Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte linear oscilando a saída


Rodrigo Flister

Posts recomendados

Caros amigos do forum, estou consertando uma fonte chaveada que já está me dando do de cabeça. O problema dela e o seguinte:

A primeira etapa da fonte, ela usa um circuito clássico de fonte linear estabilizada, só que sem o trafo, assim a tensão de saída desse bloco e de 300VDC ja que a entrada e de 220VAC. Através de um zener de 14V o oscilador tira a referencia de tensão para criar os pulsos de PWM. Em anexo o circuito desse bloco.

Agora vem o meu problema, o RL mostrado no desenho e na verdade um circuito oscilador que usa um TDA4605-3, quando se mede a tensão nos pinos de alimentação desse CI, ela esta na faixa de 8,5V quando a fonte está funcionado perfeitamente, ja no meu caso essa tensão fica variando entre 5V e 8V. Depois de muitos testes e trocas de quase todos os componentes o problema persistiu, assim peguei uma fonte dessa boa em pleno funcionamento e troquei todos os componentes "TODOS", e mesmo assim o defeito continua. Depois de todo esse trabalho passei a desconfiar da placa, e das trilhas, assim montei a fonte no protobord, usando componentes comuns no lugar de SMDs, mas o defeito continua. Em um momento de iluminação divina eu resolvi tirar o capacitor de 100uf que esta no desenho, assim a fonte funcionou perfeitamente. Agora lhes pergunto, o que foi isso???:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

post-520593-13884952253393_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Rodrigo, essa tensão vem do enrolamento auxiliar do trafo, eis algumas dicas:

- verifique a tensão de saida do enrolamento auxiliar (isso mesmo direto na saida do trafo)

- verifique os capacitores (troque todos que achar ) que fazem o retificador e filtro dessa tensão auxiliar, se o problema persistir tente trocar o trafo.

EDIT : esse capacitor que voce tirou deveria estar com fugas ou com capacitancia alterada.

isso e muito comum em fontes chaveadas, com o tempo esses caras dao problemas e sao responsaveis ai por uns 60% dos problemas com fontes chaveadas

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro filipe, como eu disse eu troquei "TODOS OS COMPONENTES", pegando de uma fonte que estava funcionando 100%, ate mesmo o transformador. Todos os capacitores são novos, tanto cerâmicos quanto eletrolíticos. Agora sobre a realimentação, só tenho uma duvida que vem me perseguindo a um bom tempo: como nesse caso o zener era de 14V, e quando a fonte funciona essa tensão passa a ser a do enrolamento de realimentação que e de 8V, então para onde foi os 6V que sobraram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fonte dai deve dar 14 Volts na saída, sem a carga evidentemente, sua oferta máxima de corrente a carga será da ordem de 7 mili Amperes se alimentada em 220 Volts, se ao colocar a carga a tensão cair é porque essa carga está drenando mais do que esses 7 mili Amperes. Se for isso, será muito normal a tensão de saída ficar variando de algum valor mais baixo até os 14 volts do zener.. Para aumentar a capacidade de corrente, há que diminuir o valor do resistor de 39 K, cuidando a questão de potência no mesmo, que desse modo como está já ultrapassa os 2 Watts de dissipação se alimentado em 220 Volts.

Outro detalhe. Esse tipo de fonte, se ligado direto na rede, ficará potencialmente perigosa se a pessoa puder tocar em qualquer parte da mesma, que bem poderá estar conectada com o fio fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão faller e que essa fonte faz parte de uma fonte chaveada. a fonte chaveada usa os 14V do zener para dar o disparo do CI do PWM, depois que ele passa a funcionar um enrolamento do secundário passa a alimenta-lo. O meu problema e o seguinte, quando eu ligo a fonte a tensão que da o disparo no CI esta oscilando, assim como ele usa essa tensão como referencia, todo o circuito fica comprometido, pois mesmo quando o secundário realimenta o CI ele já está emitindo uma tensão oscilante, assim se cria um ciclo vicioso. Consegui resolver o problema retirando o capacitor de 100uf, mais isso não está certo pois e apenas uma gabiarra, afinal tenho outra fonte idêntica que usa o capacitor de mesmo valor e funciona normalmente.

Alem disso a fonte apresenta algumas coisas estranhas:

> Comparando uma fonte boa com a ruim, medindo todos os componentes com um multímetro analógico, a resposta e a mesma;

> A fonte emite um som, que pela minha experiencia e comum quando se tem um curto-circuito no secundário, coisa que não encontro.

Vou tentar fazer o esquema dela no PC, e posta aqui, pois ja tem mais de 5 dias que estou trabalhando nela e meu chefe ja ta na minha cola. Tomara que o pessoal do fórum possa me dar uma ajuda, pois ja estou em "CHECK"!!!:eek::eek::eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Rodrigo, uma vez enfrentei um problema semelhante com uma fonte de video cassete (chaveada), onde eu já tinha trocado tudo como você fez! (detalhe!, eu tinha uma outra funcionando perfeitamente), ela "arriava" quando era exigido corrente, (quando acionava play o visor apagava e acendia de novo), no meu caso era a placa que estava ainda suja com resíduos de capacitor Vazado!..., foi só lavar ela com bicarbonato e depois enxaguar em água corrente, depois de seca a fonte voltou a funcionar beleza!, quem sabe esta dica te ajude?

Boa sorte!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...