Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Core E6300 ou Core2Duo E7500?


lukinhasb

Posts recomendados

Olá, estou em dúvida entre dois processadores:

Intel Pentium Dual Core E6300 - 2.80GHz cache 2MB 1066MHz BOX

Intel Core 2 Duo E7500 - 2.93 GHz FSB1066 cache 3MB BOX

Ambos 45nm, são idênticos, a não ser pelo cache, e uma diferença pouca de Mhz, porém os preços mudam bastante hehe

Preços:

E6300: R$ 273,11

E7500: R$ 399,00

Sentirei diferença nos jogos por 1MB de cache a mais?

O E6300 tem a tecnologia Intel Virtualization Technology (VT), enquanto que o E7500 creio que não tenha, li isso nuns fóruns aí...

Havia visto alguns benchmarks: (Não achei comparação com o E7500, só com o E7400, que é praticamente o mesmo processador...)

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27737.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27680.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27679.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27676.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27678.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-1.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27690.png

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27691.png

E o mais importante:

E6300-Best-bang-for-the-buck---Cache-test-revisited-leeghoofd-27677.png

Vale a pena economizar uns 40~50% e ter uma perca de desempenho de tipo 5%? Os benchmarks são legítimos?

Só pra ver gargalo, vou comprar uma 4850 da ATI, tenho um cooler de processador da Cooler Master, o Hyper TX2, e pretendo fazer um over nesse processador pra tipo 3.2 ~3.5 Ghz...

Obrigado pela atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já chegou a pensar em um E7400? Ele é tão bom quanto estes que você citou, inclusive no quesito de OC. E também não é tão caro quanto o E7500. E pela tecnologia VT, só fique com um processador que a tenha caso você vá utilizar dois SO's simultaneamente, isto é, usar VMWare, virtualbox...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essa diferença pequena de preço, eu iria num E7400 também, por ter mais desempenho bruto em Over.

A virtualização é isso ai que já foi dito, só com programas que usam dois SO e coisas do tipo que ela vai fazer falta, de resto, tudo beleza.

Só fique de olho, porque se procurar bem, tu acha E7400 mais barato que isso pela net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega lukinhasb.

pega no HDCP um E5200 que tá por R$220,00, e é revisão RO. comprei o meu E5200 lá e é porreta de over, foi a 3.5GHz 100% beleza e estável, com certeza dá pra ele ir beirando ums 4Ghz. Com a diferença que economizar, lá mesmo na DHCP você pega uma HD4870 que tá por R$490,00.

Com certeza HD4870 + E5200 @ 3.5Ghz é melhor que HD4850 + E7500 @3.5Ghz.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seu Madruga hehe

O **** da DHCP é que não aceita American Express, e é a única forma de eu comprar... Gosto dessa loja pra caramba também, mas essa parada do cartão foi ****...

E quanto ao 7400, ele estava 20 reais mais barato que o 7500, creio que valha a pena economizar um pouco agora, ainda mais porque, em breve vou parar de usar o PC também, talvez eu pegue exército, e portanto creio que não valha a pena investir alto num pc, e pelos testes que postei, o 7400 quase empatou com o 6300, e tem uma diferença de 30% no preço, será que vale a pena mesmo? Esse 6300 não aguenta os jogos atuais, mesmo se eu fizer um over nele pra uns 3.4 Ghz

E outra, vou comprar uma 4850 da Gainward Golden Sample, já vem overclocada, 685/2000, contra 625/1980 da original, creio que não perca tão feio pra uma 4870 (750/3600), tenho um cooler Hyper TX2, creio que dê pra fazer o over sem problemas...

Posso comprar em 3 lojas:

www.oficinadosbits.com.br

www.waz.com.br

www.hardplus.com.br

Talvez até mesmo na DHCP, depende do que for:

www.dhcp.com.br

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei la cara, mas se tu tá afinzaço de um belo custo/benefício, tu poderia ir tranquilo de Athlon II X2, ele tá custando uns R$180 no ML, e é melhor do que o E6300. E também tem o Phenom II X2 550, que é a nível do E8400, só que é realmente muito mais barato. E a diferença do antigo Core 2 Duo E6300 pro Pentium dual-core E6300 eu acho que seria que o primeiro é em 65nm e o segundo em 45nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivan12

Que nada, o Core2Duo E6300 tem 1.8Ghz, o Dual Core tem 2.8Ghz

O Core2Duo E6300 é 65nm, o Dual Core é 45nm

Vi uma comparação entre o E6300 e o E7500, a diferença média de fps é 9.1 nos jogos... Vale pagar R$126,00 mais caro por causa disso? lol

Tem alguma coisa que preciso saber a respeito do E6300?

E talvez eu use dois sistemas operacionais, XP e Seven, pois tenho 2 HDs

Link do teste: http://www.anandtech.com/bench/default.aspx?p=94&p2=87

Lógicamente o E7500 é melhor, mas vale a pena pagar 130 reais de diferença por essa performance a mais? É tão significativa assim? A diferença de preço é 50% do preço do E6300 lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivan12

Que nada, o Core2Duo E6300 tem 1.8Ghz, o Dual Core tem 2.8Ghz

O Core2Duo E6300 é 65nm, o Dual Core é 45nm

Vi uma comparação entre o E6300 e o E7500, a diferença média de fps é 9.1 nos jogos... Vale pagar R$126,00 mais caro por causa disso? lol

Tem alguma coisa que preciso saber a respeito do E6300?

