Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de Energia


gurigroma2

Posts recomendados

Olá pessoal!

Gostaria de saber qual o consumo de energia total do pc que estou prestes a montar!

Phenom II X3 710

M3A78-EM

2x2GB kingston 800Mhz DDR2

HD4850 ICEQ4

HD 320GB Samsung

Fonte Seventeam ST-500P-CG 500W

Gabinete Cooler Master Elite 335

Gravador de DVD Samsung

2 fans de 120mm rodando

Cooler Master v8

ligado por 10 horas ao dia

pois quero ver quanto vai sangrar na conta de energia HEUASHEUS

valeeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal!

Gostaria de saber qual o consumo de energia total do pc que estou prestes a montar!

Phenom II X3 710

M3A78-EM

2x2GB kingston 800Mhz DDR2

HD4850 ICEQ4

HD 320GB Samsung

Fonte Seventeam ST-500P-CG 500W

Gabinete Cooler Master Elite 335

Gravador de DVD Samsung

2 fans de 120mm rodando

Cooler Master v8

ligado por 10 horas ao dia

pois quero ver quanto vai sangrar na conta de energia HEUASHEUS

valeeu

O consumo, em 10 horas dia, dessa CPU + monitor não vai passar de 4KWh por dia

Isso dai dá, em R$ não mais do que R$ 2,00, isso abaixo de pauleira, no pico de demanda.

Em uso normal não chega a dar R$ 1,00 por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
em consumo normal, tipo 5, 6 horas por dia, fica quanto no final do mês?

Amigo, se em uso normal do PC deve gastar R$ 1,00 em 10 horas dia, em 5 a 6 horas dia isso dai cai para 0,50 a 0,60 por esse dia de 5 a 6 horas..

No mês, multiplique pelo número de dias que quiseres..

Se 30 dias, de 30 x 0,50 a 30 x 0,60, ou seja R$ 15 a R$18 por mês de 30 dias todos eles com de 5 a 6 horas com uso médio normal de um PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando carona no tópico, tô tendo que tomar uma difícil decisão aqui pra ver se espero pra comprar uma 4770 (que não acho em lugar algum) ou pego uma 4830 ou 4850. O consumo das duas últimas, no papel, é MUITO maior do que o da 4770, então tô com medo de pagar bastante de conta de luz.

Faller, você disse que o micro dele gastaria cerca de 4 kWh por 10 horas de uso em peak. Quer dizer que aquele PC ali pode chegar a consumir 400W? Isso é bastante coisa praquela configuração ali, não? Se for assim a Zalman 360B nem segura ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pegando carona no tópico, tô tendo que tomar uma difícil decisão aqui pra ver se espero pra comprar uma 4770 (que não acho em lugar algum) ou pego uma 4830 ou 4850. O consumo das duas últimas, no papel, é MUITO maior do que o da 4770, então tô com medo de pagar bastante de conta de luz.

Faller, você disse que o micro dele gastaria cerca de 4 kWh por 10 horas de uso em peak. Quer dizer que aquele PC ali pode chegar a consumir 400W? Isso é bastante coisa praquela configuração ali, não? Se for assim a Zalman 360B nem segura ele.

Você está errado! Considerei aquele PC demandando 250 Watts e com fonte com eficiência de 70%, que mais ou menos retrata aquela ST500P-CG..

Desse modo, no pico da demanda, o consumo de entrada da fonte seria de 250/0,70 = 357 Watts, para entregar somente 250 Watts para o PC. Outros 107 Watts jogaria fora sob a forma de calor...

