Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Flister

Fonte linear oscilando a saída

Recommended Posts

Caros amigos do forum, estou consertando uma fonte chaveada que já está me dando do de cabeça. O problema dela e o seguinte:

A primeira etapa da fonte, ela usa um circuito clássico de fonte linear estabilizada, só que sem o trafo, assim a tensão de saída desse bloco e de 300VDC ja que a entrada e de 220VAC. Através de um zener de 14V o oscilador tira a referencia de tensão para criar os pulsos de PWM. Em anexo o circuito desse bloco.

Agora vem o meu problema, o RL mostrado no desenho e na verdade um circuito oscilador que usa um TDA4605-3, quando se mede a tensão nos pinos de alimentação desse CI, ela esta na faixa de 8,5V quando a fonte está funcionado perfeitamente, ja no meu caso essa tensão fica variando entre 5V e 8V. Depois de muitos testes e trocas de quase todos os componentes o problema persistiu, assim peguei uma fonte dessa boa em pleno funcionamento e troquei todos os componentes "TODOS", e mesmo assim o defeito continua. Depois de todo esse trabalho passei a desconfiar da placa, e das trilhas, assim montei a fonte no protobord, usando componentes comuns no lugar de SMDs, mas o defeito continua. Em um momento de iluminação divina eu resolvi tirar o capacitor de 100uf que esta no desenho, assim a fonte funcionou perfeitamente. Agora lhes pergunto, o que foi isso???:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

post-520593-13884952253393_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Rodrigo, essa tensão vem do enrolamento auxiliar do trafo, eis algumas dicas:

- verifique a tensão de saida do enrolamento auxiliar (isso mesmo direto na saida do trafo)

- verifique os capacitores (troque todos que achar ) que fazem o retificador e filtro dessa tensão auxiliar, se o problema persistir tente trocar o trafo.

EDIT : esse capacitor que voce tirou deveria estar com fugas ou com capacitancia alterada.

isso e muito comum em fontes chaveadas, com o tempo esses caras dao problemas e sao responsaveis ai por uns 60% dos problemas com fontes chaveadas

abs.

Editado por Felipe_Eletronic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Caro filipe, como eu disse eu troquei "TODOS OS COMPONENTES", pegando de uma fonte que estava funcionando 100%, ate mesmo o transformador. Todos os capacitores são novos, tanto cerâmicos quanto eletrolíticos. Agora sobre a realimentação, só tenho uma duvida que vem me perseguindo a um bom tempo: como nesse caso o zener era de 14V, e quando a fonte funciona essa tensão passa a ser a do enrolamento de realimentação que e de 8V, então para onde foi os 6V que sobraram?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Esse esquemático tem um erro. O resistor de 39K está mal colocado ai. Ele deve estar colocado na linha que vai dos capacitores até o +VCC. ou seja, aos catodos dos retificadores..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Essa fonte dai deve dar 14 Volts na saída, sem a carga evidentemente, sua oferta máxima de corrente a carga será da ordem de 7 mili Amperes se alimentada em 220 Volts, se ao colocar a carga a tensão cair é porque essa carga está drenando mais do que esses 7 mili Amperes. Se for isso, será muito normal a tensão de saída ficar variando de algum valor mais baixo até os 14 volts do zener.. Para aumentar a capacidade de corrente, há que diminuir o valor do resistor de 39 K, cuidando a questão de potência no mesmo, que desse modo como está já ultrapassa os 2 Watts de dissipação se alimentado em 220 Volts.

    Outro detalhe. Esse tipo de fonte, se ligado direto na rede, ficará potencialmente perigosa se a pessoa puder tocar em qualquer parte da mesma, que bem poderá estar conectada com o fio fase.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • A questão faller e que essa fonte faz parte de uma fonte chaveada. a fonte chaveada usa os 14V do zener para dar o disparo do CI do PWM, depois que ele passa a funcionar um enrolamento do secundário passa a alimenta-lo. O meu problema e o seguinte, quando eu ligo a fonte a tensão que da o disparo no CI esta oscilando, assim como ele usa essa tensão como referencia, todo o circuito fica comprometido, pois mesmo quando o secundário realimenta o CI ele já está emitindo uma tensão oscilante, assim se cria um ciclo vicioso. Consegui resolver o problema retirando o capacitor de 100uf, mais isso não está certo pois e apenas uma gabiarra, afinal tenho outra fonte idêntica que usa o capacitor de mesmo valor e funciona normalmente.

    Alem disso a fonte apresenta algumas coisas estranhas:

    > Comparando uma fonte boa com a ruim, medindo todos os componentes com um multímetro analógico, a resposta e a mesma;

    > A fonte emite um som, que pela minha experiencia e comum quando se tem um curto-circuito no secundário, coisa que não encontro.

    Vou tentar fazer o esquema dela no PC, e posta aqui, pois ja tem mais de 5 dias que estou trabalhando nela e meu chefe ja ta na minha cola. Tomara que o pessoal do fórum possa me dar uma ajuda, pois ja estou em "CHECK"!!!:eek::eek::eek:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Colega Rodrigo, uma vez enfrentei um problema semelhante com uma fonte de video cassete (chaveada), onde eu já tinha trocado tudo como você fez! (detalhe!, eu tinha uma outra funcionando perfeitamente), ela "arriava" quando era exigido corrente, (quando acionava play o visor apagava e acendia de novo), no meu caso era a placa que estava ainda suja com resíduos de capacitor Vazado!..., foi só lavar ela com bicarbonato e depois enxaguar em água corrente, depois de seca a fonte voltou a funcionar beleza!, quem sabe esta dica te ajude?

    Boa sorte!.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×