Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com contador 9~0


edu.

Posts recomendados

Bom. Estou fazendo alguns contadores com flip flops. Porém no ultimo que tentei (9~0) não obtive sucesso. O curioso é que no de 8~3, bastante semelhante tudo deu certo. O caso é, quando o contador chega no 0 (0000), o próximo digito é F(1111), e desse digito tem que pular pra 9(1001). Eu monto e coloco a equação logica para esse "salto" porém quando chega em 0 ele pula para 9, dai vai para 8 e fica repetindo 9, 8, 9, 8, 9, 8.... e assim infinitamente. Não sei porque ele não continua contando se a ativação do 9 só se dá neste caso: 11xx, e depois de 8 vem 7(0111) o que não deveria "pular" para 9.

Segue o esquema.

imagemuod.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, edu.

você queria fazer um contador regressivo (9-0, como você citou)? Do jeito que está o circuito me parece que ele é um contador progressivo (de 0 pra cima).

Se você quer zerar a lógica quando chegar em dez (B e D), sua AND tá ligada nos bits errados.

você precisa ligar nos bits B e D, e resetar TODOS os contadores, pra eles voltarem pra zero.

Não tá claro o que você quer fazer. Esclareça aí pra nós!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele é um contador regrecivo. A flip flop é sensivel a subida do clock dai o Q vai ligado no clock. Quando ele passa do 0 é pra voltar pro 9 dai ligauei a AND nus dois bits mais significativos que devem ficar em 1. Ele até passa pr0 9 mas dai vai pro 8 e volta pro 9, e faik repetindo ocmo citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edu!

Estou a simular um aqui tambem para te ajudar, já já posto minha situação.

abraço!

Meu amigo, Edu.

Infelizmente, não vou poder te ajudar.

Pode parecer palhaçada, mas acredito que não irá aceitar isso que vou dizer:

Parti do zero, de um novo circuito, sem se quer olhar o seu, e...

Surpresa? constou o mesmo erro. Identico!! CARA! Identico!!

Ou é o ISIS que ta de brincadeira comigo...

Agora fiquei com essa pulga atras da orelha e vou seguir esse topico até postarem a solução.

Perceba uma coisa... Alternando entre resets e sets, voce chegara a uma combinação em que... vai de 6 a zero, sem passar por F,E,D,C,B,A,9,8,7!

curioso não?

Att. nadasica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Isso é um projeto de aula. Tenho de fazer contadores 0~5, 8~3, 9~0. Apenas o 9~0 que está dando problenma. Mas o curioso é que apenas o de 9~0 da errado. Todos seguem a mesma lógica porém muda u sistema de reset e o número de flip flops. O único que dá problema é o de 9~0 e em aula nós fizemos o esquema dele e eu estou seguindo porém não funciona! Preciso de ajuda pois estou de féria e na volta vou ter que apresentar! x.x

Valeu a quem está ai ajudando ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fazendo mais uns testes eu vi que ele não vai até o 7 e manda pro 9, ele "trava" os três bits mais significativos (100X) e deixa apenas o menos significativo rodando 1, 0, 1, 0. E nesse passo ele alterna 9, 8, 9, 8,....

Isso não deveria ocorrer já que o sistema de trava tá todo interligado sendo que se travasse travaria em 1001 e depois voltaria a contar, e não apenas travasse parcialmente.

Alguem pode ajudar??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. As flip-flops estão sendo usadas como divisores de frequencia. Quando o CK da primeira flip-flop recebe o clock ele cria em sua saida um novo clock de 50% de tempo e com 1/2 da frequencia do clock de entrada, então manda para o CK da segunda que faz a mesma coisa tornando-se então 1/4 da frequencia. Assim cria-se uma alternancia dos BITs dando a logica de um contador. Porém essa mudança vai descrescendo da maior combinação possivel 1111, para a menor possivel 0000, para então repetir. Eu tenho que forçar ele a ficar girando apenas de 9 (1001) a 0 (0000). Para isso quando ele for para o digito que vem após o 0 que é 1111 eu tenho que mandar ou pular para o digito 9. As flip flops fazem basicamente um contador de 15 a 0 pois utilizam os 4 bits totalmente e eu preciso apenas de 9 a 0 o que iria pular algumas combinações.

Espero ter resolvido sua duvida :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem tanto preset como clear. São flip-flops JK obtidas com o 4027. A logica que eu usei foi quando os dois bits mais significativos tiverem em 1 (11xx), ele iria forçar a saida em 9 (1001) e dai os bits mais significativos ficariam em 1 e 0 e desarmaria o "forçamento" voltando a contar até os bits ficrem novamente 11XX. Quando você puder abrir a imagem verá que isso foi feito com uma AND.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem tanto preset como clear.

Então, você pode forçar a saída deles utilizando estas entradas. Se atuar no clear, o flip-flop vai para zero e se atuar no preset, vai para um. Quando a tua lógica de controle identificar a condição proibida (11xx), faça com que ela force o estado 1001 atuando no preset e clear dos flip-flops, que é equivalente ao nove.

P.S.: Não sei se falei algo que você já saiba, pois não consigo ver a tua imagem ainda (ainda estou no trabalho)... Se for isso, peço desculpas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente. é exatamente isso que eu fiz e estou com o problema que estou. Hehe.

Infelizmnte segui essa logica que me foi passada em aula e deu este problema, o mesmo ocorre no simulador e em montagens de amigos meus. Eu não entendo o que está acontecendo :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

@Mestre88, não consegui visualizar a imagem que foi disponibilizada, por isso não tenho certeza se o circuito que montei foi o mesmo, no entanto, tive o mesmo problema. Primeiramente utilizei uma lógica que atuava nos presets e clears dos flips flops, depois, como utilizei flips flops JK, implementei uma lógica que atuava somente nas entradas J's e K's dos Flips Flops, no entanto, também deu errado. Ao "debugar" o circuito em funcionamento, pelo proteus, percebi que os CIs AND de três portas estavam funcionando estranhamente, então, resolvi substituí-los por CIs AND de somente 2 portas e... voilà... o circuito funcionou perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Este erro ocorre porque na transição do 8 (1000) para o 7 (0111) o contador passa novamente pelo valor F (1111) por um pequeno intervalo de tempo, pois o mesmo é assíncrono.

Uma solução seria alterar o tipo de contador para o síncrono, porém podemos também retardar o sinal de CLEAR e PRESET colocando um capacitor de 1uF na saída da porta para o GND, ou ainda um circuito RC (10 ohms e 100nF) na saída da porta, antes dos CLEAR e PRESET.Contador.PNG.93e1da1c1da0a0a8b5341b968e3b8847.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...