Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Religar o computador automaticamente após desligamento pelo No-Break


ramonpontes

Posts recomendados

Senhores, saudações.

Tenho um programa supervisório rodando em um PC instalado em um equipamento que é desligado periodicamente no disjuntor geral.

Este supervisório perde toda sua informação caso o computador não seja desligado corretamente. Para evitar isso instalei um No-Break (marca APC) e o software PowerChute. Com isso, consigo fazer com que o computador desligue normalmente logo após a chave geral ser desligada.

Isso me ocasionou outro problema. Antes o PC ligava automaticamente com o retrno da energia (opção que selecionei na BIOS). Como o PC está sendo desligado normalmente, ele não religa automaticamente após a volta da energia.

Gostaria de saber se há alguma opção para efetuar este religamento automaticamente, sem que seja necessário atuação de alguém para religar manualmente.

O que preciso é que o processo funcione assim:

Queda de energia -> Computador desliga normalmente, fechando todos os programas, e dando shutdown.

Volta da energia -> Computador religa automaticamente, sem atuação externa.

Desde já agradeço qualquer colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, saudações.

Tenho um programa supervisório rodando em um PC instalado em um equipamento que é desligado periodicamente no disjuntor geral.

Este supervisório perde toda sua informação caso o computador não seja desligado corretamente. Para evitar isso instalei um No-Break (marca APC) e o software PowerChute. Com isso, consigo fazer com que o computador desligue normalmente logo após a chave geral ser desligada.

Isso me ocasionou outro problema. Antes o PC ligava automaticamente com o retrno da energia (opção que selecionei na BIOS). Como o PC está sendo desligado normalmente, ele não religa automaticamente após a volta da energia.

Gostaria de saber se há alguma opção para efetuar este religamento automaticamente, sem que seja necessário atuação de alguém para religar manualmente.

O que preciso é que o processo funcione assim:

Queda de energia -> Computador desliga normalmente, fechando todos os programas, e dando shutdown.

Volta da energia -> Computador religa automaticamente, sem atuação externa.

Desde já agradeço qualquer colaboração.

Isso tem a ver com a configuração do nobreak, não tenho certeza como é, mas acredito que tenha opções para você configurar assim:

-Falta de energia,

-Nobreak mantém PC ligado por 5min,

-Nobreak comanda desligamento do PC,

-Nobreak se desliga,

-Retorno da energia,

-Nobreak liga automaticamente,

-Configuração na BIOS do PC faz com que ele ligue automaticamente ao receber energia da tomada.

(Cuidado, há duas opções na maioria das BIOS, uma é retornar ao estado anterior, essa primeira serve para quedas de luz mas sem nobreak, a partir do momento que o nobreak é instalado o PC desligará normalmente e o estado anterior será desligado, logo o PC não religará. A segunda opção é sempre ligar ao receber energia da tomada, essa será a opção que você deverá usar, sempre que o PC for ligado a uma tomada ele ligara, não importando o estado anterior.)

Espero ter ajudado,

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano, alguns APC não religam automaticamente após o mesmo ter passado por um desligamento pelo powerchute.

Outra coisa, essa prática de desligar pelo disjuntor não é recomendável, ainda mais com energia sendo consumida após ele. Nos desligamentos diretos, um pequeno arco-voltaico é criado dentro do disjuntor, e esse arco pode gerar surtos de tensão. Todo dia fazendo isso e se a carga após o disjuntor for grande, você vai estressar as fontes, vai estressar a proteção anti-surto do nobreak, vai estressar a bateria do nobreak tb, se for desligamentos diarios. Não tem como desligar tudo antes de desligar o disjuntor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas contribuições.

Infelizmente o computador que estou trabalhando não tem a opção na bios citada acima. Eu posso somente ativar ou desativar a opção de religar automaticamente após surto de tensão.

Quanto ao problema de desligar tudo pelo disjuntor, o equipamento é todo desligado antes da manobra do disjuntor, mas a tensão de comando na sala elétrica continua (onde o computador está instalado).

Concordo que seria muito melhor se fosse possível desligar absolutamente tudo antes da manobra do disjuntor, mas isso causaria muitos transtornos operacionais, pois a sala elétrica não é acesível aos operadores. Contudo este disjuntor é de 800 A, portanto ele nem sente o arco voltaico causado ao desligar somente com o PC como carga.

Caso não encontre alguma alternativa viável, instalarei um relé temporizado para simular o botão de ligar ao retornar a energia. Mas antes disso, gostaria de saber se há alguma solução já pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome correto seria religamento após queda de tensão e não surto...

O disjuntor não sente, mas as máquinas sim! São os chamados "picos de manobra". A manobra aqui é o desligamento do disjuntor com uma carga em cima dele. Os picos podem ser pequenos, mas com o passar do tempo o efeito cumulativo acaba por estragar uma fonte. O jeito é colocar protetores, filtros, antes de cada fonte.

Em alguns disjuntores é possivel notar um faiscamento dentro, por meio das frestas, ao desliga-lo com uma carga considerável ligada em cima dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...