Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação um para Muitos (MySQL)


wfrantine

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um problema para realizar este tipo de consulta no MySQL, a relação entre tabelas eu com preendi bem o problema é que não conheço bem a sintaxe do MySQL e os tutos e manuais da net são meio vagos.

Meu problema é o seguinte: Preciso que em uma tabela apareça todas as categorias que estão vinculadas a um usuario.

Montei as tabelas de maneira que a tabela usu guarda o id da categoria a qual o usu está vinculado, que pode ser no maximo 2.

Tentei Usar o INNER JOIN mais como não compreendo a sintaxe do MySQL não deu muito certo. Se alguém souber agradeço. E peço desculpas antecipadamente se postei no local errado, porém não achei muitos outros tópicos aqui no forum.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia detalhar um pouco mais, quais as tabelas envolvidas, e os campos relacionados, e os campos que você quer consultar!

Olá Denis e obrigado pela atenção.

Bom eu tenho aqui uma tabela com o nome cursos, e esta tabela guarda o nome do curso e o id do ministrante que irá realizar o curso, que tem sua informações registradas na tabela tutores. Criei na tabela cursos dois campos para guardar ids dos tutores, poque os cursos podem ter dois tutores simultaneos, o tutor 1 e o tutor 2.

Estou usando este codigo para fazer a consulta:

SELECT c.cur_id, c.cur_nome, c.cur_vagas, c.cur_tutor_id1, c.cur_tutor_id2, c.cur_inscritos, t.tutor_id, t.tutor_nome

FROM cursos c

JOIN tutor t ON t.tutor_id = c.cur_tutor_id1

Com este codigo eu vinculo os ids dos tutores com o campo da tabela cursos que guarda a id dos tutores a fim de no lugar da id do tutor mostrar seu nome que está na tabela tutores.

Meu problema é que nesta consulta só consigo mostrar um nome, porém precisava que o c.cur_tutor_id2 fosse "substituido" ao final da pesquisa pelo nome do tutor correspondente ao id que está em outra tabela.

Se puder me dar uma força, eu lhe agradeço.

Origado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada melhor que usar o construtor de consultas, testei e acho que soluciona o teu caso, é só colocar os campos que tu necessita...


SELECT cursos.cur_id, cursos.curso, tutor.nome, tutor_1.nome
FROM tutor AS tutor_1
RIGHT JOIN (tutor RIGHT JOIN cursos ON tutor.id = cursos.id_1)
ON tutor_1.id = cursos.id_2;

PS. esses campos são das minhas tabelas de teste, mas dão uma ideia geral da solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...