Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no processador; PC reiniciando.


lukinhasb

Posts recomendados

Olá, tenho um Pentium IV 3.0Ghz HT, fiz over nele pra 3.8Ghz e estou com um problema agora.

Antes usava um cooler genérico da Cooler Master e era normal as temperaturas ficarem em 80°+, hoje comprei o Hyper TX2 e a temperatura não passou de 54° em full load durante 5 minutos com o processador em 100%.

Resolvi fazer um overclock aumentando o clock de 3.0Ghz para 3.8Ghz, testei o processador com o CPU Stress Test do Everest e o máximo que chegou foi 58°.

Fui jogar GTA IV, o PC reiniciou após pouco tempo de jogo, e o pior, reiniciou em 56°!

Depois fui jogar Battlefield 2 Online, depois de cerca de 20 minutos o PC reiniciou, e a faixa de temperatura era a mesma, cerca de 56~57°

Não sei o que pode ser, se no CPU Stress Test do Everest o processador chegou à 58° sem reiniciar, porque reiniciaria em 56° em alguns jogos?

Tem como tirar o limite de temperatura do Processador pro PC reiniciar? Lembrando que eu jogava à mais de 80° no cooler antigo!

Agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, você sabe como fazer over adequadamente?

Travou a velocidade das memórias? Travou o PCI-Ex? Já tentou dar mais Vdim?

Qual a mensagem da tela azul? Ou reinicia tranquilamente?

E esse over é meio agressivo cuidado, mais de 20%.

Qualquer coisa posta na seção de overclock q o pessoal te ajuda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Opa123

Não sei fazer overclock adequadamente, é a primeira vez que faço overclock no processador, mas li bastante a respeito...

Sim, travei a velocidade das memórias e do PCi-Ex, quanto ao Vdim, procurei bastante na Bios para alterar o vcore do processador, mas não achei em lugar nenhum. Deve ter algum conjunto de teclas que deve ser apertado no menu da Bios para mostrar esse tipo de opção..

Ele não reinicia nem dá tela azul, simplesmente desliga. lol

Ele desliga e pra mim ligar de novo tenho que tirar o cabo de energia da fonte e esperar a energia parar de "correr" no pc, ou seja, quando o mouse óptico apaga e etc, pois se não não liga.

Essa questão do PC só ligar quando tira o cabo de energia creio que não tenha a ver com o processador, pois o mesmo acontece quando mexo na bios e salvo ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso pode ser a temperatura, não confia em programa que as vezes ele mostram errado, ou se ele tiver mesmo com a temperatura baixa e reiniciando por ser a configuração da bios que ta pra reiniciar quando chega em certa temperatura.

ja testou se ele reiniciar sem over?

e tambem pode ser algum problema no gerador de tensão da placa mãe ou alguma coisa do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade pode ser o regulador de tensão, VRM, da mobo que pode estar fritando. Testa no dedo ele mesmo :)

Mas Vdim, é a tensão da memória e não do processador :). Só que normalmente falta de Vdim da tela azul.

Se você abaixar para 3.4 funciona bem?

Alguem q sabe mais de over ajuda O aprendiz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho um Pentium IV 3.0Ghz HT, fiz over nele pra 3.8Ghz e estou com um problema agora.

Antes usava um cooler genérico da Cooler Master e era normal as temperaturas ficarem em 80°+, hoje comprei o Hyper TX2 e a temperatura não passou de 54° em full load durante 5 minutos com o processador em 100%.

Resolvi fazer um overclock aumentando o clock de 3.0Ghz para 3.8Ghz, testei o processador com o CPU Stress Test do Everest e o máximo que chegou foi 58°.

Fui jogar GTA IV, o PC reiniciou após pouco tempo de jogo, e o pior, reiniciou em 56°!

Depois fui jogar Battlefield 2 Online, depois de cerca de 20 minutos o PC reiniciou, e a faixa de temperatura era a mesma, cerca de 56~57°

Não sei o que pode ser, se no CPU Stress Test do Everest o processador chegou à 58° sem reiniciar, porque reiniciaria em 56° em alguns jogos?

Tem como tirar o limite de temperatura do Processador pro PC reiniciar? Lembrando que eu jogava à mais de 80° no cooler antigo!

Agradeço a atenção!

Olá!

Bem, antes de tudo, como o moderador sempre diz, você deve postar toda a sua configuração, e se puder, com fotos da bios tb! Assim nós poderemos te ajudar com mais rapidez!

Como você não disse qual é a sua placa mãe nem VGA, fica complicado, mas me parecer ser problema na VGA, tem certeza que o PCI-e está em 100MHz? Se não estiver travado, e o valor estiver muito alto, pode ser essa a causa do problema!

