda sim, usei ele em um Linux meio antigozinho(Conectiva) e funcionou legal

EDIT: Vendo vocês cometarem sobre o Z80 resolvi pedir umas amostras (da familia ENCORE)

so uma pergunta alguem teria informaçoes sobre ferramentas de desenvolvimento desses 'meninos' ?

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no proprio site da Zilog tem o 'ZDK', é gratuito.

e meus z8 aclaim nunca chegaram (ao menos ainda não), a moça da fedex disse que ía mandar de volta (aquela coisa da minha casa não estar na area de cobertura) mas pelo rastreamento, ainda está no brasil, retido.... vai entender a fedex....

por isso nunca chaguei a fazer nada para eles... só li o datasheet :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saber ler inglês técnico é o mínimo necessário em eletronica.

Eu tenho brincado com componentes SMD ultimamente e achei muito fácil soldar, é fácil de fazer as placas, e por ser pequeno fica tudo uma maravilha na hora de fazer a placa! O problema é que "NA MÃO" não rola muito não (eu consegui fazer umas placas para SMD na mão, mas só para aqueles modelos que tem mais de 1,5mm de distancia entre os terminais). O ideal seria serigrafia mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saber ler inglês técnico é o mínimo necessário em eletronica.

Eu tenho brincado com componentes SMD ultimamente e achei muito fácil soldar, é fácil de fazer as placas, e por ser pequeno fica tudo uma maravilha na hora de fazer a placa! O problema é que "NA MÃO" não rola muito não (eu consegui fazer umas placas para SMD na mão, mas só para aqueles modelos que tem mais de 1,5mm de distancia entre os terminais). O ideal seria serigrafia mesmo.

Inglês técnico não existe. É fluente o não. (by INFO)

Eu faço por transferência termica... e você?

Vô faze um curo de inglês, não fiz ainda pois tenho 13 anos.. tenho outros cursos...

M

MAtheus Ryndack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inglês técnico é o inglês de "manual", datasheet, entre outros... é saber ler, interpretar e entender um texto técnico, e por não ser nada de alto grau de complexidade, chamado então de inglês técnico... Alias, não dê ouvidos para revistas, elas não são feitas para criar opnião, mas sim para criar discussão. ;)

Cacio, sim, "na mão" eu falo mesmo de pegar o CANETÃO e RABISCAR o negócio NA MÃO MESMO! UHEAEUHAHUEAUHEAEHU

Transferencia térmica eu não uso porque SEMPRE que EU faço o resultado é PORCO! a tinta nunca transfere direito, as bordas sempre transferem, mas o "recheio" fica no papel...

Estou vendo se compro logo a tinta para etch resist e então começo a fazer por serigrafia.

Matheus, não precisa ficar encucado só porque o Cacio colocou um H onde não existe ;)

E outra, idade não é desculpa para não fazer curso de inglês, aqui na minha cidade tem até jardim de infância "de linguas", onde a mulecada tem o primeiro contato com a lingua inglesa. E eu tenho inglês na escola desde a quarta série... sem falar em espanhol desde a sexta... e não, não sei uma palavra de espanhol, mas inglês eu aproveitei bem. Porém aprendi muito falando com outros estrangeiros e jogando jogos no PS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O inglês técnico vocÊ pega com o tempo, não se desepere amigo Matheus!

Voltando ao Z80 eu pedi amostras da linha encore de 28 e 8 pinos (SOIC) e um PLCC (44 pinos) creio que com esses de pra trabalhar sem muitos problemas =D

Tenho que dizer que o método da transferência térmica da muito resultado ruim, mas na maioria dos casos até funciona bem =D, mas como o Lucas prefiro fazer no braço ou usar o pci.eletronica.org pra fazer os prototipos pois quero ver logo a plaquinha funfando =D

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ja usei eu penso assim, na tec CI o minimo são três placas, não preciso de três placas se é apenas um protótipo, e fica 430 tres placas pequenas....isso é caro, claro que se você fizer em escala de produção (empresas) ai compensa (pois sai menos de 20,00 cada placa)

e são 1.40 até 50cm² mais que isso o preço cai para 1.20 sem contar que as placas sao dupla face, em fibra de vidro, ilhas estanhadas, etc. para colocar esses adicionais a tec CI e outras iriam cobrar.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ja usei eu penso assim, na tec CI o minimo são três placas, não preciso de três placas se é apenas um protótipo, e fica 430 tres placas pequenas....isso é caro, claro que se você fizer em escala de produção (empresas) ai compensa (pois sai menos de 20,00 cada placa)

e são 1.40 até 50cm² mais que isso o preço cai para 1.20 sem contar que as placas sao dupla face, em fibra de vidro, ilhas estanhadas, etc. para colocar esses adicionais a tec CI e outras iriam cobrar.

abs.

430 3 placas!:eek: nossa!!

A qualidade é boa?? Mas o ruim e que mesmo assim 1,20 é caro pra chuchu. 1.2x50=60,0 sesenta reais num mísera plaquinha? caro de mais..

Prefiro fazer as minhas com o método termico, é melhor... Ainda não fiz pra SMD mas planejo..

matheus ryndack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...