Se agregarmos um monitor (ou você quer que ele use o PC sem monitor??) com um consumo de 40 Watts daria 397 Watts, que arredondei para 400 Watts e sim pode ser suportado o PC do cidadão por uma fonte ZM360B-APS, da qual seria exigido 250/360 = menos de 70% de sua capacidade de entrega...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, Calma. Peço desculpas se o ofendi de algumas forma, pois realmente não foi minha intenção duvidar da sua conta. Estava apenas tirando uma dúvida, pois estou vivendo um dilema de montar o melhor PC possível (dentro do meu orçamento) com o menor consumo. Sou leigo e há grandes chances de eu estar errando em minhas contas, por isso pedi para o senhor, que entende muito mais do que eu, me explicar as suas. Obrigado por compartilha-la comigo. :lol:

Aproveitando a carona, será que o senhor poderia me tirar mais uma dúvida, por gentileza? Na hora de calcular o quanto a fonte desperdiça de energia por causa de sua ineficiência, usamos o consumo total do PC com monitor ou ele não entra nessa conta?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Calma, Calma. Peço desculpas se o ofendi de algumas forma, pois realmente não foi minha intenção duvidar da sua conta. Estava apenas tirando uma dúvida, pois estou vivendo um dilema de montar o melhor PC possível (dentro do meu orçamento) com o menor consumo. Sou leigo e há grandes chances de eu estar errando em minhas contas, por isso pedi para o senhor, que entende muito mais do que eu, me explicar as suas. Obrigado por compartilha-la comigo. :lol:

Aproveitando a carona, será que o senhor poderia me tirar mais uma dúvida, por gentileza? Na hora de calcular o quanto a fonte desperdiça de energia por causa de sua ineficiência, usamos o consumo total do PC com monitor ou ele não entra nessa conta?

Abração.

Amigo, quando lhe disse de forma enfática ... Você está errado!

queria dizer exatamente isso, que você estava errado em suas considerações, mas em nenhum instante eu estava irritado com coisa alguma e muito menos com você..

Fique frio.. Acho que as pessoas muitas vezes olham para o Avatar que uso e encaram aquela figura como sendo de minha pessoa e com aquela cara ranzinza... Nada a ver.. Se estivesse ofendido certamente você saberia de uma forma tremendamente mais enfática. Não tenho papas na língua quando tenho que dizer digo. Mas absolutamente não foi esse caso dai. Simplesmente te falei que teu entendimento não estava correto, e te passei a visão mais adequada..

Quanto a sua pergunta, basta imaginares o seguinte...

Ao especificar na etiqueta de um produto, de um monitor, de uma geladeira, de um ferro elétrico ou o que valha, isso é dito, declarado a máxima energia que ele pegará, exigirá da tomada. Com PC é diferente, pois o PC não tem etiqueta atrás do mesmo em que o fabricante diga sua demanda final. Principalmente os PCs montados ou por você ou por alguma integradora..

Desse modo se tem como chegar no valor da demanda dos diversos componentes de um PC e dessa forma, somando esses valores se sabe o que a fonte do PC deverá entregar para o PC.

Entretanto a fonte não trabalha de graça. Ai entra o conceito da eficiência dessa fonte na conversão da tensão AC para entregar ao PC toda aquela energia que o PC deverá pedir. Nessa hora se tem que aplicar a (in)eficiência da fonte, pois a fonte pedirá da tomada mais energia do que aquela que ela vai conceder ao PC.

Resumindo: Para calcular a real demanda de uma fonte de um PC da tomada elétrica basta dividir a potência de pico que esse PC exigirá pelo valor da eficiência da fonte. O Monitor não entra nesse cálculo...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando lhe disse de forma enfática ... Você está errado!

queria dizer exatamente isso, que você estava errado em suas considerações, mas em nenhum instante eu estava irritado com coisa alguma e muito menos com você..

Fique frio.. Acho que as pessoas muitas vezes olham para o Avatar que uso e encaram aquela figura como sendo de minha pessoa e com aquela cara ranzinza... Nada a ver.. Se estivesse ofendido certamente você saberia de uma forma tremendamente mais enfática. Não tenho papas na língua quando tenho que dizer digo. Mas absolutamente não foi esse caso dai. Simplesmente te falei que teu entendimento não estava correto, e te passei a visão mais adequada..

