Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
wfrantine

Relação um para Muitos (MySQL)

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com um problema para realizar este tipo de consulta no MySQL, a relação entre tabelas eu com preendi bem o problema é que não conheço bem a sintaxe do MySQL e os tutos e manuais da net são meio vagos.

Meu problema é o seguinte: Preciso que em uma tabela apareça todas as categorias que estão vinculadas a um usuario.

Montei as tabelas de maneira que a tabela usu guarda o id da categoria a qual o usu está vinculado, que pode ser no maximo 2.

Tentei Usar o INNER JOIN mais como não compreendo a sintaxe do MySQL não deu muito certo. Se alguém souber agradeço. E peço desculpas antecipadamente se postei no local errado, porém não achei muitos outros tópicos aqui no forum.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia detalhar um pouco mais, quais as tabelas envolvidas, e os campos relacionados, e os campos que você quer consultar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Poderia detalhar um pouco mais, quais as tabelas envolvidas, e os campos relacionados, e os campos que você quer consultar!

    Olá Denis e obrigado pela atenção.

    Bom eu tenho aqui uma tabela com o nome cursos, e esta tabela guarda o nome do curso e o id do ministrante que irá realizar o curso, que tem sua informações registradas na tabela tutores. Criei na tabela cursos dois campos para guardar ids dos tutores, poque os cursos podem ter dois tutores simultaneos, o tutor 1 e o tutor 2.

    Estou usando este codigo para fazer a consulta:

    SELECT c.cur_id, c.cur_nome, c.cur_vagas, c.cur_tutor_id1, c.cur_tutor_id2, c.cur_inscritos, t.tutor_id, t.tutor_nome

    FROM cursos c

    JOIN tutor t ON t.tutor_id = c.cur_tutor_id1

    Com este codigo eu vinculo os ids dos tutores com o campo da tabela cursos que guarda a id dos tutores a fim de no lugar da id do tutor mostrar seu nome que está na tabela tutores.

    Meu problema é que nesta consulta só consigo mostrar um nome, porém precisava que o c.cur_tutor_id2 fosse "substituido" ao final da pesquisa pelo nome do tutor correspondente ao id que está em outra tabela.

    Se puder me dar uma força, eu lhe agradeço.

    Origado pela atenção.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Nada melhor que usar o construtor de consultas, testei e acho que soluciona o teu caso, é só colocar os campos que tu necessita...


    SELECT cursos.cur_id, cursos.curso, tutor.nome, tutor_1.nome
    FROM tutor AS tutor_1
    RIGHT JOIN (tutor RIGHT JOIN cursos ON tutor.id = cursos.id_1)
    ON tutor_1.id = cursos.id_2;

    PS. esses campos são das minhas tabelas de teste, mas dão uma ideia geral da solução!

    Editado por Denis Bopp
    Solução melhorada!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • valeu Denis.

    Desculpe pela demora na resposta mas fiquei algum tempo longe da net, sua solução deu muito certo aqui. gostaria de aprender mais sobre as consultas no mysql, se tiver alguma sugestão agradeço

    Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×