E talvez eu use dois sistemas operacionais, XP e Seven, pois tenho 2 HDs

Link do teste: http://www.anandtech.com/bench/default.aspx?p=94&p2=87

Lógicamente o E7500 é melhor, mas vale a pena pagar 130 reais de diferença por essa performance a mais? É tão significativa assim? A diferença de preço é 50% do preço do E6300 lol

Realmente o título do Tópico do rapaz está no mínimo estranho!!

não há como comparar os Core2 duo E6300 vs E7500.

outra coisa a se comparar seria o poder de Over, o E6300 é começo da plataforma, enquento que o E7500 já seria proximo do fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o título do Tópico do rapaz está no mínimo estranho!!

não há como comparar os Core2 duo E6300 vs E7500.

outra coisa a se comparar seria o poder de Over, o E6300 é começo da plataforma, enquento que o E7500 já seria proximo do fim.

Olega, o nome está certo sim, é dual core E6300, Ele faz parte dos novos processadores lançados pela Intel, e pra sacanagem geral tem o mesmo nome que seu antepassado de 65nn, gerando confusão entre a galera.

@johny_br

Você tá viajando cara, o título tá "Dual Core E6300 ou Core2Duo E7500?" AheuaHEAu, zuera, eu que editei... valeu pelo toque ^^

Minha placa mãe é intel =/

Quanto à placa de vídeo GGS, O Overclock num vai te dar quase nada de aumento em desempenho, o diferencial dessa placa é sua qualidade e projeto diferenciado, Valendo por isso cada centavo dos R$50,00 a mais que pagaria na XFX(R$400,00). Acho que foi um ponto positivo pra WAZ ser representante no Brasil dessas placas de vídeo.

Quanto ao Processador E5200, tem ele na Hardplus. Ele dá conta tranquilo de sua configuração, mesmo sem overclock. O Overclock é recomendado para você ganhar ums poucos FPS em alguns jogos, e dar uma melhorada nas agarradinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um E7500 aqui por R$335, o anúncio está em E7400 mas eles enviam o E7500, mas acho que não vale a diferença não, até pela tua situação do exército. E quanto a diferença, eu estava parcialmente errado, e também nunca falei que aquelas eram as únicas diferenças. E quando falei em dois sistemas operacionais, eu falei simultaneamente, ou seja dois ao mesmo tempo, se vai fazer dual-boot, tanto faz se tem VT ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi 2 videos que me animaram quanto ao Dual Core E6300:

Rodando GTA IV no máx à 30 FPS: (View Distance 100, etc 100, textura e sombra tá no médio, mas creio que seja da VGA)

YouTube - GTA IV- Benchmark Pentium Dual Core E6300 (NEW CPU)

E nego fazendo overclock nele pra 4.5Ghz, o que implica que ele é muito bom de overclock, e não devo ter problemas botando em 3.3~3.5Ghz...

Comentários do video:

its great, i got my E6300 running @ 3.5 GHz on air, im gunna crank it sum more, its only running @ 39-40C under pressure ( running games for a while on air cooling ). im hoping to get it to 4.0GHz and keep it under 50C.

Algo mais ou menos assim:

meu E6300 roda em 3.5Ghz com cooler à ar, vou forçar ele um pouco mais, a temperatura está só em 39~40° full load (jogando por um tempo, com cooler à ar). Eu espero botar 4.0Ghz e manter abaixo dos 50°

Na boa que se bobiar supera o 7500 se fizer um over direito lol... Tenho um cooler bom, Hyper TX2, dá pra fazer um over legal nele, e ficar com 130 reais a mais no bolso hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele editou!!!;)

E num é que é?:D

Agora ví!:D

============================

Colega lukinhasb.

O E6300 só tem 2 Mb de cache, ele vale a pena pra quem num faz overclock.

Se vai fazer overclock, pega um E5200 que a mesma possibilidade dele chegar a 3.5Ghz é a mesma possibilidade do E6300 chegar a 3.5Ghz. Daí economiza mais dinheiro.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei la cara, mas se tu tá afinzaço de um belo custo/benefício, tu poderia ir tranquilo de Athlon II X2, ele tá custando uns R$180 no ML, e é melhor do que o E6300. E também tem o Phenom II X2 550, que é a nível do E8400, só que é realmente muito mais barato. E a diferença do antigo Core 2 Duo E6300 pro Pentium dual-core E6300 eu acho que seria que o primeiro é em 65nm e o segundo em 45nm.

concordo, e ainda você pode colocar ou memoria DDR2 ou DDR3 dependendo da placamae e vai ter desempenho igual ou superior em jogos e em varios outros aplicativos e tem virtualização em quase todos os processadores AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pra mim nao tem nem comparação o 7500 e melhor sim sem duvidas e tenho um vendendo la no ML por 280+frete, esta completamente lacrado e BOX completo, so nao estarei usando ele porque vou poder ir para o core i7, mas so trocaria o 7500 por um 8400 mas como nao é o caso aqui acho q vale a pena dar uma olhadinha, espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...