Quanto a sua pergunta, basta imaginares o seguinte...

Ao especificar na etiqueta de um produto, de um monitor, de uma geladeira, de um ferro elétrico ou o que valha, isso é dito, declarado a máxima energia que ele pegará, exigirá da tomada. Com PC é diferente, pois o PC não tem etiqueta atrás do mesmo em que o fabricante diga sua demanda final. Principalmente os PCs montados ou por você ou por alguma integradora..

Desse modo se tem como chegar no valor da demanda dos diversos componentes de um PC e dessa forma, somando esses valores se sabe o que a fonte do PC deverá entregar para o PC.

Entretanto a fonte não trabalha de graça. Ai entra o conceito da eficiência dessa fonte na conversão da tensão AC para entregar ao PC toda aquela energia que o PC deverá pedir. Nessa hora se tem que aplicar a (in)eficiência da fonte, pois a fonte pedirá da tomada mais energia do que aquela que ela vai conceder ao PC.

Resumindo: Para calcular a real demanda de uma fonte de um PC da tomada elétrica basta dividir a potência de pico que esse PC exigirá pelo valor da eficiência da fonte. O Monitor não entra nesse cálculo...

Abraço..

Foi mal, cara. Pensei que você tivesse se ofendido. Vai ver foi o avatar mesmo :D

Brigadão pelas informações. Ajudou bastante. Acho que o maior problema na hora de calcular o consumo de um PC é que ele varia muito dependendo de pra que você o esteja usando. Calculadoras na internet geralmente mostram o consumo de pico, mas ninguém vai gastar isso o tempo todo. Queria que tivesse um jeito de determinar quanto de energia PCs gastam quando ficamos navegando na internet, respondendo fóruns, checando e-mails, etc. Aí dava pra calcular mais ou menos quanto tempo por dia eu passaria fazendo isso e quanto tempo eu passaria jogando e estressando o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Calculadoras na internet geralmente mostram o consumo de pico, mas ninguém vai gastar isso o tempo todo. Queria que tivesse um jeito de determinar quanto de energia PCs gastam quando ficamos navegando na internet, respondendo fóruns, checando e-mails, etc....

Uma dica prática, derivada da observação e de medidas reais ao longo do tempo, em diferentes configurações (feitas com um medidor Kill-a-Watt) me mostraram que como um valor médio padrão se pode usar um coeficiente de 60% da demanda de pico para demanda a vazio ou com pouca carga, como agora estou redigindo aqui no fórum.

Se seu PC demandar no pico cerca de 200 Watts, a vazio ele deverá pedir cerca de 0,6 x 200 = 120 Watts..

Isso é uma média típica, não é lei mas serve como baliza.. Cada config deverá apresentar um valor diferente em função de sua equipagem, mas como média se pode sem errar muito usar esse coeficiente, derivado da observação..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller ,qual seria o consumo mensal de um pc com

gravador de dvd

E8400

Gigabyte P35 DS3

4 gb de ddr800

2 hds 500

placa de som audigy

placa de captura

8800gts 512

huntkey 550

3 coolers ,1 de 120 e 2 de 80

monitor 19 lcd

webcam

utilizados 24 hs por dia

esse pc aumenta 80 reais na minha conta de luz e eu tava achando que ele estava com algum problema,mas pela sua explicação to achando que ta normal,será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaryMuniz

Nao sou nenhum expert em energia, mais usando a logica basicamente seu PC vai consumir a mesmo quantidade de energia, do dono do topico, porém como você vai usar ele 24h ai complica, Se o do carinha seria aproximadamente 2 reais por dia usando 10 horas diarias, isso ele em 100%full load, é só tira os calculos pro seu pc, que deve dar uns 3,50 diarios, que mensalmente seu pc ligado 24h diarios daria 105 reais, só do seu pc na sua conta de luz, mais como você nao vai usar ele 24h por dia a 100% em full load, esse aumento de 80 reais na sua conta de energia esta normal.

