Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A que distancia um sinal de 5v pode chegar?


leo3212

Posts recomendados

ola basicamente o que pretendo fazer é polarizar um transistor à distancia, e creio que se o comprimento do fio for muito longo consequentemente ira aumentar a resistencia ao longo do caminho, alterando o funcionamento do circuito.

fiz um desenho simples do que quero fazer em anexo, ele ligara um led, e mandara um sinal à uma central.

como posso calcular a distancia maxima? estou usando 5v no circuito, se aumentar a tensão para 12v terei chance de minimizar os erros?

que fio devo utilizar?

ate me surgio a ideia de trocar o transistor de npn para pnp aterrando o sinal de entrada, sera que melhora ou da na mesmo? quantas perguntas *.*

:D obrigado desde ja :D

post-591500-13884952618308_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teria como você medir a resistência toda do fio e postar aqui?

Sobre o fio, eu acho que como é para 5V~12 e a corrente não vai ficar nada absurdo: http://www.soldafria.com.br/product_info.php?cPath=43_231&products_id=2563

E eu acho a ideia de trocar o transistor npn por um pnp menos viável, pois aí você teria que deixar uma tensão na base o tempo todo e cortar ela quando for acionar, me corrijam se eu estiver errado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teria como você medir a resistência toda do fio e postar aqui?

Sobre o fio, eu acho que como é para 5V~12 e a corrente não vai ficar nada absurdo: http://www.soldafria.com.br/product_info.php?cPath=43_231&products_id=2563

E eu acho a ideia de trocar o transistor npn por um pnp menos viável, pois aí você teria que deixar uma tensão na base o tempo todo e cortar ela quando for acionar, me corrijam se eu estiver errado.

Boa sorte.

o aparelho que estou montando teria umas 20 entradas dessas pra mais, com distancias diferentes da base ate a ponta( que seria o botao).Medir todas esta fora de questão.

trocando o npn por um pnp teria que adicionar um resistor pull up, na base.

mas acho que irei deixar o npn de acionamento.Aquilo do pnp foi só uma ideia bem maluca haIUAhiua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resistência do fio vai se somar à resistência de base, então basta descontar a resistência do fio da reseistência que você vai usar na base. Com vão existir vários destes circuitos com fios de comprimento diferente pode-se usar trimpots para ajustar cada um de acordo com a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimensione o resistor de base para a maxima corrente de base do seu transistor, com isso mesmo que a resistencia do cabo virar uma resistencia serie com Rbase, voce ainda tera corrente suficiente para garantir a saturação do teu transistor!

tente algo em torno de 1mA.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...