Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
J.J.

Asus M2n-mx SE superaquecendo

Recommended Posts

Olá para todos. Antes demais nada, segue a configuração:

Mobo Asus M2n-MX SE (bios atualizada, drivers ok)

Processador Athlon X2 5200+, cooler box

Memória OCZ DDR 800 Mhz com dissipador de alumínio

Fonte Huntkey Greenstar 350 W (a mesma que foi testada aqui e reprovada por não fornecer totalmente a potência indicada)

HD Seagate Barracuda 7200.12 500 GB 13 Mb cache

Gravador de DVD Lg Sata

Placa de Vídeo Asus 9600 GSO Magic (o modelo mais simples, com memórias ddr2)

O sistema roda muito bem, o Asus Probe informa que as temperatura estão boas, com processador em torno de 51º e Mobo em torno dos 48º. A PV fica em 60º cravados, em uso comum.

Quando rodo jogos simples, como ragnarok, há um aumento dessas temperaturas, mas dentro do limite. Mas ao forçar a PV, jogando Far Cry 2 (tudo no médio) começo a ter algumas "travadas" após uns 20 minutos, o sensor da PV já bateu em 75º, e o processador e a Mobo acompanham, chegando a 68º e 53º, respectivamente.

Meu gabinete é bem simples, um da Wisecase, com três baias para discos oticos. A PV fica no limite para encostar na Mobo, ou seja, não há muito espaço para circular ar. Instalei uma ventoinha da Akasa de 80 mm atrás, jogando ar para dentro, o que melhorou um pouco. Mas ainda sim a temperatura me assusta.

Também tenho algumas variações na tensão do VCore. Todas as ouutras voltagens ficam abaixo dos 5% de variação, mas o VCore chega a bater em 1,46.

Não tenho dinheiro para comprar NADA tão cedo. Alguma sugestão ? Fazer underclock ? Opções ?

Obrigado pela atenção.

Marcelo "J.J." Machdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa fonte sua é bem fraca, talvez o problema esteja na mesma, eu te sugiro a trocar essa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não, a fonte NÃO é fraca.

    Como você pode ver no teste, ela foi reprovada não por mal funcionamento, mas por não entregar a potência prometida. No entanto eu não tenho necessidade de toda essa potência. Estou no limite, como talvez a variação do VCore indique, mas ainda dentro dos limites.

    Sem dúvida essa fonte será trocada mais pra frente, mas no momento não tenho dinheiro para isso.

    O curioso é que esse problema do VCore e da temperatura começaram depois de substituir meu Seagate Barracuda 7200.9 de 160 Gb pelo Barracuda 7200.12 500 Gb.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    como é a refrigeração do seu gabinete?, para essa placa no mínimo 2 coolers sendo um 12CM exaustor e um 8CM ventilando

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Você está usando uma ASUS GSO, e quando precisa realmente de desempenhos de jogos, essa placa de vídeo vai sugar da fonte, não há dúvidas, ultrapassando assim o seu limite...

    Quando exigir mais de sua máquina, ela vai consumir mais energia do que a sua fonte está atualmente entregando...

    Isso pode ser a causa das travadas, mas para ter certeza, só fazendo mais testes...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Vou reiterar: a PV aguenta com folga o tranco, e afonte ídem. Perceba que a variação do VCore fica acima de 5%, mas ABAIXO de 10%. Todas as outras linhas de tensão ficam abaixo de 5% com folga.

    Eu tenho acompanhado a temperatura e as voltagens enquanto jogo e, claramente, é a temperatura que está causando as travadas.

    Quanto ao cooler de gabinete, no momento tenho apenas um, um AKASA Amber PaxPower de 80 mm ( este aqui: http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3930 ) jogando ar para dentro, a partir do painel traseiro, diretamente na direção do processador. Como o gabinete é pequeno, eu só tenho dois locais para colocar coolers de gabinete: no já citado painel traseiro, na mesma linha do processador, logo acima da PV, ou na frente, na altura da base.

    Minha dúvida. O gabinete NÃO TEM furação na parte frontal do painel, apenas na estrutura interna de alúminio. Vale a pena pegar esse cooler de 80 mm, inverter para extrair o ar do gabinete pelo painel traseiro, e colocar um ventilador genérico na frente, jogando ar para dentro ?

    Obrigado.

    Marcelo "J.J." Machado

    Editando: desculpem, errei uma informação importante. A fonte é uma Huntkey Green Star 450 W, e não 350 W, como eu disse. Eis o modelo: http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=4127

    Editado por J.J.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • amigo, use o calculador de fonte em watts no site da asus, coloque todos os perifericos e o resultado sai na hora

    http://support.asus.com/PowerSupplyCalculator/PSCalculator.aspx?SLanguage=pt-br

    Eu já havia usado uma outra calculadora, e o valor mostrado é semelhante: 200 W, isso exagerando até em relação ao que eu tenho no momento.

    Como os testes dessa fonte aqui no Clube do Hardware mostram, ela tem baixo nível de ruído nas linhas de força, e eficiência de 85%, quando exigida a até 280 W, se não me falha a memória. Acima disso ela começa a perder a eficiência.

    Sei que tem fontes melhores, mas essa é a que eu pude comprar, e é suficiente para as minhas necessidades imediatas.

    Obrigado.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    há adesivo térmico ou pasta térmica no processador e algum cooler no dissipador do chipset?, como é a sua refrigeração?, é ideal você ter um gabinete maior do que o espaço da placa-mãe,as temperaturas estão altas, pode ser bug do sensor, ja tentou encostar o dedo no dissipador do cooler e do chipset?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • há adesivo térmico ou pasta térmica no processador e algum cooler no dissipador do chipset?, como é a sua refrigeração?, é ideal você ter um gabinete maior do que o espaço da placa-mãe,as temperaturas estão altas, pode ser bug do sensor, ja tentou encostar o dedo no dissipador do cooler e do chipset?