Tb deve leva em concideração o preço da kilowatt-hora da empresa que fornece a enegia da sua casa. Essa informação você pega na sua propria conta de luz. O valor varia de região pra região.

Para você mesmo fazer o teste é fácil:

Primeiro passo é descobrir quanto seu Computador ou ou equipamento eletrônico ira consumir de energia.

Vamos supor que consuma 350w.

Segundo passo é transforma Watt em kilowatt.

Só dividor o consumo em W, por Kilo(1000).Dividir por Mil.

Vai fica assim: 350/1000 = 0,35 Kw

Agora que você já sabe o Kilowatt, proximo passo (3) é para descobrir quanto desse kilowatt você, consome diariamente (chamado de kilowat-hora). Basta você multiplica o valor do kilowatt pela quantidade de horas que seu pc vai fica ligado diariamente.

Vamos supor que eu use 15horas por dia o pc.

Vai fica assim: 0,35(kilowatt)*15(horas por dia)= 5,25 kWh

Quarto passo é transforma o consumo diário para mensal:

Basta multiplica o consumo diario pela quantidade de dias que seu pc vai estar ligado por Mês.

Vai fica assim: 5.25 Kw * 30 dias = 157,5 Kw mensais

Quinto passo é saber o quanto isso se reflete em dinheiro na sua conta de luz. Como tinha dito antes o valor do kilowatt hora varia muito de região a região, vou levar em consideração a do meu estado PE, que é um abuso de tão caro, uns dos mais caros impostos de energia do pais que atualmente é 0,48centavos o kWh.

basta você multiplica o valor do kilowatt-hora da sua região pelo consumo mensal.

Vai fica assim: 157,5Kw * 0,48 = R$ 75,6

Pronto Um pc aqui em PE ligado 24horas por dia durante 1 mês consumindo 350w fixo, custa 75 reais e 60 centavos na sua conta de luz.

Nao dá pra se basear nesse calculo para seu pc, você mesmo faz os calculos com a tarifa e o consumo do seu equipamento. Utilizando o mesmo esquema.

você pode fazer um calculo mais preciso criando 2 ou mais contas dessas, com os seus respectivo consumo somar o valor final para saber o valor que você pagaria na conta de luz.Exemplo:

Se você usa o pc, 6 horas por dia pra jogar e nesse tempo seu pc consome 400W, e no resto do dia seu pc fica só baixando coisas ou internet no caso seria os restantes das horas para fechar um dia, que seria 18 horas e nesse tempo seu pc, consome 200w.

Resumindo ficaria assim:

1 dia = 6 horas a 400w + 18 horas a 200w.

você faz os dois calculos seguindo o passo a passo que expliquei e no final basta somar os valores.

Vou fazer bem rápido essa aqui porque é a mesmo coisa basta você somar o final.

Fica assim:

6 horas 400w:

400w/1000= 0.4kw

o,4kw*6horas= 2,4Kw

2,4kw*30dias= 72Kw

72Kw*0,48kwh= R$ 34,56

18 horas 200w:

200w/1000= o,2Kw

0.2Kw*18horas= 3,6Kw

3,6Kw*30dias= 108Kw

108Kw*0,48kwh= R$ 51,84

R$= 34,56 + 51,84 = 86,4 reais

Lembrando que usem como base de dados o consumo do seu PC, horas e dias de uso, e tb o valor do kilowatt hora da sua região.