Poste a sua configuração completa!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mãe: G31M3-L V2 -- Placa mãe é recente, comprei tem pouco tempo...

Fonte: Genérica - Braview 700W, com max. output de 300W -- Minha config toda em 100% gasta no máximo 200W, isso com o processador em 3.8

Placa de vídeo: ATI Radeon X1650 PRO

Memória: 2 pentes de 1GB 667, 1 kingston 1 genérico

1 HD 250 sata

1 HD 40 IDE

Sem overclock não reinicia, já tentei com 3.4, ele ficou bem mais tempo mas depois de 20 minutos jogando GTA ele reiniciou, o que acontecia após pouco tempo em 3.8Ghz

Só não entendo porque está reiniciando com a temperatura baixa, sendo que antes jogava à 80°+ e não reiniciava...

PCI-E está travado em 100Mhz

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ainda está complicado te ajudar. Tentei procurar informações sobre overclock com essa placa e não encontrei ainda.

Tente descrever como estão as suas configurações sem over e com over, na tela da bios que eu coloquei abaixo (retirada do manual):

bios.th.png

O problema pode estar em muitos pontos, principalmente se nessa placa não tiver como alterar o Vcore e o Vdimm. Um detalhe importante é sempre usar a BIOS mais atuailzada. você já atualizou a sua?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Coincidentemente estou testando um P4 de 3GHz padrão e digo que esse processador esquenta barbaridade. Em 5GHz com 1.575v a criança passa de 140W em Full Load e dependendo da placa mãe,mesmo que seja em 3.8GHz, não vai conseguir estabilizar, TDP muito alto.

Segue o conselho do amigo l_s_pinheiro e poste as informações, quem sabe tem algo de errado na configuração.

Eu não conheço esse modelo de placa que está sendo usada.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo o E6300 é mais frio...

Um detalhe que só fui ver agora.

Sua fonte de alimentação não da conta de alimentar esse P4...

Fiz um teste na configuração que você deixou seu processador (3.8GHz) e nessa configuração ele suga muito energia, necessita de boa fonte para manter estável e seguro.

Creio que seu problema está na alimentação insuficiente associado à alta temperatura.

Esse teste com P4 estou fazendo, estou usando um WaterCooler e fluido gelado de mais ou menos -2ºC e mesmo assim o bicho esquenta.

Nessa condição de teste, a temperatura fica bem baixa, cerca de 2/3ºC para o processador e 15ºC para o núcleo em Idle, mas em Full Load a coisa muda de figura.

Dados

Processador ocioso= 3ºC Peça e 15ºC núcleo.

Processador em Carga máxima= 20ºC Peça e 46ºC Núcleo.

O consumo, segundo o Everest, também é bem significante.

Processador ocioso= 19.15A

Processador em Carga máxima= 40.61A

Esses dados mostram que o processador é gastão e esquentado, um verdadeiro V8 carburado. Pena que não tem rendimento proporcional hehe.

Imagens:

27410306.th.jpg23014895.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei algumas fotos da Bios:

"Cell Menu" configurado para o Overclock:

dsc04325l.jpg

"Cell Menu" default:

dsc04327b.jpg

Outras coisas:

dsc04328a.jpg

Nessa screenshot anterior, estava falando que não tinha CPU cooler, e sim System Fan 2, aqui segue uma screenshot de onde conectei o cooler:

dsc04330kzg.jpg

E uma foto do cooler:

dsc04331t.jpg

Obrigado!

Quanto à fonte, é uma grande possibilidade mesmo...

Segue uma screenshot do Everest, com informações de tensão e etc:

imagemzzo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

lukinhasb! Na minha segunda mensagem eu disse que sua fonte de alimentação não é capaz de suprir a necessidade do seu sistema... Eu disse atrasado porque eu tinha passado batido na minha primeira mensagem.

Coloquei o teste acima para mostrar o consumo do processador e mesmo que você não tenha noção, é possível verificar o tanto que esquenta e o quanto consome de energia através dos números.

Mesmo sendo processadores de núcleos diferentes o consumo não muda consideravelmente para arriscar no over.

Conselho: Não faça overclock com sua fonte atual, pois é muito arriscado queimar algo.

A configuração do bios de sua placa mãe não está completamente certa, mas fazer o acerto e correr risco de queimar algo não vale a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Eu não sou expert nisso, mas como o Ribeirocross disse, acho também que o problema deve ser a fonte. Me corrijam se estiver errado, mas a baixa tensão na linha de 12V (~11.45V) não confirma isso?

Quanto a BIOS, eu não saberia tb o que fazer diferente para melhorar o over.:confused:

Desculpe por não poder ajudar mais.:(

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...