    Uso uma pasta térmica simples, sem marca. cooler box mesmo. Não, não há cooler no chipset. A PV fica diretamente acima do chipset, levando em consideração o enorme cooler da PV (que eles chamam de Glaciator), não há espaço suficiente para um cooler de chipset. O gabinete é maior do que a Mobo, mas não muito. Tanto é que a PV fica a apenas 3 centímetros da estrutura de alumínio das baias. Minha refrigeração atual é bem simples mesmo:

    Processador - cooler box, pasta térmica genérica

    PV - cooler Glaciator de fábrica, um cooler MUITO grande, com estrutura semelhanta aos Zallman, sem overclock e, configurado para otimizar temperatura através do aplicativop de controle da própria Asus, o Smart Doctor

    Gabinete - ventoinha Akasa de 80 mm, no painel traseiro, jogando ar para dentro do gabinete, na mesma linha do processador (http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3930)

    Desculpem repetir a pergunta, mas gostaria de saber se colocar essa ventoinha citada para EXTRAIR o ar da gabinete, nessa mesma posição, atrás entre o processador e a PV, e acrescentar um cooler genérico de 120 mm na frente, jogando ar para DENTRO do gabinete, poderia ser uma solução ? Lembrando que meu gabinete NÃO TEM furação no painel de plástico frontal para facilitar a passagem de ar, a furação existe apenas na estrutura de alumínio interna.

    Mais uma vez agradeço a atenção.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    a regra é a seguinte para não haver superaquecimento, se tiver so um cooler, coloque-o como exaustor, pois se so tiver um colocando ar para dentro da mobo, o mesmo ar vai ficar quente por causa da mobo, o ideal, é você colocar o maior como exaustor e o menor como ar pra dentro, se você não tiver, inverta a posição do atual, e coloque-o como exaustor, pois um so como ar pra dentro não faz diferença alguma

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • a regra é a seguinte para não haver superaquecimento, se tiver so um cooler, coloque-o como exaustor, pois se so tiver um colocando ar para dentro da mobo, o mesmo ar vai ficar quente por causa da mobo, o ideal, é você colocar o maior como exaustor e o menor como ar pra dentro, se você não tiver, inverta a posição do atual, e coloque-o como exaustor, pois um so como ar pra dentro não faz diferença alguma

    Que interessante !

    Sempre tive a crença de que o fluxo para dentro deveria ser maior do que o fluxo para fora, para não gerar pressão baixa. Mas faz sentido, afinal, como o gabinete não é lacrado, e nem as ventoinhas são tão fortes assim, não tem como gerar vácuo.

    Vou limpar o cooler do processador, passar pasta térmica de novo, colocar um cooler de 120 mm na traseira como exaustor e reposicionar o de 80 mm na frente como ventilador para dentro. Depois posto aqui os resultados.

    Muito obrigado pela atenção, Driverguide !

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • ok! aguardo respostas, mas a sua fonte possui cooler exaustor de ar em baixo?

    Sim, é um cooler grande que toma toda a parte inferior da fonte, puxa o ar diretamente da lateral do processador para fora, passando pela fonte.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Driver, não entendi muito bem a sua pergunta. Por tampa principal você está se referindo à tampa lateral ? Se for, não, uso muito a minha máquina para testar componentes de clientes, não gosto de ter o trabalho de desconectar o cooler da lateral toda hora.

    Ainda não limpei o processador, apenas inverti o cooler traseiro de 80 mm, para passar a tirar o ar quente de dentro do gabinete. A melhora foi impressionante. Antes, com uma hora de Far Cry 2, minha pv batia em 75º, agora fica em 66º. A Mobo fica estável em 50º/51º, e o processador chega em 66º.

    Temperaturas altas ainda, mas uma melhora considerável. Esta semana vou posicionar o de 80mm na frente, jogando ar para dentro, e colocar um de 120 mm atrás, tirando o ar. Espero resolver o problema.

    Também habilitei o Cool'nQuiet da placa. Para quem não sabe, é um sistema de gerenciamento de tensão, que faz uma espécie de underclock, sempre que o processador estiver sendo sub-utilizado. Curiosamente, mesmo com o Far Cry 2, a linha de força do VCore, com esse sistema ativo, passou a ficar absolutamente estável ! Na verdade, na maior parte do tempo, mesmo abusando no jogo, a tensão fica abaixo do habitual. não sei se isso colaborou com a melhora da temperatura. não senti nenhuma perda de desempenho, portanto vou manter o sistema.

    Assim que tiver novidades, posto para vocês.

    Obrigado.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Já fiz isso, e meu escritório tem ventilador, que deixo ligado. Sem efeito.

    Acabei de testar de novo e, infelizmente, novo superaquecimento. Melhor do que antes, mas ainda quente. A PV bateu em 70º (contra 75º de antes de inverter o cooler) e o processador bateu em 65º (anteriormente 70º). Mobo em 50º.

    Espero, realmente, que trocar a exaustaun de 80 mm por uma de 120 mm, e colocar a de 80 mm jogando ar frio para dentro, ajude mais.

    Tudo está relacionado ao jogo mesmo mesmo. O curioso é que mesmo jogos mais leves, como Ragnarok, aumentam a temperatuda da PV, mas processador e Mobo só saun afetados com o Far Cry 2, BEM mais pesado.

    Lembrando que está tudo de fábrica, nem cheiro de overclock em nada !

    Obrigado.

    Marcelo "J.J." Machado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×