Deu pra entender? ai =D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu sim ,muitissimo obrigada por sua resposta,eu achava que havia alguma coisa erradada,mas agora vi que o problema e a pecinha atras do pc ,ou seja meu filho,rsrsrssrsrsr

@MaryMuniz

Nao sou nenhum expert em energia, mais usando a logica basicamente seu PC vai consumir a mesmo quantidade de energia, do dono do topico, porém como você vai usar ele 24h ai complica, Se o do carinha seria aproximadamente 2 reais por dia usando 10 horas diarias, isso ele em 100%full load, é só tira os calculos pro seu pc, que deve dar uns 3,50 diarios, que mensalmente seu pc ligado 24h diarios daria 105 reais, só do seu pc na sua conta de luz, mais como você nao vai usar ele 24h por dia a 100% em full load, esse aumento de 80 reais na sua conta de energia esta normal.

Tb deve leva em concideração o preço da kilowatt-hora da empresa que fornece a enegia da sua casa. Essa informação você pega na sua propria conta de luz. O valor varia de região pra região.

Para você mesmo fazer o teste é fácil:

Primeiro passo é descobrir quanto seu Computador ou ou equipamento eletrônico ira consumir de energia.

Vamos supor que consuma 350w.

Segundo passo é transforma Watt em kilowatt.

Só dividor o consumo em W, por Kilo(1000).Dividir por Mil.

Vai fica assim: 350/1000 = 0,35 Kw

Agora que você já sabe o Kilowatt, proximo passo (3) é para descobrir quanto desse kilowatt você, consome diariamente (chamado de kilowat-hora). Basta você multiplica o valor do kilowatt pela quantidade de horas que seu pc vai fica ligado diariamente.

Vamos supor que eu use 15horas por dia o pc.

Vai fica assim: 0,35(kilowatt)*15(horas por dia)= 5,25 kWh

Quarto passo é transforma o consumo diário para mensal:

Basta multiplica o consumo diario pela quantidade de dias que seu pc vai estar ligado por Mês.

Vai fica assim: 5.25 Kw * 30 dias = 157,5 Kw mensais

Quinto passo é saber o quanto isso se reflete em dinheiro na sua conta de luz. Como tinha dito antes o valor do kilowatt hora varia muito de região a região, vou levar em consideração a do meu estado PE, que é um abuso de tão caro, uns dos mais caros impostos de energia do pais que atualmente é 0,48centavos o kWh.

basta você multiplica o valor do kilowatt-hora da sua região pelo consumo mensal.

Vai fica assim: 157,5Kw * 0,48 = R$ 75,6

Pronto Um pc aqui em PE ligado 24horas por dia durante 1 mês consumindo 350w fixo, custa 75 reais e 60 centavos na sua conta de luz.

Nao dá pra se basear nesse calculo para seu pc, você mesmo faz os calculos com a tarifa e o consumo do seu equipamento. Utilizando o mesmo esquema.

você pode fazer um calculo mais preciso criando 2 ou mais contas dessas, com os seus respectivo consumo somar o valor final para saber o valor que você pagaria na conta de luz.Exemplo:

Se você usa o pc, 6 horas por dia pra jogar e nesse tempo seu pc consome 400W, e no resto do dia seu pc fica só baixando coisas ou internet no caso seria os restantes das horas para fechar um dia, que seria 18 horas e nesse tempo seu pc, consome 200w.

Resumindo ficaria assim:

1 dia = 6 horas a 400w + 18 horas a 200w.

você faz os dois calculos seguindo o passo a passo que expliquei e no final basta somar os valores.

Vou fazer bem rápido essa aqui porque é a mesmo coisa basta você somar o final.

Fica assim:

6 horas 400w:

400w/1000= 0.4kw

o,4kw*6horas= 2,4Kw

2,4kw*30dias= 72Kw

72Kw*0,48kwh= R$ 34,56

18 horas 200w:

200w/1000= o,2Kw

0.2Kw*18horas= 3,6Kw

3,6Kw*30dias= 108Kw

108Kw*0,48kwh= R$ 51,84

R$= 34,56 + 51,84 = 86,4 reais

Lembrando que usem como base de dados o consumo do seu PC, horas e dias de uso, e tb o valor do kilowatt hora da sua região.

Deu pra entender? ai =D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...